A violência urbana, que atinge a sociedade alagoana em cheio, nos fez deixar de lado um tema que nos é caro e não deve ser esquecido, enquanto representar um risco para as pessoas de paz: o crime de mando.

Ainda que esse tipo de ação violenta tenha sido reduzido nos últimos anos, os personagens mais conhecidos nessa seara sangrenta ainda estão por aí, na atividade política e com poder.

Eis que o procurador Eduardo Tavares fez a sua primeira referência sobre a questão durante a campanha.

Foi em Chã Preta, no último sábado.

O município fica em uma região que exige, digamos, cuidados.

Ele falou sobre os riscos de retorno aos tempos em que os coronéis da política da pistola faziam seus estragos em terras alagoanas sem que fossem incomodados pelos poder público.

Pelo contrário, tinham a mão do Estado a protegê-los.

Ainda que não tenham sido tirados de circulação, hoje eles já não têm o comando de setores da polícia, por exemplo, como sempre acontecia.

Isso é bom, mas não é tudo.

Será fundamental que os demais candidatos ao governo de Alagoas assumam o compromisso público de combater esse tipo de criminalidade.

Se o Brasil é o campeão mundial de assassinatos – a CartaCapital, edição desta semana, traz uma matéria excelente sobre o tema -, o “crime de mando” com motivação política é uma característica do Nordeste, principalmente, e de Alagoas, particularmente.

O pragmatismo político não pode ignorar um tema tão grave quanto perigoso para os alagoanos.

Jogar para debaixo do tapete apoios complicados e suspeitos é colocar em risco os que não se curvam aos criminosos com poder.

É a pior cumplicidade que existe: covarde e dissimulada.

Nonô: "Se a posição dos candidatos do DEM for unânime, eu acato. Se não, eu decido"
PRB de Galba Novaes emplaca novo secretário Estadual da Pesca
  • amauri ferreira

    É JUSTAMENTE O QUE O REI DO GADO,DIGA-SE,RENAN CALHEIROS ESTA FAZENDO.JOGANDO SUJEIRA DEBAIXO DO TAPETE,NÃO ACEITANDO NA SUA COLIGAÇÃO NOMES CONHECIDOS,MAS SABENDO QUE TODOS ELES IRÃO FAZER PARTE DO SEU GRUPO POLITICO E COM CARGOS NA ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO CASO RENAN FILHO GANHE ESTA ELEIÇÃO.O MELHOR REMEDIO PARA FICARMOS LIVRES DESTAS MAZELAS É VOTAR NO EDUARDO TAVARES.FICHA LIMPISSIMA.

  • Robson

    Não conheço, não sei quem é, e não tenho raiva de quem sabe, mas eu voto no ET, quero nem saber. Voto, principalmente para não ver o estado regredir nesta área do crime de mando. Podem falar o que for do Teo, mas uma coisa é certa, grupos criminosos não comandam mais a SEDS. Ainda e, provavelmente existe, alguma influência, mas não como antes. Os intelectuais de plantão podem filosofar, falar da violência etc coisa e tal, mas não vejo eles se debruçarem nessa perspectiva. Voltando pro ET, eu acho que o Teo Vilela fez uma escolha que, embora não bem aceita até pelos seus pares, foi uma escolha, acima de tudo, responsável e acertada. Não tenho vinculo partidário nenhum, nem interesse pessoal pela eleição do ET. Mas espero que Alagoas enxergue o perfil de cada candidato e veja que é ele que deve governar este estado.

    o ET tá avançando de boca em boca, não é a grande midia que esta promovendo seu nome, toda a minha familia votara nele e a maioria absoluta de amigos.

