O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deve apresentar esta semana o pedido de abertura de inquérito contra os políticos detentores de mandato envolvidos na Operação Lava-Jato.

Caberá ao ministro Teori Zavascki decidir se acata ou não o pedido.

No caso do senador Collor, é importante lembrar, ele já determinou a abertura de inquérito em decorrência dos recibos de depósitos que teriam sido feitos por Youssef nas contas do ex-presidente, um “achado” da PF.

Essa é a lista mais aguardada de “celebridades” nacionais. Ainda que não se saiba exatamente o quanto elas, em parceira com as empreiteiras, surrupiaram dos cofres da Petrobras, que é a grande vítima do esquema criminoso.

Sejam quais forem os partidos envolvidos, e alguns já conhecemos, não deve haver espaço para escapatória fora da legalidade.

O caso é – e deve ser continuar a sê-lo – de polícia, com suas consequências na Justiça. Mas o seu reflexo político é inevitável.

A relação promíscua – e criminosa – de alguns dos poderosos da República com empresários picaretas pode ter na Lava-Jato a tradução mais evidente, pelo nível de detalhamento a que já chegaram a PF, o MPF e a Justiça Federal.

Quais serão os alagoanos “premiados” com a denúncia?

Todos queremos e precisamos saber.

O discurso cínico de que “política é assim mesmo” é exatamente isto: cínico.

Da mesma forma, a demonização de um ou dois partidos em nada nos levará ao essencial: reduzir drasticamente a ação de marginais nos cofres públicos.

As denúncias, assim esperamos, devem vir recheadas de provas não apenas testemunhais. O mapeamento da atuação da quadrilha, imagina-se, foi feito cuidadosamente, até para evitar o que os grandes escritórios de advocacia contratados pretendem: a nulidade das investigações

Qual o tamanho de Alagoas no esquemão?

Acredito que, proporcionalmente, poucos estados brasileiros terão condições de competir com a nossa turma.

Bancada de Rui Palmeira não tem voz ativa na Câmara Municipal
Quatro rodas e um destino
  • Daniel

    Ricardo dificilmente isso vai dar alguma coisa. Nós precisamos fazer o dever de casa enxugando o TC, o TJ e a Assembleia.
    Basta tirar quem não trabalha que esse estado enriquece da noite para o dia.
    Tem que acabar com cabide de emprego em todos os níveis, além desses, município e estado tem que terminar com aquele cidadão que não trabalha, apenas recebe.

  • Daniel

    Prezado Ricardo,
    Só discordo do argumento de que a Petrobras é vítima. É também protagonista, pois é a responsável pela elaboração dos projetos, orçamentos, contratos e liberação de pagamentos. Toda a corrupção ocorreu com a conivência de seus funcionários e sindicatos. Os funcionários votaram maciça e bovinamente nesse governo que promoveu a tunga na empresa. E enquanto essa empresa for estatal, esses eventos continuarão a ocorrer.

  • Momento de Reflexão

    LIBERDADE

    É normal o empenho do cidadão em favor de sua libertação, passo esse valioso na conquista de si mesmo.
    A violência, porém, jamais oferece a liberdade real. Arranca o indivíduo da opressão política, arrebenta-lhe as injunções caóticas da sociedade injusta, favorece-o com terras e objetos, salários e haveres.
    Mas isso é conquista de natureza diferente, nas áreas das necessidades humanas. Talvez seja um meio para a realização do próximo passo, que é o autodescobrimento.
    A violência retém; não doa e abre sempre perspectivas para futuros embates.
    A liberdade consolida-se à proporção que o homem se autodescobre e se conscientiza, percebendo os próprios valores.
    A liberdade começa no pensamento, como forma de aspiração do bom, do belo, do ideal que é tudo que fomenta a vida e a sustenta.
    Há liberdade quando se ama conscientemente, por ser uma atitude perante a vida. Não há quando se engana, impõe e atraiçoa.

    Joanna de Ângelis / Médium Divaldo Franco
    Livro: O Homem Integral (extrato) – Ed. LEAL

  • BEL

    QUEM ACREDITA EM VERDADE QUANDO O ASSUNTO É A MALDITA POLÍTICA?

