Não há outro caminho: a fiscalização e a pressão têm de ser permanentes e sem tolerância.

Desde que foi anunciada, faço questão de lembrar, eu entendi a faixa azul da Fernandes Lima como uma boa ideia.

Mas só poderia funcionar se houvesse uma preparação e, em seguida, uma fiscalização que não afrouxasse. Ao primeiro descuido, a turma volta ao mesmo comportamento de sempre. Afinal, somos o país dos “espertos”.

Muitos motoristas de carros particulares, sempre que detectam ausência dos agentes de trânsito, cuidam de ganhar tempo e exercer sua falta de educação e de respeito aos outros: trafegam pela faixa azul como se ela fosse exclusiva para eles.

Ônibus e “complementares” também já fazem das suas, confiando na impunidade.

Na sexta-feira da semana passada, às seis e meia da noite, na altura do Bompreço da Fernandes Lima, os ônibus tomaram as quatro faixas da pista, no que foram seguidos por alguns complementares.

Observei e não enxerguei os agentes da SMTT.

É importante ressaltar: a maioria dos motoristas – de transporte coletivo ou veículos individuais – já aprendeu a respeitar a faixa azul.

Para os demais só há um jeito: muita multa e, se possível, progressiva.

A mesma impunidade que multiplica o crime e o roubo do dinheiro público move esse tipo de gente.

Ela mata inclusive uma boa ideia.

Um esclarecimento

Eu não estou falando da pintura, propriamente. Trato da nossa falta de educação, que “desbota” a faixa azul.

Pesquisas qualitativas levam PSDB a insistir em Tereza Collor
Sucessor de Vilela deve receber governo com R$ 300 mi em caixa
  • Williams Roger

    É de propósito Ricardo. Foi pintado com “tinta guache”.

    Pra “render” mais!

    E não é só a “faixa azul”, as faixas de pedestre também. É o dinheiro de todos nós!

    E quanto os agentes, nem vc viu, nem e nem o povo, a não ser na ponta verde. não tem, e os que tem ficam passeando, com 3 agentes por carro, multando de dentro do carro no ar condicionado.

  • Laurianomena

    Não vejo porque não adotar por parte da smtt o horário das 15hs/17:30hs , para o uso da faixa p todos pois neste horário o número de ônibus é reduzido.
    Vale comprovar(estudar possibilidade)
    Grande abraço

  • ARTUR

    Ganhei um presente de grego da SMTT 127,69 reais. por minha esposa ter parado para minha filha descer para pegar o recibo na NET Jatiuca que sempre não chega no dia. Resultado: quem se adianta come cru, eu gosto de pagar adiantado minhas contas ficou = 127,69 + 222,00 = 349,69 para deixar de ser adiantado. kkkkkkkkkkk no Brasil é melhor ser velhaco que correto o juro seria menor.

  • Bel

    TODOS SABEM QUE A SOFRÍVEL FERNANDES LIMA, NÃO SUPORTA FAIXA AZUL PARA ÕNIBUS E TAXISTAS. TEM SIM QUE CONSTRUIR MAIS PISTAS ALTERNATIVAS, COM OS IMPOSTOS QUE PAGAMOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • robson

    caro jornalista não foi o transito que desbotou a faixa azul e a pessíma tinta e cara usada para fazer esta faixa e as de pedeste então a culpa e da smtt que deveria sim fiscalizar seus serviços prestado a população, a colocação que o transito e o culpado e brincadeira de criança, sera que a falta de uma saúde em maceió e culpa dos que precisam dela.

  • Francisco

    Prezado Ricardo, concordo com você. É preciso uma ação contínua de fiscalização, pois uma parte dos motoristas gostam de tirar proveito da faixa azul para seus próprios interesses, sem preocupar com o coletivo. A faixa azul foi uma alternativa para que o trabalhador chegue mais rápido em seu trabalho, ou seja, é mais importante o coletivo do que o individual. Acredito que ainda existem pontos da faixa azul para serem melhorados, mas que em geral uma grande parte dos motoristas respeitam a faixa, aos “espertos” não adianta educar, é preciso notificar para que possam ter uma conscientização do seu desrespeito a lei de trânsito. Bom Dia.

  • Mário

    Caro Ricardo.
    Você não viu os agentes de trânsito porque eles são virtuais. Só aparecem para multar, e o trânsito que se exploda (raras exceções).

