A Lei da Ficha Limpa é uma das melhores iniciativas populares dos últimos anos. Mas suas consequências práticas, no entanto, são inexpressivas, se lembramos a expectativa criada com a sua aprovação, em 2010.

Especialista em direito eleitoral, o advogado Gustavo Ferreira, convidado do “Ricardo Mota Entrevista” desta semana, traz dados reveladores.

– Em todo o país, apenas 2,2% dos candidatos registrados foram atingidos pela Lei da Ficha Limpa. Destes, só 1,1% deixou de concorrer: ou foram vetados ou abandonaram as respectivas candidaturas.

Eis o busílis: há a necessidade de condenação em segundo grau – ou por um colegiado -, o que dificilmente acontece. Basta lembrar que 13 deputados estaduais – e federais, hoje – foram condenados por Improbidade por conta da Operação Taturana, no primeiro grau.

Todos, no entanto, concorrem nas eleições deste ano como se nada tivesse acontecido.

O pior, mostra Ferreira, acontece lá em cima, nos tribunais superiores: são mais de 300 ações tramitando no STF contra detentores do tal “foro privilegiado”: deputados federais e senadores.

Julgamento?

É aguardar o fim dos tempos.

Não tem jeito: ou eleitor toma uma atitude, transforma em ação a sua indignação, ou vai continuar tolerando os personagens que condena à boca miúda.

Não há nada tão ruim que não possa piorar.

Em tempo:

Você pode assistir a entrevista com o advogado Gustavo Ferreira pelo TNH1 TV, o canal 26 da Net ou aqui mesmo, pelo seu portal de notícias, até a próxima segunda-feira.

As últimas apostas para a eleição de deputado federal
O senador Fernando Collor e o Doze e Dez Notícias
  • Nado

    EITA. QUEM SERÃO OS FELIZARDOS, QUE VOCES VÃO VOTAR, QUE GANHARAM APOSENTADORIA COM APENAS OITO ANOS, IMPUNIDADE PARLAMENTAR, SALÁRIOS MILIONÁRIOS, ETC, ETC, ETC……………….

  • Paulo Rostner de Olivença

    Caro Ricardo Mota, já me considero um cidadão “anestesiado” por não acreditar nas instituições desse país.
    Para que a tal da “Lei da Ficha Limpa” venha a funcionar de forma efetiva é preciso em primeiro plano uma faxina geral nas instituições responsáveis pela manutenção e aplicação da mesma.
    Veja o que aconteceu no domingo, 28-09-14, na Pajuçara e Sete Coqueiros, minutos antes das passeatas dos candidatos ao governo, Biu e Renan, quando houve uma farta distribuição de dinheiro a céu aberto.
    Para que serve o TRE e a PF se são impedidas de atuarem nesses momentos “históricos”?

  • JEu

    Infelizmente, em nosso País e mais ainda, em nosso Estado, o candidato “quase ficha suja” (sem condenação por um colegiado) se tiver “suporte” financeiro, o povão (sem dignidade, sem educação, sem trabalho e, algumas vezes, sem vergonha) vota nele mesmo assim… Talvez por revolta contra as classes média e alta (mais conscientes e politizados)… Talvez por que queiram que tudo fique cada vez pior, como se isso fosse atingir a todo mundo, nivelando a todos por baixo….

  • Momento de Reflexão

    PRECIPITAÇÃO E PACIÊNCIA

    Ante os desafios de cada hora, não te entregues às reações que complicam tua evolução.
    Em cada problema, usa o raciocínio e asserena o coração, para poderes agir com acerto, sem os reagentes que resultam da precipitação.
    Quando reages sem pensar, serás obrigado, mais tarde, a agir para concertar.
    Cresce no trabalho e atua em teus deveres.
    Melhor realizar em profundidade, com calma, do que tudo intentar produzir com precipitação.
    Precipitação perturba; paciência harmoniza.
    Precipitado, o homem cai nas próprias armadilhas; paciente, soluciona todos os enigmas.
    A precipitação retrata distúrbio emocional; a paciência reflete harmonia interior.
    A história dos precipitados conquistadores das coisas exteriores é feita de amargura e dor.
    Amando-nos, Jesus persiste em cativar-nos com paciência, aguardando que O sigamos.
    Nas Suas pegadas, apóstolos, mártires e santos ensinaram que a precipitação leva à loucura, enquanto a paciência, mãe da resignação cristã, leva à vitória e à salvação.
    Joanna de Ângelis / Médium Divaldo Franco
    Livro: Alegria de Viver (extrato) – Ed. LEAL

  • Hélio

    Debate vai debate vem e continuo sem saber em quem votar.

  • Marcelo Mesquita

    Não é difícil descobrir quem são os fichas sujas, 2 minutos no google já é mais que suficiente, não vote neles.

    Agora algo que precisamos fazer é largar a apatia e fazer propaganda política por um governo mais honesto. Discutir e bater boca, caso seja preciso.

    Ouviu dizer que alguém vai votar em candidato corrupto, faça uma pesquisa rápida e avise a pessoa que o candidato dele é envolvido nos escândalos X, Y e Z. Você pode não fazer a pessoa mudar o voto, mas pelo menos, sairá com a consciência tranquila sabendo que fez sua parte e que a culpa não é sua.

  • carlos silva

    Enquato tivermos nas mãos de bandidos. Nas mãos de certos tipos de políticos. E sobre a égide dessa Constituição viciada, maliciosa e cheias de brechas e mordomias, para os políticos. Nada mudará!
    Tudo, todo tipo de mudança tem que ser aprovados por eles mesmos!

