Confesso que considerei uma ótima cartada do governador Vilela o lançamento da candidatura de Eduardo Tavares ao governo do Estado.

Acompanhando as pesquisas qualitativas, lendo os artigos de fundo sobre o tema, as análises daqueles que se debruçam com profundidade e dados objetivos sobre o comportamento da sociedade brasileira sem a contaminação político-partidária, enxerguei um lance de ousadia do governador.

Ainda que ao modo Vilela, sempre dando a sensação de que a ficha demorou a cair, passei a acompanhar o comportamento do chamado “formador de opinião” em relação ao ET.

Pareceu-me, então, uma aposta bastante razoável. Sem qualquer garantia de sucesso, mas uma provocação política que poderia encontrar um forte eco na sociedade, cansada do “modus operandi” da política tradicional e profissional.

Faltava todo o resto da obra, e eis que ela desmoronou.

Vilela sofre do mesmo mal que todos aqueles que passam muito tempo no poder: perdem a capacidade de fazer autocrítica, achando-se iluminados pelos deuses, e abdicam da sensibilidade em relação à alma humana.

Para eles, todos passam a ser iguais na sua essência anímica.

Foi esse Vilela, depois de quase oito anos de governo, que não conseguiu enxergar que ET não era um deles – pra valer: desconhecia os truques do grande teatro político. Precisava de segurança, Vilela não deu. Precisava de estrutura de campanha, Vilela não deu. Precisava de um partido, Vilela não tinha.

Da angústia ao desamparo, deste à desconfiança, Tavares foi saindo da sua candidatura com a mesma velocidade com que entrou – convidado, ressalte-se.

Vou repetir o que já disse: Vilela conseguiu alguns feitos importantes no seu governo. Ressaltarei um, pela sua simbologia em terras caetés: ainda que governando o estado mais violento do país mais violento do mundo, retirou das mãos dos caciques e coronéis da política local o controle da segurança pública.

Ainda é cedo para fazer um balanço final. Mas há algo, sim, do ponto de vista político, que ele haverá de carregar na sua biografia para sempre: uma grande dúvida.

Qual?

Faltou competência para tocar o projeto ET ou tudo não passava de uma tragicomédia escrita em roteiro urdido a quatro mãos?

Eu continuo acreditando na primeira resposta, mas sei que sou minoria.

Como Biu, Renans e Collor lançam campanha na clausura
Direção do PSDB se reúne nesta sexta para definir nome para o lugar de ET
  • Daniel Cerqueira

    Tudo leva a crer que existe uma aliança branca, a quatro mãos…

  • Afonso de Almeida Prado Mendonça

    Acompanhe meu raciocínio por favor.
    Se o nosso voto pode ser considerado uma arma nas eleições, estamos fadados a um trágico suicídio coletivo.

  • José Carlos

    Caro Mota,
    Alguém já percebeu ou os alagoanos estão cegos. Existe apoio precencial e apoio não precencial.a campanha é uma só.

  • Paulo Gonçalves

    o senador renan andou a puxar a orelha dos meninos que estão acompanhando seu herdeiro. o staf de renan filho tem andado de salto alto e percebendo isso o pai resolveu puxar a orelha de forma corretiva. A reunião aconteceu na segunda no luxuoso tartana.

  • carlos

    ET percebeu que na política; projetos, propostas e histórico limpo; não valem nada. O que importa é o dinheiro e a coalizão partidaria. Mesmo assim, acho que ele deveria seguir com a campanha, ao modo Eloísa Helena, sozinho mas com dignidade.

  • João Bosco de Castro

    Infelizmente, para desesperança da gente de bem de Alagoas, ao perceber que o homem que escalou para fazer número poderia se transformar – se estrutura político-eleitoral do PSDB houvesse – num verdadeiro candidato, com potencial para derrotar essa turma do espanto, Teo Vilela Silvério sucumbiu à “realpotik reidogadiana-collorida”.

    Jean Cocteau, escritor francês, tem uma frase que resumiria muito bem o absurdo de uma possível vitória de Eduardo Tavares: “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”. Não fará mais…

    Alagoas mais uma vez posterga sua revolução – uma revolução de ideias, de verdadeira prática republicana que poderia arejar a representação política no estado.