  • wal

    Caro Ricardo Mota; não é a a faixa azul,Maceió, da SMTT, está abandonada. Veja.
    1) Na Durval de G. Monteiro, / VIA EXPRESSA,os ,motoqueiros, taxistas, e van lotações, não respeitam sinais vermelhos.
    2) FERNANDES LIMA, não se respeitam a faixa azul, não ficam na fila nos retornos passam na frete dos outros,passam ao sinal vermelho, estacionam nas calçadas dos bancos, etc.
    3) Em TODA BEBEDOURO, os motoqueiros e taxistas, todos só andam na contra mão.
    A FINAL CARO COLEGA, RICARDO MOTA, Maceió, é e está uma desordem generalizada…
    VIVA NOSSOS POLITICOS…

  • Bemvinda

    Somente a esperteza ou tirar proveito em tudo de qualquer jeito, justifica não respeitar a Faixa Azul.

    Sou habitual usuário da Fernandes Lima, e vejo sempre em volta, que a média de passageiros por veículo não passa de 02 (dois).

    Ora, se o tamanho do meu carro, somados a outros dois (transporta em média 9 passageiros) e ocupa o espaço de um ônibus (aproximadamente), que transporta em média 30 pessoas, a preferência deve ser dada ao passageiro que é um pedestre.

    Vale salientar, o conforto e a mobilidade para quem está no carro, porque o passageiro além de não dispor de conforto, para pegar o ônibus e para descer, ainda inclui percurso a pé.

    A propósito: os motoristas dos “transportes alternativos” têm carteira de habilitação condizente com a responsabilidade de transportar pessoas?

  • Karina Portela

    A Av. Fernandes Lima não tem estrutura para ter essa faixa azul! A ideia é boa! Mas, não para cá! O trânsito para os carros de passeio só piorou, ainda temos que dividir espaço com caminhões e até tratores!
    A sua colocação foi infeliz! Já pagamos muitos impostos e ainda quer que multe mais!!! Pelo Amor de Deus!!!
    Acredito que se as coisas fossem vistas através das consequências estaríamos bem melhores!

  • Jose Soares

    Interessante que existe uma reserva técnica de quase 100 pessoas esperando a nomeação e até agora nada. Muitos já saíram e outros nem querem mais trabalhar pois o órgão é um dos piores de Maceió.

  • carlos

    começando pelo começo: a faixa azul deve funcionar na pista do canteiro … este tem espaço o suficiente para comportar pontos de ônibus sem precisar derrubar as árvores.
    o problema é que mudar a frota desagrada, é claro, aos empresários do setor .. e eles sempre são gereno$o$ em ano político.

  • Agente da smtt

    Caro jornalista, é impossível fechar essa conta de efetivo, porque as atribuições da smtt só aumentam e o efetivo só diminui, pois muitos já saíram para outros concursos e a reposição não está acontecendo. Hoje há um déficit de quase 20 agentes, mas por conta da burocracia, a reserva técnica, do último concurso não é chamada. Pior, colocaram fiscais de transportes para autuar na faixa azul (além de ser desvio de função, não diminuiu, nem perto a carência de efetivo). Para se ter uma noção, só existe 2 viaturas para a realização da perícia. E pasme, há um zum zum zum, de que os guardas municipais poderão voltar a fiscalizar a smtt. E os que estão esperando no último concurso ? Como ficam ?

  • saulo

    A faixa azul é um conceito: Não visa facilitar a vida de quem anda de carro. O conceito é aumentar a velocidade do ônibus coletivo que carrega em sua maioria trabalhadores. A vida do trabalhador que mora nesta área e utiliza o transportes de massa melhorou muito. Ontem, em meu veículo particular – portanto não tinha prioridade – utilizei a faixa central, levei 5 minutos da Centenário até a Gruta. Ótimo. Agora quem está respeitando é porque tem educação e respeita o arcabouço legal vigente. Já a SMTT (Fiscalização) nada faz e ainda dá um mau exemplo de como praticar o desrespeito as leis. Me poupem! Falar de político é fácil, mas quem desrespeita as leis é pior do que eles. Isso cabe para os homens-carro, como eu e para a SMTT, que não pune.

