O ministro aposentado do STF, Joaquim Barbosa, voltou a se manifestar publicamente e sem o seu habitual mau humor, mas com a sua lucidez e contundência sobre a vida política do país.

Afirmou, em palestra ontem, em São Paulo, que a reeleição é a mãe de todas as corrupções no Brasil.

Há, sim, um certo exagero no que ele disse, mas há muita verdade também. A reeleição no Brasil não deu certo e piorou muito a qualidade do Estado brasileiro.

A busca da tal “governabilidade” e do tempo de rádio dos partidos aliados na televisão e no rádio – o guia eleitoral –, disse Barbosa, “leva o presidente da República a ter que negociar no varejo com gente que ele provavelmente jamais frequentaria. Essa é a necessidade que ele tem desde o primeiro dia em que pisa no Palácio. Presidente, governadores e prefeitos não pensam em outra coisa a não ser em reeleição. Isso corrompe o sistema”.

A conta? Pagamos nós, basta ver o aumento da tarifa de energia elétrica em Alagoas, a maior do Nordeste. E não é por causa da nossa “melhor” distribuição de renda ou porque o serviço é de qualidade por essas bandas (reconhecendo o esforço da atual direção técnica da Eletrobras local).

Ao defender o encurtamento da campanha eleitoral, Barbosa fez uma afirmação que é importante, mas que não explica o vazio de lideranças e de ideias que os atuais profissionais do ramo “expressam”.

Ele diz que as campanhas não informam nada. Mas não o fazem, creio, por absoluta falta de conteúdo. Os que os que o têm, dentro dos partidos, em regra são marginalizados na cúpula da agremiação. São apenas usados como exemplo quando assim interessa.

Quanto aos partidos, o ex-presidente do STF diz que não gosta de nenhum. Acredito que ele tenha se referido, principalmente, aos que foram “institucionalizados”.

Mas o fato concreto é que a democracia representativa morreu e deve ser sepultada juntamente com os partidos brasileiros – velhos e velhacos.

O caminho?

Acredito na radicalização da democracia direta, com participação da sociedade, que há de achar o melhor caminho – eis um ótimo tema para os estudiosos da sociedade – para mudar o que precisa ser extirpado da vida brasileira.

Mas voltou bem, Joaquim Barbosa, ao placo do debate nacional.

Petistas históricos reclamam que Dilma está sendo "escondida" na eleição de Alagoas
Campanha eleitoral é controlada pelos pistoleiros da alma
  • Romão

    Como principais peças nesse cenário social, nada mais justo que sejamos os primeiros a discutir e a participar dessa discussão. Mas, infelizmente, sabemos que as coisas não funcionam assim!
    Sou fanzaça dele (Dr. Joaquim Barbosa)!

  • Celso Tavares

    É isso mesmo Ricardo. O que se diz a um filho após a filiação a uma dessas agremiações políticas?

  • Leitor

    Joaquim Barbosa tem um estilo grosseiro que não me agrada, chamando jornalistas de “palhaços” ou mandando-os “chafurdar na lama”. A reeleição foi comprada no Congresso Nacional, através de compra de votos, durante o governo de FHC, como demonstrado por um jornal de SP. O presidente do TSE apresentou a sugestão de deixar de existir nas Prefeituras Municipais. Parabéns para o Ministro Toffoli.

  • JOSENILDA PEREIRA

    Estamos em época de políticas , temos que escolher uma pessoa que realmente saíba das necessidades de al

  • JOSENILDA PEREIRA

    Eu não sei se as pessoas estão usando máscara, mas de uma coisa tenho certeza tem muita gente boa para ser o nosso represente ,pois o dia 05 está chegando, e os políticos estão nas nossas mãos , e temos todo direito de escolher pessoas descente que possa administrar o nosso estado, que pena que as pessoas não peçam assim, mas vamos colocar nas mãos de Deus, que tudo vai da certo ….

  • JOSENILDA PEREIRA

    EU JOSENILDA RESPEITO ,E ADMIRO PELA PESSOA MARAVILHOSA QUE O SENHOR É. O BRASIL PRECISA DE PESSOAS CORAJOSA COMO O SENHOR QUE PENA QUE NÃO ESTÀ MAS TRABALHANDO EM PROL DO NOSSO PAÍS , QUE DEUS LHE PROTEJA ,E QUE SEJA UM HOMEM MUITO FELIZ , E COM MUITA SAÙDE , MEUS PARABÉNS…