A Assembleia Legislativa tratou, ao modo, de colocar o prego no caixão em que já, já, vai jazer 2014.

Ao tirar da 17ª Vara Criminal da Capital a competência de processar os criminosos de colarinho branco, os deputados mostraram o medo, com manifestações gastroentéricas, que carregam das instituições quando elas funcionam como devem.

Para eles, nada melhor do que um arrumadinho (ainda que sem charque).

A 17ª agora é um leão desdentando: só pode comer papa e tomar sopa.

Finda, afinal, um ano duro de atravessar.

Eis que 2014 revelou a insuspeita fúria de tantos brasileiros que se imaginavam civilizados, mas que não perderam a oportunidade de arreganhar os dentes – via redes sociais -, em inequívoca manifestação de ódio, dirigida a amigos queridos que ousaram discordar de suas posições políticas.

Passou com a eleição? Qual o quê!

Depois que a fera sente o gosto de sangue, adeus afetos e #amizadesincera.

O ano acaba, e com ele se encerra o governo de Vilela.

Foram oito anos de ações e inações negativas e positivas, também, mas a marca que fica para o desfecho da festa é a nomeação de Fernando Toledo para o TC.

Deixemos para a história o julgamento do que se passou, no conjunto, nesses últimos anos. Acho, entretanto, que não foi tão desastroso como pensa a maioria dos alagoanos, nem tão maravilhoso como pensa o próprio Vilela.

Que venham Renan Filho e sua trupe, que podem nos emocionar, fazer rir, até, ou replicar a velha tragédia caeté, com seu enredo em que os índios só morrem e a cavalaria passa sob aplausos e apupos.

Eu?

Paro porque preciso continuar.

Até o final de janeiro, estarei em atividades que podem até não fazer a felicidade da maioria dos mortais, mas que me trazem, de novo, a sensação de que ainda tenho alguns gravetos para manter o fogo aceso.

Se tudo der certo, em fevereiro volto para este espaço, para o rádio e para a televisão – tudo aqui no PSCOM.

Ótimo 2015 para todos.

O jornalista Ricardo Mota está em férias
Vilela assina nomeação de Fernando Toledo para o TC
  • Gustavo Pinto

    Boas férias e feliz 2015

  • José Adelfo Dantas Chaves

    Essa da GRANDE ASSEMBLÉIA(deveria ter outro nome) tirar o poder da 17ª Vara de não poder processar os de colarinho branco, nada mais é do que uma confissão pública do que poderá ocorrer daqui para frente, pois vai a pergunta: quem os processará? O Papa.

  • PAULO GOMES

    Até que ponto chega o poder do crime organizado! não se pode vencer o crime organizado quando ele vem de cima para baixo. Os verdadeiros criminosos estam no auto poder dos governos e não é de estranhar que essa ALE votase de outra forma. Fica aqui o meu repúdio……………

  • Cesar

    Ricardo, boas Férias! A Vilela, se responsabilize no julgamento que há de vir na consciências dos alagoanos civilizados!!!

  • Momento de Reflexão

    QUEM SABE …

    Não se atribua a posse exclusiva da verdade.
    – Quem sabe discernir descobre fragmentos e expressões da verdade em toda parte.
    Poupe-se de parecer mais do que é.
    – Quem sabe conhecer-se está informado de que há pessoas mais e menos dotadas, portanto, melhores e piores do que ele próprio.
    Nunca se suponha indispensável.
    – Quem sabe servir não ignora que está produzindo sempre a benefício de si mesmo.
    Elabore seus programas com antecipação.
    – Quem sabe ser prudente está preparado tanto para o êxito como para o insucesso, mantendo-se tranquilo em qualquer circunstância.
    Não sucedendo o seu trabalho conforme você esperava, conserve a serenidade.
    – Quem sabe manter-se calmo ante o imprevisto supera o problema e domina a situação.
    Você abraça uma filosofia existencial que afirma a sobrevivência após a morte.
    – Quem sabe disso deve estar preparado a todo o momento, porquanto, vivendo hoje com elevação, amanhã prosseguirá com felicidade.

    Marco Prisco / Médium Divaldo Franco
    Livro: Sementes de Vida Eterna (extrato) – Ed. LEAL

    ÓTIMO 2015, PARA VOCÊ RICARDO.

