O número foi fornecido pela Assessoria de Comunicação da Polícia Militar.

São contabilizados, aqui, não apenas os assassinatos, como o do cabo Theotônio, na semana passada, mas também os casos de morte por acidentes automobilísticos e até suicídio (uma vítima).

Como se vê – estamos em novembro – acontece uma morte violenta de militar a cada mês. No ano passado, foram dez, no total.

Pela legislação, a morte de um policial quando ele se dirige ao quartel ou após sair do local de trabalho é considerada decorrente da atividade funcional (o que fica claro no assassinato do cabo Theotônio que foi alvejado ao ser identificado como militar).

Esses números preocupam o comando da PM, informa a assessoria do coronel Marcus Vinícius. Ainda que seja uma atividade estressante e de alto risco – a policial -, há de se encontrar formas para minimizar essas tragédias do cotidiano.

Em eleição disputada, Fernando Dacal é eleito presidente do CREA
Jeanine Pires deve ser secretária de Turismo de Renan Filho
  • JEu

    É mesmo uma situação difícil para os policiais alagoanos e, por que não dizer, brasileiros de forma geral… Uma boa parcela das pessoas querem uma polícia que “dê cabo” dos badidinhos de m… Ora, está bem provado que violência só gera violència, do mesmo modo que a paz também gera a paz… É uma questão de lei da física: a toda ação corresponde uma reação de igual intensidade… Não quero dizer com isto que o policial não deva usar a força, até de maneira letal, quando a necessidade assim o determinar… porém estritamente dentro dos parâmetros legais. Isto é o que deve ficar bem transparente para todas as pessoas, de bem ou do mal: que a polícia age unicamente dentro dos limites que a lei lhe dá… senão, lá vem a lei de ação e reação de novo…
    Minha sugestão para tentar minimizar a ação nefasta dos malfeitores contra os policiais é colocar no código penal brasileiro um dispositivo que considere como hediondo o crime cometido contra a vida ou a integridade física de policiais em serviço ou como resultado do serviço que presta à sociedade. Isto é uma orientação contida, de forma genérica, nos Princípios Básicos para o Uso da Força e das Armas de Fogo aprovados pela Assembléia Geral das Nações Unidas – ONU, e consolidada nos princípios que norteiam os Direitos Humanos.

  • Militar Porreta

    Caro Ricardo Mota, nós militares estamos entregues as baratas com esse atual governo. Mas a sociedade em si, como também uma parte da MIDIA JORNALISTICA só sabem criticar o trabalho da policia. Já passou da hora dos orgãos de segurança ter o APOIO e RESPEITO que merecem!

  • PM atento

    Caro, Mota, grande parte dos militares, principalmente os da atividade fim; fazem as mesmas indagações: que medidas devem ser tomadas para minimizar o problema? Qual deve ser a postura do comando e da cúpula da segurança pública? Penso que as mortes que ocorreram não decorrentes do confronto com meliantes ( acidentes e suícidios) chegam a ser até mais preocupantes (e mais fáceis de serem resolvidos!), pois evidencia que a tropa está doente e precisando de atenção e dignidade.

  • MARCOS CAVALCANTE

    Sr. Ricardo Mota, concordo plenamente com sua opinião mas acrescento o reaparelhamento das polícias e uma revisão minuciosa no código militar, pois, os policias se tornam imunes a justiça civil, a lei é branda com os policias em geral.
    Cite um caso que um policial teve o carro apreendido?
    Cite um caso que um policial matou,foi condenado e cumpre pena em um presídio comum.
    Sr. Ricardo concordo muito com seus pontos-de-vista,mas, saliento que deve ser anunciado para toda sociedade e todo integrante dela que deve ser feito uma revisão no código, a impunidade torna o agente primário da lei, em fora-da-lei.
    A Casa de Tavares Bastos e o Palácio devem tomar providências, elaborando e sancionando leis mais rígidas para punirem os maus policiais e valorizando o bom policial com ascensão dentro da corporação através de um novo e moderno plano da carreira.

