Estamos assistindo a agonia do PSDB de Alagoas, principalmente depois da saída de ET da disputa ao governo do Estado.

São sem estofo político os nomes anunciados como supostos sucessores do procurador de Justiça na campanha majoritária representando o tucanato – depois de quase oito anos no Palácio República dos Palmares.

O prefeito Rui Palmeira, o outro nome de maior destaque do PSDB local, não deve tomar posição na disputa Biu x Renan (a assessoria do prefeito nega, inclusive, que ele vá se manifestar sobre o tema em entrevista coletiva).

O partido ainda tem chance de eleger até dois deputados federais – Pedro Vilela e Rogério Teófilo -, mas sem candidatos majoritários locais pode definhar ainda mais, passando a depender exclusivamente do desempenho de Aécio Neves na campanha presidencial para sobreviver com alguma força (e se o tucano ganhar, podem anotar, terá o PMDB como principal “aliado” na governabilidade).

Mas a pergunta que persiste no meio político é: o processo de agonia do PSDB de Alagoas é resultado de homicídio ou de suicídio?

Almeida aparece e Renan (pai) desaparece na festa do PMDB no Iate
A doação de R$ 8 milhões do PT a Renan Filho e a crise no PMDB
  • marcelo

    Mota, é estranho que em 8 anos de mandato Teotonio Vilela não tenha candidatos a governo e senado com perspectiva de ganhar essa eleição? Será que todo esse marasmo tem a ver com a promessa de um cargo no TCU com o aval de Renan calheiros?

  • Alex Brandão

    Suicídio, essa raça não da ponto sem nó!!!

  • Reynaldo Bitencourt

    Caro Ricardo,

    É claro que trata-se de homicídio. O desempenho pífio do governador nos quase 8 anos assassinou de vez as pretensões de sobrevivência política dos tucanos. O distanciamento dos partidos anteriormente aliados comprova a falta de articulação e mobilização da estrela maior do partido. Nao consigo enxergar de outra forma. Em 2006 Lessa vinha de um segundo mandato e mesmo assim ajudou a eleger Teo contra Lyra que era de longe favorito para vencer a disputa. Nao consigo imaginar que se tenha a maquina do governo na mao e que seja incapaz de montar um grupo capaz de dsputar uma eleição em condiçoes de igualdade com os Renans. Alguem explica?

  • José Carlos de Oliveira Simões

    Eu já tive oportunidade de externar meu ponto de vista sobre este tema, e gostaria de ratificar o que disse em outra oportunidade. O governador Téo Vilela, acabou de fechar o caixão do PSDB em Alagoas. Sem candidato nos pleitos majoritários, possivelmente não fará nenhum Deputado Federal. Então, nessas alturas do campeonato, só lhes resta, juntar os cacos, e com sangue novo tentar se reerguer, principalmente se o Presidente eleito for o Aécio, caso contrário, bay, bay Brasil.

  • Há Lagoas

    Vilela cometeu suicídio, já os “nobres” politiqueiros deste partido, em sua ânsia de sobreviver a qualquer custo, praticaram o homicídio contra sua própria legenda.
    É intrigante como tudo em Alagoas serve como laboratório, inclusive para reconhecer como um político não deve se comportar contra seu próprio partido…
    Quem dera tivéssemos o mesmo modelo norte-americano, apenas dois partidos e nada mais…

  • ARTUR

    Os políticos estão preocupados com o seu futuro não político mas seu sucesso financeiro é por isso que trocam de partido todos os dias desde que tenha vantagem em ganhar eleição.
    Quanto ao abandono do Téo ao candidato do PSDB que era nossa esperança de mudança não esta nem aí pois falam em boca miúda que seu lugar esta garantido para ser ministro do TCU no futuro bem próximo SERÁ?.

  • mario jorge

    esqueça o psdb esse já morreu pela sua própria boca o futuro do estado esta entre RENAN E BIU,mais futuro do que este e o canidato a deputado federal JHCnº 7777 que teve coragem e determinação para denúnciar a máfia da assembleia.

  • Reinaldo

    É a morte da ética e de alguma honestidade, vez que Alagoas é politicamente um Estado vendido. Aqui ganha-se eleição comprovando votos de uma população pobre e analfabeta.

  • Adauto Francinis

    O PT fez mais por Alagoas, com o apoio do governo federal , do que o governo estadual do PSDB. O povo já não é mais cego como antes. A melhor saída é colocar no poder o jovem Renan Filho para governar esse belíssimo Estado e a Presidenta Dilma , de novo para governar o Brasil.

  • jose roberto dos santos

    A saída do ET, foi mais uma jogada do Mestre “Renan Calheiro”, o Governador tinha vários nomes para lançar ao governo, preferiu um desconhecido politicamente, para quando chegar na campanha abandonar o barco, e o resultado ganha a eleição do filho de Renan.

  • Renan, de Alagoas eu vejo tudo!

    Caro Ricardo, podemos considerar um homicídio premeditado pois como disse, em um supermercado da capital, o Eduardo Tavares já sabia desde o começo até onde iria nessa campanha, e não era muito longe. Digo mais, este homicídio premeditado já está todo acertado para Renan, Téo e o próprio Eduardo, Renanzinho se elege governador, Dilma ou Aécio ganha a presidência, e Téo será indicado ministro do TCU por Renan o qual fará parte do governo ganhador, o Eduardo será prefeito de Traipu e depois Senador pelo PSDB numa dobradinha com o Renan, bora apostar?

  • Juarez

    Vou votar em Biu, se der Renan, as coisas vai melhorar para Alagoas, pelo menos todos os dois estão alinhados com a presidenta.

  • Petrônio Francisco

    Eu estou com Juarez. voto em Renan, mas qualquer um vai estar com Dima. Eu só não voto se for contra Dilma.

  • Claudierbh

    A agonia do PSDB em Alagoas demonstra a inabilidade do Desgovernador Teotônio Vilela.

  • Claudierbh

    Você realmente acredita que o Senador Renan Calheiros vai deixar de dar uma vaga no TCU para o irmão Olavo que foi preterido em favor de Múcio Monteiro de Pernambuco, para favorecer o Teotônio Vilela, conta outra o Olavo tem muito mais competência.