    Olha só a trupe do Poderoso Chapão Chapado…

    Eu queria dizer pra turma que o ET tem eleitores eloquentes, que valem mais do que os milhões gasto com marqueteiros…

  • Há Lagoas

    São esses detalhes que fazem toda diferença!
    A Segurança na gestão Vilela é alvo de críticas, e realmente são merecidas, mas quando se observa que esta mal fadada área já serviu de covil para proteger pistoleiros e seus clientes, eu prefiro a atual gestão!
    Isto não quer dizer que eu concorde com os números da violência, muito pelo contrário, mas, é leviandade qualquer um dos pretensos candidatos dizer que vai debelar tal situação apenas com uma canetada.
    Isso me assusta Ricardo, ainda teremos saudades de Téo Vilela…

  • Luiz Silva

    É uma lástima o que acontece em nossa região, especialmente em Alagoas.Com isso, passa a existir uma “lei” fortíssima, que é a da intimidação, sobrando um povo submisso.

  • Rodrigo Fonseca

    Em pouco tempo de pré-campanha, ET está mostrando sua capacidade de conquistar não só votos, mas conquistar as pessoas que tem a oportunidade de conhecer sua história, seus projetos e sua vontade de fazer o bem pela nossa terra! Em seu perfil do Facebook já são mais de 32.000 os que curtiram #umnovojeitodefazer #somostodoset

  • Maria Não Vai com Elles

    Sou de uma cidade que até algum tempo atrás, era comum apagarem as luzes para que acontecessem os assassinatos, e o pior, nunca eram apurados esses crimes porque geralmente os mandantes eram políticos. Não podemos correr mais o risco em Alagoas voltar a ser um estado comandado por bandidos, sejam eles assassinos ou corruptos. Como é comum dizer em meu lugar..” Valei-me Nossa Senhora ” livre Alagoas desses políticos profissionais e abra a cabeça desse povo sofrido que troca voto por cesta básica e dentadura. A nossa esperança é Eduardo Tavares

  • saulo mendes

    A boa postura do governador Teotônio Vilela em relação a segurança pública é histórica. Os crimes de mando foram combatidos ao extremo. E os raros que aconteceram, nesses 8 anos, tiveram uma reprimenda qualificada e o “mandante” passa a ser caçado. Existe até equipes de delegados e policiais idôneos especialmente treinados para isso. Já os políticos não passaram tão em branco em toda história republicana alagoana. Políticos só aparecem nas delegacias, agora, só se for para responder inquéritos ou cumprimentar respeitosamente o trabalho independente da polícia. Nada de políticos, removendo delegados e policiais.Jamais o governador Teotônio Vilela, fez qualquer pedido ou reprimenda em favor pessoal à polícia. Quem mais ganhou com isso foi os pobres, os humildes e todas as pessoas de bem deste estado.
    ESTAMOS EM RISCO, SIM! O DR. EDUARDO TAVARES SABE O QUE ESTÁ DIZENDO. Os abutres estão se preparando em seus esconderijos. Estão preparando uma festa no inferno. ALGUÉM TEM DÚVIDA QUE É O CANDIDATO DO SINDICATO DO CRIME? EU VOTAREI CONTRA O SINDICATO DO CRIME CAMUFLADO. NÓS VOTAREMOS CONTRA ISSO. VOTAREMOS CONTRA O SINDICATO DO CRIME, SIM!

  • João Alves

    Por essas e por outras, vou votar em Eduardo Tavares sem nem conhece-lo ainda pessoalmente.

    Temos que apostar no novo e no perfil de alguém que pode fazer nosso estado avançar.

    Agora é hora de olhar pra frente e pensar no novo. Chega de politiqueiros.

  • Cada povo tem o governo que merece!

    Alagoas não vai poder dizer que não tinha opção!! Pois tem Eduardo Tavares pra votar!! Se eleger mazelas políticas é pq quer sofrer!!

  • realista

    Eduardo Tavares é um homem de diálogo, de bem, e foi o principal responsável pelo termino da greve na PM,pois soube conduzir as negociações com respeito aos policiais. to com o ET.

