Uma semana depois da eleição presidencial mais disputada no país ainda tem gente que não se conforma com o resultado, querendo um “terceiro turno”.

Coisa de quem não tem o mínimo respeito pela democracia. Dilma Rousseff venceu legitimamente, ainda que com votação apertada.

Entretanto, depois de uma campanha carregada de ódio e de irracionalidade primitiva, principalmente nas redes sociais, iniciativas como o pedido de auditoria da apuração dos votos ou a criação de um “movimento” pró-impeachment da presidente mostram mais de quem os propõe do que vão ao encontro das aspirações até mesmo do eleitorado que perdeu.

Em resumo, é “ouro de tolo”: um metal que simula o brilho do ouro, se chama pirita e suscita ambições nos tolos, mas os deixam tão pobres como sempre. (Nas minas de Mariana – MG – é possível encontrá-la em abundância.)

O sistema eleitoral brasileiro é o mais moderno e confiável do mundo, ainda que possa abdicar das urnas biométricas, solução criada para um problema inexistente.

A auditoria tem de ocorrer sempre, é bem verdade, mas o pedido neste momento só faz acirrar a raiva dos que não se conformam com a derrota. E haja mais brigas e troca de desaforos nas redes sociais, recanto preferido nesses tempos pelos que não encontram uma razão mais prazerosa e consistente para viver.

Quanto ao tal “movimento” pelo impeachment de Dilma Rousseff, chega a ser risível o comportamento de alguns tantos de seus defensores, principalmente em São Paulo: juntam-se viúvas de Aécio, doidivanas e saudosos golpistas da ditadura militar.

Seguindo as regras da Constituição Federal, daqui a quatro anos teremos nova disputa. Que vença aquele a maioria escolher, como agora – esse é o jogo.

Política, repito, deve ser uma ação de do cotidiano, mas é preciso cautela com o brilho da pirita: se ouro não é, o que não falta no mundo é tolo, uma gente que adora ser enganada.

Sérgio Jucá será candidato único na eleição do MP
Armazém de miudezas
  • Pádua dos Santos

    Bom dia Ricardo, sou seu seguidor há muitos anos, porém discordo quando você diz que o nosso sistema de votação por estas urnas eletrônicas são as mais seguras do mundo, o que na verdade não é, pois em vários países onde estas urnas foram levadas para fazerem testes, em nenhum deles foram aprovadas, inclusive nos EUA, onde se percebeu claramente que a mesma pode ser manipulada, por estes e outros motivos que não se conseguiu durantes estes anos todos que usamos essas urnas eletrônicas que este sistema fosse vendido para outro país, nem mesmo os países “amigos” do PT, quiserem comprar este nosso sistema, ainda mais quando no STE não pode nenhum fiscal de partido algum fiscalizar o andamento de tal processo, o que nos causa estranheza pois se é tão seguro quanto dizem, não se tem nada a temer.

  • JEu

    Eu também concordo com vc Ricardo, quando diz que a eleição presidencial de 2014 já foi decidida, e verdadeira tolice é querer tulmutuar a sociedade brasileira com imaginárias impugnações e tentativa de criar ambiente político para um impeachment da Dilma. Agora, quando, em muitos municípios,por causa da queda da arrecadação do FPM, os serviços de saúde estão sendo reduzidos ao mínimo possível, resta ao “povão” pagar a consulta com o dinheiro do bolsa família. E isso é o que o povão mais temia: perder o bolsa família, pois de um jeito ou de outro, estão perdendo…

  • Pedro Jorge B Moura

    Caro Ricardo, bom dia.
    Concordo com o nobre repórter quando faz alusões acerca das eleições. Ganha que melhor sabe jogar. E diga-se de passagem, muito bem.
    Lhe tenho uma grande e estimável admiração, mas, falar que urnas eletrônicas são em sua totalidade, confiáveis…
    Me reporto como Engenheiro formado e cidadão. Não são! São máquinas. Entendemos que elas acelerem o processo de apuração ao invés do passado onde as apurações eram lerdas e levavam dias para chegar ao tão sonhado e desejado resultado. Comparando com o passado sim, podemos dizer que são ágeis, mas, podem ser manipuláveis.
    Não tomo partido e não faço parte de nenhum deles. Meu partido é a manutenção da democracia. essa sim, defendo com toda honra. Afinal, é o que temos.
    Daqui a mais quatro anos como bem frisastes, outras e outras batalhas ocorrerão. Qual será a estratégia? Não sabemos. Mas os interesses, nunca deixarão de ser os mesmos.

