É difícil responder.

O fato é que os dois principais comitês eleitorais fazem circular as informações mais contraditórias sobre a intenção de votos dos eleitores.

Em ambos os casos, os respectivos candidatos já podem comprar o terno de posse – cada um o seu.

As pesquisas de consumo interno têm dois objetivos bem claros: as qualitativas buscam saber o que os eleitores querem ouvir dos candidatos, ou como eles se situam diante dos candidatos ou de algumas questões específicas.

No caso das abordagens que visam contabilizar os votos – as quantitativas -, as que não são registradas buscam tão somente dar a sensação de vitória ao candidato que o “instituto” apoia.

Já são conhecidos do público o Datarenan e o Databiu, que trabalham para os comitês dos respectivos “donos” ou associados.

Eles conseguem, quando assim lhes é cobrado, fazer um trabalho correto para os candidatos ou comitês, fornecendo-lhes pistas estratégicas para a campanha- inclusive proporcional.

Quando o objetivo é outro, e quem manda é o comando, aí os números saem ao gosto do freguês.

Como os resultados não precisam ser provados, mente-se sem limites ou fronteiras. Passo seguinte, espalha-se a informação encomendada pelos donos para emular os apoiadores e iludir os eleitores.

Tenho ouvido os resultados mais díspares dos dois institutos mencionados.

O que deduzo?

A verdade pode estar no meio.

Ao inflarem os resultados das pesquisas em favor de um ou outro candidato, os dois “institutos” cumprem a missão que lhes foi dada: fazer dos números instrumentos de propaganda dos candidatos.

No final, se necessário, eles arredondam a conta de chegada.

Impugnação de Arthur Lira: veja aqui a Certidão da discórdia
Um exemplo de honra e resistência política vindo do Maranhão
  • ARTUR

    Alagoas é um exemplo negativo na escolha de nossos representantes políticos seja nos municípios, estadual, e na esfera federal. Temos que dar um exemplo e mostrar ao Brasil que nós eleitores somos livres e independentes no voto. Estes dois candidatos não merece voto e é o passaporte para o ridículo. VOTE EM FICHA LIMPA PARA VALORIZAR SEU VOTO E ELEVAR O NOME DE ALAGOAS.

  • ELES NÃO FAZ JUS AO MEU VOTO!

    Ambos – e seus bajuladores formam o continuismo do ATRASO e nada fizeram e jamais farão pela sociedade. Cidadão você tem o dever de não ser cúmplIce do atraso. Vamos eleger um novato – fazendo-os a maior surpresa na política. Você concorda?
    Assina: JOSÉ

  • ELES NÃO FAZEM JUS AO MEU VOTO

    E O SEU? TOMARA QUE O ELEITOR FAÇA COMO EU. SERIA BOM QUE A MAIORIA FIZESSEM A SUPRESA QUE ELES NÃO ACREDITAM.

  • Consigliere Alagoano

    **

    Na pesquisa do Instituto “DATAREJEITA”, é curioso a inversão do parentesco aumentando o Índice de REJEIÇÃO, eu Explico.
    .
    Um candidato tem Rejeição por conta do PAI, o outro Candidato tem Rejeição por conta do FILHO.
    .
    Ou seja a cada NOVA pesquisa do DataRenan e DataBiu, a rejeição só aumenta por este motivo:
    – AS PESSOAS SE SENTEM, “MANIPULADAS”.

    PS: Este Consigliere NUNCA foi entrevistado…. eu circulo por toda cidade, nem mesmo no CENTRO fui abordado pra responder uma pesquisa…. e você Ricardo já foi ?
    **

  • Alagoas não Merece Voces

    Minha esperança era que, um OVNI/UFO- Objeto voador não identificado/Sigla em Inglês. Aparecesse, por essas bandas e deixasse um novo E.T, pois não sendo assim, nas mãos desses dos dois candidatos, resta-nos gritar: E agora quem poderá nos salvar!!!???

