A CUT realiza esta semana, de 28 a 30, o seu Congresso Estadual.

O encontro acontece em um momento delicado, quando a principal base – remanescente – da maior central sindical do país, os servidores públicos, vive um momento de frustração.

Com a anunciada impossibilidade do governo do Estado em conceder qualquer reajuste salarial, agora em maio, já começam a pipocar as greves no funcionalismo.

Eis que o PT em Alagoas é também governo, inclusive ocupando uma secretaria estadual (de Assistência Social). Além disso, o senador Renan Calheiros foi decisivo – junto com Collor – para eleger Paulão, o único deputado federal petista.

A voz mais crítica contra os argumentos do Palácio República dos Palmares, justificando a impossibilidade de aumentar a folha de pessoal, é o dirigente do PT e da CUT Izac Jackson.

Para ele, mais uma vez – assim como no governo Vilela –, o discurso do governo é apenas falácia: não há qualquer impeditivo na Lei de Responsabilidade Fiscal para que Renan Filho conceda reajuste ao funcionalismo.

E este deve ser o tema predominante do Congresso Estadual da CUT, que será realizado no Sindicato dos Bancários.

Será, sem dúvida, uma prova de fogo na relação do PT com o PMDB, de Renan Filho e de Renan pai.

Izac Jackson não parece disposto a contemporizar com o Palácio República dos Palmares, ainda        que outros petistas “coroados” defendam a necessidade de dar tempo ao governador para tentar dar um salto mais à frente.

Se a situação nacional já não é das melhores, com inflação e ajuste fiscal, que penalizam os mais pobres e enriquecem os bancos “como nunca na história desse país”, o quadro local não se apresenta alvissareiro, pelo menos num breve espaço de tempo.

As greves de servidores já começaram, puxadas pelos policiais civis, como sempre.

A Saúde vive tempos de caos – mais uma vez – e na Educação os servidores contam com um reajuste salarial, que “estaria garantido” pelo Fundeb.

Pode ser.

Mas o mês de junho se anuncia com muita fumaça.

E não apenas das fogueiras de São João, cada vez mais raras.

"Decisão judicial proíbe qualquer reajuste salarial", diz secretário
"Recado" de ministro do STF não preocupa a Assembleia
  • Claudio

    Quero ver o Paulão e o Joaquim Brito apoiar essa greve, e o Isaac so ta apoiando pq nao ficou na chapa de vice do Renanzinho. Enquanto isso Levy ja mandou o segundo pacote a la modelo FMI com corte de 80 Bilhões, mais cortes para saúde, educaçao, e o restantes dos Ministerios, essa continha para o povo pagar, por conta da farra que Dilma e Mantega fizeram nos ultimos 4 anos de mandato, ou seja:
    100 mil estudantes para o exterior
    FIES para todos os estudantes Faculdades Particulares
    Mobiliar todas as casas do minha casa.
    5000 Maquinas terraplenagem para as prefeituras
    200 mil cargos de comissionados federais
    aumento 200% para os partidos
    aumento para o judiciario bem acima da inflação
    20 Bilhões com a copa
    Outros Bilhões para as olimpiadas.
    Agora ta cortando tudo, e aumentando tudo para o povo pagar essa continha, enquanto isso as pessoas morrendo no
    Brasil inteiro nos hospitais sem atendimento, a educação um caos e a violência campeando, agora estão matando na FACA, so faltava essa. Obrigado Dilma por essa conta que voce deixou para a Sociedade.

  • bebeto

    Esses políticos do PT, são verdadeiros aproveitadores basta um cargo no Governo para que todos se calem .E se for um cargo que tenha dinheiro fácil ai sim eles metem a mão, Vaccari que o diga.

  • MARCÍLIO TAVARES DA GUIA

    Amigo Ricardo Motta.
    Lembro a todos que a Educação tem dinheiro para reajustar os salários e o secretário da pasta não é do PT. Repito que nem os Servidores nem a população de pais e alunos, podem pagar pellos Vandalismo financeiro praticado por essa elite burguesa que comanda esse Estado desde os primórdios da República.

    A cantiga é a mesma, sai cantor entra cantor, muda-se os instrumentos, mas a cantiga é a mesma, e isso é o que mais irrita o trabalhador.

    Na verdade as escolas estaduais já estão funcionando de maneira precária, muitas estão ás escuras, sem carteiras, cadeiras, vazamentos, banheiros quebrados, e menos da metade dos servidores que necessita para atender bem ao p~ublico.

    A greve não precisa ser apenas por melhores salários e sim por melhores condições , ou até mesmo por condições humanas que hoje não tem em nenhuma das escolas estaduais.

    Mas uma vez pedimos o apoio das mídias para que visitem as escolas staduais e comprovem os desmando que lá existem.

    Conversem com alunos e professores, e publiquem a situação fantasma em que nossas escols se encontram.

