Acompanhado, sempre, de personagens sem maior destaque na área política, o candidato a governador do PSDB, Eduardo Tavares, tem feito do discurso contundente contra o “coronelismo” a sua arma para chamar a atenção do eleitor.

Em Chã Preta, numa região “complicada” sobre o tema, ele apontou para o risco da volta do crime de mando, uma modadilidade sangrenta um tanto fora de moda por essas bandas.

Mas, bem sabemos, ela está apenas adormecida.

Agora, em Matriz do Camaragibe, ET acusou o feudalismo ainda reinante na região.

É o caminho que tem percorrido: o do embate com os chefes políticos regionais, que ainda metem medo na população.

E que agem ao modo: ajudam, às vezes, e cobram depois – se a resposta não vem conforme o esperado, a consequência pode ser trágica.

Isso pode até não trazer votos a ET – e é possível mesmo que não traga -, mas estabelece diferenças em relação às demais campanhas majoritárias, que precisam e buscam esses votos.

ET terá contra ele, além dos favoritos – e bote favoritos nisso -, os eternos donos do eleitorado.

Não é um bom sinal político, principalmente dentro da nossa velha realidade.

Renan Filho visita JL e acalma deputado-empresário em nome do pai
Diógenes Tenório sobre a farra no Balneário Cavalcante: "Não temos nada com isso"
  • Há Lagoas

    É nesta “sutil” diferença que ET faz a diferença, e que diferença!
    Todo homem deve ser regido por princípios, e estes não podem ser negociável.
    Podemos ganhar ou perder embates, mas não a virtude de ser regrado por princípios, pois é por eles que deixamos nosso legado!

  • Traipu

    Essa é a politica que deu certo em Traipu. A cidade encontra-se em paz. A violência na maioria das vezes está ligada aos politicos coronéis.

  • Alexandre Aciolly

    Ricardo, pode ser até que ele não consiga chegar lá, torço para que conquiste a vitória.E.T já entra na história da política alagoana por apresentar um modelo de política que até então só era defendido pelos partidos de extrema esquerda.Com um jeito mais suave, mas que deixa claro que devemos trilhar um caminho independente de propostas quando falamos em política e não de conchavos para obtenção de vantagens pessoais, ele deixa claro que é o diferente na eleição deste ano.
    Quero aproveitar a oportunidade para comentar sua coluna na TV, Ponto Crítico, do dia 02/07/2014, título: O Amadurecimento Político Ainda Está Distante de Países Em Desenvolvimento, foi simplesmente um espetáculo!Cada dia você se supera ainda mais,parabéns!
    #seliguenamissão!

  • Paulo

    Quem mais sofre com o coronelismo na região Norte de Alagoas é a população.

  • Fernando

    Temos que acabar com essa velha prática de passar de pai para filho, Alagoas precisa de novo jeito de fazer política, temos que acabar com o feudo na nossa região comandada pelo Farias e pelos Cavalcantes.

  • Carlos Aguiar

    Traipu tá pior que a faixa de gaza! kkkk Acorda meu povo, que sono pesado é esse? zZzZzZz No mínimo, estes caros eleitores são beneficiados pela prefeitura de TRAIPU! Vamos votar com inteligência!!!!

  • Daniel Damasceno

    Ricardo creio que esta eleição será um divisor de águas, onde passaremos para uma nova realidade política. Não é tão fácil hoje os prefeitos em relação a uma eleição ampla como a de outubro deste ano dominar 100% seus currais.

  • marcelo

    o povo tá calado para dar a resposta na hora certa . chega!
    renova alagoas!

  • Afranio

    Fora Biu e Renan, vote em qualquer outro.