Ninguém pode exigir do procurador-geral de Justiça, Rodrigo Janot, que ele seja imune às precariedades humanas.

O que se espera dele, pela função pública que exerce, é que cumpra o seu trabalho seguindo os princípios funcionais e pessoais que devem norteá-lo. Ou seja: que ele dê nomes aos donos dos bois (sem trocadilho local).

Não tenho dúvidas de que muitos se manifestarão em críticas devastadoras – principalmente pelas redes sociais – por causa da ausência de algum personagem que se imagina parte integrante do grande esquema de desvios da Petrobras. Outros irão crucificá-lo (com direito a pedradas verbais – e que parem por aí) pela inclusão de algum mandatário da República na esperada lista da Lava-Jato.

Janot, lê-se fartamente, vive dias de grande tensão e – por que não? – de temores implacáveis. Ele tem família e já foi avisado pelo ministro da Justiça de que há movimentos de radicais que podem até atentar contra ele ou os seus.

Há quem considere que o ministro Cardozo quis intimidá-lo ao revelar suas preocupações, surgidas dos informes da área de inteligência da pasta. Mas esse julgamento pode estar, também, dentro do grande pacote de ódio que contamina a Nação.

O caso é gravíssimo, mas já vejo avanços significativos.

Pela primeira vez aparecem no cenário da criminalidade os eternos corruptores, sempre tratados como vítimas – nunca foram.

Os detentores de mandato também são parte fundamental para as ações que resultam nos desvios do dinheiro público – com tanta facilidade e sem punição. Mais do que nunca, o “foro privilegiado” se apresenta como uma excrescência da legislação brasileira.

E se “sempre foi assim”, como afirmam cínicos e apaixonados, não há como se legitimar o que agora está a descoberto.

Quanto ao PGR, os que lhe cobram a condição de “super-homem” precisam entender que ele será grande tanto quanto for grande a instituição que ele representa.

O cuidado que Janot tem demonstrado na análise de cada caso há de ser colocado na conta da necessidade de não vermos destruído o trabalho hercúleo e corajoso da sua turma lá no Paraná, se detectado um erro formal nas denúncias.

Tudo o que a outra turma, a dos envolvidos até o pescoço, espera, almeja e sonha.

Bancada federal adesista faz mal à Saúde dos alagoanos
Nota da Sefaz esclarece sobre impacto do reajuste da PM
  • cidadão

    Ricardo, será que só são “movimentos radicais” que o estão praticando terrorismo?

  • Momento de Reflexão

    CARIDADE

    Caridade é, sobretudo, amizade.
    Para o faminto – é prato de sopa fraterna.
    Para o triste – é a palavra consoladora.
    Para o desesperado – é o auxílio do coração.
    Para o ignorante – é o ensino despretensioso.
    Para o ingrato – é o esquecimento.
    Para o enfermo – é a visita pessoal.
    Para a criança – é a proteção construtiva.
    Para o velho – é o braço irmão.
    Para o inimigo – é o silêncio.
    Para o amigo – é o estímulo.
    Para o transviado – é o entendimento.
    Para o colérico – é a calma.
    Para o preguiçoso – é o trabalho.
    Para o impulsivo – é a serenidade.
    Para o leviano – é a tolerância.
    Para o deserdado da Terra – é a expressão de carinho.
    Caridade é amor, em manifestação incessante e crescente.
    É o sol de mil faces, brilhando para todos, e o gênio de mil mãos, amparando, na obra do bem, a justos e injustos, bons e maus, felizes e infelizes.
    Emmanuel / Médium Chico Xavier
    Livro: Viajor (extrato) – Ed. IDE

  • Imortal

    LULLA e DILLMA! Abastardos Inglórios!

  • Daniel

    Ricardo, só não me venha, por favor com o argumento de que a Petrobras é vítima nesse processo. A Petrobras, junto com os chefões políticos, é Protagonista. Seus contratos são draconianos e o poder ilimitado. Se não for tratada a culpabilidade dos atores acima citados, continuaremos no processo de mudança das moscas mas a m… continuando sempre a mesma.

  • Alagoana

    O foro privilegiado exala o odor fétido da impunidade e torna encardida a democracia, ou no caso do nosso Brasil diria “hipocritocracia”.

  • Parabenizo os Governos do PT

    Nunca tivemos a CORRUPCAO combatida qianto agora, especialmente esta da PETROBRAS que foi flexibilizada no governo FHC , atraves da lei 9478/97 , qual deixou a Petrobras vulneravel aos financiadores das campanha politiqueira do PSDB, inclusive a compra da reeleicao no CN. Hoje porque o governo DILMA esta combatendo as irresponsadidade do. governo FHC que durante seus 8 anos so aconteceu 46 operacoes da PF, com seu diretor filiado ao PSDB. Nao consigo encontrar este odio implantado pelo PSDB e seus seguidores contra OS GOVERNOS DO PT. SERA PORQUE ESTES GOVERNOS LULA/DILMA , BENEFICIAM MAIS OS POBRES E CLASSE TRABALHADORA.

