Pois é, gente, está na hora de apurar o olfato, antes de chegarem as urnas de outubro (dia 5).

E quem disse que as candidaturas não têm cheiro?

Têm, sim, e são característicos. Principalmente aquelas que já estão em processo de apodrecimento – ou putrefação.

É o caso do candidato cujo passado – ainda que seja “verdinho”, o personagem – já apresenta alguma ação que cheira mal. Não tem como fugir: ele exalará o terrível odor por onde passar.

O eleitor só não o identificará se, por vontade própria, tamponar o nariz, achando que de nada vale seguir seus sentidos na hora de escolher um nome para votar.

Há casos, clássicos até, de postulantes ao voto que carregam o mau cheiro da árvore de onde brotaram: troncos e galhos completamente podres, embora se mantenham eretos e até continuem crescendo – para o alto e para os bancos (nas respectivas contas).

Também existem os “fichas-sujas” informais. Aqueles que ainda não foram condenados em segundo grau, mas que seguem aquela velha lógica do poleiro de galinheiro. Nem perfume francês é capaz de disfarçar o aroma desagradável que exala do dito cujo.

Pode valer, em contraponto, a máxima popular do “pobre, porém limpinho”. A fragrância, então, será favorável ao candidato.

É claro que você pode usar todos os sentidos, será sempre melhor, mas pode ter certeza: o candidato que cheira mal não deve ser ingerido pelo eleitor.

As consequências, mesmo que descartáveis, serão desagradáveis e durarão quatro anos.

Qualquer um desidrata com tamanho sofrimento.

 

Biu x Renan Filho: 400 ações pra lá, 150 pra cá
Clima em Piaçabuçu depois de crime é de "terror e medo"
  • silva

    Em entrevista na TV Justiça, um ex ministro do TSE falou que a Lei da Ficha Limpa seria desnecessária numa democracia “madura”, pois o cidadão não precisaria de tal lei para identificar um candidato corrupto. Realmente. E eu acrescento, nem uma lei dessas consegue evitar o voto de cabresto aqui em Alagoas, pois quanto mais aparecem indícios e denúncias na imprensa, mais o povo estampa em suas casas o rosto dos políticos investigados.

  • JEu

    Meu amigo, do jeito que a coisa tá, nem acionando a “descarga” resolve o problem do mau cheiro, devido a quantidade de maus-cheirosos que andam por aí pedindo votos… Concordo que todo cuidado é pouco, pois o eleitor pode depositar um voto “sujo” na urna eleitoral…

  • lu gratidão

    Alagoas esteve por 8 anos realizando grandes conquistas: Limpeza do detran, estruturação dos órgãos públicos. obras, saneamento, conseg, 17 vara, gecoc,canal do sertão, melhoria do salario de policias militar e civil e dentre outras.., e o principal um governante honesto e integro que vai fazer muita falta… Obrigado Teo… sentiremos sua falta…

  • ARTUR

    JEu, concordo totalmente com seu raciocínio porem a única coisa boa foi a criação do GECOC.
    Quero informar que quem faz fossa e enche de tudo que não presta somos nós mesmos. Podemos sanear para acabar com o mal cheiro. VOTE COM INDEPENDÊNCIA E NO NOVO.

  • Agente 01

    De acordo com o andar da carruagem não tem jeito: vamos amargar pelo menos 4 anos de puro retrocesso. Esse pleito cheira mal desde a formação das coligações quando este Estado teve a oportunidade de ser governado por um homem de fibra e coragem. Mas este foi jogado ao vento pois não dobrou joelhos aos interesses escusos. O DETRAN sempre foi e sempre será moeda de troca entre políticos desonestos. A Assembleinha vai voltar, não tem jeito. Seus servidores concursados galgados aos postos de direção, serão sumariamente exonerados de suas chefias que serão ocupadas pelos apadrinhados políticos. Meu Deus! E as demais áreas da segurança pública? Vai ser ainda pior… E a sociedade inerte…

  • Paulo Rostner de Olivença

    Caro Ricardo Mota, gostei do seu artigo, mas qual seria o odor do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas de Alagoas?
    A bem da verdade essas instituições e os postulantes ao cargo de governador já não exalam quase nenhum odor, pois já passaram da fase de putrefação e estão em processo de decomposição.

  • Antonio

    Todos no Rexona!

  • Antonio

    Figueiredo preferia um tal de “HORSE”, Fragrância muito boa, má cumparando, óbvio! Candidato e eleitor têm o mesmo odor,com raríssimas e honrosas exceções.

  • Plácido Ferreira

    Ricardo Mota, você esqueceu do que disse Eliane Catanhede, sua colega de jornalismo. No caso do PSDB, seu partido (dela), este representava “uma massa cheirosa”.

  • Romão

    Perfeita associação!
    Teremos um verdadeiro “lixão” a céus abertos! E haja “perfume francês”, rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs!

  • Éder Rocha

    Tem uns que fede a enxofre, estes vieram do Hades, tomara que pra lá voltem rapidinho…

  • Alfredo

    Pelo cheiro??? Ahahahahahahahahah! A troupe que disputa as eleições no Estado, salvo as já conhecidas raras e honrosas exceções (HH é exemplo) exala seu putrefato, nauseabundo e asqueroso (fe) odor.