Pela lógica que deve guiar a sua decisão, de só comparecer aos palanques em que estão os partidos do seu arco de alianças, Marina Silva não vem fazer campanha em Alagoas.

Sendo, porém, a mais heterodoxa das candidaturas a presidente, é possível que ela venha ao estado em socorro à sua amiga – uma coisa quase inimaginável na atividade política – Heloísa Helena.

Dilma Rousseff, que tem a maior base de apoio partidário entre todos os que querem a sua cadeira, deve evitar Alagoas e por um motivo bem simples: daqui podem sair imagens que provocariam estragos desproporcionais à sua campanha em nível nacional (tentei, e por várias vezes, contato com Joaquim Brito, sem sucesso). A situação já não é tão cômoda, embora ela ainda seja favorita.

O custo-benefício não compensaria, muito pelo contrário. E seu eleitorado por aqui já está consolidado – deve vencer com folgas em território alagoano.

Aécio Neves, garante Nonô, virá em setembro, um mês decisivo para a sua campanha. Terá de arranjar um tempinho para chegar a um palanque esvaziado e sem chances de crescer: resultado da engenharia política do seu correligionário Téo Vilela.

Ou seja: Alagoas deverá, em regra, ficar de fora do mapa eleitoral.

Isso não deve alterar o quadro político local, mas mostra que o “peso” que tempos em Brasília é tão somente compartilhado pelos lideres locais que lá estão, no centro do poder.

Resta o guia eleitoral do rádio e da televisão. A novelinha que se repete e que, no final, há de provocar risos e lágrimas.

Vilela repete antecessores e não deixa herança política
Justiça Eleitoral condena de uma só vez Biu e Renan Filho
  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    PERDÃO PELA PARTE QUE LHE TOCA , MATÉRIA , MAS
    DESDE QUANDO ALAGOAS FAZ PARTE DESTE PAÍS ?
    O LIMBO É O SEU MERECIDO NICHO EXISTENCIAL . . .
    SEMPRE O FOI . . . SUA DIFERENCIAÇÃO ESDRÚXULA , É
    EVITADA ATÉ PELO SATANÁS , PODES CRER . SÓ CRI-
    MINOSOS DE QUAISQUER PARADEIRO DESTE MUNDO ,
    OUSAM SE MISCIGENAREM COM OS DAQUI , O VALHA-
    COUTO DE BANDIDOS SUPREMO DESTE PLANETA . ÔMI !

  • Bel

    ALAGOAS JÁ ESTÁ FORA DO MAPA FAZ TEMPO. ESTÁ PIOR QUE A FAIXA DE GAZA.

  • Tony de Luca

    As vezes tenho a impressão que Alagoas fica de fora de todos os mapas, inclusive o mapa geográfico do Brasil. Infelizmente.

  • Cadê os “homens”???

    No interior só se fala que os “homens” são fortes em Brasília. Esclarecendo: dizem isso dos Senadores de Alagoas.

    E aí, pra que (ou quem) serve “eles” serem fortes???

  • No que deu …

    No tempo em que o PT não era governo, havia uma minoria que se “expunha” a ir ver o então candidato Lula em todas as suas aparições no Estado.

    Agora, em nome da “governabilidade”, a minoria virou maioria, ficando uma parcela da minoria de então, que nem cachorro quando cai da mudança – desnorteados.

  • José Carlos de Oliveira Simões

    Ricardo, essa sua profecia, de que a candidata Dilma, ganha com folga em Alagoas, é falsa, não acredito que o povo alagoano, bote a carapuça do velho jargão, “Errar é humano, mais permanecer no erro é BURRICE “. Não é possível que o eleitor esclarecido e formador de opinião deixe que isso aconteça, e nós alagoanos passe mais quatro anos sendo achincalhados e humilhados, Brasil a fora. Mude esse discurso,
    e incentive os alagoanos a fazer uma escolha que faça o Brasil sair dessa inércia, e jamais voltar a dirigir o País, essa corja do PT, que só sabe fomentar a CORRUPÇÃO.

  • EDER ANTUNES GOMES

    Apocalipse:

    E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande corrente na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali fechou-o, e pôs um selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. [Capítulo 20:1-3]

    Acho que já se passaram 1000 anos!
    Isso não caberia ao atual momento politico brasileiro e alagoano?

  • WELLINGTON

    Traduzindo. Alagoas estará de fora dos planos de quem ganhar a eleição. Mais 8 anos de escuridão para o desenvolvimento.

  • ARTUR

    O que temos a dizer ou a reclamar? nada, o único responsável disso tudo somos nós que não sabemos VOTAR com independência e sim por: é meu amigo de infância, ele vai arranjar emprego pra mim, vendo meu voto, é meu parente e por aí vai. Somos o que merecemos, quer que mude? VOTE CERTO PARA NÃO DA ERRADO, VOTE EM FICHA LIMPA.

  • wal

    Tenho quase 50 anos de idade. Durante toda esta vida,sempre sobe que Alagoas está fora do mapa. O Brasil, só conhece como nordeste. a BAHIA,PERNAMBUCO,e CEARÁ.
    Cresce: SERGIPE,RIO GRANDE DO NORTE.

  • Consigliere Alagoano

    Ficaria SURPRESO se fosso o contrário!
    .
    O PT de ALAGOAS, não consegue Trazer LULA ou Dilma em Campanha…
    Mas porque?
    XIITADA demais?
    radicalização demais? ou um Baixo coeficiente eleitoral?
    .
    Os demais já estiveram aqui em campanhas passadas, o que RATIFICA é PT Local não tem uma BOA Articulação no PLANALTO.
    Isso se mostra a cada eleição… LASTIMÁVEL!

  • pena só

    O único mapa que é possível identificar Alagoas é, sem dúvida, o mapa da corrupção.

  • RESPEITEM OS POBRES e HONESTO DESTE ESTADO!

    Os eleitores que acham-se esclarecidos estão pedindo para os pobres votares em BOIS DE OURO, TATURANA, SANGUESSUGAS ETC – OS POBRES DE BOM SENSO tem o dever em reeleger DILMA e votar contra os hipócritas e politiqueiros que só cuidam de seus interesses.

  • Paulo

    Se o Brasil fosse o corpo humano, todo mundo já sabe o que Alagoas seria. Brincadeiras a parte, mas ninguém aguenta o tipo de políticos que temos neste estado.