  • Adriano Schindler

    Apesar de não confiar nas nossas urnas eletrônicas, pois como nos mostrou este site varias pessoas estavam aptas a votar mais de uma vez inclusive em Alagoas. Saliento que o resultado é claro Dilma é a presidente reeleita do Brasil, cabe aos inconformados aceitar e trabalhar para a mudança daqui a quatro anos.

  • j. cicero

    Meu caro, todos somos tolos. Os que querem o afastamento da Dilma/lula são tolos, como assim tolos os são todos os que votaram na Dilma/Lula pois essa dupla e sua quadrilha compraram um resto de refinaria que valia 40 mi por apenas 1.200 Bi e ainda foram eleitos, esses sim são verdadeiros tolos. E do resultado da eleição porque não duvidar? Se quem conduziu a eleição foi um ministro afilhado da Dilma?Lula, TOLOS SÃO OS QUE DEFENDEM ESSA SUJEIRADA, ESSA CANALHICE…

  • José de Oliveira

    Caro Mota, a profundidade de sua opinião quanto ao discernimento da realidade politica no se refere ao movimento “terceiro turno” é perfeita. Venho analisando seus comentários e estou a cada dia aperfeiçoando minha visão sociopolítica.
    Abraço!

  • Pedro Gustavo

    Caro Ricardo,

    Lembro-me quando Lula, em um comício com a alta executiva do PT dizendo em alto e bom som de o povo não sabia o que eles (PT) seriam capazes de fazer para que Dilma fosse reeleita.
    Estou de acordo com sua opinião, porém tem duas exceções que merecem serem levadas em consideração: 1o – estamos diante de um partido que movimentou um dos maiores esquemas de corrupção do planeta terra; 2o – moramos em um país de 3o mundo, onde a fraude e a corrupção imperam…
    Ao meu ver, são ingredientes bastantes plausíveis para termos alguma desconfiança…
    Ademais, a poucos meses das eleições, o respeitado ministro Joaquim Barbosa abdica, sem explicar o porquê, de seu posto de presidente do STF, sendo nomeado o maior defensor do PT na Alta Corte, e também o ex advogado do PT para presidir o TSE…
    Somado a isso tudo, o ministro do TSE responsável pelas propagandas foi advogado do PT nas eleições de 2010….
    O Brasil inteiro, através das redes sociais, viram diversos boletins de urna onde Dilma aparece com 100% dos votos, nã havendo sequer um voto nulo ou branco, ou em Aécio….
    Em outros vídeos a urna de forma
    repetitiva, fazendo o barulho de que como estivessem votando, mas com a cabina vazia….
    Outro fato que causou estranhesa se deu ao presidente do TSE impedir que o grupo de rackers que soliciram publicamente o acesso para testar as urnas o fizessem….
    Ou seja, em um país que possui todos os ingredientes para a fraude, fica muito difícil ateatar a lisura de qualquer eleição…. Muito triste isso!!!!

  • JOSE CICERO

    BRASIL: O PAÍS DA CONTRADIÇÃO.
    Criança pobre que trabalha é trabalho infantil, é crime, não pode, criança que trabalha na Tv BOBO e todas as outras Tvs pode porque é artista isso não é trabalho mesmo que trabalhe na novela que tem sexo explicito e seja proibida para menores. (que bosta) Eleitor não pode vender voto é crime esses são a escoria da sociedade, aí a dilma/Lula compra votos com o bolsa família e os partidos apoiam/vemdem o voto para outro partido em troca de cargo (que bosta), A quadrilha do PT fará 16 anos no poder isso não é ditadura, ditadura eram os militares, porque naquele tempo jornalista não podia falar, o caetano não podia fumar maconha e nem beijar o Gil, as crianças não podiam DANÇAR NA BOQUINHA DA GARRAFA…(que bosta) DEMOCRACIA FRAGILIZADA, CHEIA DE CONTRADIÇÕES MAIS TEM GENTE QUE GOSTA ASSIM…GOSTA E DEFENDE

  • Hélio

    Nessa eleição aconteceu de tudo e não duvido de nada.

  • carlos

    RICARDO,

    COLLOR saiu por muito MENOS, AGORA ELLE DA conselho a Dilma

  • Luana Rosendo

    Num país que se diz democrático, o voto ser obrigatório é no minimo cômico.

  • Hamilton Malheiros

    Respeito muito seus comentários, mas desta vez… Por um acaso o senhor fez auditoria nas urnas para dizer que elas são confiáveis? Parece-me que até hoje o TSE não deixou ninguém fazer, apesar de vários pedidos neste sentido. Há indícios fortes para que as urnas sejam minuciosamente analisadas. Só assim, a oposição vai aceitar tranquilamente o resultado. A auditoria é direito legítimo dos oposicionistas.

