As últimas pesquisas do Datafolha, ainda que não sejam definitivas, vão confirmando o favoritismo da presidente Dilma Rousseff.

Mas o noticiário relativo à disputa, ainda que não seja assim escancarado, vai apresentando suas estrelas: a Bolsa de Valores e o Bolsa Família.

De um lado, o mercado fica “nervoso” a cada anúncio de pesquisa apontando o crescimento da petista: os indicadores perdem o rumo, parece haver uma tentativa de suicídio em massa, uma gente aflita a pedir socorro do Corpo de Bombeiros. As ações caem e o dólar sobe.

Melhor seria uma camisa de força para o tresloucado mercado financeiro (que não parece ter qualquer relação com a vida real).

No Brasil, ao contrário dos Estados Unidos, o cidadão médio – trabalhador e assalariado – desconhece os caminhos da jogatina financeira, com raras exceções.

Mas o noticiário insiste na sua relação direta com a disputa presidencial, não fosse apenas mais um surto de espertos que buscam ganhar algum e se tornar inimputáveis perante a sociedade.

Do outro lado, a preocupação nas hostes governistas é com uma possível abstenção do eleitorado nas áreas mais pobres do país, e por isso mesmo maiores beneficiárias do Bolsa Família.

Prefeitos que estariam se negando a transportar eleitores da zona rural no chamado “Brasil profundo”. Há, também, suspeitas de terror em torno do principal programa social do Governo Federal, tema recorrente em todas as últimas disputa presidenciais.

É um fim melancólico de uma campanha eleitoral que passou longe do bom debate, se reduzindo a ataques de toda natureza.

O voto é emoção e ninguém está imune a ela: a turma de cima ou a turma de baixo. Foi o caminho “vitorioso” dos marqueteiros.

A nossa jovem democracia ainda haverá de nos oferecer coisa melhor. Desde que nós busquemos nas ruas o futuro.

Por enquanto, ou zombam da nossa ignorância ou da nossa pobreza.

"Coronéis sem farda" são maior desafio ao futuro comando da PM
Sete novas pesquisas para presidente serão divulgadas até sábado
  • Há Lagoas

    Eles zombam de ambas as coisas!
    Principalmente no que se refere ao Norte-Nordeste. Isso é uma constatação, salvo algumas exceções…
    Respeito a opinião divergente, mas a miséria é mãe de muitas ideologias doutrinarias.

  • Romão

    Ricardo, é ridícula toda essa angústia que esse ParTido tem levado a população, misericórdia! Esse pavor-tenebroso que seus militantes têm feito em torno dessas famigeradas “ações sociais” do governo dá nojo! O Aécio pode até não ser a melhor opção, mas essa Dilma/Lula/Petralhas nunca, jamais o serão também. Ricardo, tudo o que eles afirmam como melhorias feitas por eles têm-se transformado em escândalos, perdas e maldição – sim, maldição! -. Esse “Bolsa Família” tem-se transformado em maldição para muitas dessas famílias beneficiadas por ele. É uma bengala capenga! Aaafff!

    Meu voto é do Aécio!

  • wilson Ribeiro

    Meu caro Ricardo Mota, acabo de ler seu comentário sobre as duas Bolsas e sua relação com a disputa presidencial. Sem injunções com o mercado de capitais, gostaria de frisar, à vista de meus parcos conhecimentos de economia, que as Bolsas de Valores (a outra já conta com muitos defensores) são apenas um termômetro do que ocorre na economia, em um preciso momento. Especulação, de fato, existe, como se registra em todos os demais segmentos onde o dinheiro se faz presente, mas não na dimensão em que o amigo apregoou. Em princípio, o governo é o maior beneficiário dessa atividade, no que tange à arrecadação de tributos e emissão de títulos públicos (Tesouro Direto, p.ex.) Em seguida, vêm as empresas com a possibilidade de conseguir recursos a custo quase zero, explorando ofertas públicas, debêntures, etc. A “turma” treme porque há grana em jogo e o investidor teme perder também o seu dinheirinho. No mais, estamos em um frenesi eleitoral em que tudo vale para a conquista ou manutenção do Poder. Ideias? Isto é outra história. Em tempo: (1) – O grupo Petrobras (coitada) é o maior investidor do país; (2) – O governo petista pôs em pràtica este ano um pacote de incentivo ao mercado de capitais, de apoio a pequenas e médias empresa (sintomático, irônico hem?.