  • jose carlos profirio

    Ricardo, eu leio quase todos os teus comentários, quando é na TV, deixo de comer pra te ouvir, admiro tua bravura; com relação a este que acabo de ler e em seguida comento, é a mais pura das verdades, quando você fala em discurso cínico dos políticos, são verdadeiramente uns cínicos, e digo mais, desmoralizados sem vergonha. A PF, o MPF a Justiça Federal e mais outros órgãos de fiscalização, têm feito um excelente trabalhos em suas buscas, acontece amigo, que quando chega lá nos tribunais começa a vagabundagem de alguns Ministros e, nada aconntece, é uma lástima.

  • Junior Gama

    Prezado Ricardo,

    A única coisa que discordo do seu texto é que a grande vítima do esquema criminoso não é a Petrobrás e sim o povo honesto brasileiro, que inclusive é a maioria. O esquema para financiamento de políticos e enriquecimento ilícitos acontece em praticamente todos os órgãos, principalmente aqueles em que a indicação de uma diretoria é “política”.

    Algumas coisas podem mudar sim, caso o congresso tenha coragem para fazer uma verdadeira reforma política: proibir financiamentos de campanha ou limitar um teto para doações, o voto deixar de ser obrigatório e passar a ser distrital, tirar as urnas eletrônicas e algumas outras mudanças.

    Sem uma verdadeira reforma, dificilmente os ratos deixarão as estatais e esses escândalos serão cada vez mais frequentes. Se abrir a caixa preta do BNDES, da CAIXA e do BB ai sim vão ver o que é dinheiro desviado.

    Quanto aos políticos alagoanos envolvidos, não me restava nenhuma dúvida que todos eles estão até a medula envolvidos.

    Mas ainda acredito nesse Brasil, ainda acredito em pessoas honestas e políticos que possam fazer a diferença.

    abraços,

    Junior Gama

  • Tadeu Baroli

    Concordo Ricardo com tudo que foi dito, e principalmente quando “falas” que poucos poderiam concorrer com a nossa turma. Me pergunto: até quando Alagoas vai continuar elegendo essa turma podre para representá-la ? acredito ser esse o grande mal.

  • Há Lagoas

    Sem querer misturar alhos com bugalhos…
    No Sermão da Montanha tem um versículo interessante:
    “Bem aventurado os que tem sede e fome de justiça, porque serão fartos”. Deixando o Reino dos Céus de lado…
    Sei que não se refere a nosso judiciário, não vai ser dessa vez que veremos a verdadeira justiça, pois em se tratando de Brasil, ainda continuaremos por um longo e tenebroso caminho do faz de conta! Não estamos tratando de cidadãos comuns, mais de uma classe privilegiada por essa República que insiste em nos presentear com o triste espetáculo da conivência entre poderes.
    Se houver justiça, Brasilia fecha!

  • ze sonhador

    Discursos filosóficos nada resolve, temos que ter uma bandeira de luta popular, não patrocinada ,mas popular contra a impunidade, seja quem for da presidenta a um mendigo roubou um real tem que devolver dois essa sim ser a punição, prejuízo as bandidos. Não a sociedade, alem de não superlotar os presídios. Direito iguais para todos indistintamente, não tratar iguais os iguais.

  • carlos

    O meliante,comete um assalto é preso.O político comete corrupção é referenciado como uma pessoa inteligente e não vai preso.Olha,leitores desse blog,tem um político que foi prefeito por 8 anos onde sua família reina e hoje é deputado federal,vai a missa com a esposa e filhos com um terço na mão.O cinísmo não é só na campanha o teatro desse jovem deputado qua já sonha em ser uma dia governador por Alagoas é uma rotina.

  • Nado

    NA PROXIMA ELEIÇAO ELES COMPRAM VOTOS E VOLTAM. FELIZES E CADA VEZ MAIS RICOS.