    A pusilanimidade de Teo terá um alto custo moral e econômico para o estado e para todos os alagoanos.

    Como disse num comentário de ontem: tô fora, governador… Foram 4 votos nos últimos 20 anos – dois para o Senado e dois para o governador. De hoje em diante, não mais! Provavelmente, dado os seus novos-velhos amigos, o senhor também não precise dele.

    Desejo apenas que seus aliados objetivos (ainda que o senhor não os assuma) terminem de enterrar a sua biografia, uma vez que o buraco dela já vem sendo cavado pela covardia dos seus atos dos últimos dias.

  • Vivo

    Mota,

    Jogo de cena essa candidatura … sempre foi. – Comentei faz tempo que não confiava nela, pois ET em principio disse não ser candidato e logo em seguida, surgiu como um …

    Enfim, o embate será entre Renan Filho e BIU … os demais são coadjuvantes de pequeníssima grandeza.

    Politicamente ambos são bons. Por que? Simples assim, estão onde sempre estiveram, perto do poder e podem sim trazer algum recurso, se bem que isso não significa nada, pois nosso Estado sofre muito com a falta de iniciativa política para o seu desenvolvimento.

    Administrativamente, tenho cá minhas dúvidas … realmente será um samba do crioulo doido … creio eu, assim como sempre foi e melhorou um pouco na administração Villela, pelo menos no sentido da grana, dos pagamentos e compromissos financeiros do governo, folha, etc.

    De resto … não tenho turbante; não sou cigano; não tenho poderes sobrenaturais para prever o futuro … então, meu velho … estamos … e como …

  • luiz filho

    Prezado Ricardo, quem perde com essa renúncia de ETavares, sem dúvida, é o povo alagoano. Escreva isso e veja nossa alagoas daqui há 8 anos.

  • filho

    TUDO ISSO FOI UMA MONTAGEM ENTRE RENAN E TEO ELEGER RENAN FILHO E DEPOIS DAQUI A 4 ANO ELE VOLTA PARA FAZER DUPLA COM RENAN E TEO PARA SENADOR VAMOS AGUARDAR IREMOS ESTA PRESENTE E O POVO ALAGOANO VAI VER ESSA REALIDADE E UMA VERGONHA TEO

  • carlos

    Votei pela reeleição de Teotônio Vilela,justamente pelo único feito de seu governo o paradão!Acho,que foi lance,ser querer é com o jogador cruza a bola para a grande área efez ombelo sem querer!Assim,foi Teotônio Vilela de Paradão,com a sua indiferença “retirou das mãos dos caciques e coronéis o controle da segurança pública”!Autocrita perdida no sabor do poder o mal,que já sente na pele ex-governador Ronaldo Lessa e o ex-prefeito Cícero Almeida!Até logo mas para sofrer da síndrome do poder o futuro governador Biu de Liara ou Renan Filho!A história da vida é um filme repetitivo só muda os personagem!!!

  • Alisson Alves de Almeida

    muito tolo você RICARDO MOTA, “parece” + NÃO é ingênuo, sabe da postura do Governador, inclusive da postura ética, fiel e leal, “aos seus interesses”, Teotônio Vilela já foi senador, agora governador por 8 anos, ainda NÃO está satisfeito, a ambição ainda é grande, e usa do seu poder político, econômico e principalmente o da sua influencia para favorecer seus caprichos e de seus amigos, a exemplo do poderoso RENAM CALHEIROS.
    Quem tem o quê oferecer ao GOVERNADOR? Agora ou + na frente.
    O Senador Benedito de Lyra ou o Senador RENAM CALHEIROS?

  • carlos

    A sindrôme do pânico pode ser definido como um processo de reflexão em que o sujeito enxerga as coisas de uma perspectiva mais lenta!Não, querendo fazer comparação com o gov.Teotônio Vilela de Paradão!Outros sintômas tem que ser analizados.

  • Agora tamo fritos!

    Meu voto para senado claro que é da Heloísa Helena,mas agora pra governo…faço nem ideia,só restou os laranjas e os candidatos da esquerda,Mario Agra e Golbery Lessa.