    Na tentativa de “aliviar” um pouco nossos corações e mentes, com um turbilhão de notícias desagradáveis, vindo da política, de nossa economia, na área de segurança e vinda de outros setores, postei algumas mensagens, no intuito tão somente de transmitir algum conforto àqueles que se propuseram a ler, trazendo esperança e otimismo.

    Muito obrigado Ricardo Mota.

  • Claudio

    Vamos ver o primeiro teste do Renanzinho com essa lei da 17 vara, que não pode julgar os deputados. Vamos ver se ele vai vetar essa clausula ou vai aprovar do jeito que veio, a bancada da bala da assembleia vai gostar muito se ele aprovar sem veto. O povo de Alagoas aguarda com expectativa !

  • jobson

    Essa turma não estar bem intencionada, como aprontaram algo errado, estão com medo da 17ª Vara. Foi pra isso que votei?

  • EDEILSON DE LIMA

    Cadê os movimentos sociais, viajaram para Brasília! “E agora quem poderá nos defender?” Veta governador!!!

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    MATÉRIA , VOU LHE DESEJAR LEVIANAMENTE , COM HI-
    POCRISIA , UM FELIZ ANO-NOVO , POIS , COMO BEM O SABEMOS , “A VACA” VAI ATOLAR MAIS UNS ( CENTÍME-
    TROS ? ) . . . (MILÍMETROS ? ) NESTE POÇO SEM FUNDO
    ASSAZ RESILIENTE , QUE SE CHAMA ALAGOAS , A NÃO
    SER . . . PARA OS MESMOS !. . . ABJETOS E INSACIÁVEIS
    LACTENTES , QUE NUNCA DESGRUDAM DO PODER . . .
    NEM A PAU , JUVENAL !!! E VIVA O ANO DA DESESPERANÇA ! ÔMI ! QUEM SOBREVIVER , VERÁ !!!

  • Alan Jorge

    Ricardo, creio eu, ainda, que nada está perdido.
    Você comentou sobre papa. Pois bem, se o Judiciário e o Ministério Público não se impor, se essas instituições que são, um dos pilares da democracia, no que tange ao Estado Democrático de Direito não mostrar para que veio, ou seja, sem parentelismo, apadrinhamento, promiscuidade e covardia. voltaremos ao status quo. Ni qual se “resgatará” o famigerado coronelismo.
    Aquele dos currais eleitorais, das chibatadas, da pistolagem, da opressão, da mordaça e do medo.
    Portanto, ainda acredito, que o Judiciário e o MPE irá se encher, pois do contrário, irão se murchar de vez.

    Ademais, vingança é como papa quente, só se come pelas beiras, haja vista que é muito “quente”.

    Até porque, se as instituições ora citadas CONVALIDAR o que há de errado, a exemplo da aberração da liminar cassada, uma vez que o deputado ora empossado não vislumbra um dos requisitos para nomeação. Tudo já virara bagunça, ainda mais do que já está.

    A lei é para todos, e principalmente para os que querem viver as margens dela.

    Do contrário. Estado de anomia, vingança privada e autotutela. Pra quê Estado, pra quê instituições, PRA QUÊ CONSTITUIÇÃO, PRA QUÊ LEIS?!!!!

  • Gedir Medeiros Campos Junior

    A 17a vara nunca teve poderes para processar e julgar ações penais envolvendo Deputados ou Prefeitos. O discurso de quem prega o contrário, ou ainda, de quem diz que a assembléia legislou em causa própria, só tem o condão de colocar a população contra os deputados.

  • Eduardo Lopes

    Vai fazer falta. Bom descanso.

  • Marcos Ferreira

    Não adianta reclamar via email, já percebi isso esses caras não estão nem aí com o povo,com a imprensa, justiça nada intimida, então temos que ir para as ruas fazer e causar uma grande revolução e tirar esse pelegos do poder URGENTE.

  • Jefferson Palmeira

    Caríssimo Jornalista Ricardo Mota, Em primeiro lugar gostaria de lhe desejar muita saúde, paz, harmonia, tranquilidade, estabilidade, esperança, amor e que todos os seus sonhos se realizem. Recomendações a sua maravilhosa família!
    Em segundo lugar lhe agradecer pelo modelo de retidão coragem, sabedoria, cidadania e responsabilidade do qual você trata os acontecimentos do nosso mundo político e social. Agradecer por você ser uma luz da intelectualidade, racionalidade, imparcialidade e amor ao estado. Amor a terra, ao povo e a verdade! Fique com Deus! Feliz ano novo! Boas Ferias… Atenciosamente, Jefferson Palmeira
    Presidente da Academia Portocalvense de História, Letras e Artes – APHLA Internacional.

