O veto do governador Renan Filho ao projeto da 17ª Vara Criminal da Capital já está trancando a pauta da Assembleia Legislativa.

Basta que um único parlamentar levante a questão na sessão da Casa e nada mais poderá ser votado até que o tema tenha solução.

Os trabalhos legislativos começaram em 24 de fevereiro, há mais de um mês, portanto. É o tempo limite para a apreciação do veto sem que a pauta de votação fique trancada.

Mas as coisas na Casa de Tavares Bastos ainda não estão nos eixos.

Por exemplo, as Comissões Permanentes não estão oficialmente formadas. O embate de bastidores entre o grupo dos 10, liderados pelo deputado Marcelo Victor, e o grupo dos 16, governista, ainda não foi pacificado.

O deputado Rodrigo Cunha continua vivendo o isolamento a que foi condenado pelo seu partido, o PSDB, que tem o comando – na prática – do deputado Marcelo Victor.

Depois do vexame do Passe Livre, cujo projeto era de autoria do governo, que terminou por vetá-lo, por imprestável (pelo menos por ora), a cautela passou a fazer parte do dia a dia dos governistas da Casa.

Tanto que Olavo Calheiros, o primeiro-tio, já conversa discreta e reservadamente com Marcelo Victor.

Se ambos se tornarão aliados, eis uma questão a se acompanhar de perto.

Pressionado por Dilma, governador volta de Brasília de mãos vazias
Planalto pede ajuda de Renan na escolha de ministro do STF
  • Martinho Pinheiro

    Marcelo Vitor comanda o PSDB desde os tempos de Fernando Toledo, as nuvens sabem disso. Não acredito que ele possa voltar a comandar a ALE, seria um retrocesso muito grande. O Olavo Calheiros e Luiz Dantas não irão permitir. Briga de gente grande!

  • WAL

    Voto nulo a década…

  • Fernando

    Tanto a assembléia quanto o Tribunal de Justiça esqueceram da lei que criou a 17 vara. Será que por algum interesse? Todos os julgamentos da 17 vara a partir da lei são nulos. A quem será que interessa isso?

  • josé Carlos

    Uma assembléia onde marcela vitor dá as cartas já mostra o tipo que é de assembléia.

  • ze do povo

    Cadê os revoltados online, vem pra rua, defender a 17 vara, não é combate a corrupção que vocês querem. Oh não, espere o combate é seletivo!