Peço licença ao leitor para parabenizar a todos os companheiros que trabalharam, arduamente, para fazer do debate com os candidatos ao Governo do Estado algo que possa acrescentar aos eleitores informações sobre os que pretendem conduzir o futuro de Alagoas.

Se não podemos chegar a uma conclusão, aí a responsabilidade – ou culpa – é dos candidatos.

Para mim, no entanto, o que mais chamou a atenção foi a ausência de “militantes” à moda antiga: os que acreditam que há, de fato, naqueles a que defendem, qualidades para mudar a realidade cruel em que vivemos.

Desde a minha chegada à TV Pajuçara, pude ver uma gente sofrida – e provavelmente paga – a manifestar uma alegria em tudo artificial na porta da empresa.

Coros ensaiados, com regentes, a gritar palavras de ordem que nada diziam a não ser “ele é o bom” (ainda que com outras palavras).

É pouco e pobre para uma eleição fundamental. Serve, apenas, de réquiem para um modelo que já deu o que tinha de dar. Fechada a transição, é hora de avançar na Democracia – o que os partidos de hoje impedem.

Reforma política, já.

Repito o que disse no debate: excluindo os partidos ideológicos, que cumprem uma missão histórica – mesmo que deles discordemos -, as legendas tradicionais, fisiológicas e clientelistas, encontraram a sua vala comum, a cova rasa onde deverão ser sepultadas, por mais que isso demore a ocorrer.

Se parece saudosismo, paciência. Mas não posso ver e aceitar que apenas uma gente humilde, que precisa de alguma grana, por pouco que seja, se manifeste por uns trocados, que em nada mudarão as suas vidas.

Uma espécie de Bolsa Campanha, com prazo de validade exíguo demais para um futuro digno. (Contrariando até os bons programas sociais criados pelo Governo Federal.)

Ao longo da disputa, que chega ao final, os postulantes ao Palácio República dos Palmares conseguiram uma proeza: fazer uma campanha sem povo, sem paixão, sem conteúdo.

A Democracia há de avançar, apesar deles.

A tal liberdade
Conselheiros do TC e MP de Contas pedem a Amélio para trabalhar
  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    PARECE ATÉ UM ATAVISMO MALIGNO QUE PERMEIA
    NESTA TERRA , MATÉRIA . EU SÓ QUERIA SABER O QUE É QUE ATRAI TANTA GENTALHA BRUTA E SEM
    BRIOS , QUE SE VENDEM POR QUALQUER COISA QUE
    POSSA LHES AUFERIR LUCRO MOMENTÂNEO . PODE
    CRER , MATÉRIA , QUE AO CONFERIR A NATURALIDADE
    DESSES POBRES DIABOS , QUE SÓ SERVEM COMO
    MASSA DE MANOBRAS PARA POLÍTICOS FULEIROS ( E
    SÃO MUITOS ) , A GRANDE MAIORIA SERÁ DE
    EMIGRANTES ORIGINÁRIOS DE OUTRAS PLAGAS NOR –
    DESTINAS . PARODIANDO O “BOA PRAÇA” OSCAR DE
    MELO , QUE OCASIONALMENTE SE IRRITA AO APRESEN-
    TAR O SEU CIDADE ALERTA E, NUM DESSES MOMEN-
    TOS , VOCIFEROU : ” TUDO QUE NÃO PRESTA , VEM DA
    FEIRA DO RATO ! ” . . . JÁ FAZ UMA SEMANA QUE ELE
    PRONUNCIOU ESSA FRASE E TODAS AS VÊZES QUE
    EU LEMBRO , DOU UMA RISADA , POIS É TRAGICÔMICA
    A SITUAÇÃO DESSA SOCIEDADE . PARA FINALIZAR , EU
    REPITO O MEU AXIOMA : “TUDO QUE NÃO PRESTA VEM PARA ALAGOAS ! ” ÔMI ! ÔMI ! ÔMI ! . . .

