O lançamento da candidatura da dobradinha Renan Filho/Collor fecha a primeira fase da campanha eleitoral, quando consideramos efetivamente os candidatos com chances de vitória.

Por ora, a campanha de rua se resume aos lugares em que o eleitorado é, digamos, mais tímido quanto a manifestações mais críticas ou a protestos.

Não por acaso, os dos dois nomes mais fortes ao governo do Estado evitaram as ruas na região onde a classe média se concentra. É ali, na orla, que essa faixa do eleitorado mais exigente pode ser encontra com mais facilidade nos finais de semana.

Almeida

Dentro do roteiro já previsto por este blog, o ex-prefeito Cícero Almeida foi ao lançamento da campanha da dobradinha Renan Filho/Collor anunciar o seu apoio aberto.

Eis o que se planejou e se realizou desde que o PRTB – de Almeida, JB, AA, Cícero Ferro, entre outros – foi expulso do então Chapão.

Uma das ações mais inteligentes – baseadas em pesquisas qualitativas – do senador Renan Calheiros, o cérebro profissional da coligação do Filho.

Almeida cumpriu – e vai cumprir durante a campanha – um papel fundamental: levar o nome do candidato do PMDB à periferia de Maceió, onde ele goza de inegável popularidade.

Só ele, aliás, recebeu o consentimento para se fazer presente ao evento deste domingo, que demonstrou volume e peso (o guia eleitoral vai apresentar).

(Lembrando que AA foi o único filiado de nome do partido a não aceitar a articulação e aderir a Biu de Lira.)

Discreto

Enquanto Almeida falou para a plateia, ao seu estilo, reclamando da “traição política” do governador Vilela, em 2010, o senador Renan Calheiros teve um comportamento absolutamente inverso.

Outra vez, prevaleceu seu profissionalismo político, evitando riscos e atuando nos bastidores. Líder do grupo que fez a festa, o presidente do Senado foi o mais discreto participante – ficou distante, tanto quanto possível, do Filho.

Há nisso, também, uma estratégia político-eleitoral e profissional: ele pretende descolar a imagem do candidato a governo pelo PMDB da dele próprio.

Os motivos: o desgaste do seu nome junto ao eleitorado mais crítico, além da construção de uma imagem de independência do Filho.

Ou seja: Renan Filho andaria com os próprios pés.

Está claro o quanto o senador do PMDB, que resolve o essencial (caso do dinheiro do PT nacional, aqui publicado), vai se afastar do grande público na campanha.

Só deverá ter participação marcante, com a presença física, no interior do estado.

Calheiros, inegavelmente, aprendeu com os próprios erros e com os acertos alheiros, das velhas raposas políticas do país (Sarney, o último grande modelo de longevidade).

Embate entre os conselheiros Anselmo Brito e Amélio chega à Justiça
A agonia do PSDB de Alagoas: homicídio ou suicídio?
  • Aline

    Lógico que o Renan pai não vai querer aparecer agora, vai colocar a imagem do filho como se fosse independente. Todo mundo sabe que essa vai ser uma das maiores jogatinas de Alagoas. Renan pai no Senado, Renan filho no Estado e na próxima eleição Renan presidente !

  • Euripedes

    Que o Almeida é popular na periferia isso é certo, como também é certo que o voto é dele. Não transfere para ninguém.

  • djunior lino

    caro ricardo mota. se possível faça uma materia sobre os nomes das coligações e quem são seus filiados e as chances de se elegerem. pois só confiamos em seu trabalho para que possamos saber sem “puxação” de lados.
    obrigado caro ricardo.

  • Veiga

    Seria de uma inocência, achar que o eleitorado esclarecido desvincula a imagem de Renan Filho a de Rena Calheiros. Achando que o candidato a governador do PMDB dará as ordens sozinho, caso chegue ao Palácio Floriano Peixoto.kkkkk

  • Klicia Andressa

    Uma verdadeira manifestação popular, fui ver de perto ,Renan Filho esta verdadeiramente preparado pra Governar Alagoas, em suas palavras eu vi sinceridade,seriedade e um Amor infinito por Alagoas .

