Eis uma pergunta necessária e que carece de resposta objetiva e oficial.

Mas qual é a acusação – ou suspeita – contra ele?

Por enquanto, nada se publicou sobre o tema com alguma consistência, a não ser a matéria de agora à noite do Estadão, cujo trecho reproduzo abaixo:

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa afirmou, em sua delação premiada, que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu propina em contratos da Diretoria de Abastecimento e que, na prática, os pagamentos ao peemedebista “furaram” o teto de 3% estabelecido como limite dos repasses a políticos no esquema de cartel e corrupção desbaratado pela Operação Lava Jato.

O esquema desbaratado a partir de março de 2014 envolvia o loteamento de diretorias da Petrobrás pelo PT, PMDB e PP. Por meio delas, eram arrecadados entre 1% e 3% de propina em grandes contratos Segundo Costa, a propina excedeu os 3% para que “fosse incluído um valor para Renan”.

 O encontro com Youssef, tantas vezes referido pela mídia, não aconteceu – disse o próprio doleiro de todos os crimes.Ele é um dos padrinhos de Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro.

E daí?

Eis um ótimo motivo para que o STF, como defende o ministro Marco Aurélio Mello, quebre o sigilo da Lista de Janot, com as respectivas argumentações que justifiquem a investigação dos relacionados.

Na condição de presidente do Senado, e em momento de prestígio até com os oposicionistas da Casa, Calheiros deveria ser o porta-voz dos que se sentem incomodados com a Desconfiança Nacional.

Estar na Lista de Janot pode ser uma injustiça (ou não).

Ecos da Lava-Jato: alagoano pode perder Ministério do Turismo
Joaquim Levy para Renan Filho: "Volte em maio"
  • Consigliere Alagoano

    Mota!
    .
    Assim como Sarney é o representante de *Giulio Andreotti no Brasil, Renan Calheiros é o nosso *Gianni Letta, a capacidade “Renancista” em ressuscitar de escândalos é no mínimo adorável , até mesmo pelos adversários, e isso vai terminar virando sinônimo de sobrevivência em Brasília, a lista de Janot, me parece uma MOEDA de TROCA, no bom Alagoanês:
    – Ei RENAN cê sabe que eu SEI, num Sábe!
    .
    Uma pegadinha para manter na rédea o R. C. que como sabemos não gosta de passar um CHEQUE em BRANCO, muito menos para o PLANALTO.
    .
    A REBELDIA do R.C. tem Nome e Sobrenome… Rodrigo Janot.
    […]

    * Giulio Andreotti – Sete vezes primeiro-ministro da Itália;
    * Gianni Letta – Conselheiro de Berlusconi.

  • Laura

    Vai ser um teste para a nova cabeleira, que, aliás, está muito engraçada.

  • Romeu Soares

    Acusar qualquer pessoa pode fazer, mas o que interessa a sociedade é a prova do crime.
    Estou a aguardar.
    Eu nem cavo nem tiro terra.

  • Carlos Luna

    Tudo isso não vai passar de uma enorme pizza lavada ao jato com molho de tomate.

  • NADO

    PORQUE ELE É UM SENADOR MUITO HONESTO E NUNCA SE ENVOLVEU EM ESCANDALO.

  • Há Lagoas

    Os meandros do poder em Brasilia, neste submundo o presidente do Senado Federal sabe se conduzir com maestria. Assim como a mitológica ave fênix da mitologia grega, Renan – o pai – provavelmente vai sobreviver.
    O grande problema em questão é: existe confiança no meio político, e em se tratando do PT, pode se acreditar nele?
    Renan já foi vitima no passado, espero que a experiência o tenha levado ao aprendizado…
    E com relação a justiça brasileira, Genoíno foi inocentado, voltou a ser um cidadão prestigiado em nossa República!

  • bebeto

    O PT esta em festa, o STF acaba de conceder liberdade definitiva para o MARTE da CORRUPÇÃO, JOSE GENUINO, então deixe o Renan em paz.

  • carlos

    Na atual conjuntura política é difícil,até um vereador da menor cidade do Brasil,com raríssima exceção não receber propina de aqlguma maneira para se manter no poder…Olha o presidente do congresso tem boca dura e rabo preso.É um teatro o congresso nacional,um dia denunciante outro dia denunciado….

  • rubens mário

    Da outra vez deu uma indigesta pizza, por que dessa vez vocês acham que vai dar algo diferente? Deixem os bichinhos se divertirem em paz!

  • Thiago

    Porque ele é um senador muito honesto e nunca se envolveu em um escândalo. (2) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Antônio Carlos

    O Procurador Geral da República, viu no Inquérito da Polícia Federal, fortes indícios do Senador Renan Calheiros ter praticado crime de corrupção. Daí, o Procurador pedir abertura de novas investigações pelo Supremo Tribunal Federal. Como todos os envolvidos no caso, são autistas morais, ficam nas entrevistas, alegando inocência. Nas prisões, todos se dizem inocentes. É a natureza humana.

  • Barbosa

    Meu caro romeu, concordo com você, esse senador é integro e nunca se envolveu em escândalo, viajou para Recife no jatinho da FAB para implantar cabelos de ouro, viajou para Trancoso para uma festa de casamento no jatinho pago por nós, por fim, já foi acusado de pagar pensão com dinheiro de propina de uma empreiteira, mas tudo isso é ficção.

  • Jorge

    Porque é um santo milagreiro!!!

  • Antônio Carlos

    O Procurador Geral da República, pediu abertura de investigação ao Supremo, pelo fato do Senador Renan Calheiros ser detentor do abominável “Foro Privilegiado”. Vamos aguardar, quem dever que pague. A sociedade precisa conhecer a verdade.

  • Mak Roberto

    A mais alta corte da ” justiça ” brasileira” julgou e condenou o mensaleiro José Genuíno ( mensalão PT ) e essa mesma corte extinguiu essa mesma pena deste mesmo condenado. Aí eu sou taxativo em afirmar. Esses políticos que estão constando na lista do procurador geral não estão nem aí para o fato. Já que o PT (principal envolvido) indicou a maioria esmagadora, absoluta, etc., desta mesma corte.

  • pedro paulo

    O que causou JANOT a levar o presidente do senado RENAN CALHEIROS para a lista negra do LAVA JATO. É muito simples deve ter partido da cúpula do PT com a presidenta DILMA,observe que alguns dias atras, o Renan Calheiros “VETOU UMA MEDIDA PROVISÓRIA de ARROCHO FISCAL” contra a população,e,como é de praxe do “PT”de afastar todos que tentam atrapalhar suas tramoias ,no congresso e no senado então através de seus TENTÁCULOS removem do caminho estas pessoas.Porque o JANOT, não levou os nomes dos verdadeiro PAI de todos os sistemas corruptivo do BRASIL que é LULA,DILMA e o TIME do PRIMEIRO ESCALÃO DO “PT”.