  • williams

    Quem ajundou e ajudou muuuuito pra descrença da politica ja tão sem crédito, o mal q arruinou oito anos das nossas vidas e graças a Deus ira sumir da política brasileira Téo Ebola Villela

  • Williams Roger

    Quero ver a resposta nas urnas!
    E a reforma política é inevitável. Nem que pra isso voltemos às ruas e, visite, o congresso para que, no mínimo, seja votado, acabado, estirpado e excluído de vez a IM(p)UNIDADE PARLAMENTAR. Essa sim desgraça o país. Essa sim não é democrática e prejudica toda uma população.
    E também tirar do texto da Constituição os cargos vitalícios, o quinto Constitucional (cabide de emprego), diminuir o número de parlamentares, pois ñ tem precisão de 513 deputados federais, nem de 3 senadores por Estado, nem de plano de saúde pago pelo erário. Tirar também outras mordomias e acabar com o financiamento público de campanha (verba partidária); bilhões de dois em dois anos para os partidos. Aí sim sobraria dinheiro, daí sim se poderia acabar com o fator previdenciário que, nenhum deles, colocou em seus programa de governo e nem disse que iria retirar a cobrança do fator previdenciário. Pra finalizar, que o VOTO DEIXE DE SER OBRIGATÓRIO. POIS ISSO NÃO É DEMOCRACIA.

  • Alessandra

    Totalmente desacreditados, eu diria. O povo está cansado de tanta demagogia, das falsas promessas, mas ainda assim se deixa enganar.

  • Marcos Silva

    Parabéns pelo comentário, já eu, sou cético em relação a mudanças, esse país caminha para um futuro feio e doloroso!

  • Há lagoas

    Sua complacência com essa gente humilde é quase poética Ricardo, mas não legitima a pratica espúria do pobre que se vende para o rico. Tenho condição humilde, mas nem por isso vendi meus ideias, e continuo acreditando que princípios não se negocia!
    Sou alagoano e amo minha terra, contudo, as figuras nefastas que se mantém na política, é culpa daqueles que a elegeu, seja por ignorância ou beneficio próprio.
    Sobre seu ultimo paragrafo, faço minha as palavras do saudoso Ariano Suassuna: “Me considero um realista esperançoso”.
    PS. Acompanhei o debate pela internet e volto a afirmar: ainda sentiremos saudades da era Vilela…

  • Bob Alagoas

    Sem esperanças com Alagoas!

  • José Ferreira

    O exíguo aporte para militância é algo que se reflete no corrompimento de nosso povo. Pior que políticos que pagam para encher movimentações de rua são as pessoas que não vão por vontade própria.
    Ouvi dizer, de um importante sociólogo nacional, que a imprensa livre na denúncia de descasos e acasos de corrupção desenfreada tiraram a crença e o gosto da sociedade pela política, o que é pior que dizer pelos políticos.
    Na verdade a culpa é da sociedade, sempre. Por tudo. Pagamos pelo que compramos. Mas era pior comprar sem pagar.
    Eu percebo que há um distanciamento social ao mudar os nomes desses eventos. Antes eu via as passeatas, uma espécie de manifestação coletiva de um sentimento comum. Hoje caminhadas são demonstração de que precisa-se empolgar visualmente bairros e comunidades. As tais carretas entram na contra mão do processo de modernização da mobilidade urbana e sustentabilidade.
    Por fim meus caros, eu vi ontem pessoas de nível. Não era ninguém que segure bandeira aos tentos diários. Eram pessoas de índole, seja está qual for. Pessoas que discerniam bem a distante diferença entre cada candidato. Pessoas que não se enlameiam nas caminhadas por salário mínimo. Há uma opressão da classe média que se engaja nas campanhas para sustento próprio, satisfação de auto ego, e principalmente, pela manutenção dessa cadeia alimentar lânguida que deturpa valores ditos éticos e morais, mas afinal, o que é moral e ética na sociedade de hoje em dia?
    Pois é nobre Ricardo, a culpa é do povo.