  • ARTUR

    Não vamos ser injusto, nos últimos 15 anos os governos tem se esforçado a acabar o crime de mando e diminui o muito, porem, a justiça não tem respondido com rigor e a justificativa é sempre as LEIS caducas. Prende, Deputados assassinos; prefeitos, vereadores, pessoas de dinheiro e o que muito da é responder em liberdade ou no muito com uma tornozeleira. O ET é meu candidato independente disso.

  • Pedro

    Cada dia Eduardo Tavares se diferenciando na forma de fazer política em nosso estado.
    por isso acredito em UM NOVO JEITO DE FAZER

  • Rafael

    Sem duvidas Eduardo Tavares é melhor Candidato entre todos. Chega dos Velhos Coroneis q estão ai muito tempo.

  • Laercio Monteiro Filho

    O pior governor que Alagoas ja teve, mas pelo menos temos ET para MUDAR essa politica canalha em que vivemos. Chega de corruptos!!

  • Dantas

    Podem criticar em quase tudo o governador, mas, em duas coisas ele acertou. Na diminuição do crime de mando em Alagoas que diga-se de passagem quebrou o prestigio de falsos justiceiros políticos e na nomeação do Dr. E.T. para candidato ao governo. Eu voto no E.T. Somos todos ETs!

  • Alex Brandão

    Esse chapão é o suprassumo dos piores políticos do Brasil!
    #somostodoset

  • REGINALDO

    TODOS OS INTERNAUTAS ESTÃO DE PARABÉNS POR SEU COMENTÁRIOS. RENAN FILHO E PAI NUNCA CUIDOU DA POBREZA DE MURICI, SUA CIDADE NATAL, E MUITO MENOS AGORA, QUANDO JOÃO LYRA DECLAROU QUE O CHAPÃO AGREGA OS CANDIDATOS DA ELITE. MAIS UM MOTICO PARA VOTARMOS COM O NOSSO E T.

  • Filho

    LUGAR DE BANDIDO E NA CADEIA QUEM MANDA MATAR TAMBEM VAMOS EM UMA NOVA PESSOA NA POLITICA E ESSA PESSOA E CAPAZ DE SABER TUDO SOBRE SEGURANÇA EDUARDO TAVARES ESSE SIM MERECE MEU VOTO (E QUEM QUIZER VIOLENCIA VOTE NOS OUTROS)

  • girauense

    SOU GIRAUENSE OS JOVENS JA ESTAO VENDO ESSE NOVO GEITO DE FAZER ESTAMOS ACREDITANDO QUE VAI DAR CERTO ET GOVERNADOR

  • Artur Moreira e Silva

    Eduardo Tavares é o que de melhor existe nas eleições futuras:
    Corajoso., inteligente, capaz. Um homem de atitude. Tudo que Alagoas precisa. Tanto eu como toda minha família votamos nele.

  • ARTUR

    Ricardo, o site tnh1 apresentou a lista dos inelegíveis e o que notei foi que temos poucos políticos de nome impedidos de serem candidatos, as principais figuras conhecidas no mundo das irregularidades continuam firmes e fortes na política.

  • Vivo

    Mota, bom dia!

    Excelente post esse de hoje. Gostei da forma que você abordou o tema, tranquilo, mas nas linhas escritas de maneira firme.

    Alagoas pode votar em peso no ET, RF, BL ou qualquer outro candidato, seja ele a favor ou contra a violência, mas os outros candidatos não majoritários são os que complicam a coisa toda.

    O problema em si não está no candidato lá de cima, mas nos apoios e nas candidaturas que nunca deixam de seguir adiante, no médio clero …. ai, meu velho, não dá para ser feliz.

    Mesmo que o ET seja eleito, o que duvido muito, não vai controlar a eleição desse povo e terá que conviver sim ou sim com eles na ALE … não terá como combater os crimes de mando, pois os mandantes estarão nas hostes do poder, colocados lá pelo ‘povo’.

