Sem qualquer controle, apesar das exceções, boa parte dos candidatos a deputado estadual e federal faz do cadastro de eleitores a sua verdadeira campanha.

Os relatos são muitos, mas o medo parece ser ainda maior. Em final de governo, com assassinatos acontecendo e poucas ações efetivas das instituições, esse parece ser mesmo o caminho do sucesso.

E como o crime está sempre à frente da polícia, eis que agora surgiu o cadastro de eleitores pela internet.

A novidade me foi revelada pelo superintendente da Polícia Federal, delegado Omar Musssi.

Segundo ele, a PF está investigando um caso já identificado dessa nova modalidade de “captação ilícita de sufrágios”.

Hoje, os operadores do crime eleitoral estão mais sofisticados, principalmente nas cidades maiores. Entretanto, os velhos métodos da intimidação e da compra pura e simples do voto permanecem atuais.

O velho e o novo se unem para piorar o que já é ruim.

Folha de S. Paulo: caminhadas de Renan Filho e Biu com tabela de preço
A tal liberdade
  • Nado

    A PREVIDENCIA ESTÁ QUEBRADA, TAMBÉM, POR CONTA DESSES DEPUTADOS SE APOSETAREM COM APENAS 08 ANOS, AÍ SOBRA PRA TODO MUNDO.

  • JEu

    Pois é, para se fazer coisas boas como a informatização das escolas, para o progresso dos alunos e do ensino, não aparece um político sequer interessado no assunto. Agora, para usar a internet no interesse próprio, mesmo que seja à revelia da lei, aí num instante aparece os interessados e os recursos (quase sempre de origem sórdida e ilegal) para “investir” na sua “campanha”…

  • carlos

    Ontem,a orla da pajuçara bombou!Renan Filho,mostrou que tem uma campanha super organizada.Colocou uma multidão aproximadmente 20 mil pessoas só do interior do estado segundo calculos cerca de 15 mil,todos alegres e satisfeito com uma gratificação de 50 reais e uma quentinha e água a vontade após a caminhada Renan liberou a multidão para se banhar nas águas mornas da pajuçara.

  • JOBSON, DO SINDIMETAL

    Ricardo, três medidas moralizaria as eleições sem precisar prender ninguém, são elas:

    1ª – Criar criar a lei do financiamento público de campanha, já que as “doações privadas”, na maioria dos casos, são empréstimos que terminam sendo pagos, muito mais caro, pelos cofres públicos.

    2ª – Em caso de flagrante de compra de voto, bastava a legislação impor a perda definitiva dos direitos políticos do comprador e não contabilizar os respectivos votos para efeito de legenda.

    3 ª – Quanto ao eleitor flagrado vendendo voto, ele ficaria proibido de votar em várias eleições e ainda pagaria, ao estado, multa em 24 prestações, cada parcela no valor do suborno recebido.

  • Deodorense

    PF, venha dá uma voltinha em Marechal Deodoro.

  • Ruslan Queiroz


    Em tempo DIGITAIS, os candidatos tem a mão um “CABO ELEITORA”L Eficiente ” WHATSAPP”, com ele não é preciso FORMULÁRIO em SITE, é só mandar o DADOS e ta feito o CADASTRO.
    .
    A ASTÚCIA E O ASTUTO , estão de mão dadas com as REDES SOCIAIS,este MECANISMO ANTIGO [Cadastro], estar com uma NOVA ROUPAGEM.

  • Marcos

    PF faça um trabalho a noite em Atalaia, estão pagando 250,00 em cada voto