  • Nilson

    Desnessário agentes de trânsito se o projeto inicial fosse feito,como manda a boa técnica, os coletivos transitariam entre os tachões na Fernandes Lima, determinando a faixa do lado esquerdo de quem vai, e de quem vem , com terminais servindo os dois lados da avenida.

  • Cidadão

    Caro Ricardo,

    É de suma importância tocar nesse assunto: SMTT e a faixa azul. Isso porque de não haver fiscalização por parte dos agentes de trânsito é bem simples de se entender, pois hoje há em torno de 220 Agentes, porém só trabalham por dia, mais ou menos de 20 a 25 agentes para toda Maceió, o resto está em desvio de função, servindo de agente administrativo ou em outras dependência. Disso se pode perguntar: como irá existir fiscalização? Com um efetivo chulo desse para a frota de carros e o espaço geográfico de Maceió. É inegável que a SMTT presta um desserviço à população que mais necessita. Já em relação às faixas, pinta-se hoje, somem no outro dia. Sem falar que hoje se vê algo arbitrário e ilegal, totalmente inconstitucional que a SMTT está fazendo, já que a bagunça por lá é total e patente, colocando os “fiscais de transporte” para fiscalizar a faixa azul, visto que eles não têm legitimidade para lavrar o Auto de Infração de Trânsito conforme preceitua o CTB. Destarte, fica o povo sendo fiscalizado por pessoas desprovida de competência para tal( primeiro requisito para a expedição do ato administrativo – Agente competente) causando prejuízo aos administrado que serão lesados em seus direitos por atos ilegais da SMTT. Que o Ministério Público abra os olhos para isso, ou seja, as IMPROBIDADES ADMINISTRATIVAS DA SMTT.

  • junior

    NÃO É SÓ A FAIXA AZUL, , ESSA QUALIDADE DE TINTA QUE USARAM PARA PINTAR O ASFALTO DE TODA A CIDADE É A PIOR JÁ USADA EM MACEIO,ATÉ AQUI NO CENTRO ONDE NÃO TEM NEM 4 MESES DE PINTADA JÁ ESTÃO TODAS SE APAGANDO,ISSO SE CHAMA FALTA DE RESPONSABILIDADE COM O DINHEIRO PUBLICO. TERRA DE NINGUEM!

  • OBSERVADOR

    É UMA VERGONHA. ENQUANTO NOS ANDAMOS CERTINHOS E FICAMOS PARA TRÁS DIANTE DOS “SABIDOS”, SEM QUE A FISCALIZAÇÃO OS MOLESTE. O IDEAL SERIA TER UM ANALISTA PARA MULTAR PELAS IMAGENS DAS CÂMERAS E UMA DUPLA DE MOTOCICLISTA DOS DOIS LADOS DA AVENIDA, FAZENDO TODO O PERCURSO E MULTANDO EM TEMPO REAL OS INFRATORES. OU FAZ ISTO, OU A COISA VAI ESCULHAMBAR MAIS AINDA.

  • Zu Guimarães

    Ricardo,
    Na configuração da Fernandes Lima, sempre defendi a faixa para ônibus na pista esquerda. Escrevi muito no Facebook sobre isto, expus minhas ideias, fui contra a faixa no lado direito, fui contra a tinta de baixa durabilidade usada, etc…
    Mas, depois que a faixa foi instituída, sempre a respeitei e, espero, a SMTT retome a fiscalização (os postos estão abandonados), para que esta não seja mais uma “lei que não pegou”…!

  • Leneide

    A ideia desta faixa azul pode até ser boa, mas, seria necessário termos opções, o que não é o caso. Quanto a multas, acho um pouco demais e sem proposito, porque já vi multa as cinco da manhã, sem ter tirado o carro da garagem… Quem mais gosta dessa faixa são os empresários dos ônibus, aliás, ninguém me convence que o prefeito ao fazê-la, pensou primeiro em seus financiadores de campanha.( minha secretária vive reclamando que os ônibus do bairro dela simplesmente sumiram). Enfim, Maceió precisa é de engenheiros de trafego que possam pensar o trânsito da cidade para daqui a mais uns anos e não essas faixas mal pintadas e propagandeadas com fins demagógicos. É o que penso.