  • ‘ATÉTUDEBATE’.

    Ômi ‘seu’ Ricardo Mota, é necessário mais seriedade no trato da coisa pública, um espaço glamoroso como vocês deram para um debate de alto nível PSCOM, mesmo entre grandes e nanicos, a perda do glamoroso tempo foi significativa, saíram das propostas do PENSAR GRANDE para esporas em equus asinus do ‘p’ensar ‘p’equeno. Mesmo assim o debate foi bom, tirando os cítricos, entre mortos e feridos, o tripé EDUCAÇÃO, SAÚDE & SEGURANÇA foi mais uma vez o foco sem solução nas últimas décadas. Já o novo foi a redução do São Francisco a valeta CANAL DO SERTÃO, que de novo não tem nada face a sua maior idade, já passou dos 21 anos, no contexto CANAL DO SERTÃO, que não deixa de ser uma obra na quitação de parte da ‘DÍVIDA SOCIAL’ da maior importância, também os nobres candidatos esqueceram de mensurar PRODUTIVIDADE na tão decantada Agricultura Familiar, esqueceram do USO MÚLTIPLO DA ÁGUA DO SÃO FRANCISCO NA PRODUÇÃO DE RIQUEZAS nos seus 200 km entre Xingo a foz cacimba oceano Atlântico, onde são mais de 100 BILHÕES, 100 BILHÕES, 100 BILHÕES de litros/DIA!!!! É só transformar a vazão de 1.160 m³/segundo em litros/DIA e ao mesmo tempo sair das 15 t/ha/ANO de massa verde cultivo extensivo na bovinocultura, das 65 t/ha/ANO de cana para nada mais do que 7.200 t/ha/ANO, 7.200 t/ha/ANO, 7.200 t/ha/ANO de massa verde, podendo criar 600 vacas na produção de leite, ou mais de 6.000 cabras na produção de leite/carne/derivados na cadeia produtiva. Agora, com apenas 1 médico Veterinário e 15 engenheiros Agrônomos, sendo o mais novo o candidato Mário Agra com seus cabelos brancos, fica difícil mais uma vez nossa ALAGOAS vencer o atraso. Diante só espero o seu voto certo e uma boa eleição.
    P/Arabutan.

  • bebeto

    MUITO POBRE O DEBATE, OS CANDIDATOS SÃO MUITO FRACO,

  • TACIANO

    ASSISTI AO DEBATE E SINCERAMENTE NÃO ACRESCENTOU NADA NA MINHA MANEIRA DE PENSAR,CONTINUO COMO ANTES=EM DÚVIDA!!!!!!!!! NÃO VEJO EM NENHUM DELES UMA RAZÃO,UMA MOTIVAÇÃO PRA ENFRENTAR UMA IMENSA FILA E DEPOSITAR NA URNA O MEU VOTO DE CONFIANÇA,DE ESPERANÇA DE ALGUMA MUDANÇA DA NOSSA REALIDADE ATUAL=QUE É TRISTE !!!!!!!!! E SINCERAMENTE EU NÃO VEJO LUZ NO FINAL DESSE TÚNEL!!!!!!!!!!!!!

  • sandeberg

    Na verdade, intrinsecamente, queríamos um terceiro mandato para Téo Vilela. Qualquer um será pior que ele. Transformou o estado e o devolveu a credibilidade. Téo deu ao estado o tamanho de um estado. Não perseguiu e fez gestão. Há problemas na educação e segurança? Onde tem algum lugar, no Brasil do Bolsa Família, que não tem?