  • José Carlos de Oliveira Simões

    Meu Deus, o que fez de errado esse pobre Estado para merecer tamanho castigo. O eleitorado, terá que escolher, entre Renan Filho (que já foi prefeito de Murici, e destruiu literalmente aquela cidade),e Biu de Lira, figura emblemática que nada fez por essa população, além de fortes ligações com o Sr. Alberto Youseff. Em alguns estados da Federação o eleitorado tem pelo menos a opção de escolher o menos ruim, e nós que nem isso podemos fazer, pois os dois são de PÉSSIMAS qualidades, inclusive os vices. É lamentável, entregarmos o Estado nas mãos de um dos dois, que certamente, um deles serão eleitos, e farão gestões, exclusivamente para se locupletarem os seus patrimônios pessoais e dos familiares. Os grupos que compõem a famosa base de sustentação, formado pelos senhores Lessa, Collor, Renan pai, Cicero Almeida, Paulão e tantos outros. Agora só nos resta implorar: PAI AFASTA DE NÓS ESSES CÁLICES!…

  • Pedro

    Almeida apoiando esses caras? perdeu meu voto, da minha familia e de muita gente!!!

  • joao da silva neto

    E o PT não disse que não tinha dinheiro para pagar as multas dos CONDENADOS DO MENSALÃO, FEZ ATÉ VAQUINHA,SERÁ QUE O PMDB COLABOROU COM 8 MILHÕES E AGORA ESTA PEGANDO DE VOLTA. SABE NADA INOCENTES.

  • paulino lopes

    Esses Marqueteiros continuam pensando que os alagoanos são TROUXAS, orientam as “estrelas” das campanhas a se esconderem das aparições públicas para não prejudicarem aos candidatos majoritários ao governo. Não são bons porque e esconderem?

  • Ricardo Santos

    Grande festa! Estou convencido, Renan Filho será o futuro governador de Alagoas!

  • Alana Marinho

    Renan Filho é o caminho do desenvolvimento para nosso estado, tem mostrado competência e sem dúvidas é o melhor nome para o governar Alagoas! Foi dada a largada em rumo da vitória!

  • wal

    Não se ver um nome que preste…

  • Marcela Silva

    Parabéns Renan Filho festa linda! Muito seguro em suas palavras, mostrou transparência e seriedade no discurso, nós alagoanos acreditamos em dias melhores! Rumo a vitória!!!!

  • Maicon Casado

    Renan Filho é um bom nome que postula essas eleições , não podemos ser tão “críticos hipócritas” pra crucificar Renan Filhos pelas ações do Pai na “política nacional” .

  • LAIDE VITOR

    Faço minhas as palavras de José Carlos Simões, e ainda acrescente que jamais votarei em algum candidato que que tenha seu nome vinculado ao politico FERNANDO COLLOR, por deus, que estado é esse.

  • Palmeirense dm

    Acho que dessa vez o povo vai acertar, pois Renan Filho vem mostrando um plano de governo diferenciado começando pela educação que será prioridade em seu governo.

  • tania

    Em casa ouvi muitos fogos e pensei q era anuncio de drogas chegando! rssssssssssssssssss

  • Consigliere Alagoano

    **

    Sarney, o NOSSO Giulio Andreotti Latino.
    [ Assista IL Divo – A Vida Espetacular de Giulio Andreotti – 2008, vai entender por que falo isso]
    ..
    Renan é uma Criação do Sarney, resta saber se:
    “A CRIATURA, IRÁ SUPLANTAR O CRIADOR…”

    **

  • Hélio Jorge

    A turma da Frente de Oposição à Alagoas, está prometendo “mundos e fundos”.

    Até milagres, porque não?

  • ARTUR

    Pelo visto não temos moral para criticarmos os maus políticos visto que não sabemos diferenciar o bom do ruim e continuamos votando nas figuras de sempre (enganadoras).
    SOMOS O QUE MERECEMOS. VOTE CERTO PARA RENOVAR.

  • Emerê

    00 para governador,será esse o meu voto.Não voto de modo algum nesses 2 candidatos,vou arrumar minhas malas para mudar de estado.