    Falta tudo nas escolas de Alagoas e mesmo assim elas funcionam todos os dias mesmo precariamente, mas funcionam, em contraste com isso do outro lado alguns poders constituídos neste Estado, tem tudo, todos ganham bem até demais para a realidade de um Estado pobre, e mesmo assim, com todo luxo, condições boas de trabalho, quase não funcionam e consomem a maior parte dos recursos públicos.

  • JEu

    Ô Ricardo, essa estória tá mais parecendo com aquela tal “fogueira santa” tão apregoada em determinadas religiões, onde só quem “queima” o patrimônio é o mais pobre… Prefiro seguir com uma banda de afro baiana que cantava: “na casa do senhor não existe satanás, chô satanás…” Ou será que existe o tal e não “encarnou” na LRF?

  • Williams Roger

    “Alguns” só estão “pipocando”, porque o milho ($$$) está em falta!
    Tem gente no PT que ñ ganhou cargos no governo de R.F, por isso estão “desconentes”!

    Que lutar por trabalhador o quê!

    Brigas internas dentro do partido. Briga de “panelas”!

  • Edson Bezerra

    ….meu grande, só um detalhe: no que se refere ao Deputado Paulão, foi pela primeira vez que um Deputado Estadual investiu emendas a serem investidas na cultura. Além do mais, no que se refere ainda a ele – fato, de resto, reconhecido pelo próprio – o aumento de seus eleitores se deve também a sua investida – ainda que tímida – em categorias e grupos em situações de vulnerabilçidade, tais como as comunidades quilombolas. Atento aqui que, a situação de Alagoas e no particular da cidade de Maceió no que diz respeito aos gestores públicos, se deve a que eeles, – com raríssimas exceções – residem nos espaços privilegiados das praias e enquanto tais, moradores daqueles espaços previlegiados, desconhecem totalmente a situação dos bairros periféricos. Basta citar como exemplo a quase totalausência de políticas públicas voltadas para a juventude. Falta visibilidade e também, faltam quadros capacitados. No que se refere à saúde, a situação é a mesma. Duvido que ela também não resida na confortável “zona de conforto” da Ponta Verde.
    No mais, abraços sururu.

  • Barbosa

    Meu caro Edson Bezerr, ledo engano, o Paulao foi eleito graças a um acordo com o senador Renan Calheiros, vamos ver na próxima eleição, com certeza Renan não vai apoiar o PT,

  • Ze Silveira

    Vai lá na secretaria de saúde!!
    Tem (todo um) setor pedindo exoneração dos cargos, sem falar na demissão em massa que a secretária obrigou a ser feita, para depois precarizar!!

    Todos estão trabalhando (servidores e terceirizados) na pressão e tensão com medo do que pode acontecer.

    Sem falar no nepotismo que a turma do Renan vem fazendo, empregando irmão, filho, sobrinho.

    Tá uma maravilha!!!

  • JOBSON, DO SINDIMETAL

    Caro Ricardo, como sindicalista, lamento muito que os funcionários públicos que trabelham fiquem sem o seu merecido e necessário reajuste anual de salário.

  • fred

    Gente onde anda essa turma do PT, veja relação ; – PAULÃO, TOMAZ BELTRÃO , JOAQUIM BRITO, RONALDO MEDEIROS, LENILDA, JUDSON CABRAL, por onde andas, pois os sindicatos ou, melhor a categoria dos servidores públicos vão cobrar de voçes, por favor apareçam, voces foram eleitos par defender todas as categorias, e aproveito para cobrar do PT , da DILMA e do LULA, as promessas de 2002, que era criar A NÍVEL NACIONAL O SALARIOS DOS POLICIAIS CIVIS E MILITARES, então vamos cobrar do PT.

  • Edson Bezerra

    …meu caro Barbosa, sei do que estou falando. Eu frequento as periferias e sei que, muitas comunidades e pessoas que ainda não tinham votado no Paulão, votaram nele devido a sua atuação nestas comunidades carentes, prática que, não anula a participação dos senadores – de Fernando Collor e de Renan – em sua eleição. De resto, a sua visão é de cima para baixo como se o povo , ou, “os descamisados” como diria o Ilustre Senador Fernando Collor não fizessem parte da história.
    No mais, abraços sururu.

  • Edson Bezerra

    …pois é meu caro Zé Silveira, a velha parática do patrimonialismo alagoano de colocar em cargos importantes na solução dos problemas incompetentes funcionais que não entendem patativas de coisa nenhuma, e, é por isto e por outras razões que Alagoas e a cidade de Maceió, estão assim, com os piores indicadortes sociais do Brasil…

  • João

    Governo PT : financiamento dos sindicatos, aparelhamento do estado, terceirização e corrupcao!
    É o povo brasileiro calado!

  • Não quero aumento

    Quero o justo, reajuste e demissão dos fantasmas que usurpam o dinheiro público. Ponto eletrônico neles…

  • ARTUR

    Não podem reclamar, são todos do mesmo lado politicamente.
    PT/RENAN pai e filho, estão unidos, mas!… só não vale para melhoria salarial dos miseráveis educadores.
    QUE SIRVA DE APRENDIZADO NA HORA DE VOTAR.