Ao marcar uma data-limite para a definição do reajuste salarial dos servidores, o governo do Estado cria a expectativa de que algo acontecerá de fato.

Alguma proposta será apresentada até o dia 10 de junho, segundo o secretário Christian Teixeira, que comanda a Mesa de Negociação Permanente do Governo (com os servidores).

O que é bom. Só não sei até que ponto.

Começa hoje em Maceió, e vai até o próximo sábado, o Congresso Estadual da CUT. A situação de Alagoas está na pauta.

A base local da maior central sindical do país, embora tenha perdido fôlego e força, é o funcionalismo público, estadual e municipal em Maceió.

Inevitavelmente, entra a questão partidária: a CUT é o braço sindical do PT, que identifica o PSDB como seu principal adversário nacional e local.

(O que, na minha opinião, só serve aos dois partidos, cuja representatividade esvaziou-se e está em vias de extinção.)

No plano estadual, o PT é governo.

Há perspectivas de alguns acordos pontuais, com os policiais civis e com os professores. As demais categorias, no entanto, não sabem se serão contempladas.

O encontro da CUT, mesmo que sem a força e sem a presença de outros tempos, será um termômetro de como andam as relações entre o governo e os servidores que ainda guardam alguma relação com a central.

Com grana em caixa, Rio Largo gasta R$ 2 milhões com São João
O "embuste fiscal" do senador Renan Calheiros
  • Williams Roger

    Não precisamos nem da CUT, nem do PT.
    O GOVERNADOR JÁ SABE O QUE FAZER.
    JÁ SABE QUE ALGUMAS CATEGOIRIAS NÃO RECEBERAM REAJUSTE SALARIAL.
    SABE QUE A SAÚDE É UMA DELAS. ESPECIFICAMENTE OS (SAPATOS PRETOS/ADMINISTRATIVOS), NO QUAL TEMOS DIREITOS A 25% DE REAJUSTE SALARIAL.
    SABE TAMBÉM QUE A SAÚDE AINDA NÃO FOI CONTEMPLADA COM O PCCS.

    O GOVERNADOR SABE DA SITUAÇÃO DOS SERVIDORES, SABE DA DEFASAGEM SALARIAL AO LONGO DE 8 ANOS PERDIDOS. SABE QUE NÃO TEMOS MAIS PODER DE COMPRA COM O SALÁRIO DEFASADO QUE RECEBEMOS.

    PORTANTO GOVERNADOR, CUMPRA O QUE PROMETEU. DÊ REAJUSTE A QUEM AINDA NÃO RECEBEU.
    DIVIDA OS 25%, MAS EFETIVE O NOSSO DIREITO.
    NOS DÊ DIGNIDADE!
    REFORMULE O IPASEAL SAÚDE, OS POUCOS SERVIDORES QUE TEM, ESTÃO SENDO LESADOS, O PREÇO COBRADO É MUITO ALTO. JÁ RECEBEMOS POUCO!
    SUGIRO TAMBÉM QUE FAÇA UM HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO. A EXEMPLO DE OUTROS ESTADOS, TIPO, SERGIPE E PERNAMBUCO.
    QUEREMOS E NECESSITAMOS DE EFETIVIDADES!

  • José Cesare Lombroso

    “Querem acabar com o PT por medo de Lula voltar”, diz Chico Buarque

    Compositor reafirma apoio ao partido. “PT tem melhorado condições de vida dos mais pobres”

    Jornal do Brasil+A-AImprimirPublicidade

    Em entrevista ao jornal espanhol El País, o compositor Chico Buarque falou sobre o momento político do Brasil e destacou seu apoio ao PT. “Eu tomo partido e não tenho qualquer problema em declarar isso. Sempre apoiei o PT, agora a Dilma Rousseff e antes o Lula. Apesar de não ser membro do partido, de ter minhas desavenças e de votar em outros candidatos e outros partidos em eleições locais. Mas sempre soube que o problema deste país é a miséria, a desigualdade. O PT não resolveu tudo, mas conseguiu atenuar. Isso é inegável. O PT tem melhorado as condições de vida da população mais pobre.”

    Chico Buarque reforça que o momento político é “confuso”. “Há uma onda de manifestações nas ruas que, na minha opinião, não têm um objetivo concreto ou claro. Entre aqueles que saem às ruas há de tudo, incluindo loucos pedindo um golpe militar.”

