O senador Renan Calheiros resolveu reagir. Como o governo rejeitou dar aos estados e municípios o que a lei já lhes garante desde o ano passado – um novo indexador para as suas dívidas –, o presidente do Senado deu um ultimato: o Planalto faz isso em 30 dias, ou já está feito.

A presidente Dilma diz que a União não tem condições de bancar a conta – algo em torno de R$ 3,4 bilhões –, mas deixa a entender que os estados, até os mais miseráveis, têm.

Calheiros tentou por bem e não conseguiu. Daí, ele se uniu ao colega de partido, Eduardo Cunha, e resolveu enfrentar o pacote levyano (“Corta! Corta! Corta!”).

Para Calheiros e o PMDB, a presidente tem de cortar mesmo é o ministério dela, com 39 titulares – um recorde nacional (quem sabe se não internacional).

A ideia é boa. Eu só não sei se a proposta é para valer.

A arrogância em blitz da Lei Seca vai muito além de um militar
Collor navega nos 'devaneios vespertinos de tardes destiladas' de Janot
  • Há Lagoas

    Só Deus pode perdoar pecados.
    Mas, digamos que tal atitude de Calheiros – o pai – seria a remissão de seus muitos pecados na política. É tempo de corrigir o presente para atenuar o passado!

  • JEu

    Se o Re(i)nan realmente tiver coragem para sustentar essa decisão até às últimas instâncias, aí, então, dou a mão à palmatória e parabenizo ele e o PMDB pela coragem e decisão em favor dos mais necessitados… (por enquanto estou pagando para ver)…

  • penedense

    A idéia de cortar o números de MINISTÉRIOS e BOA, mas partindo desses DOIS e do PMDB essa IDÉIA, acho que isso é querer um coisa que ELES não têm, MORAL. O PMDB tem o RABO PRESO com todo tipo de FALCATRUA existente nesse PAÍS desde os tempos do GOVERNO SARNEY. PENSAM QUE O POVO É BESTA.

  • carlos

    Que o Brasil,não é diferente de nenhum país do mundo e que precisa gastar dentro do seu orçamento todo mundo sabe.Agora o que ningúem entende é o arroxo justamente nos assalariados que paga o pato de sempre, onde tem que conviver comos escândalos diários dos milhões e até bilhões que é roubados do erário.Dinheiro existe e muito para roubar só não tem quando é para educação,saúde etc.Não fica difícil,o povo engolir tanto sacrifício e roubarem tanto….

  • Momento de Reflexão

    PÁGINA DE CORAGEM

    Tempo de provação – horas de resistência.

    Terás tido lutas ou estarás dentro delas, qual ocorre a tantos outros companheiros.

    Observas problemas em muitos lares, acidentes de efeitos amargos, moléstias obscuras, experiências estranhas e desajustes psicológicos.

    Não te deixes abater e caminha para diante.

    Resiste aos movimentos que tendam a desfibrar-te a coragem e mantém-te em tua tarefa.

    Recorda que tudo se altera para o bem.

    Obstáculos são, por si, movimentos de renovação e progresso.

    O que possa parecer fracasso ou desencanto é preparação de um mundo novo. Não se retrocede.

    Sem problemas, não há lições e, sem lições, a evolução não sairia da estaca zero.

    Não há corações transviados e sim companheiros em transformação.

    Hoje será sempre o dia de se realizar o melhor.

    Ninguém nasceu para a tristeza ou desânimo.

    Não conseguimos modificar os outros, mas ser-nos-á sempre possível renovar-nos.

    Nunca é tarde para que alguém seja feliz.

    .Emmanuel / Médium Chico Xavier
    Livro: Inspiração (extrato) – Ed. GEEM

  • BEL

    SEGUNDO OS JORNAIS DE DIVULGAÇÃO NACIONAL O NEGÓCIO DO SENADOR RENAN ERA NA TRANSPETRO. COISA GRANDE. MAIS UM NÉ?

  • Jorge

    Estamos num mato sem cachorro!
    Nem gato também!
    Fazer o quê?
    Brasil num labirinto!
    Corrupção… É D+

  • Daniel

    O PT e a Dilma são muito engraçados, gastam demais, estouram o orçamento e agora querem apertar as empresas pra que elas paguem essa conta. O PMDB tão de parabéns em querer cortar ministérios, cargos comissionados e o mais importante, manter a desoneração que permite que as empresas tentem manter os empregos nesse tempo de crise.

  • Desconfiado

    A atitude é louvável, mas nesse mato tem cachorro!

  • Gustavo Malta

    Ricardo, salvo engano so em sp o valor a ser reduzido é 30b!
    enfim creio eu que o valor é bem maior que o que os 3,4.
    Feliidades.

  • Josafá Soares

    Caro Ricardo, acho que criamos um novíssimo sistema de governo, o Parlamentarismo Bicameral do Vácuo.

  • José Carlos

    Governador Renan Filho DIGA AO POVO ALAGOANO PRA QUE O SENHOR VEIO. até agora nada desse governo, o que o governador faz é postagem no face com a conversa “tô organizando a casa” kkkkkkkkkkkkkkkkkk por que não dizer: Tô perdido e vou ser um dos piores governadores de alagoas.

  • cidadão

    Concordo plenamente com vc PENEDENSE, faço suas, as minhas palavras, eles não tem MORAL para tanto, não passam de oportunistas.

  • carlos

    RICARDO,

    ELEs ESTAO esperando DilmA cair eh questao de dias

  • Fernando

    Realmente, 39 ministérios é um recorde mundial, e o PMDB quer reduzi-los a vinte. Cabe aí, pelo menos, duas questões:
    – O nobre senador aceitaria reduzir, também, a quota de ministérios do PMDB em 50%?
    – Os nobilíssimos senadores e deputados aceitariam reduzir as suas mordomias (passagens semanais, verba enxoval, mansão no lago e etc.), também, em 50%?

  • MARCÍLIO TAVARES DA GUIA

    Renan e cunha são muitos bonzinhos com o dinheiro dos outros, també sou a favor de os Estados pagarem menos, mas peço que o Senado e o Congresso regulem o poder que tem os Governadores de contrair novas dívidas. Veja o caso de Alagoas. O parlamentarismo no Brasil ainda que de maneira não oficial, não pode funcionar da forma que está funcionando com os Presidentes das duas casa legislativas distribuindo dinheiro á governadores perdulários e mal assessorados, a conta vai sobrar para o povo, no final sempre sobra para o povo.

  • JOBSON, DO SINDIMETAL

    Ricardo, é ótima a ideia de reduzir o número de ministério. No entanto, é difícil acreditar que qualquer partido da base do governo, que tanto brigam por ministérios, queiram, de verdade, reduzir cargos que são mina de dinheiro.

  • ARTUR

    Ricardo, estou no mato inaugurando a internete com a finalidade de modernizar e facilitar meus contados de trabalho e tambem não perder o contato com o tudonahora e o 12:10 noticia que é sagrado para mim.
    Quanto ao assunto em pauta falando-se em medidas POLÍTICA tenho minhas desconfiança em se falando de PMDB e PT da DILMA/ LULA LA.
    Abraço Ricardo e INTERNAUTAS.