A expressão “luas pretas” foi popularizada na campanha eleitoral de 1982, no Rio de Janeiro. Eram assim chamados os intelectuais e economistas que apoiavam Miro Teixeira e faziam um contraponto ao então governador peemedebista Chagas Freitas.

Esses “conselheiros” de Miro Teixeira tinham muito poder junto ao candidato, mas tinha votos. Resultado: o candidato do PMDB ao governo do Estado foi derrotado por Leonel Brizola, um dos mais importantes personagens da política brasileira na segunda metade do século XX.

Pois bem, vamos aos fatos locais.

O governador eleito, Renan Filho, tem também os seus luas pretas – ou conselheiros, se assim preferirem os leitores.
O ex-secretário Fábio Farias e o jornalista Ênio Lins são os nomes mais reluzentes – e não só pelas calvas – no entorno discreto do futuro governador.

Farias, no caso, é o único nome ligado ao senador Renan Calheiros que hoje tem a atenção e a interlocução constante do Filho.
Ênio Lins, que não pretende ser secretário de novo – já foi, no governo Suruagy – tem trânsito livre em todos os setores da economia e da política locais. Ele conhece nomes, personagens e enredos do poder em Alagoas como poucos.

Até que ponto eles vão influenciar na montagem da equipe de Renan Filho?

É uma resposta que por ora não se pode dar com exatidão.

A “boa nova” é que ambos estão sendo mais ouvidos do que os personagens fortes e temidos da política local, com quem Renan Filho sempre manteve estreitas relações políticas e pessoais.

Lembrando: amizade pra valer nesse meio é algo que beira o sobrenatural – só acredita quem tem muita fé.

Um breve 'passa-fora' aos que defendem a volta da ditadura
Empreiteiras do Petrolão investiram em 41% do Congresso eleito, incluindo AL
  • Felipe

    Meu Caro, vc esqueceu do Lobão, o articulador! É a palavra final da equipe!

  • LUAS PRETAS DA CASAL.

    Ficar sem água por 24 horas é um sufoco, ficar sem água por 24 horas residindo em casa é o pior sufoco do mundo, uma vez que os moradores de um edifício tem no mínimo 14 apartamentos e pode muito bem comprar e armazenar um caminhão de 16.000 litros de água, mas para quem tem em sua casa apenas uma caixa d’água de 2.ou 3 m³, fica inviável comprar um caminhão de 16 m³, é jogar dinheiro fora, a CASAL se fosse bem administrada, deveria ter uns 10 caminhões com capacidade cada de 16 m³, mas com 4 divisões de 4 m³ cada, ou seja um caminhão tanque de 16.000 litros, esse mesmo tanque dividido em 4 tanques de 4.000 litros cada, mais do que suficientes para atender a demanda de quem mora em casas.
    Como governo é desgoverno, pode colocar o juízo desses administradores na cabeça de uma galinha que não acerta o caminho do poleiro.
    Na área de saneamento a CASAL dispõe de caminhões de grande, médio e pequeno portes, através de uma empresa que presta serviços a mesma CASAL, chamada de ‘Resolve’, que deve ter mais de 15 caminhões prestando serviço a essa mesma CASAL em Maceió e porque não para atender os usuários da água. O que mais vemos são caminhões fornecendo água para edifícios e a CASAL não se mancou em prestar um serviço a altura, parece até que está fazendo favor em fornecer água aos seus usuários.
    GOVERNADOR RENAN CALHEIROS, quando assumir tome medidas práticas e econômicas na boa prestação de serviços pela CASAL.
    P/Arabutan.

  • João Bosco

    Mais um motivo para enganadores e enganados, mais uma vez, gritarem “fogo na floresta”, “preconceito” e toda aquela baboseira pseudobairrista para pegar trouxa: o tal Fernando Baiano é, na verdade, alagoano da gema, nascido em Maceió. Ou seja, know-how ele tem, ninguém pode negar…

  • ARTUR

    Lembro dessa passagem, é sinal que não somos tão jovens. kkkkkkkkkkkkkkk abraço Ricardo e um bom final de semana merecido.

  • Marcos rodrigues

    Cuidado Ricardo pra não se envenenar com o seu próprio veneno.

  • Consigliere Alagoano

    .
    Eles são a NOVA versão do termo “Consigliere”, em desuso em tempos atuais.
    .
    Ênio Lins, e sua vasta experiência, discernimento e ponderação, me chama atenção Positivamente!
    .
    Renan Filho preciso ouvir,ouvir e decidir, eles tens visão de águia para enxergar Futuros embates e agir como Bombeiros.
    .
    Boa Escolha, ou as circunstâncias fizeram as Escolhas?