  • EXTRA TERRESTRE

    VOU COM ET, VOU COM EDUARDO TAVARES, RESRVA MORAL DO NOSSO ESTADO (SIM, AINDA EXISTE).
    E o CHAPÃO?
    Seu menino, é melhor tomar VINHO DE JURUBEBA E SUCO DE MARACUJÁ PRA NÃO INFARTAR.
    Por favor, ME INCLUA FORA DISSO.

  • E AGORA?

    Sarney vai deixar a vida publica mas será substituído pelo pupilo alagoano.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Aplaudiria, apoiaria, concordaria, anuiria e até votaria… mas… sem comentários!
    Abr
    JG
    PS: respostas em nosso blog!

  • SATURNINO BELCHIOR

    AMIGO RICARDO:
    O que dizer com o crime contra a humanidade? porque depois de oito anos de governo do patrão desse candidato crianças ainda sofrem de lombrigas? vivem banguelos ainda na fase infantil? A quem esse senhor quer enganar? todos bem conhece a sombra que está por trás desse senhor.
    01 – OS PIORES ÍNDICES SOCIAIS,
    02 -QUINZE MIL ASSASSINATOS,
    03 – ENDIVIDAMENTO FARAÔNICO DO ESTADO
    04 – FALÊNCIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL
    05 – ABANDONO TOTAL Á SAÚDE, FALTA REMÉDIOS E MÉDICOS.
    06 – SUMIÇO DA VERBA DA UNIDADE DE MENOR,
    07 – ESCÂNDALO NO PROGRAMA DA CASAS DA CHEIA DE 2010.
    08 – FALTA DE PROJETOS PARA VÁRIAS PASTAS
    09 – TROCA DE SECRETÁRIOS POR CRITÉRIOS POLÍTICOS E NÃO TÉCNICOS,
    10 – EXPLOSÃO DA DELEGACIA DO D.E.IC. E SEGUE A LISTA SEM FIM.Confesso que estive com vontade de votar nesse senhor por achar que ele seria independente e capaz, mas percebi que isso não é e nem será possível usando esse tipo de campanha que infelizmente depôes contra ele e todo o seu séquito.

  • Elmanuel

    Caro jornalista Ricardo Mota,
    Ao ler, atentamente, os comentários que sucederam-se ao meu, notei quase uma hegemonia de opiniões de adesão às ideias postas pelo pré-candidato a Governador do PSDB. Alguns poucos comentários críticos e temerários antagônicos, o que é, perfeitamente, compreensível. Parafraseando Michael Sandel, a democracia não requer igualdade perfeita, mas que as pessoas de diferentes origens e diferentes modos de vida se encontrem, até se choquem, ao longo da vida diária, porque é dessa forma que aprendemos a negociar e a viver com nossas diferenças e é isso que faz com que nos importemos com o bem comum, afinal, cada um dá o que tem!
    Eduardo Tavares, dentre os pré-candidatos ao Governo de Alagoas, é o mais preparado, pois, já fora testado quando galgou funções importantes em Alagoas e no Brasil!
    Exemplificando, cito que há quase oito anos, o servidor público não sabe o que é atraso do seu subsídio, pois, o atual Governo, com todos os problemas, mudou o tratamento salarial! É bom lembrar aos esquecidos que em governos anteriores o atraso dos salários chegaram a nove meses, culminando com até casos de suicídio, conforme veículos de comunicação em massa da época.
    Quanto ao seu comentário, quero parabenizá-lo pelo belo texto, nos lembrando que uma outra concepção foi dada à administração pública em Alagoas, quando os chamados ‘crimes de mando’ praticamente deixaram de existir; e os poucos registrados foram devidamente apurados!
    Assim, nas próximas eleições para Governador, temos a esperança de que Eduardo Tavares, o ET, dê continuidade ao trabalho empreendido pelo atual gestor, de forma a avançar ainda mais, corrigindo os atuais equívocos administrativos!
    Abraço!