Teremos, agora, cinco dias de suspense e de negociações subterrâneas e até improváveis, para alguns.

O problema continua sendo o mesmo: as atas partidárias. O que já foi dito de nada vale se não estiver escrito.

Mas se considerarmos o que já foi publicado na mídia sobre coligações e convenções partidárias, o provável é que os tempos dos candidatos a governador fiquem assim distribuídos (os cálculos foram feitos pelo advogado Marcelo Brabo):

– Renan Filho terá treze minutos e dezenove segundos de guia eleitoral, em caso de permanência do PSD na coligação que o apoia. Sem a legenda voadora, ele perde pouco menos de dois minutos.

– Este tempo pode se agregar ao que ET – em caso de migração do PSD – conseguiu conquistar até agora: pouco mais de três minutos e meio na propaganda do rádio e da televisão (em caso de migração do PSD).

– O senador Benedito de Lira acumula, hoje, sete minutos e vinte e cinco segundos na propaganda eleitoral, se conseguir manter o SDD – de JC e JHC – na aliança que formou em torno da sua candidatura a governador. Caso contrário, perderia algo em torno de um minuto e dez segundos de rádio e televisão.

Essa questão é ainda mais importante nesses dias que antecedem a entrega das atas das convenções partidárias – principalmente para os candidatos majoritários, que dependem mais do rádio e da televisão.

Os proporcionais usam este tempo praticamente para dizer que são candidatos. O resto é na base do contato com o eleitor ou do conchavo, de acordo com o perfil do candidato.

Agora só nos resta esperar a verdade das atas.

Com Collor à direita e Heloísa à esquerda, qual o espaço de Omar?
PSDB ainda tenta PSD para compor aliança
  • REVOLTADO COM ELES!

    E uma divisão muito injusta,pois os partidos de esquerda ficarão apenas com menos de um minuto,o que a Heloísa Helena vai falar em 50 segundos?NADA!até os laranjas terão mais tempo.

  • henrrique goes

    Essa eleição será a coisa mais ridícula que Alagoas já viu…., os candidatos são TODOS ultrapassados, coronéis ou simplesmente pau mandados de outros coronéis….aonde estão os poucos homens de bem da medíocre politica do nosso Estado? Judson, Paulão, Rui, Heloisa Helena…, irão esses senhores e senhoras observarem simplesmente de camarote o nosso Estado ser entregue mais uma vez na mão de quem NUNCA teve COMPROMISSO pelo povo de Alagoas?…, será que é mais “FACIL” ficar quetinho no canto da comodidade ou lutar somente pelo garantido, tipo: “Não vou arriscar ser candidato a Governador porque sei que não vai ser fácil, logo, prefiro ser candidato a Senador, Deputado, continuar como Prefeito etc…”
    DEUS TENHA PIEDADE DA MASSA FALIDA DE IGNORANCIA DO NOSSO POBRE ESTADO DAS ALAGOAS…

  • Joseval

    Anota aí, são os dois que vão pro segundo turno.

  • Momento de Reflexão

    DECÁLOGO DO BOM-ÂNIMO

    1 – Dificuldades? Não perca tempo lamuriando. Trabalhe.
    2 – Críticas? Nunca se aborreça com elas. Aproveite-as no que mostrem de útil.
    3 – Incompreensões? Não busque torná-las maiores com exigências e queixas. Facilite.
    4 – Intrigas? Não lhes estenda a sombra. Faça alguma luz com o óleo da caridade.
    5 – Perseguições? Jamais revide-as. Perdoe.
    6 – Calúnias? Nunca se enfureça contra as arremetidas do mal. Sirva sempre.
    7 – Tristezas? Afaste-se da disposição ao desânimo. Ore abraçando os próprios deveres.
    8 – Desilusões? Por que debitar aos outros a conta de nossos erros? Caminhe para frente, dando ao mundo e à vida o melhor ao seu alcance.
    9 – Doenças? Evite a irritação e a inconformidade. Pense nos benefícios que os sofrimentos do corpo passageiro trazem à alma eterna.
    10 – Não acredite em derrotas. Pela bênção de Deus, você está agora em seu melhor tempo – o de hoje, em que você pode sorrir e recomeçar, renovar e servir, em meio de recursos imensos.

    André Luiz / Médium Chico Xavier
    Livro: Coragem (extrato) – Ed. CEC

  • CHEGA DE DESIGUALDADE

    ACREDITO que o gigantismo estar na memória de todo eleitor que espera por mudança política! Basta de politicagem! Vamos votar consciente e desconsiderar o tempo maior concedido por legislação imparcial. O TEMPO DE PROPAGANDA DEVIA SER IGUAL PARA TODOS OS CANDIDATOS ao governo, esta legislação eleitoral deve ser regformada, chega de desigualdade social e política. Reforma política já.