    O compositor afirma ainda que há um setor que quer “acabar com o Partido dos Trabalhadores”. “Querem enfraquecer o Governo para que, em 2018, o PT chegue desgastado nas eleições. O alvo não é a Dilma, mas o Lula; têm medo que Lula volte a se candidatar.”

    >> Veja na íntegra a entrevista

    Para os apaixonados do PSDB, sugiro esta leitura. Não guiem-se pela REDE GLOBO e nem seus seguidores de fontes comprometidas.

  • MARCÍLIO TAVARES DA GUIA

    AMIGO RICARDO MOTA.

    Devido essa névoa que paira entre os reajustes e a LRF, se puder, me reponda uma coisa, você ou qualquer outro internauta. Os aposentados do Estado entram ou nõ nos cálculos da LRF? eles estão inclusos ou estão fora da contabilidade? Porque tá uma doidera aí e as informações se desencontram. Gaostaria de saber a verdadeira versão sobre a impossibilidade do M.M. alegar não poder conceder pelo menso reajuste aos servidorees da pasta dele.

  • tania

    RM, ainda bem que vc tem falado muito sobre o aumento dos servidores…..tudo que sei devo ao seu blog e ao seu programa na rádio, obrigada por falar por nós, pobres servidores!

  • Carlos Dias

    Quero ver ele conceder os mesmos 10% que o rui Palmeira concedeu no primeiro ano de Governo. Pena que o servidor tem a memória curta.

  • JEu

    Prá mim, pode mesmo é não existir partido algum, contanto que quem chegue ao poder não se deixe corromper nem alimente a corrupção com “mesalões e petrolões” em nome de uma “governabilidade”. Quem quer que chegue à condição de chefe do poder executivo, seja municipal, estadual ou federal, tem que ser honesto e enfrentar essa corja de corruptos e denunciar ao povo aqueles que querem enriquecer (ainda mais) às custas do erário público e em desfavor do povo. Aí sim, teremos melhorias reais, verdadeiras e perenes para a população mais carente, que deve ser efetivada, principalmente, com educação de verdade e saúde para todos, principalmente, e não através de “bolsas miséria” que parece beneficiar mas, na realidade, o que realmente faz é aumentar a corrupção eleitoral, pois se trata mesmo é de uma forma de “comprar” o voto dos mais carentes.

  • MARCÍLIO TAVARES DA GUIA

    O anúncio será em junho, mas o pagamento quando será??

  • Observador

    Pelo andar da carruagem quando o “Reinãozinho” acordar para administrar o Estado o mandato já terá chegado ao fim. Puxa vida, quase seis meses se passaram e …nada de nada. Acorda menino.

  • luis

    Já sei qual é a proposta Ricardo, 65 para os servidores e depois de 2 meses anuncia o aumento do parasitas: comissionados e secretários, 100%… Já vi esse filme antes.

  • MARCÍLIO TAVARES DA GUIA

    vamos orar pelo nosso servidor público;

    A fome me faz temer a desgraça, é duro o corte
    estou conhecendo a morte
    PELO SINAL

    Se não chover em geral, em Dezembro, com frnqueza
    se acaba toda pobreza,
    DA SANTA CRUZ.

    A furtar não me dispuz, morrer de fome acho feio
    porém, pegar no alheio,
    LIVRE-NOS DEUS. …..

  • Mais do Mesmo

    Quando der a migalha do percentual, dividido em alguns anos, a inflação já comeu as perdas passadas (não repostas devidamente) e as do presente. Servidor público só tem cobrança, gracinhas da sociedade e salário aviltado. Agora, quando precisam de policiais, bombeiros, médicos etc., esses mesmos que fazem piadas e reclamam se servidor ganhar bem e trabalhar em um prédio decente, com estrutura material, correm pra ligar 190 e 192, pedindo ajuda a esses abnegados.

  • carlos

    Espero que seja uma proposta de respeito acima do IPCA,de 2014,que já foi engolida pela inflação de janeiro à maio de 2015.Williams,parabéns pelo seu comentário está muito bem informado.Se governador,que fazer justiça com os servidores públicos é só levar em consideração Williams Roger no seu comentário.Será que RF,lê estas matérias..

  • Marcos Roberto

    Minha gente a cut é PT se fosse o PSDB que estivesse no poder do estado nós já teríamos muita greve.