O sufoco do final da semana passada, com as ações de terror fora do presídio, mas comandadas de dentro, levaram o governo a se preparar para que isso não se repita.

A inteligência da Segurança Pública funcionou bem, mas se a tensão no sistema penitenciário não for atenuada, fica mais difícil para a polícia (re)agir. O recuo dos agentes penitenciários, no sábado, deveu-se à presença do secretário Alfredo Gaspar de Mendonça na assembleia da categoria, mas ele não tem poder para negociar salários ou quaisquer benefícios financeiros para os servidores.

Esta semana, o secretário Christian Teixeira voltará a se reunir com o Sindicato dos Agentes Penitenciários. O mais provável é que uma nova proposta seja apresentada, até porque no dia 25 a PM se reúne para decidir o caminho a adotar. A bronca pode ser ainda maior.

Que ninguém espere, evidentemente, que a reivindicação da categoria seja aceita integralmente, mas a expectativa é de avanço efetivo.

Por enquanto, eis a dura realidade, o governo RF tem “resolvido” os problemas que surgem com o trabalho policial.

É muito pouco.

Renan Filho precisa trocar a má reação pela boa ação
Amor clandestino
  • JEu

    Que se podia esperar de um “menino” brincando de político só para agradar o “papai”? Depois de cansar do brinquedo e não ter outra alternativa, começa a espernear como menino mimado… Pobre Alagoas…!

  • Lobo

    Meu caro, o garoto é difícil e pensou que governar seria a diversão de um brinquedo novo dado pelo papai. A crise vai aumentar e muito. A economia de Alagoas parou. É necessário criatividade e iniciativa para fazer a moeda girar e, pelo jeito, o filhote e a amados equipe não sabem como fazer isso. Até outubro várias categorias vão parar. Vendeu nas eleições o peixe que não tinha e a fatura agora está chegando

  • paulo

    Urgente, a situação no sistema prisional alagoano nunca esteve tão difícil. É o pior momento vivido na história do sistema penitenciário em todos os tempos.Agora está nas mãos está nas mãos do governador.

  • fred

    OS PORTA VOZES DO GOVERNO NÃO RESOLVE, QUEM RESOLVE? ELE O NOSSO RENAN FILHO, VAMOS ESPERA QUE ELE ENCARE DE FRENTE.

  • Aline

    A verdade é essa: não foi pressão do secretário que fez os agentes recuarem, foi a promessa de negociação dada pelo governo federal. O secretário e a regina miki correram quando ouviram o ciridiao durval abalando as estruturas. Esse governo não tá mandando em nada. Recomeçou a operação 100% legalidade. Quero ver agora o judiciário dar canetada contra a letra da lei. Governo medíocre! O sistema prisional mostrou a força que o RF ainda não conhece. Só tá começando!

  • MAGNO SAMPAIO

    O TRABALHO DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS É O SEGUNDO MAIOR EM ESTRESSE DO MUNDO, SÓ PERDENDO PARA A ATIVIDADE LABORAL EM MINERADORAS, DE ACORDO COM OIT (ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO).
    FAZENDO UM PARALELO, HOJE EM ALAGOAS O SALÁRIO DO SOLDADO DE POLÍCIA MILITAR (NÍVEL MÉDIO), ESTÁ DE INÍCIO DE CARREIRA, EM EXATO R$3.300,00 + BICO LEGAL + INDENIZAÇÕES POR APREENSÕES DE ARMAS DE FOGO + VALE ALIMENTAÇÃO + VERBA DE FARDAMENTO.
    ENQUANTO O SALÁRIO DO AGENTE PENITENCIÁRIO CLASSE “A” ESTÁ EM R$ 2.300,00, PERTENCENTE A MESMA SECRETARIA, MAS COM UM GRANDE DIFERENCIAL EM CONTINGENTE (UM TOTAL DE 630 AGENTES EFETIVOS) E ALÉM DO MAIS UMA “MISTERIOSA” “VERBA DE CUSTEIO DO SISTEMA PENITENCIÁRIO”, QUE DEVERIA SER UTILIZADA EXCLUSIVAMENTE PARA MELHORIA SALARIAL E CONDIÇÕES DE TRABALHO, DESSES SERVIDORES PÚBLICOS PENITENCIÁRIOS.
    ESTÁ NÍTIDA A FALTA DE COMPROMETIMENTO DO GOVERNO EM RECONHECER A IMPORTÂNCIA DESTE SETOR PARA A SOCIEDADE!
    SENHOR GOVERNADOR:
    “OS AGENTES PENITENCIÁRIOS SÃO OS MUROS QUE SEPARAM A SOCIEDADE DO INFRATORES”
    PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E SALÁRIOS JÁ!!!!!!!!!!!!!!!

    MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL:
    FISCALIZE A “MISTERIOSA VERBA DE CUSTEIO DO SISTEMA PENITENCIÁRIO” (FUNDO PENITENCIÁRIO NACIONAL).

    POLÍCIA FEDERAL:
    FISCALIZE O PORTE ILEGAL DE ARMAS DE FOGO, POR PRESTADORES DE SERVIÇO, DENTRO E FORA DO SISTEMA PENITENCIÁRIO ALAGOANO!
    ARMAS ESTAS PERTENCENTES AO ESTADO DE ALAGOAS E ARMAS PARTICULARES DOS PRESTADORES DE SERVIÇO.
    EXEMPLO: PORTARIA PRINCIPAL DE ACESSO AO SISTEMA PENITENCIÁRIO EM MACEIÓ, ONDE PRESTADORES DE SERVIÇO, PORTAM ILEGALMENTE ARMAS DE FOGO PERTENCENTES AO ESTADO. ONDE O CRIME DE PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO SE INICIA NESTE EXATO LOCAL E SE ESTENDE A TODO O COMPLEXO PENITENCIÁRIO. E ALÉM DO MAIS, FORA DO SISTEMA PENITENCIÁRIO, “EXTRA MUROS”, ATRAVÉS DE VIATURAS DO GIT( GRUPO DE INTERVENÇÃO TÁTICA), QUE É COMPOSTA EM SUA MAIORIA DE PRESTADORES DE SERVIÇO, QUE PORTAM ILEGALMENTE ARMAS DE FOGO PERTENCENTES AO ESTADO).E PASMEM AUTORIDADES CONSTITUÍDAS DE ALAGOAS, ESTES PRESTADORES DE SERVIÇO DO SISTEMA PENITENCIÁRIO, AINDA ADENTRAM COM ARMAS DE FOGO, EM FÓRUM DA CAPITAL E INTERIOR DO ESTADO, EM EVIDENTE FLAGRANTE DE PORTE ILEGAL DE ARMAS DE FOGO, PATROCINADO PELO ESTADO DE ALAGOAS!

  • Michel Gouveia

    CARO JORNALISTA RICARDO MOTA E AMIGOS ELEITORES DESTE BLOG, ENQUANTO O SISTEMA PENITENCIÁRIO ALAGOANO FOR GERIDO POR MILITARES QUE CONTRATAM PRESTADORES DE SERVIÇO SEM QUALQUER CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO, SOMENTE UTILIZANDO O PODER DO APADRINHAMENTO, IRÁ POR EM RISCO TODA A SOCIEDADE E O TRABALHO DOS SERVIDORES PENITENCIÁRIOS (AGENTES PENITENCIÁRIOS EFETIVOS).
    POIS, PODER JUDICIÁRIO E MINISTÉRIO PÚBLICO ALAGOANO: AS FACÇÕES CRIMINOSAS, PCC, CV E FIRMA ( ESTA ÚLTIMA GENUINAMENTE ALAGOANA), SE UTILIZAM CONSTANTEMENTE DESSAS CONTRATAÇÕES ILEGAIS, PARA FAVORECEREM SEUS INTEGRANTES DENTRO E FORA DAS UNIDADES PENITENCIÁRIAS. QUEM GARANTE QUE NÃO TEM INTEGRANTES DESTAS FACÇÕES CRIMINOSAS INFILTRADOS NESSES PRESTADORES DE SERVIÇO, FORTALECENDO O CRIME ORGANIZADO!
    POLÍCIA FEDERAL: O PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO POR PRESTADORES DE SERVIÇO É ESCANCARADO NAS UNIDADES PENITENCIÁRIAS. O ESTADO DE ALAGOAS ESTÁ PATROCINANDO O RESSURGIMENTO DOS CANGACEIROS, JAGUNÇOS, MILÍCIAS ARMADAS, DANDO TREINAMENTO TÁTICO POLICIAL E DEPOIS SEM VÍNCULO ALGUM, SÃO DESCARTADOS E COM ISSO, SAEM CAPACITADOS E DESEMPREGADOS, O CAMINHO É NA MAIORIA DAS VEZES, SERVIR AO CRIME.
    CONCURSO PÚBLICO JÁ, PARA AGENTE PENITENCIÁRIO! CONTRA USURPADORES DE FUNÇÃO PÚBLICA, CONTRA O RESSURGIMENTO DA ABERRAÇÃO JURÍDICA NO SERVIÇO PÚBLICO, CHAMADA DE “CHUMBETAS”!
    AUTORIDADES CONSTITUÍDAS PEDIMOS SOCORRO!