  • Consigliere Alagoano

    ==
    A eleição de 2014, entre Renan Filho X Biu de Lira será a 2ª parte da eleição de Geraldo Bulhões X Renan Calheiros, chute na canela e tapa na orelha digital e os Post´s Patrocinados nas redes sociais já estar valendo.
    .
    Todos vão seguir o SCRIPT das agencias, ENGESSANDO o corpo a corpo, ruim assim, vi uma entrevista no TNH1 com o Mota, que falava nisso um consultor, “não se cria nada de novo” na companha, seja na TV ou na redes, é tudo praticamente previsível as denuncias com musicas fúnebres e telas em preto e branco.
    .
    Resta saber se o embate: Renan Filho X Biu de Lira será
    “ A Vingança” ou “O retorno de Jedi”
    .
    ==

  • ARTUR

    Ricardo, quando o eleitor é consciente e politizado o poderoso pode falar o dia todo na TV e nos palanques da enganação que não ganha o VOTO. Pode ter 1 min. de TV, VOTO neles: Eduardo Tavares – ET, Heloísa Helena, JHC, Judson Cabral e Eduardo Campos

  • José Roberto

    ET só terá tempo de desejar um BOA NOITE aos alagoanos! kkk

  • ARTUR

    Quero esclarecer porque voto no candidato ET.
    O candidato Eduardo Tavares -ET, não tem VOTO por ter sido indicado por Téu Vilela e sim por ser (o novo) é o que esperamos.

  • jenifer Matias

    Isso mostra a confiança dos partidos em Renan Filho e Luciano Barbosa , a experiencia de dois ex-prefeitos pode ser a solução pra da um novo caminho a Alagoas .

  • Cesar Vieira

    Boa Renan Filho! Mais tempo para apresentar seu plano de governo para os alagoanos!!!!

  • Marcio Carvalho

    Nesta eleição tv,radio e redes será decisiva ,venho acompanhando o Dep.Fed.Renan Filho nas redes socais será um bom nome postulando a campanha eleitoral .

  • Carla Maria

    Tempo pra dar BOA NOITE foi otimo! Talvez nem um Boa noite ele vai conseguir falar ! vamos aguardar ! kkkk

  • Lucas de Almeida

    Renan Filho vai ter tempo de sobra para mostrar o quanto tem trabalhado por Alagoas e apresentar suas propostas. A Zona da Mata em peso está com Renan Filho, tudo isso devido a sua grande gestão como Prefeito de Murici. Forte Abraço.

  • joselia

    Caro escriba, fui convencido que Teo foi mesmo seduzido por Renan. Somente um doido e meio pra acreditar na rebeldia das urnas para o ET.

  • MERCANTE

    O povo dará a resposta nas urnas! Se os Calheiros prestassem a cidade de Murici seria um oásis e isso é fato!

  • Marco Antônio

    Em lendo os comentários me perguntei:
    É impressão minha ou os “afavores” do suposto “gigantismo” de Renan Filho andam incomodados com o suposto “nanismo” de Eduardo Tavares???????
    Sei não viu Ricardo…

  • Richard Gere

    Eu vou me mudar para Murici terra da fartura!
    Das pessoas mais evoluídas intectualmente,
    A Europa de Alagoas,
    Ricardo vc não quer comprar um lote do lado do meu?
    Ali próximo a antiga fabrica da shin?
    Por falar nisso Ricardo, por que a fabrica da shin em Muricí fechou?
    você poderia me responder?

  • Andre Soares

    O guia eleitoral tem 50 minutos por dia. O dia A serãp Presidente,Senador,Deputado Federal; Dia B serão Gvernador e Deputado Estadual.
    São 25 minutos para governador. Serão 6 candidatos. Primeiro divide-se 10 minutos por canddiatos.
    Só aí 1 minuto e meio pra cada candidato ao governo.
    Depois pega-se cada partido e distribui o tempo proporcional pela bancada.
    Se RF tem 13, Biu 7, ET 3. Os outros 3 candidatos dividiriam apenas 1 minutos?
    Marcelo, não fique Brabo, mas errou outra vez.
    Ricardo Mota. Quando fecharem os partidos faço as contas e te mando no email.
    Abraço

  • Klicia Amorim

    Acredito que essa eleição a politica velha não ira perpetuar , o povo Alagoano vai querer renovação,sera a vez da Juventude .
    Renan Filho é um bom candidato

  • Artur Marinho

    A turma do Téo Vilela se dividiu para tentar ganhar a eleição, Biu e Nonô de um lado, Téo e Eduardo Tavares de outro. Ou seja essas duas frentes é a continuação desse desgoverno que se encontra hoje em AL.

  • PENSE

    O que será q esses partidos e políticos ganham para apoiar e ceder minutos de propaganda? Será que cedem apenas por afinidades políticas e propostas de governo ? O que vai sobrar pro povo quando dividirem a galinha dos ovos de ouro?garanto que nem às penas.PENSE!

  • OPINIÃO DO JOSÉ

    O TEMPO NO GUIA DE TV mostra à ambição desmedida pelo poder e -, dos “calheiros e seus correlegionários” – ficando “ET” e o povo com a simplicidade e humildade acompanhados com o poder de decidir o melhor para alagoas. Basta de bajulação e politicagem – a política quem decide é o povo.