  • ARTUR

    Não adianta reclamar da reeleição de DILMA, pois a maioria venceu e aprovou o que estamos passando e vivendo. Só nos resta esperar se realmente será cumprido as promessas da candidata reeleita é o que esperamos e torcemos.
    Não acredito que seja um governo fácil para Dilma com esse congresso com aliados interesseiro em cargos e poder. Ela tem que ser forte e decidida para se desligar desses CARRAPATOS DO PODER mesmo sabendo que tem apoio popular.

  • Bráulio Monteiro

    Dilma venceu as eleições no Brasil, com uma diferença de 3.500.000 votos. Inúmeros países no mundo não possuem esse número de eleitores totais. A maioria dos brasileiros preferiu que Dilma governasse por mais quatro anos. Ficar falando que teve corrupção no governo da Dilma , não irá alterar a vontade do povo sacramentada nas urnas. Esse mesmo povo sabe com certeza que os adversários de Dilma, são corruptos, pois patrocinaram, muitos esquemas de corrupção e nunca deixaram investigar. Essa é a grande diferença entre Dilma e Aécio. Aconselho que se conformem os opositores que não querem respeitar a democracia.
    Quanto mais cedo vier a conformação, menor será o sofrimento.

  • Alexandre

    O Presidente Lula disse certa feita que o resultado das urnas as vezes não era o que desejávamos, mas tínhamos que respeitar. Pois a democracia é assim.

  • alagoas nao merece voces

    Ricardo, dizer que o sistema eleitoral brasileiro é o mais moderno e confiável do mundo, é muita responsabilidade de sua parte. Uma pergunta que deveríamos fazer é porque países com democracia sabidamente consolidada e desenvolvidos como os EUA, não adotaram as urnas eletrônicas? é uma questão que deveremos levar em consideração. Não sei se você sabe mas para se se ter uma apuração rápida da forma com que é feita, a transmissão é eletrotônica e precisa da internet, mesmo que seja a chamada intranet do TSE/TRE. O Pentágono, muito provavelmente, o lugar mais seguro do mundo, já foi bisbilhotado por espiões através da internet, outros sítios importantes de países desenvolvidos também são “visitados”. Porque a nossa gerigonça eletrônica, seria a mais confiável e segura do mundo? errar por excesso, não tem mal algum, canja de galinha e desconfiança diante de um perigo iminente não faz mal a ninguém. Pior que desconfiar da democracia, é descobrir DEPOIS, que vivíamos numa ditadura, posta pela tecnologia de favorecimento. Não sou a favor da recontagem, mas agora que passou o pleito, que tal considerar possibilidade de que nossos sistema eleitoral não é seguro ?

  • Alexandre Braga

    José Cícero, que comentário mais coerente, meu velho. Muito bom.

  • Junior Costa

    Onde está a DEMORACIA falado pelo Senhor Blogueiro? Eles fizeram a maior onda de medo com o povo humilde da bolsa família e Senhor Blogueiro vem dizer em DEMORACIA ? Vi pessoas com estudo também votar no PT com medo de perder a balsa, emprego, aumento do desemprego e etc. Fizeram a mais suja eleição ´de todos os tempos e a DILMA GANHOU DEMOCRATICAMENTE. PERGUNTO AO SENHOR BOLGUEIRO ONDE ESTA A DEMOCRACIA? ACHO QUE SOU UM ANALFABETO FUNCIONAL, POIS NÃO CONSEGUIR ACHAR A DEMOCRACIA.

  • Sensato

    Dilma teve a maioria ? Que é isso ? A imensa maioria do povo brasileiro disse a ela o quanto não a queria no 1º turno. É óbvio. É matemático. Se são as regras do jogo, é outra coisa. Mas quando alguém recebe um NÃO LHE QUERO tão flagrante da maioria do povo, é a mostra do quanto é ESPONTANEAMENTE rejeitada pela maioria. No 2º turno, foi na base da coação com bolsa família, minha casa minha vida etc. E no 2º turno entra aquela máxima “só tem tu, vai tu mesmo”. Sem falar na imensidão de votos brancos, nulos e abstenções. O resto é alienação e delírio de petista empregado no governo federal ou recebedores de “incentivos” (UNE, MST ONGs disfarçadas etc.).

  • Williams Roger

    Como sempre, o PSDB quer tocar o terro!

    O CARA É BOM!

