Petistas históricos locais reclamam à boca miúda que a presidente Dilma Rousseff está sendo “escondida” da campanha majoritária em Alagoas.

Há de se ressaltar: o senador Collor, para eles, tem cumprido seu papel na defesa da atual ocupante do Palácio do Planalto (que não tem poupado o ex-presidente de algumas alfinetadas em rede nacional).

Não é o caso da campanha ao governo, em que Dilma não tem sido citada nem nos poucos comícios, afirmam os petistas insatisfeitos.

Eles juram que vão cobrar do senador Renan Calheiros, comandante da campanha do Filho, o que seria reciprocidade à ajuda que já veio de Brasília.

Duvido muito.

Mas há um outro lado nessa história.

A presidente Dilma também não vem a Alagoas nem faz campanha para os aliados locais, sob o risco – notório – de consequências desagradáveis no resto do país (os motivos são óbvios).

Mas agora ela também precisa dos votos dos seus aliados no Nordeste, os que lhe são mais “incômodos”.

Em setembro de 2010, ela tinha 63% das intenções de votos na região, segundo o confiável Datafolha; agora, no mesmo período, ela atinge 47% das preferências entre os nordestinos.

O que vai definir o comportamento dos dois lados – PMDB e Dilma – é a relação custo-benefício.

Pragmático, puramente pragmático.

Falta de Collor e de quórum suspende debate ao Senado na Ufal
Joaquim Barbosa reaparece apontando feridas e pobreza política brasileira
  • Profeta do óbvio

    O colégio eleitoral de Alagoas é inexpressivo a nível nacional. Marina Silva 40, virá!

  • Celso Tavares

    Na óptica politiqueira, pode-se afirmar que todos têm razão e estão plenamente justificados. ‘Nadica’ que surpreenda.
    Ricardo, há alguma possibilidade legal de termos candidatos independentes, desvinculados de partidos? Isso não fortalece a Democracia, sei bem, mas existe?

  • ricardo .

    Antes só que mal acompanhado, ou será vergonha ?

  • Momento de Reflexão

    VIDA E NÓS

    Observa a transitoriedade da existência na Terra, com todos os valores educativos de que se acompanha.

    As famílias se transformam.

    Os patrimônios materiais se transferem.

    As teorias se modificam.

    Os costumes se alteram.

    Convenções substituem convenções.

    Companheiros são chamados a servir em outros setores.

    Ódios passam.

    Inimigos desaparecem.

    Desajustes são corrigidos.

    A fortuna muda de endereço.

    Acima de todas as mudanças, permanecerás sempre em tua perenidade espiritual.

    Meditemos nas leis que nos governam, em base de causa e efeito, estruturadas pela Sabedoria Divina em justiça e misericórdia.

    Em qualquer lugar, teremos o que dermos.

    Não olvides: tudo o que fizeres dos outros, fazes de ti.

    .Emmanuel / Médium Chico Xavier
    Livro: Recados da Vida (extrato) – Ed. GEEM

  • Cavalcante

    Petistas Históricos ? ainda existe esta espécie ?. Aqui na terrinha dos Marechais o que se divulga é petistas envolvidos com os taturanas, lei seca e as alianças com a forças retrógadas da mais pura direita.

  • Há Lagoas

    Qual o grande legado de Dilma para Alagoas?
    E o que dizer da boa vontade do planalto para com o atual governo do Estado?
    O Estaleiro Enor sucumbiu a procrastinação do Ibama, numa manobra totalmente política (ou melhor, politiqueira). Resultado: dificilmente este empreendimento vai sair do papel, pois o empréstimo financeiro precisa do aval do PT via BNDES.
    E a respeito da dívida do Estado e seus indexadores, Alagoas morre asfixiada, e Brasília contempla nossa inanição.
    Torço pela derrota deste “movimento” que se diz partido.
    Que votemos no menos ruim…

  • Mário

    O Partido dos Trabalhadores combativo e ideológico é coisa do passado. A grande maioria dos petistas viraram “amigos de infância” de figuras carimbadas da política local. Lamentável situação de um estado rico em belezas naturais, e com o pior IDH do país. Não vislumbro dias melhores com os candidatos postos (raríssimas exceções).