    MINISTROS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, VENHAM CONHECER AS UNIDADES PENITENCIÁRIAS ALAGOANAS, VERDADEIROS CALABOUÇOS DA IDADE MEDIEVAL.
    LONGE DA RESSOCIALIZAÇÃO TÃO PROPAGADA. POIS TEMOS NO ESTADO DE ALAGOAS 82% DE REINCIDÊNCIA.
    CULPA DA ADMINISTRAÇÃO DOS NOSSOS GESTORES. E COMO PROVA, FOI AMPLAMENTE DIVULGADO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NO DIA 19/05/2014, FLAGRANTE E APREENSÃO, ATRAVÉS DO TRABALHO DE ROTINA DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS EFETIVOS, NO MÓDULO 1, DO PRESÍDIO DE SEGURANÇA MÁXIMA, BALDOMERO CAVALCANTE, 180 LATÕES DE SKOL, JÁ CONSUMIDOS. E DIGA-SE DE PASSAGEM, NESTA UNIDADE PENITENCIÁRIA, A CUSTÓDIA É REALIZADA EXCLUSIVAMENTE POR PRESTADORES DE SERVIÇO, ONDE OS MESMOS TEM ACESSO A TODAS AS CELAS

    TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO:
    VENHAM FISCALIZAR A MISTERIOSA “VERBA DE CUSTEIO” DO SISTEMA PENITENCIÁRIO ALAGOANO!

  • WAL

    Renan pai, Renan filho…

  • j. marcos

    Meu nobre jornalista Ricardo mota , a realidade do sistema prisional alagoano , é realmente preocupante, porém a título de esclarecimentos gostaria de rebater as declarações dos senhores magno Sampaio e Michel Gouveia. Meu nobre Ricardo mota o que seria do sistema prisional se não fosse o trabalho dos prestadores de serviços que ora diga-se de passagem são os que realmente trabalham , ainda bem que estes senhores que nós criticam admitem que temos treinamento , pq eles não tiveram , o governo o secretário e toda sociedade sabem que os agentes efetivos são preguiçosos , não tem compromisso com o serviço público, são agitadores, muitos já se envolveram em casos de corrupção , tráfico de drogas, desvio de verbas públicas, alterações em bares e shows etc. Tem outro detalhe eles tem um efetivo de 600 homens em uma escala de 24×96 percebem atualmente 4.300 , só trabalham 06 dias do mês , serviços como muralha , portaria , acompanhar preso para trabalhos externos eles não querem fazer ou seja isso sobra para o prestador de serviço , esse sim merece o reconhecimento do governo , são homens íntegros , de bem e honestos. Contra fatos não há argumentos , esses senhores que falaram do Git deveria lavar a boca , pois o Git é quem resolve tudo dentro do sistema. . Senhores ag efetivos vocês perderam a chance de ficar calado. .

