O pedido de cassação da candidatura do deputado Renan Filho ao governo do Estado, no TRE, ganhou repercussão nacional. Como era de se esperar, aliás, em se tratando da relação de parentesco com o polêmico presidente do Senado Federal.

O jornal O Globo e o portal G1 já trazem destaque para a matéria sobre as eleições em Alagoas, que tem atraído pouco a atenção da grande imprensa brasileira.

Mas a questão já suscita debates entre especialistas na área.

Em se tratando do tema, toda interpretação é possível, o que é próprio do direito.

Volto ao tema que já abordei (e por mais de uma vez): o uso das redes sociais não pode ser feito como se nada tivesse consequência, ou como se fosse tudo uma “conversa entre amigos” – e não é.

O fato concreto: quem criou o “problema” foi a campanha do candidato ou ele próprio, com uma postagem tola no “face”.

O advogado Luciano Guimarães tem sido enfático sobre o tema: não leva a sério a Ação apresentada pelo seu colega Marcelo Brabo.

Podia ter evitado, se passasse pelo seu crivo, que a questão tivesse nascido.

Alagoas e Maranhão: estados que mais preocupam MCCE nacional
Pode haver segundo turno na eleição ao governo de Alagoas?
  • Gregório de Matos

    Caro Mota, nos faça a gentileza, consulte o eminente jurista Dr. Adriano Soares sobre tão relevante episódio, para saber se a ação está bem fundamentada, e, em sendo verdadeira a sua fundamentação, se a mesma prospera no TRE local.

  • José Evanildo da Silva

    Esse advogados desse candidato, deveriam dar uma ajuda em um mutirão da justiça; e não ficarem procurando cabelo em ovo.

  • Manoela Queiroz

    Ricardo, se realmente foi uma inauguração, a coisa é muita seria. Fatalmente ocorrerá cassação do registro, sim. O adv Luciano tinha essa mesma “confiança” no caso do Arthur Lira e levou uma sova de 7×0.

  • Momento de Reflexão

    FELICIDADE E DEVER

    A procura da felicidade assemelha-se, no fundo, a uma caçada difícil:
    Há quem a busque nos mitos do ouro, retendo as belas faculdades da alma na fossa da usura;
    Há quem a dispute no prazer dos sentidos, acordando no catre da enfermidade;
    Há quem a procure na exaltação do poder terrestre, resvalando para a dor e desilusão;
    Há quem a procure na retenção do supérfluo, apodrecendo de tédio, em câmaras de preguiça.
    Não há felicidade, porém, sem dever cumprido.
    Observa o dever de que a vida te incumbe.
    Vê-lo-ás sempre no quadro das circunstâncias.
    Na fé que te pede serviço.
    No serviço que te roga compreensão.
    No ideal que te pede caráter.
    No caráter que te roga firmeza.
    No exemplo que te pede disciplina.
    Na disciplina que te roga humildade.
    No lar que te pede renúncia.
    Na renúncia que te roga perseverança.
    No caminho que te pede cooperação.
    Na cooperação que te roga discernimento.

    Emmanuel / Médium Chico Xavier
    Livro: Religião dos Espíritos (extrato) – Ed. FEB

  • Julia Guimarães

    Culpa da assessoria de comunicação pífia (meia boca) que ele escolheu.

  • Joana

    Mais uma ação para tentar confudir , esse outro lado gosta de ludibriar o povo alagoano viu com essa ação fajuta nota de esclarecimento: Mas, pelo que se viu logo a seguir, não foi. No dia seguinte uma, uma nova postagem mostra placa de inauguração do estádio, que foi realizada um mês antes, no dia 17 de agosto. então est claro que é mais uma mentira!

  • paulo

    EM SE TRATANDO DO FILHO DO RENAN ACHO QUE NÃO DARÁ EM NADA, VAI TERMINAR EM PIZZA…

  • wal

    Bom se acontecesse, e levasse junto o BIL, e sua laia.
    O povo prefere queimar pneus, procurar o fique laerta para pedir justiça ao deixarem de votar nas pragas: BIL-PAI- BIL -FILHO, e RENAN-PAI- RENAN-FILHO.
    .
    DEUS SEJA LOUVADO…

  • NADO

    QUANDO VOCE VOTA EM UM DEPUTADO, VOCE ESTÁ DANDO A ELE O PODER DE SE APOSENTAR COM APENAS OITO ANOS, IMUNIDADE PARLAMENTAR, SUPER SALÁRIO, ETC, ETC.