  • Ricardo Santos

    DataBiu!!! hehehe

  • Thiago Guilherme

    Biu ! Mente não, se amostra !

  • Cristiano José

    É por isso que essas pesquisas eleitorais deveriam ser proibidas, pois além de darem informações falsas, ainda influenciam a grande maioria da população.

  • Frederico Farias

    Melhor seria abduzirem o coronel de murici, sua cria e agregados, o príncipe-filhote, o deputado-petista-taturana, biu et caterva, lessinha e seus blue caps, e mandá-los, todos juntos, numa mesma nave ou balaio, para uma longínqua ponte…..

  • João Neto

    Não votarei em nenhum dos dois. Nem no segundo turno. A esperança foi embora com a partida do E.T. , que também foi vítima do fogo pouco amigo do próprio partido.
    Jhc pode ficar fora e R. Cunha está junto de B. Toledo. Tá bem difícil escolher candidato.

  • José Carlos de Oliveira Simões

    É o que eu previ na minha opinião de ontem a respeito dessas duas candidaturas, ou seja a mentira reina nas campanhas. Mais o que se esperar da dupla Biu e Renan ? São péssimos candidatos, sem escrúpulo e de baixo nível intelectual. Então daqui até as eleições, é o que vamos ter nos noticiários políticos. Eu reafirmo, estou morrendo de pena do eleitorado alagoano, que terão a difícil escolha no dia 3 de outubro, nem a opção de escolher o menos ruim, pois ambos são de PÉSSIMAS QUALIDADES.

  • Pedro

    VEJAM SO COMO EH A CIDADE QUE OS RENANS DOMINAM HA 30 ANOS, IMAGINA SE O RENAN FILHO FOR GOVERNADOR DO ESTADO!!! VEJAM ESSE LINK PRA VER A REALIDADE DE MURICI: http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/murici-a-cidade-onde-a-familia-de-renan-calheiros-manda-ha-30-anos-e-chafurda-nos-piores-indicadores-sociais-e-economicos/

  • Danilo

    Cada um tenta puxar para seu lado mas vendo as pesquisas dos institutos nacionais mais confiáveis como IBOPE, mas as do Renan Filho estão mais próximas das pesquisas nacionais.

  • não sonoro

    Temos que romper com as velhas práticas políticas materializadas nas ações desses políticos , temos que demonstrar que nosso voto tem altivez e sinalizar com a rejeição a eles, e ainda, que queremos uma ruptura com o passado e criar uma nova história para Alagoas.

  • WAL

    Não tem uma pergunta mais fácil não ?

  • Frederico Farias

    …..que os partiu….no infinito, onde as paralelas se encontram…

  • Edson Rodrigues Pinheiro

    Acho que quem mente mais é o DATAVILELA!!!

  • Luiz Henrique

    Se já estão mentindo nas pesquisas, imaginem o que vão mentir para ganhar votos ? E se ganharem então ? Quando o Senador Renan explicar de verdade a sua fortuna, daremos credibilidade ao seu filho.

  • Claudio

    Eu nao voto nesses dois Malas Renan e Biu, eles destruiram Alagoas durante mais de 30 Anos. Renan Filho tem que esconder o Pai de suas Falcatruas, e o Biu tem que esconder o Filho tambem de suas Falcatruas. Resumindo as duas Familias estão todas empregados no setor público nesses mais de 30 anos. Enquanto isso Alagoas com os piore indices sociais do Brasil. Fora Renan e Biu.

  • Alex Brandão

    Essa eleição será mais um vexame Nacional de Alagoas!
    Um Estado SEM…
    SEM opção!
    SEM educação!
    SEM vergonha!
    SEM segurança!
    SEM saúde!
    SEM futuro!
    Infelizmente, com essa corja que toma conta do nossa Estado, passando de pai pra filho ou de filho pra pai, continuaremos ocupando os destaques negativos de rede nacional. Não temos saída…

  • Bebeto

    TRISTE VAI SER PARA ALAGOAS, CARREGAR UMA DESSAS MALAS DURANTE 4 ANOS, A QUE PONTO CHEGAMOS.