  • ata

    vou de bio .nao a familia calheiro nunca fizerao nada renan pai renan filho e olavo calheiros

  • Lucas

    kkk, bando de puxa saco, enquanto esses políticos estão cada vez mais ricos, nas custas do povo…vcs ficam torcendo aí por eles…vão procurar o que fazer…. ficar dependendo de político…..kkkk

  • Darlan Filho

    Gente lamento constatar mais Alagoas já esta ruim e agora caindo definitivamente na mão de Renan Calheiros aí é ki a vaca vai pra o brejo mesmo, se os Calheiros prestassem Murici hj seria uma cidade desenvolvida.
    Aos “Calheiristas” me apontem um benefício que os mesmos trouxeram para Murici além da falida CONY refrigerantes, sabendo vcs ki essa pobre cidade tinha um Senador, um Dep. estadual e um Federal, na minha opinião era pra ser um poukinho mais desenvolvida.

  • Astrogildo

    É lamentavel o estado não ter um candidato que realmente esteja comprometido com o desenvolvimento de Alagoas…!!!

  • Barbosa

    Como tem gente tola nesse estado, avaliar o candidato pela festa e pelas pelas promessas, tem que cpmer capim. Avalie pela gestão que ele fez em Murici, Murici é cidade modelo do que? Ainda bem que no dia da eleição vou está bem longe de Maceió.

  • REGINALDO

    OS INTERNAUTAS LUCAS E CARLOS DE OLIVEIRA SIMÕES, ESTÃO DE PARABÉNS POR SUAS MANIFESTAÇÕES. QUANTO AS INTERNAUTAS KÍCIA ANDRESSA E ALANA MARINHO, E OUTROS, PRECISAM CONHECER A POBRE CIDADE DE MURICI, A UMA DISTÂNCIA DE 40 MINUTOS DE CARRO. ESSA CIDADE FOI DIRIGIDA POR RENAN FILHO, TEM 20 MIL HABITANTES MAIS OU MENOS E O LUGAR É O MAIS POBRE POSSÍVEL. SÓ TEM MISÉRIA E POBREZA. PIOR ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. FALTA TUDO. ESCOLAS CAINDO AOS PEDAÇOS, FALTA MERENDA E NÃO TEM UM POSTO DE SAÚDE DECENTE. FALTA REMÉDIOS. COMO ESSE RENAN FILHO VAI DIRIGIR UM ESTADO COM 103 MUNICÍPIOS E 3 MILHÕES DE HABITANTES SE NÃO TEVE A CAPACIDADE DE DIRIGIR UMA PEQUENA CIDADE DO INTERIOR ? ALAGOANOS: SALVEMOS O ESTADO DE ALAGOAS DESSES POLITIQUEIROS VICIADOS.

  • Astrogildo

    Só se vê,carrão com foto de caras novas,todos sorridentes os nomes são novos os sobrenomes, lamentavelmente são os mesmos.Assim fica dificil “arrumar a casa”…

  • Astrogildo

    Todos sorridentes em fotos dos carrões. Estão rindo de que? ou melhor de quem???!!!! A população deveria olhar com mais atenção as formações das candidaturas,quem sabe teriamos esperança de dias melhores.

  • José Matuto

    POR FAVOR SINCERAMENTE… EU QUERO SABER O QUE RENAN FILHO FEZ POR MURICI???, SE QUALQUER UM ME RESPONDER AQUI MEU VOTO E DA MINHA FAMÍLIA TODO DELE POR TODAS AS GERAÇÕES… CASO CONTRÁRIO NUNCA SERÁ!!! QUERO RESPOSTA SEM ARRODEIO!!!

  • ARTUR

    Ricardo, espero que os Alagoanos estejam assistindo a entrevista do senhor João Dória Junior representante dos empresários Brasileiros no programa RODA VIVA da TV CULTURA ele revela a desconfiança no atual governo.
    Falou também que o desafio do próximo presidente é afastar a influencia dos políticos dominantes do atual governo.

  • Fabio lima

    “REGINALDO, O MAL INFORMADO”
    Murici tem o 13º IDH de Alagos que tem 102 municípios e não 103, como você afirmou.
    Em Murici Renan Filho construiu 6 novos postos de saúde. Lá nunca faltou merenda e as escolas públicas são todas novas (reformadas) e algumas têm ar condicionado nas salas.

    Agora onde você estudou não tem boas escolas, pois você não sabe escrever, não sabe geografia e não acompanha os dados do nosso estado.

    É o típico eleitor do Biu: o eleitor burro!

  • mario jorge

    voces se esquecem de quem tentou mudar o estado,pelas suas denuncias comtra a assembleia legislativa de alagoas foi o deputado JHC nº 7777 vote nele unico alagoano que teve coragem e cumpriu o seu papel de deputado,os outros nada fez e nada faz e não vai fazer.