  • edilson

    Caro jornalista Ricardo mota é bom lembrar que as cervejas colocadas no baldomerio não tem participação nenhuma dos prestadores de serviço. As cerveja foram colocadas por agentes concursados que estavam de serviço no dia .Eu afirmo o porquê o preso que participou junto com os agentes foi ouvido na dessima sétima e pegou delação premiada por entregar o serviço o preso era chama-se ..fabiano fideliz irmão do Fernando fideliz. o mesmo participou descarregando um carro de um agente carregado com as cervejas o mesmo levou até os módulos as caixas de cerveja porém com a delação dele a equipe toda que estava de serviço no dia foi afastada e depois transferida para outras unidades o sindicato sabe disso menos a emprensa.mais eles ensiste em colocar essa responsabilidade para os prestadores de serviços se tiverce prestadores de serviços envolvido estaria preso e tinha sido demitido se a emprensa quiser saber se isso é verdade ou não procure a administração penitenciária. Concurso não define caráter de ninguém.

  • Luiz

    Meu caro jornalista, em relação ao que o desinformado amigo falou, Fabiano Fidélis saiu por remissão de regime de um sexto da pena de 96 anos.QQuado os concursados entraram no sistema até a quantidade de fuga diminuiu gradativamente até quase o mínimo anual.Os prestadores são bons profissionais que devem também ser valorizados, a luta dos agentes é para uma remuneração condizente aos seus serviços. Ignorante é aquele que tenta ludibriar a iminência de um grande caos no sistema que abala diretamente à sociedade como vimos com a queima dos ônibus. Renan deixe sua inércia de lado e valorize essa classe tão desprestigiada, uma vez que não traz voto, já que é a escória da sociedade que os agentes, às vezes, 6 por plantão é quem tem fazer com que não fujam para que a sociedade alagoana consiga dormir em paz.Não se deve menosprezar a classe dos prestadores pq também são cidadãos que estão cumprindo seu dever de pai de família. Por conseguinte, a falta de coerência desse governo vai levar Alagoas as páginas nacionais, não por sua beleza,mas sim pelo grave problema que o sistema falido penitenciário tende a oferecer. É UMA PENA QUE A EXPECTATIVA DE UM GOVERNO DE.MUDANÇAS, ESTEJA NESSE PONTO.

  • Carlos

    Caro Ricardo Mota, pelo que vejo, o problema não está na pessoa do prestador de serviço, e sim na função ” prestador de serviço”, que se auto define como um segmento do serviço público, sem ter vinculo nenhum com o estado, é inadmissível que o não se saiba em quantos são ou como é gerido esses pagamentos, já que é utilizado a ” verba de custeio”, sem contar que o nepotismo corre frouxo nesses casos, é vergonhoso.

  • Agente penitenciário

    Resposta ao Edilson
    1- aprenda à escrever para quando for postar comentário sobre qualquer matéria não fazer vergonha aos seus colegas de trabalho, porque dessa maneira que você escreve não passa em concurso algum.
    2 você deve ter bastante intimidade com os detentos,porque está usando o mesmo argumentos que eles utilizam para distorcer a verdade sobre a introdução de material ilícito nos presídios.
    3 – todas as pessoas e material que entra nos módulos do Baldomero cavalcanti os responsáveis são os prestadores que ali trabalhan, inclusive você, porque só os prestadores tem as chaves de acesso aos módulos e você sabe muito bem disso,por isso não culpem os agentes efetivos pelo que entra e sai dos módulos do Baldomero.
    4- as imagem de um vídeo divulgada semana passada nas redes sociais de um detento em crise no cadeião, é verdadeira, só que não foi a alimentação estragada que causou a crise, como os presos alegaram, todos agentes sabem e até você que não é agente, que se trata de abstinência, os registro do relatório diário das unidades comprovam o aumento absurdo desse tipo de atendimento na enfermaria do Baldomero. A greve dos agentes efetivos suspendeu a visita das família, por isso a droga parou de entrar, ai, os presos viciados entraram em abstinência. Isso é uma prova concreta de que não são os agentes efetivos que introduzem material ilícitos nos presídios

  • Gustavo

    Realmente, sou agente concursado, e sei que como toda categoria existe bons e maus profissionais, o que está sendo discutido são direitos e leis, graças as nossas brigas e greves, hoje o sistema prisional está muito melhor, é ir e ver. Alguém lembra de cabeças sendo arremessadas no Rubens Quintela? Eram concursador fazendo segurança? Acho que não. Prestador rima com apadrinhamento.