O advogado, professor da UFAL e integrante da Banca Nacional Examinadora da OAB, Fernando Falcão, é o convidado do Ricardo Mota Entrevista, deste domingo (às 9h da manhã), na TV Pajuçara.

O tema da conversa é dos mais controversos: o fim da obrigatoriedade do exame da Ordem.

A matéria pode entrar na pauta da Câmara Federal a qualquer momento. O autor do Projeto de Lei que acaba com o processo seletivo de ingresso na profissão que atrai milhões de brasileiros para o curso de graduação é exatamente ele: o deputado Eduardo Cunha, presidente da Casa.

Falcão, de fala mansa, mas contundente, fala da repercussão na sociedade brasileira caso o projeto seja aprovado.
Os números são astronômicos.

Qual a motivação no “nobre parlamentar” para extinguir o filtro de qualidade na advocacia?

O advogado explica.

Que benefícios o exame da Ordem traz ao país?

Também está lá, na entrevista.

Domingo, às 9h, na TV Pajuçara.

Impacto do reajuste da PM é o dobro do esperado pela Fazenda
Empresa de vigilância afastada da Educação é do deputado Chico Tenório
  • henrique

    Advogo a 5 anos e tem muito advogado que nunca fez a prova porque nao existia, creio inclusive que o nobre colega dr. Fernando falcao nao prestou o inconstitucional exame. Quem filtra o profissional é o mercado, e nao meia duzia de pessoas com medo da concorrencia. Quem garante que passa quem estuda? Ja que existe um filtro nesse exame, um absurdo! Tem muita gente desempregada precisando trabalhar, conheço pessoas que entrou em depressão por saber que a prova nem é corrigida, essa filtragem é feita de forma drastica e nao é correto essa ditadura feita pela oab. Engenharia, medicina, veterinaria, nutricao, etc. Por que so o profissional da advocacia tem que prestar esse nefasto exame? Nao mede capacidade de ninguem.

  • divacipolicia

    Meu nobre repórter, será que a OAB um dia vai informar o quanto arrecada com o exame de ordem, nunca vi um apresentador ou outro profissional de comunicação perguntar sobre esses valores, se quer que o Brasil seja passado a limpo, primeiro a OAB NACIONAL tem que ser limpa

  • joana

    Sou professora de direito em 2 faculdades aqui em maceio, tenho 58 alunos, na minha materia desses alunos 24 foram aprovados.
    Sou um otima professora, por isso que so passa quem sabe. Nao concordo com exame da ordem! Dr. Falcao, nos professores somos o espelho do curso nao so em direito como em todas as profissoes, esse exame é pura ditadura, o direito nao é assim, a culpa nao é do aluno e sim do professor, se tem que castigar é as faculdades e nao os alunos. Pura hipocrisia defender esse exame que acima de tudo é inconstitucional nos moldes de hoje e de ontem.

  • davison

    Quem bom se a proposta passar, contratar um advogado será mais barato que gastar em bordéis, sendo que as meninas das tais casas de intertenimento adulto, são mais dignas que muitos bachareis!

  • pedro

    O deputado eduardo cunha tem um arsenal de provas contra o exame e varios advogados. Tem que existir uma grande mudança na oab nacional e suas seccionais, nao existe advogados dedicados na ordem e sim varios politicos usando a instituição para se promover. A desculpa da oab é que ganhava bem mais se todos fossem inscritos na ordem, porem, o dinheiro da inscrição nao tem fiscalizacao de nenhum órgão federal, assim, ninguem sabe onde vai mais de 80 milhoes todos os anos. Está estampado nos jornais a apropriação indebita do presidente da oab nacional do dinheiro de terceiros, pergunto ao dr. Falcao, por que o exame da ordem nao acaba com tanta corrupção nos quadros da oab?

  • Givanidlo

    Enquanto o mercado se encarrega de filtrar, quem sofre? O povo, que infelizmente é vítima da má qualidade do nosso ensino e consequentemente de maus profissionais que fizeram um curso de qualquer jeito apenas com intuito de ganhar dinheiro, pois se rearealmente tivessem se dedicado a aprender não teriam problema em passar no exame.

  • henrique

    Senhor davison, o senhor conhece jose dirceu? A oab acatou uma carteira para ele. Conhece o senhor furtado? Presidente nacional da oab, se apossou do dinheiro de pessoas carentes. O senhor conhece o advogado que articulou fuga em massa de um presídio em maceio? O senhor sabe quantos advogados estao envolvidos no maior escandalo de corrupção do pais? Nao estou defendendo nem A nem B, estou defendendo a OAB. Nos advogados decentes, nao merecemos o quadro que se encontra nossa instituição, na proxima eleicao para presidente da seccional alagoas eu vou me candidatar para fazer uma auditoria na caixa de assistência dos advogados. Vivemos um caos na oab, o deputado eduardo cunha tem provas consistentes contra varios advogados e o proprio conselho federal. Nao existe em lugar nenhum, passar mais de 80 milhoes todos os anos e nenhum orgao fiscalizar esse dinheiro.

