Só esta semana, o promotor Marcus Rômulo, da Fazenda Municipal, encaminhou dois requerimentos à Câmara de Vereadores dando sequência à investigação sobre a situação funcional dos procuradores da Casa de Mário Guimarães.

Segundo a denúncia que chegou ao MP, quase todos estariam em condição irregular. Para apurar se há, de fato, fundamentação na denúncia, Rômulo está solicitando todos os documentos que possam atestar a legalidade do ingresso dos procuradores nas suas funções.

Detalhe fundamental: o salário de um procurador da Câmara Municipal de Maceió é superior a R$ 25 mil/mês.

As solicitações apresentadas pelo promotor – segunda-feira e ontem – têm provocado grande alvoroço na cúpula do Legislativo Municipal. Vários procuradores “investigados” são parentes diretos de vereadores e ex-vereadores.

Rômulo quer que o presidente da Casa, Kelmann Vieira, encaminhe ao MP:

– Cópia do edital do concurso – mesmo que interno –, publicado no Diário Oficial, realizado pela Câmara para os cargos de procuradores.

– Cópia da relação dos aprovados, também publicada no D.O. do Município.

– Cópia da homologação do concurso – mesmo que interno – publicada no D.O. de Maceió.

– Cópia da nomeação dos aprovados no certame publicada no Diário Oficial.

O promotor já havia solicitado a relação dos cargos ocupados antes do concurso pelos atuais procuradores, com as respectivas nomeações, titulação e remuneração – sempre com a publicação no Dário Oficial do Município.

Além disso, havia requisitado cópias dos diplomas de conclusão de curso dos atuais procuradores, com a preocupação sobre as datas dos documentos (se são anteriores a 1988).

É intensa a movimentação nos bastidores da Câmara Municipal, principalmente porque o vereador Kelmann Vieira já anunciou que vai entregar toda a documentação que dispuser. “Há pânico no ar”, na definição de personagem da Casa.

E o que não existir, oficialmente?

Eis aí mais da metade do problema.

Justiça proíbe voto secreto na Assembleia para vetos da 17ª Vara
TJ rejeita por 8 a 4 pedido de anulação de decisão da 17ª Vara
  • Momento de Reflexão

    A CARTA DE MÃE

    Quando eu parti, sonhando em ganhar o mundo sem perder a paz, tu me disseste: Vai meu filho, que eu estarei contigo.

    Eu era, então muito jovem. Ambicionava conquistar tudo…

    Eu perguntei: Escrever-me-ás, minha mãe?

    E me respondeste: Nunca te deixarei sem notícias, porque estarei sempre contigo.

    Avancei pelos caminhos infinitos do tempo e aguardei a tua carta, que não chegou.

    Calejaram-se minhas mãos.

    Sangraram-me os pés.

    Curvou-me o corpo ao peso dos anos e nunca chegou uma palavra tua.

    As monções torrenciais caíram muitas vezes.

    Eu me portava ansioso, colocado à porta da esperança, aguardando por notícias.

    Agora, que a neve dos anos me emoldura a cabeça e os olhos se apagam ante a claridade da luz, dou-me conta de que as notícias, mãe, a tua carta, sou eu próprio, que encaminhaste ao mundo, a fim de que nunca faltasse beleza nem esperança nos corações.

    .Rabindranath Tagore / Médium Divaldo Franco
    Livro: Pássaros Livres (extrato) – Ed. LEAL

  • Fernando Rocha

    Ricardo porque o site do tnh esta desatualizado desde segunda feira ?

  • carlos

    É tal da governabilidade, não falta dinheiro para os Legislativo,Municipal Estadual e Federal.Vamos criar cargos e altos salários par atender a demanda familiar.Gratificação,auxilio enxoval,moradia,diárias para cursos fota do Estado que não existe.Agora quando os servidores pedem reposição salárial,vem logo a reposta na ponta da lingua não tem dinheiro e agora a Lei de Responsabilidade Fiscal.