  • Jefferson Palmeira

    Caríssimo Jornalista Ricardo Mota, Em primeiro lugar gostaria de lhe desejar muita saúde, paz, harmonia, tranquilidade, estabilidade, esperança, amor e que todos os seus sonhos se realizem. Recomendações a sua maravilhosa família!
    Em segundo lugar lhe agradecer pelo modelo de retidão coragem, sabedoria, cidadania e responsabilidade do qual você trata os acontecimentos do nosso mundo político e social. Agradecer por você ser uma luz da intelectualidade, racionalidade, imparcialidade e amor ao estado. Amor a terra, ao povo e a verdade! Fique com Deus! Feliz ano novo! Boas Ferias… Atenciosamente, Jefferson Palmeira
    Presidente da Academia Portocalvense de História, Letras e Artes – APHLA.

  • Fernandes

    A vara tem que funcionar plena no fiofó desses políticos safados. Esperemos o que o Governador Renan tome a decisão correta.

  • acabe e, LOGO!

    governador,deixei minha casa doente, com uma única finalidade,que foi votar em voce; cara. não me arrependo,poid confio nas suas qualidades. agora. um assunto: valorize a competencia absoluta da 17 vara. órgão da nossa justiça que merece todo o respeito dos alagoas, exceto, da grande maioria de deputados costumeiramente corrupto que temos no nosso podder legislativo. governador, espero que voce preste um grande favor a nossa justiça e aos alagoanos honestos.

  • José Gonçalves

    Em última análise, a culpa é sempre do povo. Os taturanas nunca foram julgados – creio que nunca serão, mas todos estão no poder, ou no entorno, triunfantes, pelos braços, ou melhor pelo voto do povo. E, ao que parece, a próxima assembléia, com as devidas ressalvas,tem um perfil ainda pior que a atual.
    O tempo passa, as informações estão aí, o povo reclama como leão e continua a votar como jumento. Temos o que merecemos.

  • Há Lagoas

    Legislar em causa própria, esse é o grande sonho dos mortais que desejam se tornar deuses.
    A morte anunciada da 17ª vara já era uma tragédia anunciada, até por que, como as raposas iriam permitir a instalação de uma “armadilha” no galinheiro?
    Eita Alagoas sem juízo…
    Boas férias e um excelente Ano Novo.

  • tania

    Boas férias…….com retorno garantido para nos presentear com seus bons textos!

  • paulo de pedra

    senhor, ficar com a fe de sempre. so desjo saude pra senhor 2015 ou resto so pega que planto!!!!!!!!!!!!

  • joaquim

    ELES VÃO DEITAR E ROLAR SE FOR A PROVADO.VAI SER UMA DESGRAÇA. FELIZ 2015 RICARDO

  • joatas

    Povo alagoano não tem moral pra reclamar de nada.

    Tem mais é que baixar a cabeça e beijar os pés dos políticos que tanto amam e tanto os reelegem.

    Num Estado onde ser coronel pistoleiro é status quo o que esperar?

  • Samuel Pedro

    Ricardo Mota, desejo-lhe muita paz, serenidade, tranquilidade, esperança, amor e, e sobretudo SAÚDE. Sempre peço em minhas orações que Deus lhe dê muita SAÚDE, para que você continue “combatendo o bom combate” e permaneça dando oportunidade, em seu respeitável blog – o qual se constitui e se consolida como de utilidade pública – àqueles que se sentem oprimidos e não podem ecoar o grito de revolta. Quanto a declaração dada pelo Chefe do Judiciário alagoano de que a 17ª Vara foi aniquilada, eu penso que isso é o troco que o Sr.Fernando Toledo deu ao presidente do TJ José Carlos Malta Marques por esse ter suspenso a liminar que impedia aquele de assumir o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas. Eis o presente de “grego” dado ao presidente do TJ José Carlos Malta. Pena que vai sobrar é para o povo de Alagoas, que vai sucumbir e sofrer mais ainda com a corrupção, inércia e sinecura dentro desse Tribunal de Contas imundo e corrupto. Em tempo: a filha do presidente do TJ José Carlos Malta Marques, é funcionária comissionada do Tribunal de Contas e ocupa o cargo de Assessora de Conselheiro, matrícula nº 77.431-6. Ou seja, pra bom entendedor, basta.