  • Mais do Mesmo

    Quem tem veia de esquerda, vem sempre com o papo de que não podemos demonizar um partido só, com a nítida intenção de tentar proteger o “tadinho” do PT. Quanta inocência. A questão, que os “esquerdistas” tentam fazer esquecer, é que o PT sempre desceu a lenha nos 300 picaretas, nos políticos da “direita”, e se dizia portador de uma nova conduta pra dirigir municípios, estados e o Brasil. E quando os admiradores de Fidel chegaram ao poder, o que fizeram ? Corrupção, dslumbre, bens materiais, vinhos caros, amantes etc. Tudo o que a “direita” amaldiçoada por eles fazia. Ora, jornalista/blogueiro, todos sabemos que se um padre, que prega a virtude e condena os atos dos pecadores fizer o mesmo, a carga de vergonha e cobrança vai ser muito maior mesmo. Ele vai ser “demonizado” mesmo, porque apedrejava os outros sem clemência. E o que dizer de um juiz que é pego roubando, após fazer sentenças em que esculhambava com marginais e cobrava deles conduta irrepreensível ? Pelo amor de Deus, vamos deixar de argumentação parcial. O PT merece ser demonizado sim, pela decepção e mentira que trouxe tanta desesperança ao povo brasileiro, que agora não tem mais fé nem na “direita”, e a “esquerda”, que vinha pra nos redimir, está mesmo é dando aula de falta de ética, de vale tudo pelo poder, de apadrinhamento, aparelhamento do estado, nepotismo, 20.000 cargos comissionados, 39 ministérios, esquemas meticulosos e frios de corrupção pra encher os cofres do partidos, populismo dos coronéis nordestinos de outrora e por aí vai.

  • José Carlos de Oliveira Simões

    Que maravilha, que esta semana será dado publicidade aos ladrões da operação lava a jato. O que espero é que o povo alagoano tome conhecimento de quem são os parlamentares que estão surrupiando o dinheiro da Petrobrás. Uma coisa é certa e já sabemos, que teremos mais uma vez a presença do senador COLLOR, como recebedor de alguns depósitos nas suas contas, com provas documentais e testemunhais, os seus fãs terão mais essa grande decepção. Vejamos quem são os outros.

  • fred

    Não é possivel, alagoanos envolvidos, será que é verdade, agora se tiver dinheiro , então é verdade.

  • de olho

    Ser politico corrupto nesse pais é uma questão de Status!

  • JEu

    Realmente é muito bom que se dê nomes aos “bois” (sem querer fazer qualquer trocadilho ou fazer referência à manada da região de Murici) da lava-jato. É importante que os tais envolvidos venham a ser devidamente identificados e divulgados na mídia para que todos tomem conhecimento de maneira indiscutível. Porém ainda permanece uma dúvida atroz em minha mente: será que vai adiantar? Será que o “povão” vai se importar? Ou vamos ver, nas próximas eleições, os mesmos nomes de novo serem (re)eleitos?… Triste Alagoas, pobre Brasil…

  • GOVERNADOR RENAN FILHO.

    Governador RENAN FILHO, é o grande momento político de ALAGOAS, temos na presidência do Senado Federal seu pai senador Renan Calheiros, no governo de Alagoas o jovem economista Renan Filho, da região de Coruripe outro jovem político deputado federal Max Beltrão, todos da base aliada da presidenta Dilma Rousseff, para trazer o grande passo do desenvolvimento regional que é o ESTALEIRO de CORURIPE, que certamente irá gerar cerca de 30.000 postos de trabalho diretos e indiretos.
    Vamos lá governador RENAN FILHO, que além de ser um grande economista, é um grande político da nova geração e tem como resolver o problema para uma ALAGOAS mais desenvolvida. PENSAR GRANDE.
    P/Arabutan

  • Consigliere Alagoano

    .
    Para este velho Consigliere, a revelação dos NOMES, só será uma CONFIRMAÇÃO “Oficial”…
    .
    Pelo Histórico de cada um, seria “estranho” não terem participados, mas eles não se fizeram de ROGADOS…. meteram a mão….. claro.

  • José Pereira Lima

    José Agripino Maia, presidente do DEM, junto com Demóstenes Torres, Privataria Tucana, Compra de votos para reeleição de FHC, BANESTADO, GUATAMA, etc, etc, é por isso que a oposição não possui credibilidade para vencer o PT em eleições. Agora ficam esses hipócritas alagoanos esculhambando com o PT. Vão se catar, puxa sacos de taturanas, gabirus, sanguessugas.

  • Joao Miranda de Oliveira Filho

    Ou meu grande jornalista estamos todos anciosos para ver essa lista . Que bom que temos jornalista como voce, que tem coragem para faze-lo . Tenho certeza que serão todos divulgados .