  • Aldrin Lisboa Dantas

    A faixa azul só veio complicar a avenida Fernandes Lima tão sofrida por falta de viadutos. Cadê o Renan e o Collor e até mesmo o Biu ? 3 senadores que não conseguem uma verba se quer pra construção de viadutos na avenida. Pobre maceió de um povo paciente.

  • clevio aguiar

    Sou motorista de ônibus e vejo que essa faixa azul não deu certo e nunca vai dar ,por que os carros particulares não respeita quando entra na faixa fica com a certa ligado pra entra a direita e não entra quando vai chegando próximo aos agente da smtt ele entra pra esquerda , teve um dia que um golf preto saiu da Rotary e ficou na faixa ate a centenária e não tinha agente nem um , quando eu buzinei pra ele sair da faixa o mesmo baixou a janela e deu dedo fala serio pra que essa faixa e hoje foi de mais não tinha faixa nem uma .

  • karl

    Os agentes da SMTT estão dentro dos carros multando sem terem certeza do que estão fazendo,para encherem os cofres da prefeitura.faz 2 meses que chegou na minha casa uma multa porque eu estava dirigindo na contra mão na via expressa.para andar na via expressa na contra mão ou eu estava querendo cometer suicídio,ou estou louca,

  • MARLON

    A LINA AZUL FOI FEITOS SÓ PRA ÔNIBUS E NÃO PRA CARRO DE PASSEIO. NO RIO DE JANEIRO SÃO MULTADOS 800 CARROS POR DIA INFRAÇÃO LINHA AZUL.PARABÉNS PREFEITO E A SMTT. TEM QUE MULTAR MESMO.

  • Bianca

    A Falta de educação entre os motoristas é absurda.Mas, tenta dirigir na avenida cachoeira do mirim no Benedito Bentes.Nem faixa pra dividir as pistas tem.Gastaram toda a tinta na orla.NINGUEM MEREÇE,para onde será que vai o dinheiro dos nossos impostos?

  • Paulo Couto Oliveira

    Ricardo Mota veja a situação , na rua da academia sena é proibido estacionar em um lado e mais a frente tem uma clinica de ortopedia e Reabilitação , os próprios Funcionários estacionam na calçada , em baixo da placa de proibido estacionar , na esquina e o mais grave em cima do rebaixamento para cadeira de rodas, ninguém consegue passar na rua , já liguei dezenas de vezes para SMTT , a resposta já decorei ,” não temos veículos disponíveis para essa ocorrência estão todos em ocorrência. Só se for em outra cidade porque aqui em maceió é a coisa mais difícil é ver guarda na rua, a não ser nos restaurantes que a SMTT tem convenio na hora da janta eles não atrasam enche de viaturas , pois na época dos guarda municipais o negocio funcionava melhor , e voltando a rua da Academia sena , os empresários da área mandou tirar a placa de proibido estacionar , TERRA SEM LEI !!!!!

  • REGINALDO

    QUASE TODAS AS FAIXA JÁ ESTÃO APAGADAS. A SMTT GASTOU UMA FORTUNA COM TINTA DE PÉSSIMA QUALIDADE. É UMA VERGONHA. AS FAIXA EM NATAL E JOÃO PESSOA, É UM OUTRO NÍVEL. NA ORLA DA PAJUÇARA E PONTA VERDE, JÁ ESTÁ TUDO APAGADA. A AZUL DA FERNANDES LIMA, SÓ EXISTE NO NOME. O MINISTÉRIO PÚBLICO DA FAZENDA MUNICIPAL DEVERIA INVESTIGAR ESSE DINHEIRO GASTO COM TINHA DE PÉSSIMA QUALIDADE.

  • Williams Roger

    Entendi agora. Mas, alguém, me diga qual é a educação para o trânsito que a Smtt/prefeitura faz, a não ser na semana anual de trânsito?

    Não há educação por parte da Smtt e prefeitura. Por isso a desordem e a má educação.

  • Adriel Batista Correia de Melo

    KARINA PORTELA.

    O pior é que nós vemos até carroças trafegando na A.Fernande s Lima.Deus tenha piedade de nós,amiga.

    Adriel Batista Correia de Melo

  • Adriel Batista Correia de Melo

    Maceió,02 de agosto de 2014

    Ricardo Mota.