  • lucas

    Ja afoi esclarecido , foi um erro bobo , todo mundo sabe que não foi a inauguração e sim um jogo ,e se o BIU ta querendo usar isso para ganhar a eleição é pq vai mau….

  • Rosagela Fontes- Descrente

    A Justiça daqui, sem não, PIZZAAAAAAAAAAAAAAAA, com certeza.

  • saulo

    Veja o legado de Vilela:
    http://blogsdagazetaweb.com.br/edivaldojunior/
    Está explicado porque o estado de Alagoas, deixou de depender da cana-de-açúcar; eram 60% e hoje é menos de 2% a participação na arrecadação e o estado de Alagoas, não quebrou.

  • JEu

    Isso é mais um detalhe de briga de cachorro grande, como diz o ditado popular… O mais importante é o povo escolher bem seu candidato e deixar essas querelas para o TRE e TSE. Para mim, tanto faz: Renan ou Bil são farinha do mesmo saco.

  • Jordan Henrique Trindade Costa

    Amigo Ricardo, permita-me o desabafo:
    MOTO: UM CÂNCER SOBRE DUAS RODAS NO CAÓTICO TRÂNSITO DE MACEIÓ
    Que me perdoem, pelo título em tela, aqueles que se utilizam da motocicleta como veículo para o trabalho ou lazer, mas existem o motoqueiro e o motociclista que circulam pelas vias desta capital: o primeiro é aquele que desrespeita todas as regras do CTB, é um assassino e suicida ao mesmo tempo pois avança no sinal vermelho e circula pelas calçadas; o segundo costuma se manter na sua faixa de segurança, são os mais equilibrados.
    Só este ano de 2014, tive dois retrovisores arrancados e uma porta do carro danificada pela ação dos motoqueiros, além dos amigos que foram vítimas no mesmo tipo de acidente. Já não se pode dirigir com tranquilidade e segurança, mesmo se mantendo dentro da sua faixa na via, pois os loucos do asfalto(motoqueiros) não permitem que você sequer desvie de um obstáculo uma vez que fizeram do espaço físico entre os automóveis a sua faixa de rodagem obrigatória.
    Com o grande incremento das motos de 50 cilindradas, mais conhecidas como cinquentinhas, que já respondem por mais de 30% dos acidentes com motocicletas no trânsito de Maceió, onde o condutor não tem autorização para guiar, não utiliza equipamentos de segurança e o veículo não tem registro no Detran, e somado a isso, a invasão dos “mototaxistas” não regulamentados que circulam por todos os bairros, atropelam a tudo e a todos aos olhos do Detran e da SMTT que estão de “braços cruzados”(ingerência política) para um problema que se tornou de saúde pública.
    Com a palavra o Ministério Público Federal de Alagoas!
    * O que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) Lei 9.503/1997
    Art. 24 Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:
    XVII – registrar e licenciar, na forma da legislação, ciclomotores (50 CC), veículos de tração e propulsão humana e de tração animal, fiscalizando, autuando, aplicando penalidades e arrecadando multas decorrentes de infrações;
    Art. 25. Os órgãos e entidades executivos do Sistema Nacional de Trânsito poderão celebrar convênio delegando as atividades previstas neste Código, com vistas à maior eficiência e à segurança para os usuários da via.

  • Thiago Guilherme

    Simplesmente a campanha do Biu não decolou ! O Biu ja tentou de tudo e não foi bem aceito pela população Alagoana. O Biu ja tentou agedrir os outros candidatos na televisão, e não deu certo! o Biu ja tentou usar o marketing passado, e não deu certo.