  • Há Lagoas

    Caro Ricardo,
    Meu pai sempre me ensinou que todo o homem se deixa ser conhecido por duas coisas: princípios e legados.
    Sei que o atual governador é um homem de princípios, mas, ao deparar com a chance de demonstrar seu legado, se negou a faze-lo.
    Minha decepção é tamanha, pois julgava ter nele um fiel depositário de minha esperança, cujo sonho maior era uma Alagoas que poderia continuar avançando e com um homem honesto, integro e compromissado com nossa gente.
    Vilela foi um blefe, que enganou a muitos, inclusive eu.
    Com relação ao PSDB alagoano, mostrou-se tão apequenado e virulento a ponto de conhecermos sua verdadeira face, não difere em nada de outras siglas partidárias, e o que é pior, são covardes e amantes do poder a qualquer custo! Cai por terra a propalada propaganda de que tinham um projeto de Estado…
    Ou como já disse anteriormente: “farinha pouca, meu pirão primeiro!”
    PS. Não conheço o comentarista João Bosco de Castro, mas concordo plenamente com ele.

  • adonias filho

    Vergonha, Governador, perdeste a única chance em sair pela porta da frente, agora, vai ficar na estória como o governo que viveu de boatos, só boatos…. Que pena, quem perde é o nosso Estado.

  • Claudia

    Prezado Ricardo
    Foi-se a esperança de uma mudança..
    Estamos perdidos..

  • Ricardo Gaboni

    Caro Ricardo,

    Me impressiona a quantidade pessoas comprometidas com o atraso de Alagoas. Me impressiona a festa que a turma do Biu e do Renan fazem com a saída do ET.
    Mas o que mais me impressiona é a participação contundente do Téo Vilela com o atraso de Alagoas e com a parceria que ele tem com o Biu e com o Renan.
    E agora depois de enganar o povo de Alagoas, qual será a próxima vítima?

    A única coisa de podemos levar como aprendizado, caro jornalista, é que a velha máxima tem e deve ser ouvida: onde a fumaça há fogo!

    Varias pessoas da sociedade em todo o Estado de Alagoas já vinham comentando das verdadeiras intenções do Governador… Aqui em Arapiraca falam até que o Rogério sabia…. Enfim, a leitura que temos realmente é que Téo e Renan são siameses…

    Não sei onde li, mas achei muito pertinente: Téo será o Suruagy num futuro próximo. Enquanto isso vamos continuar sendo taxados de burro e recebendo o capim que o Jô soares e o Ratinho mandam para Alagoas graças ao Senhor Teotônio.

    Que fase é essa Ricardo? Acredito que esse golpe que o Téo deu no povo Alagoano foi mais baixo que o golpe que o Collor deu no Renan quando elegeu GB governador….

    Mas será que o povo tem memória para guardar essas máculas que são o entrave do crescimento do Estado de Alagoas?

    Acho que não!

    Bom final de semana Ricardo, que Deus continue iluminando seus pensamentos e mesmo diante das eternas forças do atraso que continuam mandando no nosso Estado, não desanime no combate a corrupção.

  • Esperança

    Que pena Ricardo…..e agora o que será de nós?ET mostrou que não é MARIONETE e o Teotônio Vilela descobriu isso antes que terminasse os pênaltis,antes que perdesse o controle de tudo,pois a campanha estava crescendo mesmo SOZINHO!!!Daí pra terminar a conversa acontece algum acordo……que só vamos saber quando o 1candidato vencer mesmo….RICARDO não. Sabemos mais o que fazer!!! O grito esta preso na garganta……SOCORRO ALAGOAS!!!!!!!!

  • Léo Moisés Rabelo Jeremias

    Caro amigo Ricardo,

    O tempo, como sempre, irá demonstrar o que realmente aconteceu. O (des)governador Téo irá perder o foro privilegiado no fim do (des)governo e, assim, poderá ser investigado, processado e julgado nos inquéritos e processos suspensos em decorrência do seu cargo (governador).
    Caso Renan lhe dê apoio para ser ministro do TCU (como dizem os boatos que se espalham), demonstrado estará que foi tudo uma armação e Eduardo Tavares – ET foi apenas mais uma vítima da traição desse senhor, que atraiçoou todos os seus apoiadores (Biu, Alexandre Toledo, Nono …).
    Caso Téo acabe caindo no limbo político (donde espero que nunca mais saia), será demonstrado que tudo não passou de uma jogada política inepta e ineficiente.
    Como disse, o tempo irá revelar a verdade, é só esperar que iremos saber…
    Abraços,
    Léo Moisés
    Ps: Pena que o brasileiro tenha memória curta, pois aí já se esqueceram da pergunta quando o tempo der a resposta.