  • Sargento

    Parabéns Ricardo Mota!
    Nós, policiais militares, ultimamente estávamos tristes com alguns de seus comentários acerca de ocorrências em que envolveram confrontos, onde alguns “desviados socialmente” vieram tombar frente aos guerreiros militares.
    Devemos, enquanto sociedade, dizer de que lado estamos: Se, dos Descumpridores da Lei ou dos Cumpridores dela.
    Sinto-me mais aliviado após esse seu comentário.
    A sociedade precisa saber e entender que estamos vivenciando uma violência gritante e jamais vista.
    Para nós, policiais, não é de bom agrado o confronto, pois a mesma deixa marcas que não se apagam em nossas vidas.
    O policial prefere que a sua autoridade seja exercida com justiça e a plenitude do respeito aos direitos humanos, tanto para ele (policial), como para o que tem o comportamento desviante (bandido).
    Sabendo-se que em todas as instituições existem os maus e bons profissionais.
    Aqui, falo pelo bons profissionais de segurança pública que, pelos meus 29 anos vividos na Polícia Militar, posso afirmar com certeza que são a maioria.
    Um grande abraço!
    Lhe presto continências!!!

    *É Sargento da PMAL

  • Momento de Relexão

    PRESCRIÇÕES DE PAZ

    Alinhemos algumas indicações de paz que nos preservam da influência de aflições e tensões, nas quais, tanta vez, arruinamos tempo e vida:

    Corrigir em nós as deficiências suscetíveis de conserto, e aceitar-nos nas falhas cuja supressão não depende ainda de nós;

    Tolerar os obstáculos que nos atinjam, entendendo que os outros carregam também os deles;

    Abolir inquietações sobre calamidades anunciadas para o futuro, e que talvez não aconteçam;

    Admitir os pensamentos de culpa que tenhamos adquirido, mas buscando extingui-los por meio de reajustamento e trabalho;

    Nem desprezar os entes queridos, nem prejudicá-los com super proteção tendente a escravizá-los ao nosso modo de ser;

    Não exigir do próximo aquilo que ele ainda não consegue fazer;

    Nada pedir sem dar de nós mesmos.

    Não ignorar as crises do mundo; mas reconhecer que, se reequilibrarmos nosso próprio mundo íntimo, perceberemos que as crises externas são necessárias ao burilamento da vida.

    .Emmanuel / Médium Chico Xavier
    Livro: Ceifa de Luz (extrato) – Ed. FEB

  • marcelo rodrigues de lima

    senhor ricardo mota nao sol os militares mas os vigilante que trabalha igual aos policial estao sujeito as baratas os bandidos esperao os mesmo ficarem desarmados para coagir os mesmo,os militares tem seu porte,os vigilantes tem sor para o posto de serviços

  • Militares discriminados

    Esse marcos cavalcante mora na lua? Os militares têm código disciplinar muito rígido, desde da gangue fardada até aqui centenas de militares foram expulsos da polícia e presos, no baldomero tem uma ala só pra militar ( o COC), o militar tem varios desfavorecimentos, nao podem acumular cargos públicos (professor ou saude), não podem fazer greve, não pode se filiar a partido político, se ganhar para mandato eleitoral têm que sair e não pode voltar para a corporação (os civil voltam ahora que quiser)

  • Sérgio

    Policial é aquela pessoa que cuida da sua segurança 24 horas por dia, que chova ou que faça sol.

    Policial é o rapaz da viatura que tem que da satisfação do seu serviço para a sociedade.

    Policial é um cidadão que estudou na academia de policia durante varias horas semanais, tendo que: alem de estudar para poder concluir o curso ainda ter que tirar serviço no final de semana quando poderia estar com a sua família, que põe a sua vida em risco, que é o seu bem maior, por pessoas que ele nunca havia visto na vida, que trabalha nos quatro dias de carnaval aguentando todo tipo de perturbação por parte dos foliões, que trabalha na semana santa, dia das mães, festa junina, dia dos pais, dia 31 de dezembro e tantos outros feriados.

    Policial é a pessoa que recebe ameaça (verbal e física) fato este que ocorre várias vezes ao dia!

    Policial é o profissional que entra em favelas passivo de ser atingido por um disparo de arma de fogo efetuado por um traficante, assaltante ou até mesmo uma criança a serviço do trafico e no final do mês receber um salário irrisório comparado com o trabalho exercido!

    Policial é o ser humano que ate na hora do almoço quando estar de serviço tem que engolir o mais rápido possível para retornar as ruas e atender as ocorrências.

    Policial é parte dos 99% dos profissionais que recebe a má fama do 1% que age sem ética. O governo não investe em segurança publica, mas quer que a policia resolva todos os problemas mesmo sem as mínimas condições de trabalho.
    Digam-me: a culpa da violência que afeta o nosso estado é do policial?