  • Ednaldo da Silva Barbosa

    Aos desinformados a Petrobras tem 82000 funcionários + terceirizados e empresas prestadoras de serviços diretos.
    A Petrobras não é corrupta, 20 ou 30 funcionários foram corruptos, assim com 20 ou 30 empresários foram corruptores. Não se enganem, isso sempre ocorreu e ocorrerá. A tentação é grande, são ofertadas propinas da ordem de milhões de dólares, Não é toda pessoa que tem caráter para resistir a um assédio de um empresário que ofereça milhões para ser beneficiado em uma concorrência. O caminho será o de ter punição exemplar para corruptos (de qualquer partido) e corruptores de qualquer empresa.

  • Anti PT

    Essa pessoa que está a parabenizar os governos petistas deve ser mais um dos beneficiados nos programas de corrupção implantados nos governos Lula e Dilma.

  • J.Monteiro

    Meu caro Ricardo Mota, permita-me corrigi-lo: o ministro da justiça,( com letras minúsculas mesmo), não avisou, ele AMEAÇOU, o procurador geral-da República, Rodrigo Janot, e ele fez isso a mando do líder maior, Lulaladravaz da silva, e sua aplicada aluna Dilma lula da silva. E concordo plenamente com o internauta Daniel, a Petrobrás não é vítima, vítimas somos nós, brasileiras e brasileiros honestos, que trabalhamos e pagamos impostos extorsivos, para alimentar essa roubalheira, essa falta de vergonha oficializada pelo PT.

  • BEL

    QUEM NÃO TEM MEDO DA MÁFIA?

  • carlos

    Uma opinião fisiológica do pseudônimo Parabenizo os Governo do PT.Quem tem reponsabilidade moral com sua família e a sociedade não defende corrupção do PT X PSDB,são carniças políticas que brigam pelo poder e que se dane o povo.Parbenizo o PT,já se viu o cinísmo de comemorar a miséria do povo diga o seu nome verdadeiro e mostre que tem coragem de defender os urubus…

  • Mateus Democratico

    Esse “Anti PT” demonstra sua manipulacao infundada. Te aconselho instruir_se. Que tal o Pronatec? Conheco pessoas que recebia o bolsa familia , apos conclusao do PRONATEC deixou de receber porque encontrou emprego. Assim, aconselho a todos seguidores do PSDB que querem viver sem trabalhar, fazer o PRONATEC. Procure informacoes em midia descomprometida.ESte odio nao traz resultado positivo para o BR. Nao me informo pela Rede Globo, Revista Veja etc. MUITOS SEGUIDORES DO PSDB prezica educar-se e deixar de ser manipulado pela veja e globo. Existem outros meios de informacao?

  • O POVO PRECISA ESTUDAR!

    Parabens “Mateus Democrático” concordo contigo. Esse pessoal do PSDB que andam com o adesivo “FORA DILMA” NO VEÍCULO – muitos financiados graças aos governos do PT. A maioria estão manipulado pela REDE GLOBO, REVISTA VEJA, FOLHA DE SAO PAULO ETC!!!! E precisam-se educar-se. O PT abriu as pórtas das universidade para todos, PRETO, BRANCO, POBRES etc. Hoje não estuda quem é preguiçoso ou quer permanecer ignorante. Tambérm parabenizo aos GOVERNOS DO PT e peço respeito aos 54 milhões de brasileiros que votaram pelas virtudes e não pelo ódio e manipulação da classe seguidora da mídia hipócrita.

  • carlos

    Mateus “Democrático”,Cite as midias descomprometida desde que não seja as assessorias de imprensa do PT.Não defendo essas carniças do PSDB X PT,tenho responsabilidade com os meus filhos e a sociedade.É,briga de quadrilha onde o sujo fala do mal lavado você deve ser o Parbenizo o PT,pseudônimo faz lembrar voltaire,cujo nome de batismo era François Arouet.Vai educar-se é você…

  • Daniel

    Foro privilegiado = autorização para roubar.
    Independentemente de ser PT ou PSDB isso tem que acabar. Porque eles fazem tanta questão desse foro privilegiado?
    A resposta é clara e objetiva.

  • jose sem esperança

    Já votei no PT e cometi o maior erro da vida ! Partido corrupto ! Os companheiros famintos chegaram ao poder bastante famintos e dilaceram a Petrobrás. Quem defende o PT está mamando nas tetas do estado. Tem militantes ganhando para defender o PT nas redes sociais e em blogs, etc..com dinheiro dos desvios. Absurdo ! O PT defendendo a Petrobrás é piada! Deveria começar devolvendo os 3% dilapidado da empresa.

  • Michael

    O problema não é ser anti PT ou anti PSDB. Quer dizer que porque o PT ‘ajudou’ os pobres com uma bolsa ‘preguiçoso’ lhe dar o direito de roubar os valores que quiser e dps cobrar esse dinheiro através de aumentos de energia, combustível e outros? Podia ser o PSDB ou pode ser o PT, roubou tem que pagar, errou tem que pagar pelo erro cometido. E não venham dizer, a mais o PT ajudou muito os pobres. Parabéns ao PT porque ajudou mas agora cabe pelos roubos de bilhões cometidos.