  • Pedro

    Ao meu ver isso nao quer dizer nada… nas eleicoes presidenciais de 2010, Dilma e Serra tinha muito mais tempo de tv que Marina Silva, mas o que aconteceu? Marina ficou em terceiro, beleza, mas teve muito mais votos que as pesquisas apontavam! quantidade nao quer dizer qualidade!!! desculpa a falta de acentos, o meu teclado eh estranho! kk

  • Paulo Magalhães

    Não tem nem comparação….a melhor opção para um eleitor inteligente e consciente é EDUARDO TAVARES……

  • Jorge Silva

    Eduardo Tavares: – Blá, blá, blá Boa Noite! (Tempo esgotado!) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • LUIS CARLOS

    SE EU FOSSE O ET PRECISARIA APENAS DE UM SEGUNDO PARA PRONUNCIAR O ADJETIVO DA OPOSIÇÃO. E ESCOLHERIA AS PALAVRAS: SUJOS! CORRUPTOS! É MENOS DE UM SEGUNDO NÃO É RICARDO?

  • Hélio Jorge

    O tempo de enganação será maior para o candidato de murici.

  • Filho

    so basta mi ajude povo alagoano para uma alagoas melhor com respeito saude educação segurança e desenvolvimEnto o povo ja escolheu independente de segundos ou minutos ET GOVERNADOR

  • Maresia

    A manchete lembrou o embate entre Davi e Golias.
    Não é a fita métrica do tempo de televisão ou extensão das composições partidárias que vai decidir a eleição em AL. Quem decidirá a eleição em AL são as pessoas conscientes que não se deixarão governar pelo GIGANTISMO DA IMORALIDADE do
    dos candidatos do Lulismo em AL.
    Não votem em candidatos cabine dupla, porque um
    vereador “esperto” puxador de votos, prefeito vassalo, puxa
    saco ou um apaniguado pediu. Depois de eleitos vão nos
    jogar lama ou poeira sobre seus carrões.
    Vamos expurgar essa gente e empurra-los de vez pro esgoto
    da história, de onde, esses anões morais nunca deveriam ter saído.

  • Edson. Para “Lucas de Almeida”

    CARLO, LUCAS DE ALMEIDA,

    O QUE VC COMENTOU NÃO PASSA DE UMA PIADA. REALMENTE VC DESCONHECE A SITUAÇÃO LAMENTÁVEL QUE SE ENCONTRA A ZONA DA MATA E PRINCIPALMENTE MURICI, UMA DAS CIDADES MAIS POBRES DO ESTADO. É LAMENTÁVEL O TEMPO QUE ESSE CIDADÃO TERÁ PARA MONTAR UMA FARSA NOS SEUS PROGRAMAS DE TV PARA ENGANAR O POVO COM A FALSA IMAGEM DE QUE SE PREOCUPA COM O POVO E QUE VAI MUDAR ALAGOAS. QUEM CONHECE O PASSADO POLÍTICO DA FAMÍLIA CALHEIROS SABE PERFEITAMENTE QUE O PODER E A CORRUPÇÃO ESTÃO SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR. E O POVO? AH, O POVO QUE SE DANE!

  • eduardo

    Imagine pra dividir esse bolo com essa matilha. É muita raposa pra pouca galinha. Pobre alagoas

  • Alex Brandão

    Está ai um ótimo tema para ser discutido numa reforma política, acabar de uma vez com esses partidos seria o melhor. Mas independentemente de tempo, o ET vai crescer muito! No Face já vai ultrapassar o Rennan filho que tem muito mais tempo com a sia página e tem 57400 corridas, enquanto o ET em menos de 3 meses já tem 54500 corridas. Ainda essa semana o ET passa o filho do Rennan. Fica atento ai Ricardo, Vale registrar essa ultrapassagem no seu blog, fica a dica!
    #somostodoset
    #foracorja

  • carlos

    henrrique goes,Paulão e Judson Cabral do PT,estão no chapão rindo ato e vão ter tempo de sobra para falar na televisão e mutio feliz,ao lado do amigo pai Renan Calheiros!Heloisa Helena é a que vai ter menos tempo de televisão para falar! de seus projetos.

  • roose

    é um desperdício muito grande todo esse tempo na televisão para esses picaretas da política ficarem mentindo e enganado o cidadão. A sociedade exige profundas mudanças na legislação eleitoral.

  • Kaio Cavalcante

    O tempo para mostrar os projetos,vai ter que ser muito especifico entre os candidatos.Quero ver quem vai se sair bem nessa,acredito que Renan Filho vai levar a melhor.

  • Wagner

    É, NO MÍNIMO, ESTRANHO. COMO UM et PODE IMPORTUNAR TANTO COM (DITOS) 4% DE INTENÇÃO DE VOTO E 3 MINUTOS DE TELEVISÃO ?
    Isso é instigante e tira o sossego de muita gente.

  • eduardo melo buique

    Paulão e Judson vão falar o tempo que o Renan mandar.

  • Filósofo

    Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come, mas, Renan(s)??? Valei-me senhor!!!

  • Santos

    Ricardo, parece que pra você a eleição já está decidida, em favor da turma do Gigantismo. Ou você está se candidatando a uma vaguinha na Secretaria de Comunicação do Governo Gigante? É o que parece.