  • carlos

    Urnas seguras,para quem ganhas as eleições e insegura para quem perde.Se o eleito fosse AécioNeves,os radicais petistas paravam o país com o grito de ordem,fraude a imprensa,justiça eleitoral mesos os ministros a sua maioria indicados pelo PT. a zoadera pior.Vou dá,um exemplo,que ocorreu aqui em Alagoas nas eleições municipais de 2010,na cidade Penedo.Alexandre Toledo X Marcius Beltrão.Foi eleito Alexandre Toledo.Quem lembra os Beltrões e suas claque,foram as ruas por vários dias,denunciar que houve fraude e assim vai,ganha foi ligítimo e quem perde foi fraude.Os médicos,achavam que eles seriam os vitoriosos.Vai pra casa Paudilha.

  • Edilson Costa

    Bom dia Ricardo!
    Caso a denúncia feita pelo doleiro Youssef conter as provas de que a DILMA e o LULA tinham o conhecimento da roubalheira feita na Petrobrás, o Congresso tem o dever de Tirar a Dilma do Poder ou ela para não sofrer essa derrota deve renunciar e o LULA deve ficar inelegível por 8 anos. Acredito que, quando a caixa de pandora da Petrobrás for aberta e deixar de ser segredo de justiça o BRASIL vai às ruas de PRETO para pedir a saída de DILMA e do PT imediatamente.

  • ANTÔNIO FERNANDO PACHECO SOARES

    FAVOR COLOQUE O EMAIL QUE EU MANDEI ALGUNS MINUTOS ATRÁS.RICARDO NÃO DEFENDA O PT,POIS REPITO SE O BRASIL,FOSSE UM PAIS SERIO,A DILMA NUNCA PODERIA CONCORRER A ELEIÇÃO,COM TANTOS CASOS DE CORRUPÇÕES NO GOVERNO DELA(PETROBRAS,REFINARIA NO EUA,REFEANARIA PASSADENA EM RECIFE,MENSALÃO,ETC…ISSO É UMA VERGONHA

  • Anna Santos

    Em relação a segurança das urnas discordo de vc. e fico perplexa de saber que vc pensa assim, no mais, excelente opinião.

  • Momento de Reflexão

    INGREDIENTES DO ÊXITO

    O êxito espera por você.

    Largue as sombras do passado como a árvore que lança de si as folhas mortas.

    Mobilize o pensamento para criar vida nova e melhore os próprios conhecimentos, estudando sempre.

    Saliente qualidades e esqueça defeitos.

    Desenvolva os seus recursos de simpatia e evite qualquer impulso de agressão.

    Habitue-se a sorrir e aprenda a escutar para saber compreender.

    A melhor maneira de extinguir o mal será substituí-lo pelo bem.

    Viva o presente, agindo e servindo com fé, sem afligir-se pelo futuro, porque, para viver amanhã, você precisará viver hoje.

    A dificuldade é o meio de que a vida se vale para melhorar-nos em habilitação e resistência.

    Ampare-se, amparando os outros. Censurar é fórmula eficiente de complicar-se.

    Todo tempo é tempo de Deus para restaurar e corrigir, começar e recomeçar.

    .André Luiz / Médium Chico Xavier
    Livro: Respostas da Vida (extrato) – Ed. FEB

  • A INVEJA E RESSENTIMENTO DESTROEM OS TOLOS!

    Deixem a mulher mais sábia e inteligente governar nosso BR em paz – ela ganhou democraticamente às eleições! Nada tem provado contra ela nem seu governo. Por que tanta ira contra quem tirou o BR da miséria. Será porque os filhos dos pobres estão na escola?

  • Pedro Ferreira

    Muita gente que fica reclamando da democracia, o fazem porque não deu o que eles queriam. Na verdade são passoas que pensaram que iriam colocar seus filhos nos melhores empregos , através de indicação, bajulando os mandões do poder. Agora é na base do concurso. De vez em quando um concursado é obrigado a recorrer a justiça para poder assumir o cargo que é seu de direito, obrigando a exoneração do “contratado”. Mande seus filhos estudarem e digam a eles que não são melhores do que ninguém. Agora é na base do concurso. Cadê o concurso do TCE? Num vai fazer nunca não, é?

  • Jose Carlos

    Tenho minhas dúvidas que este sistema de votação seja seguro. No Brasil tudo é possível.

  • Geraldo Cedro

    Como já presenciamos vários absurdos no governo do PT, tanto com Lula e Dilma, não dá para acreditar que essas eleições tenham sido lícitas, haja vista que o senhor Toffoli foi advogado do PT, é para ficar com a pulga atrás da orelha.