  • Samuel Pedro

    Ricardo Mota, desejo-lhe muita paz, serenidade, tranquilidade, esperança, amor e, e sobretudo SAÚDE. Sempre peço em minhas orações que Deus lhe dê muita SAÚDE, para que você continue “combatendo o bom combate” e permaneça dando oportunidade, em seu respeitável blog – o qual se constitui e se consolida como de utilidade pública – àqueles que se sentem oprimidos e não podem ecoar o grito de revolta. Quanto a declaração dada pelo Chefe do Judiciário alagoano de que a 17ª Vara foi aniquilada, eu penso que isso é o troco que o Sr.Fernando Toledo deu ao presidente do TJ José Carlos Malta Marques por esse ter suspenso a liminar que impedia aquele de assumir o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas. Eis o presente de “grego” dado ao presidente do TJ José Carlos Malta. Pena que vai sobrar é para o povo de Alagoas, que vai sucumbir e sofrer mais ainda com a corrupção, inércia e sinecura dentro desse Tribunal de Contas imundo e corrupto. Em tempo: a filha do presidente do TJ José Carlos Malta Marques, é funcionária comissionada do Tribunal de Contas e ocupa o cargo de Assessora de Conselheiro, matrícula nº 77.431-6. Ou seja, pra bom entendedor, basta .

  • Lurdes

    Meu caro Ricardo Mota, todos sabiam que esse projeto da 17ª Vara não teria sucesso na Assembleia Legislativa de Alagoas. Onde já se viu nesse país os legisladores legislarem contra si próprio? O poder judiciário não pode ficar à mercê das leis elaboradas pelo poder legislativo que legislam sempre em causa própria. Algo precisa ser feito, mas o quê? Com a palavra os homens e mulheres de bem desse país chamado Brasil. Um feliz e próspero 2015 a todos nós, brasileiros e brasileiras.

  • JEFF SILVA

    Não há surpresas em Alagoas. As capitanias permanecem com os seus senhores. Não poderia haver surpresas, afinal, a OAB-AL, foi a primeira a levantar a bandeira contra a 17 vara. E deixar nas mãos dos que mais temem a sua atuação a decisão sobre o seu futuro, é mais que incoerente. É imoral, ainda que seja legal. O ano termina do jeito que começou. Tudo igual, os poderosos celebrando e os homens de bem acuados. Pode-se dizer hoje: Feita para pobres. E o povo que aceita o açoite do chicote, é tão covarde quanto os o usa. Não Há como ter um feliz 2015 com essas perspectivas. Resta-nos o otimismo utópico e a esperança de uma reação um dia.

  • saulo mendes

    REINÃOZINHO TRUCIDOU A 17 VARA PREVENTIVAMENTE. vou sentir muitas saudades de Vilela. Esse sim, um homem não afeito a vaidades, que perde tempo em conversar com simples garçons, com a real certeza de que ganha muito com isso. Espero não perder o maior folião do Pinto da Madrugada, que com sua simplicidade desfila como um qualquer, sendo o maior colaborador do bloco desde a sua fundação. Obrigado ao governador que honrou o cargo, tanto quanto Lamenha Filho.
    Que venham os “poderosos” sem pedras no caminho.
    Com o fim da força da 17 VARA, eles vêm com tudo, em cima do erário!

  • jobson

    Os bandidos odeiam a 17ª vara, que sejam punidos, doam a quem doer, ou andem corretos. Não votem em ficha suja.

  • José Roberto

    O maior problema do Judiciário de Alagoas é que ele tem a estrutura de vinte (20) anos atrás. A cidade de Caruaru/PE, tem 345.000 habitantes e tem três (3) varas do Tribunal do Júri, enquanto Maceió com três vezes mais habitantes do que Caruaru, também tem três (3) varas do Tribunal do Júri, outro exemplo é a quantidade de varas de família em nossa capital, são seis (6) varas de família, para uma demanda enorme de ações. São duas varas de Fazenda Pública Municipal, e quatro (4) varas da Fazenda Pública Estadual, os servidores estão trabalhando no limites de suas forças, o TJAL não oferece condições dignas de trabalho, sem falar nos problemas que de saúde, imagine passa o expediente trabalhando em frente uma tela de computador, quando se chega em casa já depois da 20:00 horas, os olhos com uma ardência terrível, a coluna doendo absurdamente. Para concluir façam uma pesquisa no site do TJDFT, vejam a quantidade de desembargadores, juízes e servidores, observem a população do DF, o tamanho de sua área territorial, e façam a mesma pesquisa com relação ao estado de Alagoas. Sem falar que não temos nem um plano de saúde para nós servidores e família, beneficio hoje oferecido por toda empresa privada, espero que o novo presidente do TJAL, olhe para os servidores com um olhar mais humano!