    Nem Deus pode com o povo brasileiro.Eu tenho insônia grave por morar no Brasil.Minha casa é cercada por cerca
    elétrica.Eu já presenciei assaltos com morte emMaceió.Os
    meus sobrinhos já foram assaltados.Será que o Inferno é pior ?

    Adriel Batista Correia de Melo

  • mario jorge

    não façam projetos que não funciona,dividir a fernandes lima isto e brincadeira,voces não sabem mais existe vários projetos para resolver este problema,um deles e o VLT que liga a praça centenário ão tabuleiro,outro e uma ponte que liga a fernandes lima ão feitosa por cima da ladeira da moenda,outro e a pista que corta o quartel do 20 ligando vários bairros de maceio e o maior de todos que resolveria o problemas de transito de maceio por vários anos,e o projeto lagunar que esta pronto que liga o bom parto pssa por bebedouro f,velho,abc,rio novo e liga a estrada de satuba isso tudo pela beira da lagoa esse projeto tem 17 vias que liga a varios bairros de maceio para dar escoamento ão trasito um mega projeto e o melhor só falta vontade politica.

  • espertos por todos os lados

    infelizmente a falta de educação no transito e a ” malandragem” de muitos motoristas, somado com a certeza da impunidade, tornam o transito de Maceió ainda mais caótico. Não só na faixa azul, mas em outros locais, o que vemos são mal educados querendo tirar vantagem e deixando irritados quem cumpre as leis. Cito,por exemplo, o cruzamento da cambona,próximo ao unicompra. É um verdadeiro caos, pois aparecem carros por todos os lados,usam o posto de gasolina como rua…um absurdo. A farmácia existente próximo ao CEPA serve de retorno… Nada é feito para impedir as inúmeras irregularidades no transito. O uso da Faixa Azul é só mais um problema.

  • andre de miranda travassos

    Somos brasileiros e não desistimos nunca.
    de sermos sem educação e etc….

  • Jubiano Silva

    Senhores leitores e caro Ricardo Mota, na minha opinião, o transito em Maceió, sofre congestionamentos devido a um conjunto de fatores nos quais podemos destacar a falta de fiscalização rigorosa, com devida punição severa dos infratores (quando digo severa, é a aplicação da multa devida por infringir o nosso Código de Trânsito Brasileiro) e, também, a falta de educação sim de uma boa parte dos motoristas. Muitos não querem esperar sua vez, outros não dão prioridade, alguns não sabem de quem é a prioridade, e existe ainda os que são educados de mais, que sedem a prioridade até mesmo quando essa é seu direito, Devemos nos comportar com mais cautela e observar melhor o contorno para não causar e não levar outros motorista a cometer um acidente de transito. Ademais, relembro também que a falta de conservação das faixas nas demais vias em conjunto com a falta de perícia de alguns motoristas (ex.: Av. Comendador Gustavo Paiva, pista que tem faixa pra três veículos por vez, hoje apagada, só se consegue trafegar formando duas faixas)…

  • Buridan

    Ótimo os comentários sobre a tinta. De cara, quando eu li o título da matéria, soube do que Ricardo Mota estava falando. A turma não sabe nem interpretar texto. Daí se depreende o resto.

  • Márcio Lins

    É só colocar dezenas de camarões em toda a avenida e colocar uma central de monitoramento. Com um dia de multas se paga a central e vai sobrar dinheiro pra fazer vários viadutos… Vai ser uma chuva de multas. Está esperando o quê para fazer sr prefeito?

  • Romney

    A SMTT é uma verdadeira prebenda, uma sinecura. Um órgão fiscalizador desacreditado onde seus agentes aplicadores de multas vivem uma verdadeira batalha entre si na intenção de serem premiados por alcançarem altos numeros de infrações aplicadas. Cargos comissionados e escalas diferenciadas estão a prêmios. A casa só vai cair quando o que já estiver agraciado lá perder a boquinha pro colega mais atuante. O que este órgão informa não tem valor se não estiver escrito. A faixa azul foi regulamentada e publicada no Diário Oficial no mês de maio, más as multas vem sendo aplicadas desde março. A faixa azul na Tomás Espíndola vem sendo fiscalizada más como foi regulamentada? Os clandestinos mandam e desmandam. Quem já viu no Shopping Pátio, no Village Campestre, no atacadão, na rua das árvores, na rua do comércio, embarcando e desembarcando no ponto em frente a SMTT? Há o que se elogiar?