  • Ronaldo

    O problema é o perigo de concentrar muito poder em uma família só. O pai presidente do senado e o filho governador pode deixar o povo alagoano refém de um único grupo político, sem opções adversárias com força para enfrenta-los. A falta de equilíbrio entre grupos políticos adversários leva ao fim das instituições e o sofrimento do povo

  • wal

    Alagoas só perde para o MARANHÃO, da família SARNEY, em tudo que não presta. E ainda tem gente que fica dizendo que fulano é melhor que beltrano. Isto é nojento…

  • Roberpo da Costa

    Sejam bem-vindos ao Maranhacre. KKKK

  • Mauríco Grato

    Estamos vivendo o desmando da política. Queria muito que tudo mudasse pela educação. O melhor secretário da educação para o nosso estado seria o Prof. Romero. Cabra bom esse.

  • carlos

    Eu,acho difícil com ou sem Renan,o filho está contaminado por osmose!Heloisa Helena,precisa botar sua candidatura na rua 0 corpo acorpo!Enquanto isso Collor,está solto junto quem diria com Paulão e Judson Cabral,no chapão não tem disso não…

  • roose

    Fico triste e observar que um legado cultural e recreativo pertencente ao povo de alagoas, como o Iate Clube Pajuçara, foi de forma bizarra, transformado num “templo da hipocrisia”, no último final de semana.

  • Muricí anda para traz

    Fábio Lima, não adianta tapar o sol com a peneira, eu conheço bem essa cidade, onde o transporte escolar é utilizado para levar cachaceiro para as farras e não estudantes para as salas de aulas e mais nós falamos e escrevemos errada em virtude de um sistema educacional falido devido as ações de maus políticos a exemplo dos Calheiros.
    ões .

  • correção

    O estado de Alagoas apresenta os piores índices de IDH do Brasil, nesse cenário a cidade de Murici aparece na 53ª posição , com um IDH 0,542, Fonte : Programa das Nações Unidas,IPEA e Fundação Jaime Pinheiro, UTILIZANDO DADOS ESTATISTICOS do IBGE do ano de 2010.

  • Ricardo Santos

    Reginaldo o escravo da opinião pública! 15 nelessss!! huahua

  • Thiago Guilherme para REGINALDO BURRÃO E JOSE MATUTO

    Amigo Reginaldo Burrão e Zé Matuto, quem precisa de fato conhecer Murici são vocês ! Graças a Renan Filho, Murici tem hoje 10 Postos de Saúde da Família (PSF), trouxe 6 galpões para o polo de confecções, reformou escolas, praças, prefeito reeleito com 70% de aprovação, Renan Filho foi sem duvidas o melhor prefeito da historia de Murici ! Alagoas está com Renan Filho, e quando o povo quer nao tem jeito. 15 neles !

  • Herick Werner

    Quem fala de Murici ,nunca foi la ou errou de cidade ,quando Renan Filho era prefeito totalizou 54 mil m² de pavimentação ,construção de 90% da rede coletora do município ,6 quadras poliesportivas quem,,diz que isso é mentira , minha fonte não é do Google , minha fonte é pq sou morador de Murici , e convido a quem quer que seja a vim conferir de perto o que realmente Renan Filho fez por Murici .

  • Jenifer Matias

    Renan Filho esta mostrando um jeito novo de fazer política,la de Brasília ajudou muito minha cidade Arapiraca junto ao ex-prefeito Luciano Barbosa .

  • Darlan Filho

    Pra o Herick Werner, tem certeza ki ele construiu isso tudo que vc falou ??? Isso é obra do governo federal, verba do programa de reconstrução que os Calheiros estão usando como se fosse obras dele (Renanzinho) gente vamos abrir o olho Murici hj vive jogada as traças, Aliás se n me engano o Tio dele tinha dito que não seria mais candidato a dep. estadual que estava cansado, alguém aí sabe que ele só topou disputar essa pq o irmão Remi não pode se candidatar. e pq será ki ele n pode ?????

  • Hélio – ex-eleitor

    É lamentável notar que eleitores fiquem satisfeitos em avaliar o candidato por festas, batucadas, refrigerante, cerveja, carne, etc.

    Será que Alagoas é o iate clube pajuçara ???