  • Constant Ramos

    É isso aí. Por enquanto os Aecistas estão zombando da preferência por Dilma, sinônimo de eleitorado ignorante e dotado de pobreza intelectual. Aquele literalmente pobre que não tem um pó de café no fogão para o desjejum, nem deveria votar, segundo eles, porque não sabem o que querem. Mas, nessa nossa história de quinhentos e poucos anos, a elite nunca admitiu prejuízos na escala da pirâmide social. Os livros do escritor jornalista Laurentino Gomes (1808-1822-1889) não deixam dúvidas disso. Esclarecer o povo é como alimentar uma Bastilha. O problema não é Dilma ou Aécio. É o que virá depois.

  • dalmo

    E o contrato de confidencialidade na equipe de transição de governo? O que Téo Vilela tem a esconder da população?

  • Hélio

    A dilma realmente nunca sabe de nada: falar que a prestação do minha casa minha dívida custa 80 reais. É piada!

  • Tomás Cavalcante

    PESSEDEBESTAS !

    O PSDB TAMBÉM RECEBEU DINHEIRO DO ESQUEMA DA PETROBRAS,~E PIOR PARA NÃO INVESTIGAR ESVAZIARAM A PCI DA PETROBRAS EM 2009. ENTÃO ACABOU O DISCURSO DE CORRUPÇÃO DE UM DOS LADOS APENAS.

    MOSTREM OBRAS DO PSDB
    MOSTREM NOVAS PROPOSTAS, PORQUE MANTER/MELHORAR O QUE ESTA NÃO VALE.

  • Carlos

    O que preocupa é que por mais que os oposicionistas tenham razão, tenham melhores propostas, vai ser dificil se conscientizar os “bolsistas famílias” que determinado (a) candidato (a) é melhor que o candidato do PT! O fato concreto e isso, ninguém pode negar é que o PT em qualquer eleição (passada, presente e futura) vai utilizar se sempre desse “mote” (candidato dos pobres x candidato dos ricos)! E aí, predomina na cabeça dos “bolsistas famílias”, o voto do medo! E isso, queiram ou não os intelectuais, faz a diferença pois, são no mínimo uns 30 milhões de votos que o PT ganha, sem que o eleitor realmente tenha a plena consciência do voto! Vamos torcer que nas futuras eleições, não seja como essa, onde, até o falecido Dr. Tancredo Neves foi criticado por ser o avô do candidato do PSDB e que não haja motes do tipo “campanha do medo” onde, fica se incitando norte/nordeste x sul/sudeste e rico x pobre! Isso é prejudicial a democracia!

  • Antônio Carlos Amorim.

    Prezado mota,não ouço seu programa do rádio,toda vez,mas escuto sempre que posso,temos alguma coisa em comum,não ouço nem vejo programa eleitoral,não acredito em pesquisas,mesmo porque as que eu escuto por aí ,são encomendadas pela globo,devedora de quase um bilhão de impostos ao governo federal,portanto mais um motivo para desacredita-las,uma vezque sempre favorece a candidata Dilma,eu não lí mas me disseram que foi pesquisado,até o candidato mais grosseiro ou agressivo, e evidentemente o candidato Aécio ganhou nesse quesito,ignorava que tal ítem,fizesse parte do elenco de perguntas ao eleitor,acho que na de sexta-feira,virá qual o candidato mais bonito,eu não acredito em pesquisas mas acho que a do instituto CNT Census,é mais realista quando diz que o candidato Aécio,está quase seis pontos à frente,afinal,foi o único que disse que ele é quem passaria para o segundo turno,e por que acredito que o Aécio é o favorito,juntando-se os votos de Marina e Aécio do primeiro turno, dar um total de 55 pontos,nota-se facilmente que o eleitor quer mudança,lembra-se de junho de 2013,a candidata Dilma nunca terá ficado com os votos da mudança,portanto seu teto,não é o que o datafolha apregoa,mesmo porque,sempre me disseram que esse instituto não fazia pesquisa para partidos políticos,quando o estadão afirmou que só no primeiro turno o PT gastou sete milhões e meio com o IBOPE e o Datafolha,eu já disse que o Aécio é o favorito,bem não custa nada repetir,não vejo programa eleitoral,não acredito em pesquisas,mas acho que o Aécio é o favorito