  • Silvio Ricardo

    Apenas mais alguns dados: Existem 185.000 veículos SÓ na capital alagoana (dados Detran 01/2014) para 20 – 25 agentes da SMTT por dia. Apenas 2 viaturas para a realização da perícia. 30 agentes já se desligaram do órgão e não houve UMA ÚNICA reposição. Nos ajude nobre jornalista.

  • jose j

    eu recebir uma multa na ponta verde sem esta no local eu tava em casa. Agente recorre mais nunca ganha. Porque? Mesmo voce estando certor.

  • paulo de oliveira

    Em ano eleitoral, as autoridades que estão a frente da gestão dos órgãos públicos, cujos cargos são comissionados e consequentemente políticos, não querem se indispor com o eleitorado, com ações punitivas, que venham prejudicar o seu candidato que o indicou para quele cargo, e muito menos, perder “a mamata”.

  • Luis Carlos Rodrigues

    Deixar claro senhor Ricardo Mota ,que não sou a favor da faixa azul… Não dessa implementada por nossos políticos querendo apenas mostrar serviço e poder. Faixa azul que se preze da condições dos que vc aqui chama de espertalhões ,eu os chamo de motoristas cansados querendo sair do inferno do engarrafamento, ter condições de ir e vir pois pagamos nossos impostos ,e que impostos, em dia e queremos qualidade no nosso ir e vir. Faixa azul de verdade serve para cidades que possuem vias com 4 faixas sendo uma exclusiva para ônibus e as demais para veículos de todos os gêneros. Faixa azul de verdade seve para vias que não são a única opção de uma população cansada voltar para o aconchego de seu lar. Faixa azul de verdade não serve para uma via que tem mais semáforos em seu trajeto que políticos honestos em todo seu estado.vamos parar de hipocrisias e lembrar que os espertos como aqui sitados são brasileiros que merecem respeito…. Pra finalizar eu digo, abaixo a essa faixa azul política e despreparada que nós fizeram engolir a seco, fora que nem azulino sou eu ,,porq a faixa não podia ser de outra cor?kkk.

  • Marcio Nascimento

    Ricardo, é um total desrespeito de muitos motoristas de ônibus e de veículos pequenos, mais também é muito desrespeito da prefeitura de pintar as sinalizações horizontais de tinta guache ou de cal, isso sem falar que ela encheu a faixa azul de olho de gato e esqueceu de colocar olho de gato nas faixas divisórias das pista de mão dupla como é o caso da Leste Oeste, Ladeira Geraldo Melo, Av. Silvio Viana, Ladeira do Óleo entre outras avenidas que a SMTT não concluiu a sinalização que por falta dos olho de gato as faixas divisórias já estão apagadas, queria saber da prefeitura quando realmente teremos um superintendente na SMTT que trabalhe, pois é muito amadorismo, até hoje não vi nenhuma mudança em Maceió nessa nova gestão do Rui Palmeira.

  • Tarcisio Nunes

    Sou o Último classificado na reserva do concurso para agente de trânsito de maceió, gostaria muito de fazer parte do quadro da SMTT e contribuir com dedicação para a melhoria do trânsito de Maceió, porém é evidente a falta de efetivo e o excelentíssimo senhor prefeito alega necessitar de maior número de agentes mas não tem dinheiro para nomear, em outros fatos é evidente o aumento de gastos com cargos comissionados. Triste amar Maceió e vê-la com uma administração tão incoerente, me resta esperar que a população implore pelo aumento de efetivo para poder entrar e humildemente melhorar esse trânsito caótico com minha pequena contribuição.

  • Gerson Souza

    Caro Ricardo Mota, o problema da avenida Fernandes Lima não é o cumprimento da faixa azul, mas o cumprimento da palavra do prefeito e SMTT, que assim que criaram a faixa azul, preferencial para os ônibus, também falaram em vias alternativas paralelas a avenida, deram prazos e nomes as ruas até o momentos nada foi feito ou você anda de ônibus e se arrisca a sofrer um assalto ou fica preso no trânsito horas e horas, fazendo com que percam a paciência. Não é fácil você passar uma hora para fazer um percurso dez Km Ex; Farol /Centro. Carro é pra que?