A afirmação vem carregada de indignação do seu autor: o advogado Adriano Argolo, um dos coordenadores do MCCE em Alagoas.

Segundo ele, o trabalho de comercialização de votos este ano “envolve até candidatos majoritários, que não se utilizavam antes desses esquemas, restritos aos proporcionais”.

Argolo admite que há dificuldades de se obter testemunhas e provas da “compra desenfreada” de votos. Mas lamenta, também, o esvaziamento de instituições como a PF, “que não tem sido atuante como em outras eleições.  E mesmo de entidades como a OAB, que só conta, praticamente, com o esforço solitário do advogado Antônio Carlos Gouveia, no combate à corrupção eleitoral”.

Ele defende um maior entrosamento e uma ação conjunta que envolva a PF, o MP Eleitoral e até a Justiça, nessa reta final de campanha.

“O que temos recebido de informações nos mostra um grande escândalo, uma vergonha, e a sociedade precisa reagir”.

Uma nota do senador Renan sobre a Ação de Improbidade do MP Federal
Beleza
  • Bel

    SÓ VOLTO A VOTAR, QUANDO ACABAREM A IMPUNIDADE PARLAMENTAR, APOSENTADORIA COM 08 ANOS, SALÁRIOS MILIONÁRIOS, ETC, ETC. ELES NOS FAZEM DE OTÁRIO. PENSE NISSO!!!!!!

  • Vencedor

    O político é o espelho do eleitor.

  • Ruslan Queiroz

    Ricardo,
    .
    Os próximos dias, será o famigerado:
    “TAPA NA ORELHA e CHUTE NA CANELA… TELEVISIVO” ,
    Por favor TIREM as CRIANÇAS da SALA na HORA do GUIA ELEITORAL, a coisa tá de MAL a PIOR como NUNCA visto por estas BANDAS.
    .
    EM TEMPO:
    .
    #ficaadica
    Nenhum dos LADOS ganha NADA com ISSO, o tempo do “PIOR MELHOR por ELEITOR”, não encontra mais “ECO”, hoje estamos mais Conectados, denuncias são checadas ON-LINE, por isso é perda de tempo só “BATER” sem ‘NADA’ mostrar.

  • Elisa Martins

    Pedimos que os órgãos responsáveis combatam com as irregularidades políticas e acabem com essa vergonha que prejudica tanto o povo. Queremos que o poder judiciário seja mais atuante. Faça valer o direito da sociedade.

  • roose

    Que as eleições em Alagoas sempre foram marcadas por grandiosos escândalos, o Brasil todo já sabe, agora a eleição desse ano , na verdade bate todos os recordes, é simplesmente IMORAL, uma verdadeira cesta de ilegalidade, um inequívoco caso de polícia . E o que o pior, tudo acontece sob os olhos cúmplices das autoridades eleitorais desse estado.

  • Petrúcio França

    Não digo que seja vergonhoso, porque quem fica envergonhado é que tem vergonha. É hilário ver a Turma do Bem do PSDB, chorando atrás do eleitor para votar em Bio de Lira. Dá pena ver esse tipo de gente que só sabe viver pendurado nas tetas do governo, por isso é que tem que mudar.

  • Jorge VI

    Estou nas ruas diariamente tentando conseguir votos ! Todos os dias recebo “propostas” para entrar nessa canalhice, o famigerado “cadastro”, que infelizmente virou cultura, fonte de renda para cabos eleitorais e parte do eleitorado. O pior de tudo isso é que os praticantes perderam o medo das instituições e grande parte dos candidatos focaram suas campanhas apenas neste “sistema”. Por isso que não se ver campanhas nas ruas,,,preferiram esse “atalho” odioso que além de todos os males, tira a legitimidade das eleições. Coloca por terra candidaturas de pessoas bem intencionadas e que tem serviços prestados (ainda existem) e que com certeza poderiam começar a fazer as mudanças que a sociedade tanto fala. E quem combate essa a prática nas comunidades podem de lá sair às pressas, pois muitos entendem que os prejudicam em não ter essa “renda extra”.