  • João Bosco

    Só existe uma posição possível à esquerda de caráter – esta exposta no artigo abaixo, escrito pela fundadora e ex-líder do PT na Câmara dos Deputados, Sandra Sterling.

    É a mesma da maioria dos petistas históricos que conheço e que mantiveram a vergonha na cara, aqui e de outros estados. Segue o texto:

    MEU VOTO CRÍTICO EM AÉCIO É UM VETO AO VOTO A DILMA

    Sempre gostei de aprender.

    E ontem aprendi com o deputado Marcelo Freixo, do PSOL, que resolveu, ao contrário de mim, dar um voto crítico em Dilma e um veto ao Aécio. Lembrei-me do tempo em que juntos lutamos (nós e o PSDB) contra o Collor e fizemos o abraço na Av. do Contorno e na campanha de vestir-se preto contra o Presidente que sofreu o impeachment.

    Vou fazer o contrário do Freixo. Quero ter a coragem de enfrentar esses 12 anos em que o PT se julgou a consciência política do Brasil e no qual fez e aconteceu como os demais, em tudo, para, afinal, me deter na censura ao IPEA porque o IPEA, órgão do próprio governo, não demonstrou o que todos os que pelejam para entender este país já percebiam: a desigualdade social não diminuiu a ponto de ser significante do ponto de visto estatístico – logo, na lógica da Dilma Rousseff, que se parece à de Delfim Netto na ditadura, deve-se esconder os dados que não são a favor do partido que nos agrada.

    Não compactuo com esse tipo de método.

    Fiz uma oposição consciente e determinada ao governo de FHC, quando fui líder do PT na Câmara dos Deputados. O resto de minha história não tem a menor importância. Ia, inclusive, usar meu direito de ser “idiota”- como diziam os atenienses e deixar de votar. Mas não vou me abster.

    Vou votar no Aécio, com todo o medo que ele me causa de que venha a aumentar o peso da exclusão sobre os trabalhadores, as mulheres, os homossexuais, aqueles excluídos enfim – mas não vou me calar diante das mentiras que a Dilma vem assumindo.

    Qualquer que seja o resultado, para mim, terei cumprido meu dever de brasileira: arrisquei a perder ou a ganhar – para os outros que sofrem, não para mim, porque nada tenho a perder.

    Bom voto a todos no domingo.

    Sandra Starling, fundadora do PT, foi deputada federal e líder da bancada petista na Câmara.

  • carlos

    RICARDO,

    O Brasil eh muito maior que o bolsa familia , e muito maior que a BOLSA DE VALORES. VAMOS MUDAR COM AECIO,
    FIM DAS PESQUISAS FALSAS.

  • Tomás Cavalcante

    Mudar o que?
    Com certeza Aécio não representa mudança e sim um retrocesso perverso:
    ALTOS JUROS
    INFLAÇÃO (12,75% em 2002 OLHEM NO HISTÓRICO-FHC)
    DESEMPREGO
    RECESSÃO
    POBREZA
    FOME
    FALTA DE OPORTUNIDADE
    PRIVATIZAÇÕES( A VALE DO RIO DOCE FOI VENDIDA A TROCO DE BANANA)
    NÃO ME LEMBRO DE NENHUMA OBRA DO PSDB EM 8 ANOS
    BRs ESBURACADAS OBJETIVANDO PRIVATIZA-LAS

  • Tomás Cavalcante

    QUAL A POSIÇÃO DE AÉCIO EM RELAÇÃO A REELEIÇÃO?