  • Raiolive

    SÓ PODERIA SE CHAMAR ZÉ PEREIRA!!!!

  • Amaro

    Politicos alagoanos, ladrões ou não, são blindados, imunes e insuscetiveis de hospedagem prisional por mais de 30 dias. Gabirus ou Taturanas.

  • Eduardo

    Mais um saco de maldade da Dilma depois da eleiçao, minha filha recebe Bolsa para pesquisa na Ufal, no valor de 400 Reais, ou seja praticamente meio salario minimo, depois que o Ministerio da Educação atrasou o dinheiro do Pronatec desde de Outubro, so pagou em fevereiro o salario dos professores de Outubro, agora a maldade se voltou contra os bolsista da ufal, a Dilma nao o mes de Janeiro que venceu em Fevereiro e avisaram que so vai sai em Março, detalhe a maioria dos bolsista são pobres do interior que agora estão devendo nas pensões de estudantes, nos mercadinhos, sem pagar conta de luz, e agora estão indo atras dos pais que muitas vezes ganha um salario minimo no interior. Quanta malvadeza Dilma os estudantes pobres.

  • Claudio Franca

    Ze Pereira lamento informar que seu texto tem grave erro de Portugues mostra o nivel dos eleitores do PT, segundo pelo que vc fala vcs do PT nao querem ficar na cadeia sozinho rsrsrsrsrs querem levar outros politicos da oposiçao para penitenciaria para fazer companhia, veja o nivel que esse partido chegou!
    Eu lembro do velho PT, quem te viu quem te ver!

  • Pedro Rufiaumm

    O choro por aqui é grande, berram mais do que bode embarcado. Tudo porque estão fora do governo do Estado, há muito tempo do governo federal, e, quer ver a peste, é quando saírem da prefeitura de Maceió.

  • carlos

    José Pereira Lima,sua defesa do PT é hilária diz com todas as letras o PT,pode roubar.PT X PSDB,farinha do mesmo saco e querer justificar que todos roubam é não acreditar que existe homens de bem.

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    DE ANTEMÃO , QUERO MANIFESTAR A MINHA SURPRÊSA
    NO QUE PRESUMO SER UM INSIGNIFICANTE NÚMERO DE POLÍTICOS ALAGOANOS ATOLADOS EM UMA FUNÇÃO ESCABROSA NA QUAL SEMPRE PONTIFICARAM
    ATRAVÉS DO HISTÓRICO POLÍTICO DESTA LAMACENTA
    NAÇÃO . . . QUE SE DEEM OS NOMES AOS PREDADORES ( OS BURROS SOMOS NÓS ! ) ÔMI !

  • José Pereira Lima

    Os que choram aqui, neste muro de lamentações, não estão preocupados com a verdade sobre a corrupção no Brasil ou em Alagoas. Posso assegurar, NUNCA SE ROUBOU TÃO POUCO. Hoje, a transparência e os mecanismos de controle das contas públicas, criados a partir do governo do PT, permitem saber quem é quem na política. Vejam o exemplo de Agripino Maia e Demóstenes Torres, dois espertalhões que faziam os chorões , daqui, vibrarem, corruptos, corruptos isso sim, é o que são. Quanto ao Impitiman, eu não vou dizer porque tenho educação e a coluna de Ricardo merece respeito.

  • Silva

    Assim: “de todas as vocações, a política é a mais nobre. Vocação, do latim vocare, que quer dizer ‘chamado’. De todas as profissões, a profissão política é a mais vil”. (Rubem Alves – Política e Jardinagem). O desapontamento com os rumos que a política tomou é a essência do texto escrito pelo filósofo citado. Não muito diferente, o autor deste blog, um dos melhores jornalistas brasileiros e analista político, também deixa, as vezes, aflorar seu sentimento. “Da mesma forma, a demonização de um ou dois partidos em nada nos levará ao essencial: reduzir drasticamente a ação de marginais nos cofres públicos”. Ou seja, pelo que entendi, existe uma centralização entre dois partidos, tanto pela busca de poder, quanto pelas acusações oriundas do acesso ao poder. Enquanto isso, ficamos discutindo qual dos dois partidos é isso ou aquilo, sem perceber que a política brasileira é um quadro complexo formado por mais de 30 partidos, cada qual com uma perspectiva de poder.