Apesar do entusiasmo oficial, o governador Renan Filho sentiu o tamanho da dificuldade que tem pela frente para arrancar algum acordo, em Brasília, que nos ajude a sair do buraco.

A reunião com o ministro Joaquim Levy, na presença do secretário George Santoro – seguidor da cartilha levyana -, foi de elogios pelo desempenho na realização do dever de casa.

Mas o ministro da Fazenda, tecnocrata clássico, deixou claro que espera bem mais. Ele conjuga o verbo cortar como sinônimo de governar, no idioma corriqueiro entre os iguais (a ele).

O ajuste fiscal parece ser necessário, mas resta saber: a que custo?
O governador Renan Filho recebeu um estado com o pior IDH do país. O mesmo que Vilela já havia assumido em 2007.

Esta é uma construção histórica e de alguns séculos.

O problema para o atual governador é que as demandas crescem enquanto os recursos escasseiam.

Ele tem seguido, inegavelmente, uma linha de austeridade, em alguns casos até temerária. Mas não pode chegar muito longe só com isso.

Eis que entra Levy em cena.

Ele avisou a Renan Filho que qualquer “rediscussão sobre o cenário de distribuição de recursos federais com os estados só acontecerá após o primeiro quadrimestre”. Ou seja: a partir de maio.

Como os problemas se avolumam e a paciência da população é cada vez menor – em todo o Brasil -, o tempo “pedido” por Levy pode ser desastroso para ele.

Mesmo com a rebeldia ocasional do senador Renan Calheiros, não há sinais de que o Planalto tenha instalado um pronto-socorro para estados e municípios pobres nas suas dependências.

Por que o senador Renan Calheiros está na Lista de Janot?
Arthur Lira é eleito presidente da CCJ da Câmara Federal
  • NADO

    RENAN ESTÁ COM RAIVINHA PORQUE ESTA NA LISTA.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • JEu

    Só tem uma saída para o Renan Filho, por enquanto: é reduzir os comissionados em 90%. Depois é esperar para que em maio saia alguma notícia mais alvissareira…

  • Samuel Pedro

    Reunião do MP revelou nomes dos conselheiros do TC na Rodoleiro.

    Meu Caro Ricardo, gostaria de comentar esse tema. Desses 6 (seis) conselheiros citados no Relatório confeccionado pela Polícia Federal, 03 (três) deles, no caso, Isnaldo Bulhões, Luiz Eustáquio Toledo e Otávio Lessa, já são conhecidos pelas condutas nocivas praticadas no âmbito do próprio Tribunal de Contas. As mazelas vão de enxerto na folha de pagamento até a falsificação de diploma de conclusão de nível superior. O TC/AL, considerado o apêndice putrefato da Assembléia, se destaca pelo elevado índice de corrupção nele presente. O caso da “Operação Rodoleiro”, apenas revela uma das inúmeras fraudes cometidas naquele órgão. Ressalte-se que a situação de roubalheira é tão escandalosa que em 2013 foi elaborada em um determinado Gabinete daquela “Corte de Contas”, uma lei (7.471, de 07 de maio de 2013), que criou 154 cargos em comissão no TCE-AL, com aumento exacerbado de remuneração). Inicialmente vetada pelo Governador Teotônio Vilela – infelizmente e desafortunadamente teve o veto derrubado e foi sancionada pela Assembléia Legislativa. Vale salientar que a referida Lei nº 7.471, de 07 de maio de 2013, criou desnecessariamente 15 (quinze) cargos de Diretor Adjunto, 1 (um) cargo de Procurador-Adjunto, 33 (trinta e três) cargos de Assessor- Especial, além de (PASMEN !!!!) 24 (vinte e quatro) cargos de Assessor Jurídico, cargos esses que somados a outros também criados pela referida lei, totalizam 154 (cento e cinquenta e quatro) novos cargos em comissão, algo de dimensão absurda e criminosa.Essa lei motivou tamanha indignação que o próprio Governo do Estado ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5027 – vide link: http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?numero=5027&classe=ADI&origem=AP&recurso=0&tipoJulgamento=M), visando acabar com essa farra criminosa praticada pelo TCE-AL com o dinheiro público. A sensação de impunidade e de ganância foi tão grande, que mesmo o governo alertando que a referida lei extrapolava os limites definidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal – uma vez que o Poder Legislativo, incluído o TCE-AL, embora tivesse como limite prudencial 3% da Receita Corrente Líquida, o gasto de janeiro a dezembro de 2012 já estava no patamar de 3,69%., situação esta que conduzia ao descumprimento da regra prevista na LRF e que levaria à suspensão imediata do repasse ao governo do estado de transferências voluntárias da União – de nada adiantou, porquanto ainda assim o veto do Governador foi derrubado e a lei sancionada pela Assembléia Legislativa. Algo absurdo, inaceitável e criminoso que só acontece em um Estado como o de Alagoas, pobre em todos os sentidos da acepção da palavra. Um verdadeiro escândalo, que merece atenção especial do Ministério Público e da Polícia Federal.