  • JEu

    Que as eleições em Alagoas sempre foram um caso de polícia, todo mundo sabe… não é novo o esquema de compra de votos. No entanto, isso só existe porque tem gente que se compraz em “vender” o voto, seja trocando por dinheiro, seja por promessas de facilidades no futuro… na realidade, uma boa parcela das pessoas não está interessada nos resultados de uma eleição justa, honesta, correta. O que eles querem mesmo é ter a oportunidade de “ganhar” alguma coisa, seja atenção ou algo mais material… isso tudo é somente o resultado de um povo sem instrução, sem educação, sem terra, sem teto, sem segurança (pública e social), sem trabalho, sem lazer digno e, algumas vezes, sem vergonha mesmo…

  • É INACREDITÁVEL?

    Tem muito cabos eleitorais recebendo dinheiro dos politiqueiros para enganar os eleitores ignorantres com quantia ínfima. Será que a justiça não sabe que tem muitos candidatos no poder com a compra de voto ou ela está sendo negligentge até no período eleiotoral? Como pode um candidato que nunca teve numa comunidade ter votação expressiva nela?

  • Hélio

    A MUDANÇA que eu quero pra 2015 é mudar de estado.

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    PARABÉNS AOS INTERNAUTAS JEu E HÉLIO POR SUAS
    INFALÍVEIS ANÁLISES . . . QUANTO AOS ELEITORES IN-
    SENSATOS E SAFADOS , QUE ESTA TERRA PERMANEÇA
    ASSIM , COMO ESTÁ , POIS CADA POVO TEM O GOVER-
    NO E O DESTINO QUE MERECE .. . TENHO DITO ! ÔMI !

  • Fláviana

    Alagoas tem o Governo que merece! O povo parece gostar da situação humilhante em que vive. Submisso e leigo, prefere o conforto da comodidade a reagir a essa política nojenta que assola esses estado há décadas. Lamentável. Hoje, tenho vergonha de dizer que sou alagoana.

  • Luiz

    De todos os deputados que temos eleitos, digo que 3 ou 4 tiveram votos voluntários dos eleitores. O restantes todos compraram a vaga, porque qual o carisma ou bondade eles tem em suas cidades ou bairros de Maceió, nenhum. Se ver as caminhadas e carreatas só com gentes compradas ou alguém acha que o povo sai de casa com a vontade da caminhar atras de politico a nao ser com o dinheiro no bolso. A justiça e policia fazem vista grossa porque todos devem favor aos políticos.

  • João Alfredo Ribeiro Neto

    Mais uma vez a tona as questões de compra de voto e outras práticas tão nocivas à democracia.
    Novamente afirmo, é tão vergonhoso o processo eleitoral que houve a necessidade de se criar uma lei sobre FICHA LIMPA, POR QUE OS ELEITORES PERDERAM A CAPACIDADE DE FAZER ESSE LIMPEZA.

  • Fernando Antonio

    Prezado Ricardo, com raríssimas exceções aqui em nosso estado só se elege quem tem dinheiro para gastar na compra de votos. E a compra não se dá apenas em dinheiro. Tem o fornecimento de material de construção, pagamento de contas de água/energia, etc. Os candidatos acostumaram aos eleitores a votarem mediante esses “favores” e vice e versa. Fico a me perguntar quando isso vai mudar: será que quando a galinha criar dentes ou será quando boi conseguir voar ?

  • carlos

    O povo é eleitor e permite principalmente no interior do estado!O prefeito é reeleito sem realizar uma gestão onde geralmente partica o terror distribui o dinheiro roubado da prefeitura com se fosse dele!Apresenta o filho como o seu sucessor e agora colocam na chapa marido e a mulher como vice,são eleitos,acham pouco se candiditam pai e filho para federal e estadula e se elegem e o eleitor vende o voto e vai para rua reclamar de que!