  • cicero santos silva

    kkkkkkkkkkkk Meu prezado Jornalista Ricardo Mota, e essa Lei de Ficha Limpa Existe mesmo? Isso é uma farsa, se fizermos uma análise, quantos Candidatos Ficha Suja, foram Eleitos como Prefeitos de cidades do Interior, e até hoje permanecem nos Cargos.

  • João Bosco de Castro

    Ricardo, ontem no debate, o mininin do Renan – deputado federal e, segundo dizem, governador eleito – tomou uma aula de republicanismo e civilidade de um vereador – no caso, o candidato Júlio César.

    O “mininin” não quis estudar na UFAL – o que, de fato, poderia ser um bom sinal, haja vista a miséria intelectual reinante na instituição – e foi para a Universidade de Brasília. Como não é só a instituição que faz o profissional (o aluno haverá de se aplicar também…), logo se vê que o renanzin não aproveitou a oportunidade de estudar em uma boa universidade.

    O fato de ganhar de presente a prefeitura de Murici e um mandato de deputado federal só contribuiu para o seu despreparo, a sua visão míope sobre os limites da atuação institucional de um agente político. E as companhias atuais somente sinalizam que o futuro do mininin é ser coronezin – com a ajuda dos coronezões da atualidade.

    Pois bem, foi preciso que o vereador Julio César – que, diga-se de passagem, vem fazendo uma campanha decente – ensinasse ao renanzin que governador não pode intervir na segurança pública a seu bel prazer; que isso é assunto para os agentes públicos da área; que, quando os políticos passam a “cuidar pessoalmente da segurança pública”, eles acabam cuidando pessoalmente é dos amigos, dos pistoleiros, dos matadores de aluguel e principalmente daqueles que o apoiam e vivem a fazer pouco da lei.

    Mudando apenas de área e de Poder, isso equivale ao político que, considerando-se acima das instituições, simplesmente pega o avião – que deve ser usado apenas em ocasiões de caráter oficial – e voa para fazer uma cirurgia de implante capilar, por exemplo.

    Mininin, de uma vez por todas, aprenda aqui e não com papaizin: as instituições estão acima dos governantes, e não o contrário. O mininin é um museu de grandes novidades…

  • Gustavo Ferreira

    Nobre Amigo Ricardo,
    Agradeço a deferência da referência!
    Na torcida que os eleitores façam as escolhas mais certas possíveis, os dias que vivemos!
    Grande & Forte abraço

  • ARTUR

    Ricardo, de tando ouvir e ver os fichas sujas falarem que são honestos e que não tem nada confirmado pela justiça que eles são, ladrões, assassinos e outras coisas mais, que estou quase acreditando que o ficha suja sou EU!.. sei de verdade que não tenho opção nenhuma de escolher um candidato a governador ou a presidente que mereça o meu VOTO, por serem todos experimentados na política e comprovadamente não fazem nada pelo país. Estou esperando nascer um político que tenha verdade nas ações e no que fala e que quando governar não divida o poder com políticos corrutos em nome da tal GOVERNABILIDADE.
    Meu VOTO é limpo e independente: AÉCIO e no 2º turno MARINA; JULIO CESAR 45; HELOÍSA HELENA 500; JOÃO HERIQUE CALDAS 7777; JUDSON CABRAL 13500 e temos outros nomes que recomendo aos amigos – Pinto de Luna; Rodrigo Cunha e outros ficha limpa.

  • Michel Le Campion

    Como diria Ayn Rand “Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”. Isso tem cheiro de Brasil em especial alagoas !! Fui.

  • Zé MCZ

    Eu entendo que dever-se-ia inverter o que esta escrito na lei: uma vez julgado em primeira instância, o candidato não poderia concorrer a um cargo eletivo, ou seja, deveria provar até o ultimo recurso a suposta inocência. Mas como vai de encontro a Constituição…
    E se fosse assim certamente os numeros estariam invertidos, 99%! Exagero? Sei lá!

  • Ednaldo

    Caro Ricardo, tenho conversado com as pessoas na rua e o que vejo é que só Deus pode salvar os Brasileiros dessa praga chamados ficha sujas, a lei do Brasil só funciona para pobre e ladrão de galinha, quem tem dinheiro para pagar bons advogados acaba livre dos seus atos ilícito, e quanto ao povo esse na maioria não sabem escolher os candidatos.

  • carlos

    A lei,ficha limpa é igual as outras só para os corruptos pobres!

  • José Carlos de Oliveira Simões

    Meu nobre jornalista, o grande problema que enfrentamos na aprovação dessas leis, é o nosso sistema de governo, senão vejamos: Quem aprova as leis ? São os que estão as margens da lei, ou seja os próprios parlamentares que amanhã serão julgados por elas. Então é óbvio que esses parlamentares demagogicamente fazem lindos discursos da boca pra fora, mais no intimo querem sempre colocar algo que possam se safar delas, por exemplo: “SALVO “. Agora mesmo estamos assistindo no programa eleitoral da Presidenta Dilma, uma séries de farças, entre outras que irá aprovar 5 cinco medidas de combate a corrupção, e cita-as como solução definitiva para combate-las, pura balela e enganação aos eleitores, pois essas medidas irão para o Congresso Nacional e lá permanecerão engavetadas até o seu esquecimento, então lamento informar que essas leis nunca irão pegar esses políticos ficha suja, pois como disse, sempre terá um “SALVO “. E fim de papo, onde já se viu rapôsa tomar conta de galinheiro ?