  • ARTUR

    Ricardo, resolvi assistir e para minha surpresa você esta lá fazendo a pergunta que sempre comentou no 11:30 noticia.
    Foi curto e objetivo na pergunta sobre a criminalidade ao candidato Renan, sua resposta foi bem treinada porem não demonstrou ser uma resposta feita com amor, sincera, verdadeira e de quem não tem amigos e apoiadores que façam parte do mundo do crime.
    Mais uma vez os candidatos que foram verdadeiros foram os desconhecidos a exemplo do JOATAS – 36. Os mais vergonhosos foram: Coronel Gular – Biu – Renan todos sem futuro para essa terrinha sofrida que nós eleitores não sabemos escolher com independência política e que esquecemos o passado deles todos. Ex.: o desvio da caixa beneficente, lembram-se? Taturanas lembram-se? dos Bois de ouro, recebimento de dinheiro de empreiteiras, mal administração como prefeito, lembram-se? ESTAMOS FERRADOS se não votarmos no diferente.VOTE no desconhecido : JOATA- MARIO AGRA ou JULHO CESAR, TENHO CERTEZA QUE SERÁ MUITO MELHOR.

  • Alfredo de Gusmão Barros

    Caro Ricardo, ao assistir o debate de ontem na TV Pajuçara, pude perceber que nenhum dos candidatos está preparado para governar Alagoas, seja intelectualmente, seja por falta de experiência, seja por um série de outras razões. O Biu, coitado, sequer sabe articular os seus pensamentos. O Júlio Cezar aponta o fato de ser filho de feirantes como justificativa para angariar votos, esquecendo que sua experiência como policial militar e chefe de cerimonial acrescentam nada à sua ousada pretensão. Mário Agra até que se saiu bem. Falta-lhe, entretanto, retórica e poder de argumentação. Renan foi o melhor, muito embora não tenha convencido que está preparado para tão relevante função. Os outros foram um fiasco. Laranjas, sequer sabiam, porque ali estavam. Esta é a triste história das eleições de um triste estado cuja sina é sofrer nas mãos das oligarquias que sugam há anos o sangue dos alagoanos e acabam com as nossas potencialidades. Senti falta de um candidato diferente, preparado, ousado, corajoso e capaz de fazer as reais transformações que a nossa sociedade tanto reclama. Seja no que Deus quiser.

  • SURURU DE CAPOTE

    A CADA DIA VEJO O VENTO SOPRAR PARA O LADO DOS BOTÕES DOURADOS.
    É SÓ PATIFARIA DO PLANALTO AOS RICÕES DESSE BRASIL
    QUEM VIVER VERÁ…

  • Arlindo Cruz

    Que falta tem feito o ET. Daria uma verdadeira demonstração de conhecimento e oratória. Uma pena.

  • Justiça !

    Vão sentir saudades de Téo…

  • Antonio

    caro Há lagoas, sua narrativa foi tão bonita, exceto a ultima linha da escrita, no meu ver e de muitos a era Vilela foi a pior de todas, sem investimento nas áreas da educação, saúde e segurança, como é que sentiremos a falta. Por favor …….

  • wal

    Rumo ao MARANHÃO..
    Rezarei pelas suas alma…

  • jobson

    Que pobreza de candidatos, parece que não existe mais pessoas capacitadas, dignas, a altura do posto de governador para assumir o próximo mandato. Pergunto, votar em quem? ambos despreparados, sem crédito da população, será a última eleição?

  • Paulo Rostner de Olivença

    Caro Ricardo Mota, concordo com você – A Democracia há de avançar, apesar deles-. mas a nossa realidade é mais cruel do que possa parecer, pois a Democracia só poderá avançar na “terra dos tupiniquins” se as instituições criadas para a sua manutenção não ficarem omissas como neste caso do “Bolsa Campanha”.
    O Brasil, mesmo considerado uma República Democrática pela nossa Constituição, não construiu os alicerces necessários para a ponte entre a teoria e a prática.
    Portanto, de quem devemos esperar alguma coisa: das instituições, que deveriam zelar pelo exercício da democracia, ou de uma população sofrida e na sua maioria semi-analfabeta?
    A OMISSÃO DAS INSTITUIÇÕES É UMA AMEAÇA AO FUTURO DESSA NAÇÃO!