  • Carlos Curupira

    É lamentável a situação da Justiça Eleitoral de Alagoas. Situação precária em todos os cartórios eleitorais.
    Diferentemente de outros lugares do país, os Candidatos de Alagoas estão livres para agir de todas as formas nas campanhas eleitorais. Não existe fiscalização dos delegados da propaganda (servidores) e Juizes Eleitorais, por que o TRE-AL não esta autorizando a realização de serviço extraordinário de seu quadro no interior, apenas estão autorizados os que encontram-se na sede e na capital. Finais de semana e feriados são dádivas para as ilegalidades eleitorais no interior do Estado. Os TRE´s de outros Estados atuam de forma diferente….

  • José ferreira

    Como Fazer para liderar uma pesquisa?
    – ter volume de campanha na rua. Apesar de não sentirmos essa campanha nas ruas. Mas tem um lado que deu ‘banho’ de rua;
    – Saber que no interior a referência é o prefeito ou vereador, e quem tiver essa maioria, no caso atual massacrante;
    – Quem se preparou politicamente com projetos e propostas e eleitoralmente com encontros nas regiões buscando apoios e mostrando grandeza;
    – Quem tem força política de palanque. Governador, vice governador, senador e deputados. Isso faz uma força, mostra poder;

    Quem mente?
    Só tiraremos a prova no dia 5 de outubro.

  • Eduardo Jorge Oliveira Santos

    Como diria Boris Casoy: isto é uma vergonha!

  • carlos

    Todos nos temos nossa parcela de culpa votamos mal ou anulamos o nosso voto e o que sobrou está posta na mesa é engolir e sem cuspir!

  • carlos

    José Ferreira o centista político!Quando o povo que é uma onda que ninguém segura diga o que dida do candidato de bom ou ruim!Na eleições de 2006,RECORDAR É VIVER,Teotônio Vilela de Paradão X João Pereira de Lyra,todos os comentário das esquinas,praças,salão de beleza,barbearias e etc,João Lyra,tem a maioria dos vereadores,deputados e prefeitos e muito dinheiro consequentimente estrutura e tudo mais e o escambal…O povo dizia nos lugares acima citados João Lyra está eleito massss.. eu não voto nele nãoooo…Em,Coruripe os Beltrões,capitaneados pelo chefe maior do clã,João Beltrão era João de caba a rabo e a maioria das residência tinha um retrato do João Lyra!Quando as urnas falaram foi a maioria absoluta Teotônio Vilela de Pardão!Tem,dúvida vai no sitio do TRE e comprove o resultdo do pleito para gov.2006!Vou votar na terceira opção,porque não anulo o voto!

  • Gutemberg Lócio

    O palácio do planalto não vai perder essa batalha,os petistas têm essa dívida com Renan pai e moverá céus e terra para realizar mais esse sonho de consumo de seu mai fiel aliado,mesmo que isso custe alguns reais a mais,soube que a 1ª parcela já chegou e o compromisso das próximas está firmado,então,que vença o mais lastreado.

  • Zé Ninguem

    Oh meu Deus que estado sem sorte, vai continuar na mao de uma ave de rapina. Sera que um dia esse povo sofrido vai tomar vergonha na cara e aprender a votar? Espero estar vivo pra ver.

  • carlos

    Adeus Alagoas, prazer em tê-la conhecido … agora os Calheiros sepultam de vez este Estado, assim como fizeram com Murici.

  • mario jorge

    mentiras tem pernas curtas logo saberemos quem mentiu mais ,quem e o pai da mentira o diabo,aquele que plantar espinhos vai colher espinho esta ai téo vilela colheu o que plantou,vamos mudar com a saida de et só restou JHC nº7777 voto nele.

  • ze

    Gente, tem Mario Agra, uma boa opcao

  • carlos

    MÁRIO Agra do ze,é muito inseguro todo desconfiado e muito insosso!

  • carlos

    José Ferreira,cadê sua resposta do seu lider político?