Desde que saiu do Chapão, expurgado junto com o seu PRTB, o ex-prefeito Cícero Almeida deixou de ser um problema para os candidatos a deputado federal.

O argumento: seu eleitorado seria volátil demais. Em resumo, ele não alcançaria sozinho – como no caso, praticamente -, o quociente eleitoral, o número mínimo necessário para se eleger um deputado federal (hoje em torno de 170 mil votos).

A mudança da mudança, que fez retornar uma vaga para Alagoas na Câmara Federa, já foi suficiente para deixar muitos candidatos de orelha em pé.

E é na reta final que os candidatos com chance de vitória – e seus respectivos partidos – retomam a preocupação com o “fator Cícero Almeida”.

O raciocínio é simples: se o ex-prefeito conseguir se eleger, uma possibilidade real apesar da dificuldade, sobrariam apenas 8 vagas.

E é dentro das coligações que o cálculo vem sendo feito.

O Chapão, dos Calheiros, faria, no atual contexto, 4 deputados federais.

O veelitão, de Biu de Lira, ficaria com mais duas vagas.

Restariam duas cadeiras de deputado federal, que podem – eu disse: podem – ser ocupadas pela coligação liderada pelo PSDB (que teria, em tese, uma vaga assegurada).

Ou seja: a aposta é na sobra de votos das coligações, algo semelhante a apostar no imponderável.

O problema central, ao que parece, é que os candidatos que servirão de escada este ano, necessários, não aparecem bem nas projeções.

Será essa dúvida, provocada pelo “fator Cícero Almeida”, decisiva para estabelecer as alianças que só serão conhecidas, para valer, em 5 de julho, quando as atas das convenções serão entregues.

O advogado alagoano que virou medalha
JHC diz que só no dia 30 anunciará com quem fica
  • Wagner

    Ricardo Mota, as contas já foram feitas pelo hONROSO STF, na sessão de ontem o Tribunal ignorou o censo do IBGE e rasgou a resolução do TSE que redistribuía as vagas das bancadas federais.
    Efeito Calheiros mais uma vez, esse de nascer aqui em AL para nos envergonhar perante o RESTO da nação.

  • Rubem Oliveira

    Exato sua analise.
    De cara nas 9 :
    PMDB faz 4;
    PP faz 2:
    PSDB faz 1:
    PRTB faz 1…
    Sobra uma vaga.
    Se Cícero Almeida disparar o PRTB faz o segundo, mas a possibilidade real de que Almeida caia a ponto de ficar em segundo na votação geral. O primeiro seria Ronaldo Lessa, que tem capilaridade, densidade eleitoral distribuida, é votado em todas as cidades.
    Daí surge o fator JHC. Se o jovem for pro PSDB garimpa a segunda vaga. Se ficar no PP, a coligação com ou sem JHC faz 2 e a sobra será do Chapão que garimparia 5 vagas.
    É essa a conta!

  • Ricardo

    Na minha opinião o PRTB: 2, O nosso Conselheiro Cicero Amélio vai trabalhar direitinho para essa chapa eleger o filho dele também e vai usar o Cicero Almeida como escada. As demais coligações vão depender pra onde JHC vai.

  • Edmo Oliveira-DELMIRO GOUVEIA

    UM CONSELHO AO DEPUTADO JHC,NA MINHA POUCA EXPERIÊNCIA,SERIA BOM PROCURAR TER UMA CONVERSA COM O PRTB,JÁ QUE É O ÚNICO PARTIDO(COLIGAÇÃO)QUE DISPUTARÁ A ELEIÇÃO PARA FEDERAL,COM CANDIDATOS SEM MANDATO E COM GRANDES CHANCES DE ELEGER O SEGUNDO DEPUTADO,COM A SUA INDEPENDÊNCIA PARTIDÁRIA NÃO TENHO DÚVIDAS QUE UMA DELAS PODERÁ SER DE V.EXCELÊNCIA,NÃO EXISTE ELEIÇÃO FÁCIL,MÁS A ESCOLHA DA COLIGAÇÃO LHE GARANTE UNS 30 A 40 PORCENTO DA ELEIÇÃO VITORIOSA.JÁ DIZIA UM DOS MAIS EXPERIENTES POLÍTICOS ALAGOANOS COLECIONADOR DE MUITAS VITÓRIAS…DIVALDO SURUAGY.

  • Claudia

    Cícero Almeida consegue 200 mil votos nas urnas de Maceió e região metropolitana. No interior, com os apoios que terá, conquistará, no minimo, mais 100 mil votos. Com 300 mil votos garante sua eleição e ajudará o segundo colocado do partido a se eleger. Acreditem, o PRTB faz dois deputados federais.

  • Telma

    Pelo que vejo nas ruas o Fator Cícero Almeida vai vir arrastando a massa geral! A vontade do povo de votar nele para governador vai causar o voto de protesto, vão votar nele com volume de majoritária para Federal, principalmente na grande Maceió, acredito também numa exelente votação de legenda para o PRTB.

  • jd araujo

    È CIÇO na Cabeça com maior votação da historia de AL

  • jd araujo

    Caro Amigo Ricardo Nessas Eleições só existem Três Candidatos que já podem comemorar a Vitoria, A Dilma, o Collor e o CIÇO.

  • Alexandre Aciolly

    Eu hei de ver muito potoque velho cair do cavalo!

  • Genario

    Ciço bote pocando nesses caciques de meia tigela que não tem voto e tem preconceito de voce. Cale a Boca desses Otarios. E se livre deles pq vc não precisa deles, eles sim que precisam de voce. Relação dos Caciques: Villela,Renan,Lessa,Collor,Biu,Nono, distancia desses Malas, eles so querem te usarem. Meta 260 mil votos nesses Otarios.

  • Ronaldo

    Ricardo, se fala muito em Jhc, eu o vejo como um oportunista que pelo menos levantou a lebre da nova operação do MP. Em Arapiraca ele abriu um escritório há um ano, porém nunca funcionou.!

  • JOSÉ KELMO SANTOS

    Alagoanos,vamos tentar fazer uma renovação nessa Camara Federal e Assembléia também

  • Maria Jose

    ESTAMOS COM CÍCERO ALMEIDA!!!
    ELE FOI TESTADO E APROVADO. VOLTA LOGO CÍCERO PARA PREFEITURA

  • Jairo Campos

    Pensando nisto o Biu está montando uma equipe para trabalhar justamente na capital. São os candidatos a Federal: Os vereadores Silvanio Barbosa – PSB (Benedito Bentes), Silvânia Barbosa – PPS (Zona Sul da Capital) e Fátima Santiago – PP (Tabuleiro e região). Cada um com suas áreas e cabos eleitorais a serviços de Biu de Lira para diminuir a votação do ex-prefeito.

  • Pablo

    Enqianto se faz as comtas dos votos a populacao sofre sem prestacao de servico. JHC ta se mostrando um oportinista, brigou tamto e agora vai p o PSDB, ou seja, esqcamos as cobramcas povo alagoano foram emganados

  • Ana Laurinda de Carvalho

    Internautas amigos, observo que vocês até para fazer comentários sobre a matéria que trata do meio politico, existe manipulação de “amiguinhos” destes políticos. Os elogios, previsões absurda, tudo em beneficio dos seus padrinhos políticos. Vejo isto em todas as matérias que são postadas!
    Amigos , isso é notório, e o que é lamentável!