  • Você sabe por que?

    Um indivíduo que nunca prestou serviço nenhum ao Estado ser bem votado em todos os municípios – o que será? Nas eleições proporcionais passadas teve um da cidade de Junqueiro que recebeu voto até dos pescadores de Jaraguá. Você sabe por que?:

  • ARTUR

    O que nos falta é vergonha e conhecimento político.
    Enquanto VOTARMOS : vendendo voto, votando por amizade, votando por promessa de emprego, por medo de político (vale para o interior) não sairemos desse atraso político.
    VOTE LIVRE E VOTE EM FICHA LIMPA.

  • Olympio

    MCCE, venha passear em marechal Deodoro.

  • NENO

    Tenho 45 anos de moradia na chã da jaqueira, nunca vi tamanho descaso com relação as eleições, a compra de votos é uma verdadeira vergonha para a democracia de nosso Brasil, infelizmente as instituições não fazem nada, quero aqui ressaltar o trabalho do MCCE, pelo trabalho que vem sendo feito.

  • Silva

    Voto em branco, pois perdi a esperança na política desde a decepção com o governo petista. Aqui em Alagoas sequer tal partido lança candidato. Era a ética sua principal bandeira de luta. Porque não devo colocar um Senador ou Deputado Federal lá no congresso? Eis a resposta: Salário: 26.723,13. Cota para o exercício de atividade parlamentar: Entre 27 a 41 mil reais. Verba destinada a contratação de pessoal: 78 mil por mês. Auxílio-moradia: 3.800,00. Despesas com saúde: São ressarcidas integralmente em qualquer hospital do país. Aposentadoria: Após oito anos de contribuição se já tiver 60 anos ou 35 de contribuição somados para qualquer regime previdenciário, o deputado tem direito a 22% da remuneração como político. E eu? ganho dois salários mínimos, desconto que só a peste no contracheque e conta pra pagar.

  • Salmar

    O MCCE tem representado contra os ficha sujas? POIS TEM CANDIDATOS CONDENADOS COM BENS PENHORADOS E ESTÃO AÍ CONCORRENDO.

  • guilherme marcos guerra

    toda eleição em alagoas é assim: todos nós sabemos que existe compra de votos, mas não temos como provar e não temos coragem de denunciar, poque aqui nesse estado ainda impera a lei da espingarda. mp e pf sabem quem são.

  • Marío

    Tem um candidato ao governo(comparado ao finado João Lyra quando tinha umas vacas de ouro e estava no auge) que está comprando até as lideranças de quase toda Maceió. Inclusive deputados é por pacote.

  • INDIGNADO

    A SOLUÇÃO DO PROBLEMA SERIA ACABAR COM ESSA RAÇA DE VEREADORES, DEPUTADOS E SENADORES, QUE GANHAM FORTUNAS ÀS CUSTAS DO ELEITORADO E QUANDO FAZEM ALGUMA COISA ACHAM QUE ESTÃO FAZENDO FAVOR.

  • J.Monteiro

    Meu caro Ricardo Mota, sou alagoano de Porto Calvo, e fico magoado quando vejo esse “espancamento” nos alagoanos, que desde muito tempo vende seu voto, e, quero lembrar aos seus leitores, que se antes a compra de votos era uma contravenção eleitoral, agora a coisa avacalhou de vez, pois a compra de votos foi oficializada, e o Brasil hoje é nada mais nada menos que um imenso curral eleitoral. Ou será que vamos nos tornar cínicos, e fingirmos que não sabemos que Lula disfarçado da silva, e sua marionete, Dilma sonsa da silva, está usando o famigerado “Bolsa Família”, para comprar votos descaradamente? Ele se reelegeu, empurrou um “poste” goela adentro dos brasileiros, e ela (que continua um poste” vai se reeleger, tomar posse, e continuar empurrando o Brasil ladeira abaixo. Não tem jeito. “Tá dominado, tá tudo dominado”.