  • Alberto Jorge Stuart Montenegro

    O “risco notorio de consequencias negativas” eh subir no mesmo palanque de Collor, a repercussao nacional seria altamente negativa para a candidata. Resumo: custo beneficio zero. Conclusao: esta certa a candidata, nada a ganhar, so a perder, entao, o que fazer aqui?

  • silva

    Quando o PT lançou Lula em 89 para disputar as eleições havia uma certa “ideologia” e intelectuais e artistas dariam apoio incondicional aquele projeto. Somente com o apoio dos artistas o PT não chegaria ao poder. Eis que se unem aos partidos conservadores e com o suporte financeiro e uma mãozinha da mídia chegam lá. Hoje, há um pensamento da militância de que não podemos (eles) deixar o país retroceder. Esse discurso não faz mais sentido. O partido, “ideologicamente”, não existe mais. Continuamos a ver que os principais sindicatos do país continuam a apoiar tal partido e nomes como Frei Beto, Marilena Chauí, Leonardo Boff e vários artistas, continuam a defender o projeto. Ora, muita gente critica os beneficiados do bolsa família, dizendo que estes são alienados por não ter votos conscientes. E o que dizer de tais intelectuais, de líderes sindicais, de militantes que acham que o partido continua com a mesma essência ideológica. Basta ver com quem se uniram para garantir a tal governabilidade. A construção de um mito tal qual Vargas foi a grande invenção do PT, que conseguiu agradar gregos e troianos, banqueiros e dependentes do Bolsa, unindo “esquerda” com “direita”, e no meio dessa história, continuamos a ser um país extremamente corrupto e desigual.

  • Eduardo

    Eu voto em qualquer candidato para derrubar Dilma. A corrupçao no governo dela é o menos, pior foi ela quebrar o Brasil e deixar a conta para o povo Brasileiro. Ela deveria ser responsabilizada civilmente por essa divida.
    Divida Interna 2.200.000.000.000,00 ( dois trilhões, duz.bilhões
    Todas as Estatais Quebradas
    PIB=0 (Recessão Tecnica)
    Industria a 34 meses em queda.
    Comercio na maior crise
    36 milhões pessoas desempregadas do Bolsa familia.
    Resultado: aumento 30% energia, 31% gas cozinha, e aumento gasolina em Novembro.
    A Dilma quebrou o Brasil de tal forma que ela disse que vai substituir Mantega, esse por sua vez disse ao Globo que a Dilma não aceita sugestão, quem manda em tudo é ela !

  • Hélio

    E o petróleo é nosso ou DELES??

  • beto de gonzaga

    Pelo menos no sertão TDs já sabem em QM votar + ficam esperando p/ ganhar alguns dindin’s de outros candidatos(representantes) + vota no seu com raras exceções. QM é oposição não vota em candidato do prefeito e a maioria escolhe o + bem posicionado para disputar c/ a situação. Sai alguns pingados por conta de onças e peixes, o resto é Balela.

  • José Carlos de Oliveira Simões

    Quem são os petistas históricos ? São os que continuam a apoiar essa CORRUPÇÃO histórica ?

  • JOSENILDA PEREIRA

    Eu estou muito decepcionada com política , aqui no nosso Estado não temos escolha , porque agora virou moda é de pai para filho, temos que votar naquele que nunca foi candidato , e que tenha capacidade de trabalhar em prol de nosso Estado. Que Deus lhe proteja Ricardo Motta , eu te admiro e respeito pela pessoas maravilhosa que você é, e que alagoas precisa de pessoas corajosa como você. …