  • Alexandre Aciolly

    Meu caro Ricardo Mota, para querer fazer o bem por Alagoas não basta apenas ter um passado limpo e uma ideia coerente em relação aos assuntos sociais.É preciso ter uma característica fundamental: coragem!E.T se acovardou quando viu a estrutura que estava sendo montada pelos seus oponentes ou então foi impedido de continuar a campanha por uma força estranha?

  • Antonio Carlos Amorim

    Amigo Ricardo,eu não tenho a sua experiência,não consegui entender o que quis dizer com ‘tragicomédia escrita a quatro mãos,é claro que dá pra entender uma espécie de conspiração montada entre o governador e o senador Renan Calheiros,negócio só é bom quando é bom para ambas as partes,tratando-se de dois experientes políticos,um não vai querer levar desvantagem pro outro,falam que Renan e e o governador combinaram pra eleger o filho do senador a governador,e na próxima eleição teriam duas vagas para o senado,e os dois seriam os mais habilitados.Minha dúvida é,com a alta rejeição que os dois tem principalmente no atual momento,que o povo tá cansado da cara dos dois,como eles se juntariam novamente,para se elegerem sem combinar com o povo ? segundo,o governador beira os sessenta e cinco anos,até lá estaria beirando os setenta, atualmente sua saúde já não é das melhores,basta ver as cirurgias que se submete periodicamente,deitaria numa cama e ficaria descansando esses quatro anos? se preparando pra campanha, já que ficará sem mandato ? mais uma dúvida onde entra o Dr. Eduardo Tavares,nessa estratégia,que como um azarão só poderia por ainda mais em risco a eleição do Renanzinho ? e se era para forçar a renúncia do ET tão precocemente,sim, porque a campanha nem começou,era só pra fazer jogo de cena,se era, por que escolher um homem forte e correto como o Dr. Eduardo Tavares,podendo colocar um menos forte, o Fireman por exemplo,sem desmerece-lo naturalmente,seria muito mais sensato e naturalmente correto, porque já era uma pessoa que esperava ser o escolhido do governador,pra mim ainda não consegui juntar as peças, e creio que não conseguirei,principalmente o fato do governador ficar sem mandato durante quatro anos,podendo enfrentar o Collor numa eleição para o senado,que todos sabem tem uma rejeição bem maior que a dele,acho que a escrita aceita tudo,então as pessoas começam a ver chifre em cabeça de cavalo,mula sem cabeça,mas partindo de você que é um homem do meio, gostaria que fizesse uma matéria,não me respondendo,mas sendo mais claro,explicando como o jogo é jogado,esclarecendo ao público,o que é que você está pensando realmente,afinal como um bom jornalista,o negócio é esclarecer,não confundir,afinal estamos lidando com vidas alheias.Ah, e por favor agora que ficamos sem opção.sempre que puder ajude.com seus textos.

  • Consigliere Alagoano

    **
    ” Roteiro escrito a 4 mãos por algum ghostwriter, tudo funcionou com uma precisão incrível.
    .
    As próximas cenas é o PSDB, com um comportamento de PMDB:
    Apoio velado a Biu, Renan e um grupo menor que Não APOIA ninguém!
    .
    Conselho deste Consigliere…
    Nunca vire as costas para Adversários, sejam mais rápidos nas alianças, um prejuízo menor é melhor q não ter nada pra perder….

  • Paulo Rostner de Olivença

    Caro Ricardo Mota,
    Curioso e intrigante! – Não me recordo que por algum momento o nobre governador Téo Vilela tenha deixado de ser aliado dos Calheiros fora dos holofotes da imprrensa?
    Não foi patacoada, tudo não passou de mais uma jogada do mestre do senador Renan pai, alguém dúvida?

  • Mirtes

    Que pena tudo isso, sinto por nós alagoanos que ficaremos a cargo dessa corja de politiqueiros, desses que a única profissão é enganar o povo para se eleger. A única coisa boa nisso tudo é saber que Teo, com toda a sua ignorância, fechou e lacrou seu caixão, já que acaba de ter morrido politicamente.