    Policial muitas vezes trabalha mais de 300 horas por mês, sem ganhar horas extras, adicional noturno, insalubridade e etc, enquanto o cidadão comum que é regido pela CLT trabalha 44 horas semanais, dependendo da empresa tem plano de saúde que cobre ate seus dependentes.

    Se você teve saco de ler até aqui, parabéns!
    Porque nós POLICIAIS aguentamos isso a carreira inteira de mais de 30 anos.
    E não digo isso para elevar a nossa categoria.

    POLICIAL É UM SER HUMANO, QUE PRECISA DESCANSAR, SE DEDICAR A FAMÍLIA, TER SEUS MOMENTOS DE LASER E UM SALÁRIO DIGNO PARA SUPRIR AS SUAS NECESSIDADES SEM TER QUE FAZER BICO PARA COMPLETAR SEU SALÁRIO, POLICIAL É GENTE IGUAL A VOCÊ!!!

    Policial tem sono, fome, saudades, vontade de brincar com os filhos e ficar com a família!

    Policial morre de raiva de ver uma pessoa ser assaltada, estuprada, assassinada, espancada, porque o GOVERNO não quer investir em segurança. Por isso, da próxima vez que se perguntar por que os policiais estão indignados, leia o texto acima.

    Somos policiais porque amamos nosso trabalho, amamos cuidar de outros seres humanos, e não tem dinheiro no mundo que pague isso de volta.

    Amo ser policial e foi a melhor escolha que eu fiz pra minha vida!!!

    Portanto, parabéns a todos os policiais deste Brasil que tiram leite de pedra, e aguentam as difamações da sociedade contra nossa classe!!!

  • Consigliere Alagoano


    .
    TEMO por nossa ALAGOAS….
    .
    Nosso vizinho Pernambuco, policiais saem de casa “Apaisana”, e quando sua farda é lavada em casa, nunca é exposta para INDICAR que há um Policial ali.
    .
    Isso NÃOOOOOOOOOO pode ACONTECER aqui!.
    .

  • Alvaro

    O grande problema, é que os policiais militares e civis, e todos os servidores publicos, não teem um programa de saúde e segurança do trabalho (trabalho de prevencao).
    O estado exige isso das empresas particulares e não executa isso nas repartições publicas.
    Não existe exames anuais pra ninguém, e muitos policiais sofrem de doenças psiquiátricas.

  • marcos

    Caro Marcos Cavalcante, vc esta equivocado quanto a impunidade dos policiais militares, pois o código penal militar é mais rígido q o civil e qto carros de policiais presos verifique no detran, pq eu conheço um Of. da PM q teve o carro apreendido e ele gastou R$ 7000,00 p tira-lo, a impunidade e dos bandidos q matam hj e logo depois estão nas ruas praticando os mesmos crimes ou piores, acho q vc ja viu isto.

  • CB PM

    PARABÉNS SÉRGIO PELO COMENTÁRIO, CONCORDO PLENAMENTE,

  • nivaldo

    Sr.MARCOS CAVALCANTE , O SENHOR ESTÁ MAL INFORMADO OU É ANALFABETO,POIS SAIBA QUE DEP. ESTADUAL NÃO PODE MUDAR O CÓD. PENAL MILITAR O CÓD. PENAL,ETC..,SAIBA TAMBEM QUE TEM EX PPMM PRESOS POR DESVIO DE CONDUTA E QUE VARIOS FORAM EXPULSOS DOS QUADROS DA BRIOSA POR PRÁTICA DE CRIMES. SAIBA TAMBEM QUE A MAIORIA DOS POLICIAIS SÃO HOMENS DE BEM, OU VOCE NÃO ACOMPANHA OS NOTICIÁRIOS LOCAIS EM QUE A PM APREENDE MARGINAIS , ARMAS E DROGAS DIARIAMENTE. OUTRA COISA QUE O SENHOR NÃO ,SABE É QUE O POLICIAL, DEPENDENDO DO CRIME COMETIDO,RESPODE NAS ESFERAS PENAL MILITAR E NAS (CRIME MILITAR ) E NA ADMINISTRATIVA.

  • cezar

    Como é possível tornar o codigo militar mais rígido!!?? só se proibir de respirar, pois, se a sociedade fosse regida pelo mesmo código, com certeza esses bandidos pensaria mil vezes antes de praticar um delito…

  • ricardo .

    Não vi nem um comentário da OAB….Nobres jornalistas, com a mesma veemência quando morre um bandido…