  • Pedro Paulo Amorim

    Essa moda de responsabilizar os políticos por tudo, ainda vai cai em desuso, tanto é que a pergunta é cabível :
    O que a 17 vara fez em relação à Operação Taturana, as denúncias mais recentes do MPE, as denúncias do Fantástico, fez o que ? Em alagoas a forma de resolver pendengas judiciais seguem outro trâmite. ” Vara de verdade só no do pobre”.

  • Diogo Santos

    Na realidade todos os processos com condenação por formação de quadrilha com políticos envolvidos que chegaram ao STJ foram anulados, e o motivo é simples existem requisitos para configuração deste crime e em todos os casos o entendimento foi pela ausência de tais requisitos. A intenção era boa mas não tinha sustentação jurídica .

  • MAX MARTINS

    VAMOS TORCER QUE O NOVO GOVERNADOR RENAN FILHO VETE ESSA MEDIDA ADOTADA NA CALADA DA NOITE. SÓ ASSIM O MESMO VAI MOSTRAR DESDE O INÍCIO DO SEU GOVERNO QUE COMPACTUA COM UMA POLÍTICA SÉRIA E QUE PÕE OS INTERESSES PÚBLICOS ACIMA DO PRIVADO.
    CORAGEM GOVERNADOR, VETE ESSE ABSURDO!!!!

  • Maria Imaculada silva

    Mas á quem á 17ª vara incomodava,se o proprio STF,A CONSIDEROU LEGITIMA!!!AAAAAA FALTA DE CARATER NÉ!!!

  • Antonio

    Sobram “PROTÉTICOS” em Alagoas. Infelizmente, quase todos , não sabem quantos dentes existem numa boca. Não esquecer os inclusos. Ou oclusos? Mas ainda piora muito, o “pronatec” taí pra isso.” Sem perder a ternura , jamais!!!

  • Antonio

    Feliz 2015! Saúde ! MUITA saúde! No ano que se inicia, um conselho: Focar o “sistêmico”. Vamos divulgar e discutir o “FORO DE SÃO PAULO”. Alagoas tem só uma DIARRÉIA no contexto geral da nação. A CUBANIZAÇÃO, taí o Busílis…

  • Consigliere Alagoano

    ********
    .
    Um Comentário sobre os NOVOS secretários…
    .
    Renan Filho ACERTOU no perfil técnico, mas se espera que os MESMOS tenha “SENSIBILIDADE Politica” ao receber demandas dos ALIADOS, o fato de ser técnico não pode ser um ANTICORPO do SISTEMA para pedidos cada vez mais ávidos.
    .
    Todo Secretário de Estado tem “DONO”, ou seja, por trás de um técnico há na ponta um politico, não existe Secretário PURO SANGUE TÉCNICO, por isso, bom senso, prudência e discernimento no trato com apadrinhados, estamos em um lugar do mundo, que políticos são sensíveis demais a uma negativa e pior são RECLAMÕES.
    .
    Mota BOAS FÉRIAS!
    .
    ********

  • Jorge

    Segundo alguns órgãos da imprensa, o governador Renan Filho vai vetar as modificações no projeto original. Mas, infelizmente, os deputados vão derrubar o veto e manter a Lei como ela foi aprovada pela Assembléia Legislativa. Quem viver verá.

  • Márcio Lins

    Ricardo, boa noite! Passando para te desejar um GRANDE 2015! Vai ficar um vazio em janeiro, que logo passa. Até fevereiro e aproveite muito suas férias! Abraço!

  • Maria Selma Guimarães Medeiros

    Por motivo da educação está tão a desejar, da política de pernas para o ar, e a vida social esta já se foi a muito tempo.
    A saúde: esta nem se fala mais.
    Qual o verdadeiro motivo: Alguém que tirou o seio, outra que estava sem a roupa por baixo, quero só vê onde vamos chegar com tanta pobreza de espirito, de alma e de educação.