  • REGINALDO

    NÃO VAI DAR EM NADA, PORQUANTO A MAIORIA DOS INTEGRANTES DO TRIBUNAL ELEITORAL DE ALAGOAS, FORAM INDICADOS PELO SR. RENAN CALHEIROS. POR TANTO, EXISTEM COMPROMISSOS POLÍTICOS. OS TRES DOS ESTADOS, SÃO IGUAIS AO SUPREMO TRIBUNAL. INDICAÇÃO POLÍTICA, O QUE É VERGONHOSO. E ASSIM PODE EXISTIR INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL ? CREIO QUE NÃO. LAMENTÁVEL.

  • roger

    E desespero Renan filho e o novo governador de alagoas ninquem toma

  • roose

    Não adianta ficar só na crítica, ela por si só, não traz consequências . Caso ache que o senador Renan não reúne mais as condições de ser presidente do senado, assine eletronicamente, a petição que pede a sua retirada da presidência do senado federal. Acesse: avaaz.org/po/petition/impeachment_do_presidente_do_senado_Renan_Calheiros – Já consta 1.546.045 assinaturas.

  • genivall

    comentários bestas.

  • Hélio

    Esse Renan(zinho) inaugurou alguma coisa em Murici?

  • Eduardo Bianchi

    Caro Ricardo, sei da competência de ambos profissionais, mas tenho certeza que Dr Marcelo Brabo jamais daria entrada se não houvesse fundamento. Vi muitos irem de encontro ao mesmo no caso Lessa em 2010 e ele mostrou que estava correto.

  • Paulo

    Benedito de Lira pensava que Renanzinho era Heloisa Helena que ele esculachou a imagem dela na eleição passada. Não voto nem nele e nem no outro, porque são: Farinha do mesmo saco, banana do mesmo cacho e vinho da mesma pipa.

  • Luzia

    Excelente esse link da AMA postado pelo “Amigo da verdade “. Fica claro que o amistoso marcaria a inauguração oficial do estádio. Confio na competência de Marcelo Brabo, mas acho que não vai dar em nada! RC tem muito poder nestas bandas.

  • carlos albuquerque

    Estado corta na Educação, mas aumenta duodécimo da ALE para R$ 190 mi (http://blogsdagazetaweb.com.br/edivaldojunior/page/3) isso só pode ser piada de mal gosto !!!
    Além disso, tudo ainda ocorre uma morte no distrito Rocha Cavalcante em União dos Palmares conforme noticiado no TNH1 durante realização de um comício ontem.
    Sobre o povoado: Fui algumas vezes no distrito Rocha Cavalcante e é um notável absurdo o que se ver lá: 2 km apenas de estrada de acesso que vai da BR 304 ao povoado com o asfalto totalmente destruído desde as enchentes (sendo que já houve vários roubos de motos por conta disso), o conjunto da reconstrução não possui iluminação nenhuma (a iluminação que vi, foi apenas das casas), praticamente nenhum servidor concursado, apenas prestadores indicados, o local apesar de pequeno conseguiu eleger 2 representantes na câmara municipal de vereadores, porém o que se ver lá é descaso total.
    Em bom tempo, o que vimos na matéria da TV Pajuçara sobre a escola e o posto de saúde do conjunto Santa Maria construído pelo Governo do Estado ao lado do Conjunto Eustáquio Gomes é simplesmente criminoso no mais alto grau de maldade e dano a população! Justiça, MPE, Governo Estadual e Municipal todos são responsáveis conjuntamente em minha opinião pelos danos morais, físicos, intelectuais e financeiros pelo descaso total para com aquela comunidade. Como disse o reporte é uma incontestável lição do que não se deve fazer com o dinheiro público !!!

  • Juliana

    No site da AMA confirma que a inauguração oficial foi realizada 15 de setembro de 2014 veja: http://www.ama.al.org.br/csa-fara-amistoso-contra-selecao-de-satuba/ e imagens gravadas no local.

  • André palmeirense

    Quem pensar que tudo isso que tão falando vai prejudicar esse tal de Renan filho ,tão enganado , pajé resolve tudo.kkkkkkkkkkk.mais mesmo assim quem resolve e Biu o 11.Vai ser uma lapada que Renan vai voltar pra Brasília para assessorar seu velho pai.Aguardem.

  • carlos

    É,um grande filme ficção!Na teoria,o candidato não pode nem soltar uma bufa.Na prática quando vem ser julgado já morreu de velho.