  • Ricardo Prado

    Parabéns pelo texto.!!!!!!!!!
    Espero a consolidação do descredito eleitoral nas urnas, no próximo dia 5/10.
    Ah!!! Enganam-se, aqueles que pensam que esses novinhos que se apresentam como esperança irão resolver alguma coisa, na verdade, estarão a serviços de seus pais em seus respectivos mandatos.
    Abraços!!!!!!!!!!!

  • Alexandre

    Prezado vivo em outro estado ha mais de 10 anos mas com alagoano vejo na web notícias de meu torrão natal. Aprovo o comentário e, onde resido, não é diferente, quando passo nas avenidas vejo os militantes sentados com as bandeiras/cartazes sentados manuseando seu telefone. Decerto estes trocados, magistralmente denominado bolsa campanha, os ajudará mas com o prejuízo de um voto consciente e o fortalecimento de nossas instituições políticas.

  • marcelo firmino de sá

    Meu caro Ricardo Mota não assiti o debate, mais já verifiquei pela campanha política na tv e rádio, uma mediocridade tremenda, o povo de alagoas não aguenta mais isso, de superficialidades, promessas corriqueiras sempre nesta época, queremos mudanças de pensamentos, estrátegias, concretas, desenvolvimento e oportunidades neste nosso estado Alagoas de tantos: MARECHAL DEODORO, FLORIANO PEIXOTO, E MUITOS OUTROS, RESPEITEM ALAGOAS !!!!!!!!!!!!!! MEU VOTO VAI SER CONSCIENTE.

  • ariabilio

    CONCORDO O O SURURU DE CAPOTE, PENSEI QUE UM DOS CANDIDATOS IRIA BABA DE RAIVA, QUANDO CHAMADO DE “LARANJA”, O DEBATE TAVA BOM QUE ACABEI DORMINDO, ERA MELHOR TER TR0CADO PELO O DESENHO DO PICA-PAU.PELO MENOS DAVA PRA RIR.

  • Alex Brandão

    Não existe democracia quando não existe opção de escolha. Culpa de um sistema político podre e falido. Precisamos de uma reforma política urgentemente!!!

  • Fabio

    Marcos Silva concordo com voce, o Brasil está entrando num caminho sem volta, a la Argentina, pena que a maioria do povo não enxerga o que vem pela frente. Esse governo quebrou todas as estatais se exeção, e divida interna explodindo, os paises que quebraram percorreram esse caminho, pena que os 36 milhões de bolsa familia não leitura pra isso. Segunda feira ultima o Governo Dilma fez um saque no Banco do Brasil de R$ 3,5 Bilhões do fundo Soberano para tapar um dos muitos Buracos que o governo fez, imagine depois da eleição: Gasolina, Gas, Energia,………………………..

  • Fernandes

    Sim, eu consegui assistir até o final, mas….Não sei quais bolas estavam maiores, as minhas ou as do sorteio. Quem foi que teve a ideia de colocar tamanhas bolas. O mediador mal conseguia retirar. kkkk Em tempo no tabuleiro o voto ta cotado em 80 “real”.

  • REGINALDO

    PARABÉNS A TELEVISÃO PELA ORGANIZAÇÃO DO DEBATE. ENTRETANTO, SEM QUALQUER PROVEITO. UMA DESGRAÇA. CADA CANDIDATO PIOR DO QUE O OUTRO. O MELHORZINHO FOI ESSE AGRA, MESMO ASSIM, VOTAREI NULO, COM MUITA PENA DO ESTADO DE ALAGOAS, JÁ QUE O BOLSA FAMÍLIA É QUEM GOVERNAR ESTE ESTADO.

  • JOBSON, DO SINDIMETAL

    O que mais chamou à atenção foi Biu dizer que o Senador Renan se negou colocar em aprovação o projeto para livrar Alagoas da bilionária e impagável dívida que governos anteriores contraíram com à União.

    Inclusive, quando Renan Filho justificou dizendo que antes da votação teria que haver um entendimento, para evitar e projeto ser derrubado, Bui replicou dizendo que tudo já havia sido acertado para a votação ser por unanimidade.

    Se é como o Biu disse, mais uma vez, o poder político impôs a manutenção de uma miséria em nosso estado, já que o governo federal só pode perdoar essa monstruosa dívida se essa lei for votada e aprovada no senado.

    Inclusive, no guia eleitoral, quando Renan Filho culpa os governos anteriores de não haverem melhorado o estado, nesses anteriores também está o governo Lessa. Quanto ao governo Téo, é correto falar dos erros e defeitos mas é inadmissível esconder tantas coisas boas que foram realizadas, se não vejamos:

    Construção de cerca de 100 km do Canal do Sertão; construção de mais de 50 mil casas (grande sonho); duplicação da pista Maceió à Barra. Empresas com geração de empregos: Parque Shopping; Coca Cola; Bauducco; Jaraguá; Tomé; Pátio Maceió; Krone; duplicação do Iguatemi; duplicação grupo Carajás, Duplicação da Planta PVC da Braskem; Cerâmica Porto Belo e outras que antes não existiam mas agora somos obrigados a vê-las. Sem falar do Estaleiro que acabaram com ele antes de ser implantado.

  • cesar

    Já tô com saudade do Teo.

  • clovis

    Na realidade, o que esta faltando à nossa política são homens de vergonha mas, HOMEM DE VERGONHA nunca farão parte dessa NOJEIRA .

  • roose

    Essas pessoas que prestam esses serviços mediante pagamentos humilhantes. Para mim, são vítimas duas vezes: A 1º – Tais políticos certamente, no âmbito de suas ações políticas, com certeza, não contemplarão a melhoria da vida dessas pessoas. 2º – São cooptadas, pela necessidade, para ficar ostentando humilhantemente, um acessório eleitoral de determinado candidatos ou entoando marchinhas eleitorais ou o nome do candidato cooptador. Sei que muitos estão ali, as vezes envergonhados. Mais a necessidade por obter alguns míseros trocados fala mais alto.

  • Marck d´guia

    Os debates não contribui muito para a democracia. Tempo curto para respostas, temas não respondidos, laranjas d todo tipo, O debate não mostrou nenhuma novidade, aliás essa é uma eleição de cartas marcadas onde o que vai ganhar já sabia bem antes de se candidatar e existe acordos políticos com o atual governo para que se abafe os escândalos dessa gestão enquanto o Téo fica quetinho no lugar dele e deixa a poeira abaixar pra tudo ficar com está: eles na boa e o povo na merda.

  • ariabilio

    Ricardo. talvez não seja a hora oportuna em plena campanha eleitoral, mas estava vendo uma matéria do economista Valdir serafim sobre o endividamento do Brasil deixado por LULA e continuado pela Dilma se a previsão dele se concretizar e as coisas saírem do controle pelo jeito vai terminar voltarmos a ditadura (espero que não).

  • Constant Ramos

    Quando será que Alagoas vai deixar de gerar fantoches para administrá-lo. O povo aqui não manda em nada. As decisões são tomadas em Brasília. Nossa eleição é comparada com uma ópera bufa.

  • Hélio

    Vamos sentir falta sim do governo Téo digno de terceiro mandato…há décadas temos problemas na educação, saúde, segurança e nunca deixaremos de ter.

  • Antonio

    Ricardo,

    Você sempre excetua os partidos ideológicos e sua importância, mas pouco fala sobre eles e suas campanhas. Qual o motivo disso? Pq tanto audiência nos fisiológicos e nada para os ideológicos?

    Abraço.