  • Michael

    O problema não é ser anti PT ou anti PSDB. Quer dizer que porque o PT ‘ajudou’ os pobres com uma bolsa ‘preguiçoso’ lhe dar o direito de roubar os valores que quiser e dps cobrar esse dinheiro através de aumentos de energia, combustível e outros? Podia ser o PSDB ou pode ser o PT, roubou tem que pagar, errou tem que pagar pelo erro cometido. E não venham dizer, a mais o PT ajudou muito os pobres. Parabéns ao PT porque ajudou mas agora page pelos roubos de bilhões cometidos.

  • Parabenizo os Governos do PT

    Veja a ingenuidade e analfabetismo politico dos defensores do PSDB. Sao preguicosos ate para buscarem fonte confiante. A verdade nao esta na GLOBO, FOLHA DE SAO PAULO etc. Nao sejam manipulados pela midia mercenaria e hipocrita.

  • Silva Júnior

    Boa noite Ricardo. Fico triste em observar o grau de ódio exposto em alguns comentários, chego a pensar até que ponto nossa sociedade está preparada para receber apartidariamente informações sobre o desbaratamento de parte da corrupção que assola nosso país há bastante tempo. O simples passo de colher em “delação premiada” informações sobre possível crime ou desvio de um possível investigado, já dá a alguns o direito ao justiçamento antecipado sem ao menos aguardar a produção da necessária prova do delito. Realmente, fica difícil até dialogar com algum colega ou amigo sobre os últimos fatos políticos/policiais havidos em nosso país. Tudo o quanto apresentado de forma selecionada na grande mídia como suposto crime vira logo motivo de certeza irrevogável por parte de alguns, desde que, tal vazamento seja de alguém que vista a camisa de cores por ele não apreciada. Lamentável o clima hostil criado e insuflado por alguns políticos e veículos de comunicação para pintar um quadro desestabilizador no país, vejo com tristeza, inclusive, o simples fato de uma pessoa mencionar outros canais alternativos de informação ser tratado com desdém e até enxovalhado. Triste momento para nossa democracia, pessoas se portam como verdadeiros fascistas. Lamentável mesmo.

  • Claudio Franca

    Sem medo de errar, essa lista do JANOT, vai ser a maior decepção, ele ta combinado com Eduardo Cardoso, quem esperar igual ao Gurgel, pode esquecer.

  • JOBSON, DO SINDIMETAL

    Ricardo, o mais lamentável é que com o esquema de corrupção na Petrobras milhares e milhares de trabalhadores que já forma demitidos, haja vista que esse escândalo causou o cancelamento de grandes contratos de prestadoras com a estatal.
    Por isso, sejam punidos exemplarmente os culpados mas o governo e o MPF devem procurar um jeito de as empresas continuarem funcionando – sem mais corrupção, é claro – para que os demitidos logo retornem ao mercado de trabalho. Até porque, com o aumento de 6 para 18 meses na carência para a obtenção do Seguro Desemprego a coisa ficou ainda pior para lasse trabalhadora.

  • Michael

    Acho engraçado como muitos ainda parabenizam o governo do PT com tanta veemência, mas ainda não consigo entender o porque de tamanha euforia. Será que é pelo aumento da gasolina? Ou seria talvez pelo aumento da energia elétrica, que ocorrerá novamente em agosto? Se não for nenhum desses dois talvez seja por ter piorado a situação dos trabalhadores, reduzindo benefícios que foram alcatrabalhadores mesmos ao longo dos anos.
    Em nenhuma das circunstâncias anteriores vi algum ponto em que se possa favorecer os ‘trabalhores’, mas mesmo assim esse governo é o partido dos ‘trabalhadores’.
    Devia se alegrar a população com pessoas que tentam buscar a justiça, como o juiz federal Sérgio Moro, que luta de forma corajosa contra a corrupção que se instalou nesse governo. Não defendo aqui nenhuma ideologia política, como também nenhum político. Defendo um Brasil melhor, defendo uma nação justa onde quem erra paga pelo erro cometido, não devendo ser feita a justiça somente contra o pobre que rouba por não ter condições de sobreviver. O pobre quando rouba, rouba de um pra sobreviver. O político quando é corrupto, furta de vários não somente o direito a educação, a saúde, a moradia, mas rouba também sonhos de toda uma população carente de terem dias melhores.

  • carlos

    Parabenizo os(corruptos)do governo do PT,ninguém nestes comentários está defendendo o goveno do PSDB,você que é pago só para escrever nas redes sociais par tentar confundir a opinião pública.Anônimo pessoa que fica no escuro e tem medo de revelar sua indentidade em alguns casos pode ser necessário.No seu caso é um dissimulado com tem vergonha de se apresentar diante da familia e dos amigos, que você trata com falsidade…