  • Luiz Antonio Maciel de Araujo

    Collor caiu por um Fiat Elba, um golpe parlamentar de anões do orçamento e futuros mensaleiros sob a liderança do presidiário Jose Dirceu, para este governo do PT cair não faltam razões reais que só vejo menção aqui para criticar aliados, se fosse para derrubar o Collor muita imprensa que admira Fidel e Chavez estaria numa excitação golpista num frenesi incontrolável.

  • Pedro

    Perai Ricardo, urnas mais confiaveis do mundo? ja foi denunciado na midia varias vezes por especialistas e inclusive na band que a urna eh fraudavel. e vc pode encontrar na internet inumeros videos de mesarios mostrando os boletos de apuracao das respectivas urnas e eles nao batem com os numeros divulgados pelo TSE.

  • Thiago

    A massa de manobra não para de atacar! Para quem carregar a casuística “nunca se roubou tanto”, pesquisa por gentileza a historia do Sr. Paulo Roberto Costa, Diretor de Abastecimento da Petrobrás e veja que o cidadão é funcionário de carreira da estatal desde 1978 e assume cargos diretivos DESDE 1995!

  • carlos

    Antônio Pacheco.Dilma não podia nem concorrer as eleições pelas corrupções citadas.Aécio Neves,no mesmo barco da corrupção.Num país sério,os dois estavam fora.Petrodilma x Aécioporto.

  • Fernando

    Na copa de 50 o resultado apertado dando o titulo mundial de futebol ao Uruguai trouxe muita tristeza, dor e muito sofrimento para a população brasileira, foi muito choro. Já o 7 X 1 para Alemanha, não. Ao invés de choro, tristeza, o que se viu foi raiva, muita raiva, não da Alemanha, mas do Brasil, da nossa seleção. Ao ponto de na final o Brasil inteiro torcer para Alemanha. Tudo bem era a Argentina do outro lado, mas não precisava torcer a favor. Onde eu quero chegar? Nas eleições do dia 26/10/2014. Igual a copa de 50 aqui no Brasil onde a seleção perdeu, essas eleições também foi muito apertada. E o que estamos vendo é tristeza, dor e muito choro por parte de quem perdeu. Diferente das outras que Lula e Dilma venceram por 7 X1, as manchetes eram quase unânimes em exaltar a vitória deles e até igual aos 7 X1 também criticar a oposição.

  • Pescara

    Excelentes os comentários do Luiz Antônio Maciel e do Pedro. Urnas confiáveis ? Você que se diz sempre “um velho jornalista”, deveria acrescentar “um velho e inocente jornalista”. A não ser que esteja brincando, o que não parece ser do seu feitio. Tu não sabes o que uma organização desse naipe é capaz de fazer pra manter o poder… E é verdade: se fosse o Collo à frente de um governo com metade dos casos de corrupção do governo do PT, aí você iria ver o coro dos petistas nas ruas “Fora Collor !”, e aí seria legítimo, embalado pela “imprensa correta, ética e isenta” (Carta Capital, Franklin Martins, kkkkk), não seria coisa de brancos e brancas ricos e bonitos, dazelite. Esta República de Bananas Vermelhas e Podres é uma grande piada. De mau gosto, obviamente.

  • Carlos

    Caro,

    Não consigo entender o seu inconformismo sobre um eventual pedido de impeachment? Esse pedido não faz parte da democracia? Denúncias não podem ser apuradas porque são do partido que você simpatiza?
    Estranho!

  • Fernando

    O Curioso nisso tudo foi: o eleitor do Aécio, não votou nele, votou contra a Dilma ou PT e ele era o caminho. No entanto, mal eles o conheciam, pois eu tenho certeza nos quadros do PSDB havia e há melhores nomes. Ex.: Geraldo Alckmin é sem dúvida um nome muito melhor.

  • ALEX LIMEIRA DE LUCENA

    Urnas eletrônicas confiáveis… vc tá de brincadeira né Ricardo Mota… quem entende um pouquinho só de programação e sistema sabe que essas urnas são uma piada. infelizmente não posso falar mais. como diria Boris casoy… Isso é uma vergonha.

  • Luiz Carlos Godoy

    A observância às regras da Constituição Federal é imprescindível em qualquer nação que se apresente perante à comunidade internacional como Estado Democrático de Direito. Dentre essas regras está a soberania da vontade popular (de onde emana todo o Poder) instrumentalizada por meio do sufrágio universal. Qualquer tentativa de desrespeito a tal premissa é tentativa de golpe, que deve receber uma exemplar reprimenda do Estado-Juiz.

  • Marcondes de Almeida Arruda

    E o meu comentário?