  • Antônio Carlos de Almeida Barbosa.

    O digno Promotor de Justiça, Dr. Marcus Rômulo, merece todo o apoio da sociedade e dos seus pares, nesta ação. Com os requerimentos enviados a Câmara Municipal de Maceió, o Promotor está promovendo a defesa da sociedade. Pedimos ao MP e ao Judiciário, ações para melhorar o nosso Estado, dando esperança a todos os Alagoanos. Parabéns Dr. Marcus Rômulo.

  • Carlos de São luis

    Amigo Ricardo, o Presidente Kelman deveria entregar também a documentação de seu sogro Cícero Cavalcante que acabou com São Luiz , acabou com matriz.

  • Antônio Carlos de Almeida Barbosa

    O povo de Maceió vive incomodado com esta situação da Câmara Municipal de Maceió, por culpa dos Senhores Vereadores, que permitiram e criaram estes privilégios e desigualdades contra o povo. Um verdadeiro abuso de poder. Uma vergonha. Em frente Dr. Marcus Rômulo.

  • RCarvalho

    Camara municipal, a casa dos sonhos dos” nada fazem”…procuradores de que?….tem até locutor de radio na capital e no interior, só no mole fazendo sabe o que????…NADA…NADA…NADA…..

  • Alice

    Seria bom o promotor também olhar a situação do concurso da defensoria. Soube que lá a justiça está dando liminar para candidato tomar posse com o concurso já com prazo finalizado. A sociedade não pode mais aceitar esses arrumadinhos nos concursos públicos.

  • Robson

    Que o Dr. Marcus Rômulo averigue a situação e, especialmente, a atuação dos procuradores VETERANOS da Câmara Municipal de Maceió.

    A MAIORIA é composta de vereadores (ou ex vereadores) e deputados estaduais (alguns deles licenciados para o exercício parlamentar) que MAL SABEM o que é uma petição inicial. Quem trabalha lá sabe bem que a atuação dos procuradores é FICTÍCIA.

    Vida longa ao Ministério Público, nossa salvação!

  • José Pereira Neto

    Seria interessante que o nome destes Procuradores fossem revelados! Quem sabe o povo não ajuda nas investigações.

  • JEu

    Mais um fato escabros da política local e, por que não dizer, do país… A ilegalidade, a corrupção, a desonestidade, a falcatrua, a pilantragem, e agora surge a nova palavra (também chamada de neologismo) a PTralhagem que imperam neste Brasil é uma coisa extraordinária. Deveria mesmo entrar para o Guiness (o livro dos recordes internacionais) e não será batido, creio, nem nos próximos 500 anos…

  • carlos

    Ali,habitam umas grande família….Quando os nomes forem divulgados são os mesmos.Tem deles que é, lá e lô é na Camâra Municipal de Maceió e Assembleia Legislativa de Alagoas

  • João

    Enquanto o povo sofre com aumento de taxas e impostos o legislativo e judiciário vivem nadando em dinheiro!
    Precisamos de reformas urgentes nas leis orçamentárias para melhor fiscalização dos repasses para o legislativo e judiciário!
    Reforma política ampla também sera nescessario!
    Governo corrupto e impunidade andam de abraçados no Brasil!

  • Williams Roger

    Cadê o concurso público?
    ñ é só os procuradores quw recebem 25 mil q estão irregular. Várias funções também.
    CADÊ O CONCURSO PÚBLICO, NO GERAL, PARA A CÂMARA MUNICIPAL DE MACEIÓ.
    SE PRONUNCIE SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA?

  • Alan Jorge

    Tem nada não, quando Paulão entrar na prefeitura vai LAVAR tudo isso.

  • Robson

    Ricardo,

    o povo precisa saber os nomes que compõem os quadros de procuradores da Assembleia! Como diz o carlos, ali habita uma graaande família.