  • Samuel Lopes Prado

    A verdade é que já passou da hora de Alagoas, ficar chorando pelas suas mazelas, a maioria criada pelos Alagoanos e procurar trabalhar direito, para sair dessa triste realidade.

  • LUIS SILVA

    Outro grande buraco desses órgãos é que determinados funcionários quando se aposentam são contratados para cargos de comissão, inchando ainda mais a folha de pessoal. Nestes tempos tão raros de recursos deveria haver um projeto proibindo tal absurdo.

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    MATÉRIA , ATÉ O MEU GATO , SABE QUE ESSE PAÍS ES-
    TÁ ECONÔMICA E MORALMENTE FALIDO , IMAGINE ALA-
    GOAS(PARA SEUS AMANTES!) . NÃO OBSTANTE , OS
    PREDADORES SE MANTÊM SEQUIOSOS , ÁVIDOS POR UM VACILO QUALQUER DE SUAS PRESAS , CADA DIA
    MAIS ARREDIAS E MENOS CORPULENTAS . NEM BASTAM
    PARA UMA FRUGAL REFEIÇÃO PARA UM DOS INÚME-
    ROS BANDOS QUE ASSOLAM A SAVANA BRASILEIRA .
    PORÉM , NO RACIOCÍNIO PREDADOR , PRESA É PRESA ,
    SEJA SANGUE , CARNE , DINHEIRO E PODER . COMO
    CERTA VEZ UM PESCADOR MALICIOSO RETRUCOU AO
    “VÉIO RUBENS” QUE CRITICAVA O TAMANHO DAS CARA-
    PEBAS QUE AQUELES “PEDÓFILOS” MATAVAM NO RIO
    PUXIM : “QUE NADA DOTÔ , SE TEM OLHO , DÁ MOLHO!
    O “VÉIO” ME CONTOU ESSA , INJURIADO . . . ALÉM DO
    MAIS TEM AQUELE CÉLEBRE DITADO , POR SINAL , MUI-
    TO DIFUNDIDO ENTRE A CLASSE POLÍTICA : “QUEM PA-
    RIU MATEUS , QUE O ACALENTE , , , ” ÔMI !!

  • Ricardo Prado

    Amigo Ricardo.!
    Qual os motivos que levam esses ignorantes funcionais, atribuírem aos comissionados, a culpa pela crise instalada no estado. Sera que são daqueles que só aparecem nas repartições para assinarem os pontos e, se aglutinarem nos corredores para falar em aumento salarial?
    Vão procurar o que fazer!!!!!!!

  • fred

    Fizeram isso com RONALDO LESSA, com TEOTONIO VILELA e agora com RENAN FILHO, essa turma do PT só fica enganando, pois quando chegar em maio, fica para o fim do ano .Voçes vão vê

  • Valdemir

    Ricardo,
    Esse Ministro da Fazenda não chega aos 2 anos de governo, porque a Presidente ou Presidenta, entre outros motivos, não simpatiza com o mesmo.

  • Claudio Franca

    Joaquim Levy foi economista do FMI nos EUA, ficou conhecido lá como Dr Tesoura, é um profissional capacitado com especializaçao em salvar economias debilitadas, através dos cortes de gastos, como o Brasil chegou nesse estagio, quando alcancou um deficit público astronomico, com uma divida interna de 2,2 Trilhões e uma divida intern bruta de 3,1 Trillhões, nenhum pais do mundo com economia estável contrataria Levy, ate pq a especialização dele é salvar economias, e o Brasil vai ter que aguentar.
    “Essa brincadeira da Dilma custou caro, ou seja 25 Bilhões anuais sobre desoneração da folha” Levy

  • ricardo ferreira martins

    Votei no Governador Renan Filho e confio na sua competência e vontade de fazer o certo e melhor, para alavancar o nosso estado. É preciso enxugar as despesas, posso citar como exemplo a Secretaria de Ressocilização, vê-se que sua estrutura foi projetada por alguém com má fé ou altamente incompetente na área de gestão prisional, pois, é um exemplo nefasto de cabidre de emprego, com funções desmembrada, onde duas funções podem muito bem com foga realizar as tarefas de suas atribuições, entretanto,foram criados sete cargos, para realizarem as mesma tarefas, é um pequeno exemplo da masela que Vossa Excelência erdou na referida Secretaria, que aida se encontram na mesma. Sr. Governador já se tem nome de pessoa que pode está à frente da administração do sistema penitenciário, austero, com autoridade, formação esperiência e competência. Governador tenha muito cuidado com o que foi feito na gestão passada, muito cuidado mesmo. Estou tocendo pelo o sucesso do seu governo, porque é o nosso sucesso. DEUS ABENÇOE VOSSA EXCELÊNCIA!