  • Cauteine Monteiro

    Concordo plenamente com a extinção do exame da OAB pois os que ficam a favor desta ditadura talvez se fossem fazer a prova não seriam aprovados.

  • bbacharel

    O exame de ordem nos moldes de hoje é um meio de arrecadação extra que a oab impõe. Não existe outra profissão que para seu exercício tenha que passar em uma prova subjetiva de valor correcional tão injusta. temos que observar que a academia é a maior prova de capacidade e ao terminar o curso o belo deixar de ser estudante e estagiário para despregado. Ou seja, uma pessoa capacitada sem emprego que só aumenta os índices negativos de pobreza. Excluindo assim ainda mais o bacharel do exercício do direio.

  • Cavalcant

    Existe filtro de qualidade para as pessoas que se formam em Medicina, Engenharia, Odontologia etc ? . O Deputado Eduardo Cunha está corretíssimo, não há sentido esse exame da ordem, ademais quem não tem competência não vai se estabelecer, será que os profissionais de outras áreas estão preparados para o exercício da profissão ? Taí os exemplos de navios da Petrobrás explodindo, viadutos desabando, prédios caindo (engenharia), erros médicos e cirurgias desnecessárias (medicina e odontologia). Péssimos profissionais existem em todas as áreas a OAB deve se preocupar com antecedentes e advogados envolvidos em crimes.

  • Alan

    Sou estudante de Direito, um dos cursos mais lindos e apaixonantes do Brasil e porquê não do mundo?
    Mais que ultimamente vem sendo desvalorizado por conta desse reserva de mercado chamada exame de ordem , sabemos que seria muito mais proveitoso que esse tal exame, que bacharel em Direito pudesse fazer uma residência jurídica como aquela que os estudantes de medicina fazem para poder exercer a profissão, já que a OAB só se preocupa em arrecadar milhões todos os anos o bacharel residente poderia contribuir com uma quantia enquanto faz a residência, assim ninguém sai perdendo e aí sim se melhora a qualidade dos profissionais, é com a prática que se aprende de verdade. Fica a dica!

  • A.S.Marques

    Nada mais justo pois se não há para os demais cursos , porque só no curso de Direito ? pergunto e respondo de pronto, que é pela MINA DE OURO QUE SE TRANSFORMOU O EXAME DA OAB,SÃO VÁRIOS MILHÕES DUAS OU TRÊS VEZES POR ANO AMIGOS.Veja que incoerência .somos todos iguais perante a Lei……já começa a desigualdade logo quando nos formamos, pois no curso de Direito o que podemos fazer é mudar uma situação juridica de qualquer cidadão para melhor ou pior devido a varios fatores ,entre eles pela incompetência mesmo com a CARTEIRA DA OAB.Vejamos os médicos nada contra eles não terem essa peneira,porém,eles LIDAM DIARIAMENTE COM A VIDA DOS SERES HUMANOS E COMO APRENDEMOS NO PRÓPRIO CURSO DE DIREITO ,A VIDA É O BEM MAIS PRECIOSO DO SER HUMANO…vejam quanta incoerência ,ou tem para todos , ou para ninguém…..

  • Marcelo

    Esse exame da OAB virou milionária fonte de renda para a OAB que nada faz para melhorar a assistência aos advogados, o fim dessa aberração é importante para a classe.

  • JOSÉ

    SÓ QUEM APROVACOM ESSE EXAME É QUEM ESTÁ MAMANDO NA TETA DA OAB. NÃO HÁ EXPLICAÇÃO PARA EXERCER A PROFISSÃO DEPOIS DE GRADUADO PASSAR POR UM FILTRO, UMA VERDADEIRA CAIXA PRETA. NÃO TEM FISCALIZAÇÃO, NÃO TEM PRESTAÇÃO DE CONTAS E VIROU UM FILTRO DE MERCADO. QUEM NÃO TEM COMPETÊNCIA, NÃO SE ESTABELECE. QUEM SABE ONDE E A QUEM ESTÁ SENDO FINANCIADO COM OS VALORES ARRECADADOS PELA “ORDEM”? QUEM SOUBER SE PRONUNCIE… VERGONHA, UMA VERGONHA…