No calor do debate da CPI Mista do Congresso Nacional que investiga o escândalo da Petrobras, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) protestou contra a quebra dos sigilos bancário e fiscal do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, sem sucesso.

Mas deixou um alerta para os demais colegas:

– Vocês já pensaram no que pode acontecer se os tesoureiros de todos os partidos tiveram seus sigilos quebrados?

Eis uma medida que poderia resultar tão impactante quanto as próprias investigações da Lava Jato.

Hoje, sabe-se, a questão continua sendo de grande importância. Quem se disponibiliza a realizar esse trabalho gosta de viver perigosamente: tem o bônus, mas o ônus sempre fica na conta do risco – que quase nunca se consuma.

A caixa-preta dos partidos fica sob a guarda de alguém de muita confiança da cúpula da legenda, e o dinheiro que circula legalmente ou é distribuído de acordo com o tamanho do dirigente seguramente não corresponde ao cumprimento das regras do jogo legal.

Raupp, um dos parlamentares com mais procedimentos no STF, deveria estar sabendo exatamente o incômodo da sua “provocação”.

Renan Filho ouviu o que precisava do Gecoc e do Conseg - é agir
Em eleição disputada, Fernando Dacal é eleito presidente do CREA
  • Luiz Silva

    A Itália teve a operação Mãos Limpas, e o Brasil precisa de uma operação, “Brasil de todos e para todos”. A muito tempo, que existe uma cúpula que pensa que o País é deles.Precisamos de um ESTADISTA e Políticos que Governem para todos, para as futuras gerações e não para as próximas eleições. Deve haver uma devassa em tudo, para daí emergir um novo Brasil, mais humano, solidário, igualitário, e que realmente tenha NOVAS cabeças e dirigentes.

  • Glorioso

    É definitivamente o Brasil não é um país sério! Um Senador fala para todos, tamanho absurdo e segue impune só aqui nessa república de marginais do colarinho branco..

  • bebeto

    Ricardo , esses políticos deveriam acabar com essa CPMI, vamos esquecer tudo que aconteceu na PETROBRAS, e lançar uma campanha para recuperar a empresa, ABASTEÇA EM UM POSTO DA PETROBRAS E GANHE UM LAVA JATO.

  • daniel

    Ele falou tudo em poucas palavras…ou seja, sao todos ladroes…

  • JOBSON, DO SINDIMETAL

    Ricardo, como disse a presidenta Dilma, estamos passando por um momento inédito, diante da Operação Lava Jato, e que depois disso o Brasil será mais forte.

    Com essa declaração, ela poderá haver desengessado a PF.
    Mas, a base da corrupção política é o sistema ‘legal” de financiamento de campanha, já que nas entrelinhas da lei eleitoral é como se estivesse escrito assim: me dar muito dinheiro para a campanha que eu faço a Petrobras te dar o dobro.

    Inclusive, disse um advogado defensor de um dos acusados que quem não der propina não pega contrato nem para colocar um paralelepípedo na rua. Se a coisa é generalizada dessa forma, é muito difícil haver a força e o punho de ferro necessários à abolição da corrupção, já que o nosso regime democrático é interpretado como direito de se fazer coisas ilícitas.

    É duro ter que reconhecer que na democracia pela qual tanto lutamos estamos vendo até lei eleitoral legalizando a corrupção, que são as chamadas “doações legais” de campanha.

  • wal

    Os cabras, falam; em devolver R$ 400 milhões,dinheiro de roubo, como se falasse; R$ 4,00 conto…É PA SE LASCAR…

  • Silva

    Discordo da opinião do nobre jornalista. A intenção do tal deputado é desviar o foco de 12 anos de poder de um partido que não conseguiu reduzir a corrupção, pelo contrário, tem nela a sua marca. Pois, sempre que se acusa alguém do PT, os seus seguidores, já ideologicamente controlados e orientados, acusam a todos e, assim, para esses, não precisa mais investigar, sob o pretexto de todos são ladrões. Isso tudo com o apoio explícito de parte considerável da imprensa. brasileira.

  • ARTUR

    Estamos correndo um grade risco na ¨democracia¨ formada por esses políticos corrutos de NORTE a SUL / LESTE /OESTE do nosso sofrido Brasil e o pior… com a nossa participação quando votamos errados ou quando procuramos alguma vantagem pessoal seja de qualquer forma até quando fura fila.
    Queria que este JUIZ do Parana service de exemplo para toda essa juventude nova de JUÍZES em todo Brasil.

  • marcão

    Na formação parlamentar de representação política no Brasil, temos “estes representantes” que nada mais é o produto produzido por um país que não investe na educação, por ela necessariamente servir para estimular um povo mais consciente no momento da escolha. e que isso, para estes “nefastos” representantes não se atribui juízo de valor para suas práticas políticas. A democracia brasileira anda longe do que se expressa a ética e os valores morais.

  • Pedro Neto

    Ricardo, essa roubalheira na petrobrás é só uma pontinha do iceberg que é a corrupção no Brasil. Esse é só mais um escândalo, onde não vai dar em NADA. Pois a corrupção origina-se só e exclusivamente da política, que é acima da justiça…