  • J.Monteiro

    Meu caro Ricardo Mota, dessa vez você deu uma tremenda mancada, ao afirmar que às urnas eletrônicas são confiáveis, e elas não são, assim como também Lula, Dilma e essa bandalheira de aloprados e mensaleiros não o são. E se realmente o Brasil fosse um “país sério”, diante de tantas evidências de corrupção que correu solta, durante os DESgovernos do sonso do Lula, e da sonsa da Dilma, ao invés de reeleita, seria tirada da presidência, assim como fizeram com o Collor, e digo mais : quando iniciou-se o período do segundo turno, o Aércio estava na frente da Dilma, (se você soube disso, não fez nenhum comentário), lembra? E como num passe de mágica, sem que houvesse nenhum fato novo que beneficiasse a Dilma, pelo contrário, houve a denúncia de que ela e o Lula sabiam da roubalheira que corria solta na Petrobrás, como explicar que isso serviu para alavancar a reeleição dela? Que diabos de país é esse? Que esculhambação é essa? Onde estão os líderes sindicais dessa republiqueta? Todos estão mamando nas tetas desse governo de corruptos. E estão dando risadas, pois eles tem certeza, que com um stf (assim mesmo com letras minúsculas) PTlizado, diminuído, com a aposentadoria do Ministro JOAQUIM BARBOSA, os aloprados e mensaleiros vão deitar e rolar. Alguém duvida? Viva e verá.

  • Miral

    A caravana passa, a cachorrada ladra…e continua latindo!!!

  • januario aleluia filho/Janu

    Caro amigo ricardo, estive lendo os comentarios postados, alguns até contra a sua opinião. MAIS não vi nem um desses eleitores do Aercio, falar para que o Brasileiro mudasse a CONSTITUIÇÃO. Por que omais ingenuo que seja as pessoas todos sabem que o nosso problema são os Politicos e não os partido. Mas os que gostam de mamar nas têtas do Governos jamais querem que mudem a nossa Constituição que é o Cançer do nosso Brasil. Um abraço com todo o respeito pelos seus comentario.

  • Andrada

    O que é isso gente? Volta da ditadura? Elegemos um presidente da republica há uma semana e a oposição já quer expulsar o chefe de estado recém eleito? Isso não é ditadura? RESPEITEM o resultado das urnas, foi dessa forma que decidimos que um presidente seria eleito, nao esqueçam disso. Com tanta desconfiança, teremos que anular as eleições toda vez que um presidente ganhar por 1% de diferença? De socialista o PSDB não tem nada e os eleitores inconformados também.

  • Ana Carla

    Tanta gente falando mal das urnas… baseado em que esses “especialistas” colocam em dúvida a segurança das urnas? por que Aécio perdeu? o fato do Brasil ter uma eleição com urnas eletrônicas, outros países tem de implantar também? o fato dos Estados Unidos não quererem é a garantia de que as urnas são inseguras? Se o Aécio tivesse sido eleito, essas pessoas estariam protestando? As pesquisas dos institutos minimamente confiáveis, nunca deram Aécio com vantagem na frente da Dilma e sim sempre empate técnico. Opiniões cheias de ranço, revolta pela derrota são desabafos. A Dilma foi eleita com a maioria dos votos válidos, é assim que funciona aqui em qualquer lugar do mundo com um mínimo de democracia. Se o Aécio tivesse vencido teria a mesma condição, a minoria, caso utilizemos o raciocínio de muitos. Acho que esse assunto é passado, mesmo com todas as denúncias na mídia, manipuladas ou não, Dilma foi reeleita. Se eu votei nela? não, votei nulo. Infelizmente. Isso é passado. Por que não nos debruçamos a protestar e denunciar o auxilio moradia de juízes e conselheiros do tribunal de contas por exemplo? Vamos fazer algo para reverter esse absurdo?

  • Sylvio De Bonis Almeida Simoes

    Se a Presidente sabia das falcatruas na Petrobras, me perdoem os eleitores vencedores, mas ela merece sim o “impeachment”.

