Ainda que sem conhecê-lo, confesso que tenho admiração pelo juiz federal aposentado Flávio Dino.

A começar pela sua iniciativa: aposentar-se precocemente para enfrentar uma seara nova, a política, e um clã que domina o Maranhão há quase cinquenta anos: a família Sarney.

Eu explico.

Flávio Dino é candidato a governador daquele estado – sugiro a leitura de Honoráveis Bandidos, de Palmério Dorea – contra as famílias Sarney e Lobão.

É de um partido nanico, o PC do B – que virou uma sublegenda do PT-, mas não se conformou e resolveu, de novo, partir para um enfrentamento desigual, apostando que pode, sim, vencer sem ter de vender a alma ao demônio (o PT apoia Edinho Lobão, do PMDB sarneyco).

Uma iniciativa da sua campanha, que eu acompanho admirado a distância, me chamou a atenção: ele criou um sítio na internet para recolher doações de todo o Brasil e arregimentar voluntários, até de outros estados, que queiram atuar como fiscais nas eleições.

Com as devidas proporções, lembra-me a mobilização internacional na Guerra Civil Espanhola, em defesa da República, contra o golpe militar de Franco.

Pode até parecer romântico, mas traz coragem e honra para uma atividade tão desacreditada.

DataRenan ou DataBiu: quem mente mais?
Embate entre os conselheiros Anselmo Brito e Amélio chega à Justiça
  • Murilo

    Isso foi o que faltou para ET, ou será que foi tudo cunversa pra boi dormir!!!

  • WAL

    Alagoas está perto de um estado do Maranhão onde a família SARNEY, manda, desmanda,e faz com quer o estado dele, seja o pior do pais. Só ganhando de Alagoas, terra do RENAN-PAI, e RENAN-FILHO.

  • ARTUR

    É esse tipo de político que temos que valorizar e apoiar até financeiramente.

  • Há Lagoas

    Me aponte um único político alagoano que poderia seguir este exemplo maranhense?
    Estamos órfãos…

  • Romão

    Verdade!

  • João Bosco de Castro

    E o melhor, Ricardo, é que a coligação de Flavio Dino – com o apoio do PSDB e do PSB, sim, ele contará com o apoio e dará palanque a Aécio e a Campos – lançará a campanha “Ajude o Maranhão a derrotar o Sarney”. Interessante, não é?

    Todavia, o que me deixa triste é ver que – na hora em que o Maranhão está se livrando do consórcio Sarney-Lobão, que vem mandando lá há 50 anos – nós, alagoanos, estamos prestes a afundar de vez na barca do inferno reidogadiana-collorida.

    Sarney não será candidato a reeleição, nem sua filha. Quanto tempo ainda teremos de suportar Calheiros e Collor candidatos? Com a palavra, os alagoanos. Somente eles poderão submeter, pelo poder do voto, os milhões despejados pela coligação PT-PMDB para fazer de Alagoas sua eterna reserva de eleitores desesperados.

  • luis eugênio salgado

    Aqui em Alagoas vai ter candidato que terá que seguir esse modelo. Hoje, aqui, a luta é entre o exercito dos EUA contra o exercito da Bolívia..

  • Pedro

    Maranhao e Alagoas brigam para ver quem eh o pior estado do Brasil… Familia Sarney detonou o Maranhao durante essas decadas, e, aqui em alagoas, quem detonou esse estado foram os Calheiros e Collor… mas eh aquela coisa, o povo merece os politicos que tem! saude, educacao e seguranca de qualidade nao importa, o povo prefere ganhar 50 reais na eleicao!!! depois vem reclamar que o filho ou a mae morreu na porta do hospital por falta de atendemento ou quando um familiar eh assassinado por causa de um marginalzinho… mas preferem os 50 conto na eleicao ne!!! burros

  • AVISO

    Para ser candidato não precisa ser POLITIQUEIRO como refere-se o ” Há Lagoas” – que ideia elementar – este tem acesso a internet e quem não tem?
    FLAVIO DINO não foi político – foi Juiz e está pleiteando o cargo de GOVERNADOR – tu também pode pleitear.

  • torcedor

    Daqui de alagoas torço firmemente para que o Sr. Flávio Dino seja vitorioso nessa jornada e mande o PT e Sarney e agregados para as cucuias.

  • Pedro

    VEJAM SO COMO EH A CIDADE QUE OS RENANS DOMINAM HA 30 ANOS, IMAGINA SE O RENAN FILHO FOR GOVERNADOR DO ESTADO!!! VEJAM ESSE LINK PRA VER A REALIDADE DE MURICI: http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/murici-a-cidade-onde-a-familia-de-renan-calheiros-manda-ha-30-anos-e-chafurda-nos-piores-indicadores-sociais-e-economicos/

  • Um leitor

    Ricardo, não conheço Flávio Dino, mas conheço pessoas que o conhecem e todo mundo fala bem dele. Há 2 anos Ele perdeu um filho de 13 anos com uma crise de asma, dentro de um hospital, por demora no atendimento médico.

  • jota almeida

    caro sr ricardo mota, muito boa as suas palavras, ja dizia um professor meu que é juiz federal,que doutor flavio um homen de bem vai trazer uma revolucao na politica do brasil, otima materia parebens, seu humilde ouvinte do seu blog e do 12 e 10 noticias

  • Anti-Comunista

    Eu só queria saber o que os membros do PC do B de Alagoas acham desse absurdo no Maranhão ,o PT apoiando os Sarneys e os Lobao e um cara digno como o Flávio Dino tendo que ter o apoio do PSDB,mas sorte dele,esse ano quem se junta aos Petralhas,seram todos derrotados.Fora DiLLMA e leve o PT junto.

  • Marcelo Costa

    O livro já li. Quando abrirem a caixa-preta da Matriz Energética do Brasil, nas mãos de Sarney e Lobão, tudo que vimos de roubalheira nos últimos tempos, será fichinha. A quadrilha deles é abrangente, muito abrangente.
    Quanto a Alagoas, faço minhas as palavras do Pedro.

  • Carlos Emanuel

    Caro Ricardo, bom dia! – Tivemos aqui em Alagoas um ensaio, para mudar os polos. A diferença básica entre o ET e o Dino (que não é o dos Flinstones), é que que este, QUER mudar as condições do seu estado.

    Pelo que vimos, o nosso ET queria que todos O colocasse lá. Dando-lhe: estrutura, apoio, recursos, mídia, votos… – Assim até eu.

    Creio que Alagoas, perdeu uma grande chance. O Teo conseguiu, a seu modo, redirecionar o estado para um bom estágio econômico com desenvolvimento. Recuperou a credibilidade. Caso não tivesse feito mais nada, na educação, na saúde, na agricultura, na segurança, o fato de deixar para o próximo governante a estabilidade e segurança já seria suficiente para reconhecer o seu trabalho.

    Pra mim o Eduardo Tavares, fraquejou. Que o exemplo do maranhense lhe sirva de exemplo.

    O futuro dirá, o que Renan (pai,filho) ou Biu (com o filho), deixarão esse nosso rincão.

  • Henrique Moura

    Soube, por um amigo que mora lá há algum tempo, que a vontade de mudança do povo é enorme e que Flavio Dino está muito bem cotado! Vamos aguardar!

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    HONRA ? AONDE ? LOGO NO MARANHÃO ? KI-KI-KI—KI-
    KI-KI . . . ÔMI !!!