  • EU

    Nada como um dia atrás do outro para que todas essas conjecturas fiquem mais claras, não creio na incompetência e muito menos no disfarce infantil de um acordo a quatro mãos, porque Teo não é um principiante em política desde muito tempo e sabe bem a repercussão desses mandos ou desmandos junto ao seu eleitor.
    De minha parte, prefiro acreditar que ele não emburreceu de vez, muito menos tornou-se um idiota que não sabe o estrago dessa circunstâncias na sua trajetória e legado políticos.

  • Aluna orgulhosa

    Alagoanos de bem estão de LUTO.. Foi embora nossa única esperança de um futuro melhor..

  • Bruna Bianca

    Ricardo, o que será de nós? Meu Deus. Que sentimento trsite. O professor Eduardo deu a cara a bater por nós. Gente, acorda! Teo Vilela, como o senhor deixou isso acontecer? Lamentável toda essa situação.

  • Carlos Alexandre

    Ainda bem que o Dr. Eduardo saiu dessa furada. Parem de lamentar. Fiquem felizes por ele. Vai comecar a baixaria. Meio sujo. Volta para o teu MP professor! Estamos juntos.

  • José Agripino

    Ricardo, acredito que o Téo é devagar mesmo. O que ele teve foi um lampejo de inteligência ao convidar ET. Logo, entretanto, entregou-se à sua letargia e incompetência e deu nessa patacoada. ET sai fort.e O Povo de Alagoas Triste e Téo acabado.

  • JANSON

    Agora é o ” salve-se quem puder”. Pobre alagoas. pobre juventude .

  • roose

    Caiu por terra a mensagem do governo de Alagoas em lutar pelo desenvolvimento do estado à medida em que se afasta de um projeto moralizador necessário para impulsionar o desenvolvimento de Alagoas, para se compor com os políticos – vampiros de Alagoas, que secularmente sugam a nossa terra. .

  • Ubiraci Araujo

    Ricardo Mota, e agora, vou votar em branco.
    O Eduardo Tavares não deveria renunciar.

  • Rodrigo Fonseca

    O acordo existe e só não vê quem não quer!! Como um governador que governou um estado por 8 anos não consegue manter a candidatura do seu sucessor, do seu mesmo partido? Como não conseguir um candidato ao senado com chances de se eleger? Como não conseguir viabilizar coligações?

  • Antônio Carlos Barros

    Eu acho que quem gosta dele de verdade tem que estar mesmo feliz. Tô vendo muito “alagoanos em luto” e não param para pensar em seu desgaste, de sua família (principalmente da filha que era seu braço direito) e do MP. Estes últimos sim.. Iam ficar orfãos! Fez certo! Pulou fora

  • Silva

    O Governador pareceu um mestre ao indicar Eduardo Tavares para o governo. Um golpe de mestre. Primeiro, demonstrou não estar preso aos esquemas espúrios do sistema; segundo, escolheu um homem honesto, com um história exemplar, que passou a conquistar os formadores de opinião. De repente, eis que o sonho se desfaz e o povo alagoano retorna à sua triste sina de sofrer e sofrer sem parar. Perde o povo, mas o Governador perdeu a grande oportunidade de sair de cena como um verdadeiro mestre.

  • Elmanuel Machado

    Caro blogueiro,
    Parafraseando Francis Bacon, não há solidão mais triste e pungitiva do que a do homem sem amigos. A falta destes faz com que o mundo pareça um deserto. A pessoa que é incapaz de amizade tem mais de irracional que de homem. Talvez o nosso Governador se sinta assim nesse momento da sua vida pública. Por algumas vezes, ocupei esse espaço democrático para opinar, respeitosamente, em algumas linhas por você escritas, quando emitia comentários sobre ET. Foi-se o tempo em que existiam homens de vergonha na cara nesse Estado. Hoje, são raridades! A história de Alagoas segue o seu curso normal, como, aliás, deve seguir, de modo que estou inclinado a concordar com a opinião de certo internauta que, em comentário em outro blog, afirmou o seguinte: “É melhor para Renan escolher”, se referindo ao substituto do ET como concorrente ao Governo do Estado pelo partido político do Governador! Quem sabe, Renan acerta mesmo no nome?
    Saudações!!!