  • José Carlos de Oliveira Simões

    Meu nobre repórter, sei que a razão da sua gozação, citando a pirita dos tolos e que deve ser encontrada nas minas de Mariana (Mg), tem um motivo singular, ou seja: algumas pessoas estão sugerindo nas redes sociais, que para resolver os problemas desse país de corruptos, só com as Forças Armadas novamente no poder, isso poderia ser estancado.
    Sei da sua revolta contra a Ditadura Militar, e você deve ter lá suas razões, porém, gostaria de lhe dizer, que tenho 63 anos de idade, convivi durante todo o período dos governos militar, e nunca tive o menor problema, muito pelo contrário, quando eu saia de casa, sabia que iria chegar ao destino, e não encontrava, rua fechada, BR interditada, sem terra, sem teto, sem saúde, sem educação, sem segurança pública… fazendo manifestação, anarquia e vandalismo. Isto é que é DEMOCRACIA ? Estou ai dando minha cara para bater, e pedindo respeito, aos que apoiam essa democracia, eu adorava os governos militares, pelo menos era respeitado o meu direito de ir e vir.

  • Leitor Crítico

    Esses neogolpistas, reacionários e desonestos, que pedem golpe militar, impeachment, recontagem eleitoral e outras palhaçadas envergonham o Povo Brasileiro, partidário da Democracia e da Ordem. Baderneiros desse tipo são pessoas ignorantes, sem esclarecimento, que nos deixam estarrecidos. Acho que nem foram à escola, e como nada sabem de História, optam pela Histeria. Pobres diabos!

  • Pedro Gustavo D. Melo

    Ricardo,

    Me surpreende a atitude da imprensa e do TSE quando está sendo pedido a liberação de todos os boletins de urnas para que seja analisado qualquer possibilidade de fraude.

    Entendo que essa proibição anula a democracia e se faz premiar a ditadura, impedindo qualquer do povo de tomar conhecimento do que se passou nessas eleições.

    Parto da seguinte premissa: “quem não deve não teme”. Assim, qualquer do povo que tiver interesse em analisar todos os boletins de urna e verificar qualquer irregularidade premia a democracia.

    Mas essa atitude de vedar qualquer possibilidade de se verificar qualquer irregularidade faz prevalecer o lema comunista do PT: a Ditadura.

  • nelson

    quem votou no PT esta de parabéns, pois concordou e concorda com a corrupção no Brasil, tudo normal, então não há o que reclamar, agora é tarde, o PSDB disseram que iria privatizar os órgão públicos e o PT que está roubando esses órgão e o povo achando bonito…

  • saulo mendes

    Não defendo o impeachment agora, ele virá naturalmente com as revelações dos fatos. O maior advogado de Dilma é o ex-Collor, de maldita lembrança. Eles os petistas que aguentem. Ficaram de mangação e agora querem paz. Mentiram: Lula chamou Aécio de playboy e cachaceiro, como se ele Lula passasse em algum teste de bafômetro. Já Lulinha é o plaboy novo rico patrocinado pelas putarias palacianas. Não pago imposto a ladrão. E você cuide de não pagar, também. Não pode falar contra deputados estaduais, quem não reconhece que Lula e Dilma comandaram o maior roubo da história da república. A PETROBRÁS e ELETROBRÁS foram “arrombadas” e perderam valor de mercado. Os fundo de pensão e os sindicatos foram aparelhados. O estado só coordena os sindicatos no fascismo ou nos regimes
    totalitários.
    Se você tiver coragem vá para as ruas defendê-los.
    Sabe o que é autocrítica? Se sabe, faça.
    A sua expressão viúva de Aécio é ofensiva. Aécio não morreu, tampouco você, que ainda tem tempo para viver e mudar
    Ou então faça como avestruz. Agora não me peça para fazer o mesmo. O povo descobriu que é social democrática. A ofensiva de adesões e engajamento vem aí.
    Eles que apurem os fatos e parem de cagar no caco. As passeatas passarão a ser pontuais..

  • Observer

    Caro ricardo Mota. Acredito que você lê todos os comentários de sua coluna neste blog, e tenho certeza que deve estar pensando mais ou menos o que imagino. Também sofrí muitas críticas quando emitia minhas opiniões, proncipalmente se fossem favoráveis ao governo. Infelizmente vivemos numa sociedade analfabeta politicamente.

  • Múcio Bezerra

    Engraçado! todos fazem seus comentários…mas esquecem que o nosso BRASIL, herdou uma dívida muito alta, a escravidão sem amparo(terra,apoio social, etc) e, mais analfabetismo, sem contar os nativos….

  • AAraujosilva

    Meu caro Ricardo, respeito seu arrazoado, respeito
    sobretudo sua opinião; entretanto, discordo
    veementemente da sua afirmativa:
    “Coisa de quem não tem o mínimo respeito pela democracia. Dilma Rousseff venceu legitimamente, ainda que com votação
    apertada.”
    Quem não tem tido o menor respeito por nossa
    tropega democracia é o lullodiumismo, nesses
    últimos 12a., naufragado num oceano de escândalos
    e corrupções mil. madamA presidentA “venceu
    legítima e apertadamente” sobre as incógnitas e
    duvidosas maquinetas de votação, com um quantum
    muito significativo de votos livres,socialmente
    independente dos modernos currais eleitorais.
    De fato, não sei distinguir ferro de ferrugem,
    imagine ouro de pirita … já a dupla lulla/diuma sabe,
    e como sabe!!! Com os cumprimentos e respeito do
    Audemaro, desde os confins da Jatiúca em MCZ/AL.