  • Alexandre Aciolly

    Quando a gente pensa que não tem mais nenhum podre para aparecer esse Ricardo noticia mais uma dessa. Esse blog tá ficando pesado hein? rsrsr

  • Nivaldo Lopes

    A constituição de 1988, concedeu estabilidade aos servidores públicos que estravem no cargo há 5 anos antes da promulgação da constituição. Isso é, os servidores que estavam no cargo deste 1983. Como a Câmara Municipal de Maceio não realizou concurso público para Procurador depois de 1983, TODOS OS PROCURADORES que entraram na folha de pagamento depois de 1983 são ILEGAIS.

  • Amary Santos

    Prezado Ricardo Mota! A constituição de 88, deu estabilidade aos servidores municipais, estaduais e federais, que estavam no cargo cinco anos da data da promulgação da constituição, isso é: 1982 e não 1988 que foi o ano da promulgação. O probla da CMM é só saber quem estava no cargo de procurador até 1983 e se houve concurso público para procurador depois de 1983.

  • mario

    Gostaria de saber do dr. Marco Rômulo, como ficou às denúncias da ex . secretaria né finança da prefeitura de Maceió, dona Marcilene Costa.

  • Maria Jose

    O Deputado Galba Novais está nesse meio? Ele recebe a anos salários de Procurador na Câmara

  • Nivaldo Lopes

    A constituição de 1988, concedeu estabilidade aos servidores públicos que estravem no cargo há 5 anos antes da promulgação da constituição. Isso é, os servidores que estavam no cargo deste 1983. Como a Câmara Municipal de Maceio não realizou concurso público para Procurador depois de 1983, TODOS OS PROCURADORES que entraram na folha de pagamento depois de 1983 são ILEGAIS. Inclusive o Deputado GALBA NOVAIS. Com a palavra o MP.

  • REGINALDO

    OS PROCURADORES JURÍDICOS DA CÂMARA DE VEREADORES, SÃO TODOS EX-VEREADORES E VEREADORES, E FILHOS E CIA LTDA..PARABÉNS AO DR. MARCOS RÔMULO PROMOTOR DE JUSTIÇA DA FAZENDA MUNICIPAL. VÁ A FUNDO.

  • Luis lima

    Isso e uma vergonha ganham 25.000 reais por mes a anos e nao sabem redigir uma peticao a lista vai sair sim.

  • Edson Filho

    Infelizmente nesta terra alagoana, reduto maior de políticos desonestos, aproveitadores de plantão e seus apadrinhados e familiares, fazem a festa com o erário público e, ao final, são novamente levados ao poder pelo voto popular, comprado ou por ignorância de quem vota, sucessivamente. Haja coração!

  • Flávio

    Vamos supor que existam ilegais vão devolver o dinheiro? Senão vira piada e faz de conta que trabalho e o povo se cala.

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    EU TENHO A CURIOSIDADE APENAS DE VER OS SOBRENOMES “ILUSTRES” DESSE ROL , SÓ PARA COR-
    ROBORAÇÃO DAS MINHAS ILAÇÕES . NÃO DÁ EM NADA
    MESMO ! ÔMI !

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    IMAGINO UMA CENA HILÁRIA , COMO AS QUE OCORRERAM DURANTE A FAMIGERADA OPERAÇÃO TA-
    TURANA , OS CARAS CORRENDO PRÁ TUDO QUE É
    LADO , CARREGANDO , AÇODADOS , PESADAS CPUs DE COMPUTADORES NOS SUADOS E CANSADOS BRAÇOS .
    KI-KI-KI—KI-KI-KI . . . ÔMI !

  • carlos

    Alan Jorge,o homem do além…Paulão Vai lavar tudo kkkk…O lagarto chamado taturana…..Gostei de que você escreveu é muito espirituoso…Faça outro comentário afinal precisamos riiiii…Faz bem para saúde