    1º- ELE FOI PRESIDENTE DA CÂMARA QUANDO FOI APROVADA? A REELEIÇÃO.HOUVE COMPRA DE VOTOS?
    2º- ELE PRÓPRIO DISPUTOU A REELEIÇÃO E VENCEU EM MINAS !
    3º- ELE APOIO ALCKMIN PARA RELEIÇÃO E 24 ANOS DO PSDB NO PODER DO ESTADO DE SP(DEUS ME DEFENDA)

    OBS: AINDA BEM QUE DILMA VAI GANHAR E FAZER TRANSPOSIÇÃO TAMBÉM PARA SÃO PAULO!

  • Tomás Cavalcante

    http://pt.global-rates.com/estatisticas-economicas/inflacao/2001.aspx

    HISTÓRICO DA INFLAÇÃO NO GOVERNO DO PSDB!
    1995- 22,41% a.a
    1996- 9,57% a.a
    1997- 5,22% a.a
    1998- 1,66% a.a
    1999- 8,94% a.a
    2000- 5,98% a.a
    2001- 7,67% a.a
    2002- 12,53% a.a

    AGORA VOTE NO PSDB E SAIBA QUE VOLTARÁ A POLÍTICA ECONÔMICA PERVERSA DO PSDB.
    DESEMPREGO
    ARROXO SALARIAL
    RECESSÃO

    POR ESSAS E OUTRAS RAZÕES MEU VOTO É VETO PARA AÉCIO.

  • Williams Roger

    De que bolsa estamos comentando?
    Do bolsa família que tirou o Brasil do mapa Mundial da pobreza, 22 milhões de brasileiros que viviam abaixo da linda da pobreza sem ter nenhum dinheiro para comer.
    Ou da “bolsa” política que foi criada pelos “constituintes” que de originários não tem nada, são sim uns picaretas que fizeram uma Constituição eivadas de erros, pra mais é claro, pra eles mesmos.
    Bolsas tais como: Cargos vitalícios, plano de saúde, no qual poderiam ou deveriam usar o SUS, verba de moradia, verba de enxoval/paletó, verbas indenizatórias, verbas de custeio; passagens de avião, vali alimentação exorbitante, enquanto que o meu custa R$ 7 reais, verba de gabinete, uma infinidade de assessores, verba partidária que tal como o grande gastos com o grande número de parlamentares, diga-se de passagem, sem necessidade, dos quais de 513 deputados federais, deveria ter só 100, de 81 senadores, quando só deveria ser 1 por Estado, e da diminuição de deputados estaduais e vereadores em todos os Estados, que tomam conta de grande parte da fortuna do país, cujo valores poderiam ser investidos em educação, saúde e programas sociais. Essas sim são as bolsas que deveriam ser excluídas do custeio dos nossos impostos.
    Bolsas que os políticos, respectivamente; vereadores, deputados estaduais, federais e senadores recebem para trabalhar, uma vez por semana em alguns municípios, 2 vezes por semana nos Estados e 2 ou 3 dias no caso de Brasília. E AINDA FALTAM ÀS SESSÕES, ser ter desconto!
    E não vejo ninguém contestar essa anomalia. Mas colocaram na Constituição, então vale, mesmo sendo imoral.
    Mas que no entanto, isso pode ser mudado, mas o problema, é que quem muda, ou deveria mudar, são eles mesmos, as “raposas”, com todo respeito ao animal, que mesmo sendo irracional, torna-se mais racional que o ser humano.
    Que ao invés de se preocupar com coisas mais interessantes, se preocupa com míseros reais que os pobres ganham. Ou eles não tem direito de comer do bolo que todos contribuímos? Ou só os políticos e os ricos é quem devem comer do bolo?
    Sem dar chance de outros, os pobres que também contribuem com os ingredientes do bolo, que por direito devem participar e usufruir das benesses também.
    Por que tanta raiva assim dos pobres e humildes?
    Por que ninguém tem raiva e reclamam dos ganhos exorbitantes dos políticos?
    Por que, porque?
    Por que a maioria de nós, alagoanos, somos tão covardes e hipócritas?