  • Ogiva

    OU discursão sem futuro, senhores as eleições já foi, chega de brigas, pois em 1º lugar estar as amizades e em 2º lugar, foi o aceio

  • melo

    Me desculpem, mas acho que se as urnas não são confiáveis e se ainda a empresa que produz as urnas responde por corrupção em outros países, inclusive não pode segundo a lei americana prestar serviços naquele país, sim, temos o direito de exigir investigações e de punir os responsarei sejam eles quem forem inclusive presidentes,ministros,etc.

  • Silva

    O que é Social Democracia, Sr. Saulo? O povo descobriu o que? Meia dúzia pediu o Fora Collor; Meia dúzia pediu o Fora FHC; Meia dúzia pediu não sei o que em junho. Resultado, o país ficou dividido entre duas candidaturas que não representam o apelo das ruas. Agora, mais essa de impedimento, de auditoria, disso ou daquilo. Povo hipócrita.

  • Castro

    Meu cara Ricardo, dizem que os brasileiros tem memória curta, quando o PT era oposição, saiam para ruas sem motivo algum, gritando fora FHC, fora FMI, era bonito e defendiam a moralidade, agora se fazem parecido são tolos? Não defendo essa história de terceiro turno, mas tem que ir as ruas protestar contra tudo de mal feito tem sim. Não podemos nos calar, temos que protestar e mostrar que não concordamos com esse sistema.

  • 53 MILHÕES DE BRASILEIROS DERAM A VITÓRIA A DILMA

    Dilma foi escolhida por 53 milhões de brasileiros.
    Isso não significa nada?
    A regra é clara, vence quem tem a maioria dos votos.

  • A.S.Marques

    Pela primeira vez discordo do nobre Blogueiro, TOLO`É AQUELE QUE ACREDITA QUE FOI LIMPA ESSA VITÒRIA,nebulosa pois esperam horário de verão e quando o Brasileiro veio saber já foi em cima da bucha sem que pudéssemos acompanhar de fato disputa. TOLO também é aquele que aceita sem desconfiar em uma pessoa que foi incapaz de se averbar suspeito devido a sua ligação com o PT no caso do mensalão e agora Preside a Eleição ….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Alves

    Discordo de você caro Ricardo Mota.Acho que estas urnas possam ser manipuladas,se elas são tão seguras porque os países de 1 mundo ainda não as usam. Porque Dilma mandaria a VEJA se calar,pois se ela jura inocente, quem não deve não teme.

  • Daniel

    Concordo com o castro, o povo tem motivo suficiente pra pedir prisao preventiva pra toda cupula petista e mais de um monte de partido da base governista. Discurso de petista agora é dizer que corrupçao é culpa do sistema politico. Tenha paciencia.

  • Moraes – AL

    Me impressiona como algumas pessoas insistem na tese da fraude nas urnas. Me impressiona mais também seguirem com o pífio argumento de que são inseguras porque os EUA não adotam. Me impressiona mais ainda como conseguem digitar aqui nesse espaço com as quatro patas no chão. Parabéns ao nobre jornalista pelo lúcido e sábio comentário.

  • Eduardo

    Bom dia Ricardo, concordo em tudo com voce, menos que o sistema eleitoral é o mais seguro, pelo contrario, o sistema é altamente vulneravel, se quiser tira a duvida converse com qualquer menino de 18 a 20 anos que entende de sistemas, e pergunte a eles a vulnerabilidade desse sistema, garanto que depois dessa conversa voce mudara de opinião.

  • Recado sobre as Eleições

    Pena que não colocou o “Recado da Presidente do TRE”, quando demonstrava sua indignação com os mais esclarecidos, certamente não apenas pelos votos dados ao PT, mas pelo conformismo dos esclarecidos que votaram em Aécio com esse resultado esdrúxulo de eleição.
    Dos bastidores dessas eleições, ela deve saber mais do que ninguém, pelo menos aqui em nosso estado, ou não?

  • Humberto Araújo

    todos essa turma do PT,PMDB e outros da Politica Brasileira!!!!!! cade os caras pintadas e o gigante que só faz dormiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiirrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr.