Se a Polícia Federal pode agir de ofício, terá muito trabalho – e produtivo – no próximo domingo.

Não será difícil identificar crimes eleitorais, com abuso de poder político e econômico, nas caminhadas projetadas pelos dois principais candidatos a governador de Alagoas.

Como não há mais – e não há mesmo- militância voluntária, o que se pode esperar é a presença maciça de caravanas do interior (alguns anunciam dez ônibus) com compensações que a própria PF, infiltrando os seus homens, poderão descobrir.

A lei proíbe a doação de lanche e até de água para os participantes das manifestações.

A possibilidade de flagrantes, desde os locais de concentração das caravanas, é enorme.

Se a PF não se intimidar – e estou certo que não irá se intimidar –, pode prestar um belíssimo trabalho à democracia.

Como estado de pior IDH no país, Alagoas é apontada – ao lado do Maranhão – como mau exemplo também nas eleições.

Não só pela falta de qualidade – de conteúdo – dos candidatos majoritários, com raríssimas exceções e ainda assim sem chances de vitória, mas também porque escassearam as ações de combate à corrupção eleitoral.

Eu duvido que qualquer um dos principais candidatos encare uma caminhada na orla de Maceió, em pleno domingo, sem levar sua própria claque.

Portanto, se o superintendente da PF, Omar Mussi, queria provocação para que a instituição atue para valer nas eleições, domingo é um dia especial.

Conselheiros do TC e MP de Contas pedem a Amélio para trabalhar
O juiz Sandro Augusto, do Pilar, deu uma lição de cidadania e coragem
  • wal

    A os eleitores do BIL, ou RENAN, vocês vão ter muito trabsalho, a partir do dia 01 de Janeiro/ 2010. Qual ?
    QUEIMAR PNEUS…

  • sandeberg

    Não! Não queremos ser um MARANHÃO!

  • Cláudio Andrade

    Boa Ricardo, como sempre democrático! quero ver a PF agindo…. será que vai?

  • Amorim

    Sem falar na enxurrada de bandeiras ocupando as calçadas das praias sem nenhuma fiscalização da SMCCU e do TRE, que fazem vista grossa, mas, se um ambulante para um carrinho de pastel, aparece logo um fiscal para reclamar.
    Isso é Alagoas, que, graças a Deus, logo, logo, vai virar um Maranhão.

  • canapiense

    canapi e mata grande já estão prontos para essa caminhada em maceio,já estão distribuindo o combustivel da viajem para maceio… no sertão os politicos não perdem tempo, 15 neles…

  • Julia

    Não voto nem em um, nem em outro. Tudo farinha do mesmo saco. E Alagoas segue afundando…

  • Decencia

    Manda a PF passar na Polícia Militar, onde até o Sub Comandante Geral tem foto fardado em comício segurando microfone, qdo se quer pegar se pega, quando não se quer, é só fazer de conta que num tá vendo, francamente…….

  • JOBSON, DO SINDIMETAL

    Correto Ricardo, mas, é preciso lembrar que tanto nessas como em todas as candidaturas existe a equipe contratada para realizar trabalho de campanha e, nesse caso, tanto a remuneração quanto a água, comida e transporte devem ser pagos, aos contratados, com o dinheiro de doação de campanha, ou seja, com aquele dinheirinho que, em muitos casos, são empréstimos para ser pagos pelos cofres públicos e em valores até maiores.

  • jailton antonio da silva

    e as compras de voto na periferia, tem muito candidato comprando voto e falando que compra voto é errado no vergel ta cheio.

  • Há Lagoas

    Eis aí um desafio que os dois candidatos não podem aceitar!
    A grande escritora judia Hannah Arendt argumenta em seus escritos que devemos diferenciar o povo da ralé, pois os primeiros são pautados por decisões e convicções pessoais, ao passo que a ralé funciona apenas como massa de manobra, ou esperam ganhar algum tipo de beneficio ilícito.
    Convenhamos, sem preconceitos de raça, cor, condição social ou religião, existe uma grande proporção de ralé em nosso Estado!
    Pobre democracia, lamentável para Alagoas…

  • ARTUR

    Ricardo, tudo que você questionou no 11:30 noticia tem fundamento e é verdadeiro. Os principais candidatos vão passar vergonha aqui na orla, tendo em vista que é uma área politizada e a maioria com leitores independente, você não vê as varandas dos apartamento com adesivos de candidatos a não ser dos próprios candidatos ou apadrinhados que não passa de 100 em toda orla. Quanto as caravanas que vem do interior esta aí o X da questão em manter políticos corrutos no mandato através da ignorância dos eleitores analfabetos,vendedores de voto e interesseiros, permaneceremos no atraso por mais muitos anos por nossa própria culpa.
    As propagandas com bandeiras e fotos dos candidatos já conhecidos no mundo jurídico por ¨MAL FEITO* kkkkkk essa é a nova palavra que substitui a palavra LADRÃO da vontade de vomitar quando vejo.
    Provoquei uma viagem domingo para não presenciar tão mal gosto. VOTE LIVRE E EM FICHA LIMPA.
    Hoje a PF fez uma revista no avião do LOBINHO filho do LOBÃO devido denuncia anonima e a PF foi criticada pelo presidente do senado, pelo chefão da PF que é do PT e outros do mundo político que se acham intocáveis.

  • A.S.Marques

    Partindo do pressuposto de que o sr. Calheiros ,o velho, é hoje na atualidade a SEGUNDA PESSOA MAIS IMPORTANTE/INFLUENTE do País. já que O VICE PRESIDENTE É FIGURA DECORATIVA ,então acho pouco provável essa fiscalização toda .

  • Luiz Henrique

    Alagoas ainda não viu os piores índices. Deixemos um desses dois ganhar as eleições aqui e vão entender o que agora profetizo. A violência, a falta de saúde pública, a fome, enfim, se reclamamos que hoje a coisas estão ruins, vamos nos preparar pois vão ficar ainda pior.

  • JEu

    Com Renan Filho ou com Bil de Lyra a cantiga é uma só: é de pior a pior…

  • J.Monteiro

    Meu caro Artur, eu acredito piamente que a denúncia contra o LOBINHO, foi forjada, justamente para desestabilizar a Polícia Federal, entendeu? A prova foi a “indignação” das figurinhas carimbadas dessa republiqueta chamada Brasil. Agora me respondam : Quando a Dilma Sonsa da Silva, exalta às benesses do famigerado “Bolsa Família”, ela está pedindo voto pra quem? A quantos meses a presidenta está fazendo campanha política? Qual a Instituição nesse país que pode ser levada a sério?

  • Valdir Cirino da Silva

    Porque então não fazemos uma eleição só com eleitores de curso superior pra ver como é que fica…
    Valdir Cirino

  • Edilberto de Sá Acioli

    Conheci Renan Calheiros na década de 70 quando foi candidato pela primeira vez a deputado estadual. De chinelo e um fusca, rodava o estado como nossa bandeira de moralidade e democracia. Hoje, tenho vergonha do meu passado…

  • REGINALDO

    INFELIZMENTE OS IGNORANTES, OS ANALFABETOS E OS VENDEDORES DE SEUS VOTOS, SERÃO MAIS UMA VEZ OS RESPONSÁVEIS PELO ATRASO QUE VIVERÁ O ESTADO DE ALAGOAS NOS PRÓXIMOS ANOS. É ESSA IGNORÂNCIA DA GRANDE MAIORIA QUE VAI ELEGER ESSE POVO CONTAMINADO PELA POLITICAGEM. ESTAMOS SEM EDUCAÇÃO, SEM SAÚDE, SEM SEGURANÇA, SEM DESENVOLVIMENTO, SEM QUALQUER PLANEJAMENTO URBANO, EM FIM ESTAMOS VIVENDO E VIVENCIANDO UMA GRANDE MISÉRIA NESTE ESTADO. VOTAREI NULO PARA GOVERNADOR.

  • Zé MCZ

    Olá a todos!
    Eu entendo que há muita especulação sobre suposta compra de votos! O (VIVA) Povo Brasileiro faz por paixão mesmo, por convicção política!
    O que o juiz eleitoral flagrou no Pilar não foi nada alem de uma grande ajuda à população carente e se não fosse a ajuda do poder público (sem nenhum interesse, que fique bem claro) esse grande contingente estaria passando necessidade. Notamos que no periodo eleitoreiro ha uma grande oferta de emprego para os mais necessitados (aos asceclas tambem) em que as pessoas agitam bandeiras, distribuem santinhos e tudo isso é emprego! Não há nada de errado. “VIVA LA DEMOCRÁCIA” assim falou Fidel!
    Olha Edilberto Sá, acho que voce errou quando escreveu “Hoje tenho vergonha do meu passado… Não te conheço, mas imagino que vc ainda permaneça com os mesmos principios, mas o presente dele… é que da vergonha.

  • estudante

    Triste realidade e sem esperanças de mudanças, O Brasil está a deriva imagina Alagoas, naufragou. Eu vou desistir de estudar e vou vender banana é menos frustração, acreditem, muitas vezes é melhor não ter conhecimento, eu tenho e o que mudo com ele além do meu quadrado?

  • Marcelo Hilario

    A única caminhada apartidária é a nossa. É a caminhada FORA DILMA. manhã às 10:00h. la nos Sete Coqueiros. Vamos?
    https://www.facebook.com/events/332114393626245/?notif_t=plan_user_joined