    Agora querem colocar a culpa das mazelas do país em uma pessoa, a presidenta ou presidente seja lá quem seja. Quando quem decide como, quanto e onde serão gastos os valores dos nossos impostos, que deveriam ser revertidos para a população em forma de benefícios, mas que na prática, nada é feito, nada é fiscalizado. Pois quem deveria fiscalizar, os legisladores: Deputados federais, senadores, deputados estaduais e vereados não faz nada. Esses sim decidem tudo, esses sim são os culpados pelas mazelas do nosso País, Estados e municípios, seja por omissão ou comissão, este último quando teriam o dever de agir em prol da população.
    Mas paciência, QUEM OS COLOCAM NO PODER, SOMOS NÓS!
    FICA A REFLEXÃO!

  • Carlos

    “so sei que nada sei”.
    Sou do tempo do PT dos anos 80 e 90, que zelava pela moralidade no seviço publico, pela etica, que envolvia a classe media atraves de suas classes Advogados, Professores, Medicos, Dentistas, Trabalhadores do ABC, e todo o cidadão que queria um Brasil livre da corrupão que empunhavam a bandeira por paixão, e não por dinheiro como é feito hoje.
    Hoje o PT virou um partido do poder virou as costa para a classe media que lutou para o PT ser um grande partido, e se aliou a Sarney, Renan, Collor, Maluf e controla seus seus sindicatos atraves de cargos para seus membros, assegurando o seu controle e por conseguinte apoio dos funcionarios publicos, fora isso pega a pecha de FHC com o Bolsa Escola que tinha 6 milhoes de pessoas e passou para o Bolsa Familia para 56 Milhoes de pessoas, com isso ignorou a classe media que lhe apoiou por muito tempo, e virou as costas, Pois hoje com os votos dos funcionarios publicos e suas familias e mais os 56 milhões de pessoas do Bolsa o PT tem garantido sua permanencia no poder por muitos anos.
    No que pese os casos de corrupçao que começou com Valdomiro Diniz, passou pelo Mensalão e desemboca agora na Petrobras, sem falar nos outros casos menos importantes que tem varios.
    O que vamos falar para nossos filhos que o Roubo faz parte do processo Democratico.
    DECEPÇÃO

  • Frederico Farias

    Me permita a ousadia; a conjunção não é alternativa, é aditiva: “…zombam da nossa ignorância e da nossa pobreza.”

  • HELIO

    Alguém comentou ser contra privatizações ocorridas no governo FHC.
    É válido lembrar por exemplo que as melhores estradas são as privatizadas, as demais são de péssima qualidade. A duplicação da Br101 em AL parada a muito tempo por várias irregularidades…!
    Telefonia: Alguém tem saudade daquela época? E por aí vai…

    Temos sim grandes avanços, porém, não devemos favor a nenhum político, melhorar as coisas é obrigação deles.

  • josé carlos santos

    Perfeito, meu caro jornalista, zombam mesmo.

  • januário aleluia filho

    Caro Ricardo, primeiro quero lhe parabenizar pelos seus comentários, sempre leio todos: O que eu queria dizer para esse pessoal que é Aercio ou Dilma, que culpado do País está assim não são eles e sim nossas mais altas autoridades que não quer mudar nossa constituição, vai depender agora depois da mesma dessa nossa juventude não se acomodar e ir a luta pelo nosso Brasil melhor, por que do jeito que está fico pensando o que será dos nossos netos Etc. Por que parece que estes comentaristas não lembram que tem netos ou bisnetos e quando eles precisarem eles já não mas estão aqui para ajudalhos financeiramente porque pelo que deixa trasparecer todos são de alto poder aquisitivo. Mais uma vez agradeço sua atenção:um abraco.

  • Leitor Crítico

    No nosso caso, contra a privataria, o desemprego de 15%, os juros de 45%, a corrupção sempre arquivada e para baixo do tapete, o preconceito contra os mais pobres, necessitados e Nordestinos, votamos Dilma 13!

  • barakinalama

    FUI CENSURADO!