Por telefone, o deputado federal Pedro Vilela, em primeiro mandato, se pronunciou sobre o veto da presidente Dilma Rousseff ao reajuste – insignificante, ressalte-se – de 6,5% da tabela do Imposto de Renda:

– Vou votar pela derrubada do veto. Não tem sentido punir os assalariados. A cada reajuste abaixo da inflação, o governo só aumenta o corte nos salários. Cobra mais de quem já paga.

Como o blog já mostrou, com base nos cálculos do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal, a defasagem na correção da tabela do IR já superou os 64%, se acumulando desde o governo Fernando Henrique Cardoso até os dias de hoje. Transfere-se, assim, a responsabilidade pelo mau uso do dinheiro público aos que vivem do seu trabalho.

Ontem, a presidente voltou a afirmar que só admite um reajuste de 4,5% no IR. Está dentro do “pacote de maldades” pós-eleição.

Numa declaração reveladora, ela afirmou à imprensa: “Nunca deixamos de esconder que seria 4,5%”.

Certo, foi um ato falho, mas que dói, dói – no bolso dos assalariados, principalmente.

A matéria deve ser votada por deputados e senadores até o dia 4 de março, quando passa a trancar a pauta do Congresso Nacional.

Ninguém sequer menciona a possibilidade de discurtir o imposto sobre grandes fortunas, bandeira histórica da esquerda brasileira, ou o imposto sobre herança, um dos principais tributos dos EUA, que estão longe de ser o país da igualdade social. É mais fácil tirar dos que não podem – ou não sabem – reagir.

Em tempo: esperamos a manifestação dos demais integrantes da bancada de Alagoas.

Quatro rodas e um destino
Leituras.com, domingo, na TV Pajuçara
  • JEu

    Parafraseando uma canção popular, tema de uma novela, digo: “PT, mostra a sua cara…”. Tá aí mais um duro golpe no trabalhador brasileiro… Quem votou no PT agora tem mais um motivo para ficar decepcionado… Ainda bem que eu não votei neles… Aliás, desde o primeiro governo Lula que passei a não acreditar neles…

  • roose

    Sr. deputado o seu discurso relativo a tabela do IRPF tem um forte apelo junto ao eleitor assalariado, porém , quando o PSDB se encontrava no poder praticou as mesmas injustiças. Portanto, espero bastante lucidez ao povo brasileiro que os projetos políticos do PT e do PSDB sejam rechaçados nas urnas e que tentamos, através do voto, CONSTRUIR um novo padrão de se fazer política nesse pais.

  • Frederico Farias

    A palavra, agora, está franqueada ao ex-eletrotécnico, ex-urbanitário e atual deputado-taturana.

  • Leitor Crítico

    Eu sou a favor do Imposto sobre Grandes Fortunas, poara quem tem mais de R$ 50 milhões, mas como a Rede Globo é contra, não teremos essa medida, já adotada em repúblicas bolivarianistas, como Estados Unidos e França. [Modo irônico ligado].

  • Barbosa

    Deputado Paulão se manifeste, se o senhor fosse oposição já teria botado a boca no trombone.

  • Martinho Pinheiro

    PT e PSDB se merecem. Os tucanos são incompetentes ao ponto de plagiar a política oposicionista do PT, que por vez destrói suas bandeiras. O papel está trocado! A CPMF que o diga. Esse jogo de cena é eterno na política. Complicado é achar que o PSDB é o caminho da salvação, como o PT já foi um dia.. triste fim.

  • Romão

    “Que mentira, que lorota boa!” Lembra dessa cantiga de roda Ricardo? Pois é, esse é o governo justo, verdadeiro e que veio para acabar com a miséria, quá, quá, quá, quá, quá (rsrsrs).

  • Jose Carlos

    Essa dilma e êsse pt se demorarem mais um pouquinho acabam com o BRASIL.Vamos ficar iguais a Bolivia e a Venezuela.

  • Daniel

    Fato é que se o Brasil vai mal, Alagoas mais ainda, temos influentes politicos no cenário nacional e quase nenhum resultado prático que seja do interesse da população! Rotatoria da Federal um stress, Santa Mônica um horror, Canal do sertão balela, Assembléia Legislativa vergonhosa, TC AL vergonhoso, Justiça (desembargadores) praticamente duvidoso, …, vai demorar um pouco, mas as pessoas estão acordando!

  • Pedro Tenório

    Senhor Ricardo Mota, use seu espaço para informar e defender os alagoanos menos favorecidos.

  • HSilva

    A tabela está correta, errado se chegar a atingir o que ganha até dois salários mínimo. O povo deve cobrar é que se aplique corretamente esse imposto. Vamos exigir que aplique a política Canadense ( exemplo: saúde, educação, etc.)

  • Ferro

    Caro internauta Barbosa. Estou com você quando pede ao Deputado Paulão para se pronunciar. Não só Paulão. Mas todos do PT que quando oposição neste pais, sabiam como poucos criticar e emperrar o andamento já pouco eficiente do congresso.
    O PT pra mim não passou de uma ilusão. Que acordei no primeiro governo Lula. Quando inocentemente achava que ele como um trabalhador assalariado poderia dar um jeito neste pais.
    Ao invés disso. Se arrumou, e aos seus. Abocanhando o que pode para encher o seu bolso e dos seus quadrilheiros!!!

  • carlos

    O deputado Pedro Vilela só acha qua pune os assalariados por que é do PSDB.JHC,sim este tem postura.Paulão é pau mandado e vai votar contar os trabalhadores.Collor,vai defender os cargos que tem na espera federal e votar contra os trabalhadores.Renam vai ouvir os reclamos da Dilma,vota contra os assalariados.Mauricio Quintela,esse nem se fala vai votar pelos os incentivos motivacionais que o planalto vai lhe oferecer é contra os assalariados.Max Beltrão,não precisa dos assalariados para se eleger vota contra os trabalhadores e com o terço na mão reza pelos seus pecados e pede perdão para tirar o fardo pesado que carrega nas costas.Carimbão vota com o diário da união com as nomeações do seu coração….