Muito se falou, e com razão, da reação iracunda da torcida presente ao Itaquerão, na abertura da Copa do Mundo, xingando de forma estúpida a presidente Dilma Roussef.

Vi e revi o vídeo. Confesso: fiquei constrangido.

Houve divergências entre vários jornalistas sobre o comportamento da “plateia”, mas fiquei com aqueles que manifestaram repúdio aos gritos grosseiros e desnecessários naquele momento.

Acrescento alguns argumentos: se a vaia faz parte do jogo e os palavrões idem, nada disso justifica a linguagem chula contra a presidente. Até porque – eis para mim um motivo fundamental – ali estava uma mulher, avó, acompanhada da filha. Fosse qualquer outro, o meu repúdio seria atenuado – não nesse caso.

O ex-presidente Lula atribuiu – e não só ele – os gritos à “elite branca”.

Não foi o que achou o secretário da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Para ele, também representantes do povão ali se manifestaram.

Não importa: o erro foi coletivo e não há como pedir desculpas à injustamente ofendida.

Mas eis que o jornalista e escritor Elio Gaspari publicou, na última quinta-feira, o texto abaixo:

Lula diz que nunca se valeu de palavrões para desqualificar presidentes da República. Falso. Numa conversa com jornalistas, chamou o então presidente Itamar Franco de “filho da puta”.

Não sendo o genial comunicador de massas e ex-presidente da “elite branca”, quem se manifestou de forma tão grosseira contra Itamar Franco, conhecido pelas trapalhadas, mas também por ser alguém que fez sua vida na atividade política com a certidão – conquistada – de “Homem Honesto” (não é pouco)?

Terá sido um ancestral dos Homo stupidus do Itaquerão?

Espero que Lula, ainda que no campo privado, tenha pedido desculpas a Itamar Franco antes da sua morte.

Los muchachos de Copacabana
Renan Filho sobre JL: "Ele sabe como poucos o que nos espera no pleito desse ano"
  • Joseval

    Lula só fala o que lhe é conveniente, começo a perceber um certo descompasso entre o que ele fala e a realidade das ruas, sua conversa não mais é aquele que encontra nas pessoas a simpatia, hj sabemos da realidade e da podrisse que se tornou o governo do PT com Lula como comandante chefe.

  • saulo mendes

    “Deus” que inventou o Brasil, não pede desculpa a ninguém. Os mineiros estão dando a resposta, já agora. Quanto a Dilma se eu estivesse lá, me contariam só com uma vaia, sem palavrões. Aplaudir uma presidente que priorizou a COPA, em meio a tanta miséria, JAMAIS! Salve Itamar, o Floriano Peixoto mineiro, da ética..

  • ARTUR

    Não sou favorável a baixaria não importa a quem, mas, sou favorável a FORA DILMA – PT/PMDB E ALIADOS MENSALEIROS.
    Enquanto não se investir em EDUCAÇÃO a reação será essa.
    Quanto a LULA é esperado seu jeito de ser, NÃO ESTUDOU.

  • Sena

    INJUSTAMENTE OFENDIDA? Só pode estar de brincadeira. Suas críticas são fracas e parciais, coloca logo uma estrela na testa.

  • Heloísa

    Não nos esqueçamos de outras grosserias, como a de FHC, chamando os aposentados de vagabundos. Espero que Lula tenha pedido desculpas a Itamar Franco, o melhor presidente que tivemos. Mas Lula disse isso há mais de vinte anos. Hoje, seria impensável. Precisamos evoluir.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    A corrimaça ou surriada ou gritaria e os xingamentos são REAÇOES ínfimas; ou não?
    Joilson Gouveia*
    Data latíssima ou máxima vênia, meu caro admirado, preclaro, respeitado e proficiente literato do noticiário caetés e tupiniquins Ricardo Mota, permita-me ponderar, contestar e até apresentar alguns singelos, simples e modestos argumentos díspares, diversos, diferentes e contrários ao esposado pelo pacato ou pacifista e humanista urbano.
    Tenho asseverado, dito, repetido e reiterado, sobretudo escrito, afirmado e editado em nosso humilde Blog, que RESPEITO é uma via de mão dupla, recíproca, mútua e bilateral e vice-versa, bem por isso a “reação” em apupos ovacionados ou xingamentos nada corteses, favor ler aqui, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2014/06/a-sonora-surriada-seria-uma-surpresa-ou.html
    Ademais, quanto mais leio suas “respostas” ou explicações sobre o “desrespeitoso” evento havido no “Itaquerão” em mínima homenagem merecida ou “louvor” a quem não tem se portado como Chefe-de-Estado, Estadista ou mesmo Presidente – até porque assassina ao Português com o neologismo “presidentA” e “governa e ajuda mais a Cuba” que ao Brasil – o feito foi uma REAÇÃO às AÇÕES, DOAÇÕES e OMISSÕES dessa governanta (= governo + anta). Aliás, será que ela sabe o significado dessa simples palavra GOVERNO? Toda AÇÃO causa REAÇÃO; ou não?
    Outra coisa, o molusco “vertebrado, barbudo e barbado” chegou a dizer que foi a “ELITE presente” e não o povão ou a classe média – como que estas duas poderiam estar nas ARENAS da FIFA com os precinhos dos ingressos? O brasileiro tem assistido à “copa das copas” pela TV, a imensa maioria do povo brasileiro que tem TV – e que “EDUCAÇÃO vem de casa”, acaso ele sabe o que é isso? Acaso ele teve ou tem EDUCAÇÃO?
    Bem por isso, reitero: convenço-me de que Lobão foi ímpar e brilhante na conceituação e bem fundamentada definição do PT, a saber: “Discutir com petista é como jogar xadrez com pombo. ele vai derrubar as peças, cagar no tabuleiro e sair de peito estufado cantando vitória”. (y)
    Notem bem: Onde a lógica, razão, coerência ou inteligência ou a mínima sensatez?
    Dizem vocês, os defensores dela e os petralhas que os tais programas “bolsas” isso e aquilo ou aqueloutro e “a quilo”(e bem pesado) ou a sacos de dinheiro (todas copiados de um socialista anterior ao desastre do incapaz, agnóstico, estúpido e apedeuta do molusco barbudo e barbado da galega e da Rose) buscam ou visam RETIRAR DA MISÉRIA OU POBREZA as mais de “30 milhões de famílias” espalhadas “nestipaís”. Ora, saindo delas (da miséria e da pobreza), por conseguinte, eles passarão a SER “classe média” e isso só irá aumentar o irascível, iracundo e iroso ou odioso nefasto pensamento de Chauí e súcias matulas de PETRALHAS MENSÁRIOS. OU NÃO? – Quem não viu ainda que veja o ódio destilado pela “filósofa” de botequim e enaltecida pelo molusco, donde se infere que ela e os petralhistas odeiam à elite e à classe média e AMAM a si mesmo e aos “pobres”! Que lindos anjos! Que samaritanos! Santa Chauí e São Lula, ou não?
    Quanto ao fato de ser mulher, avó, mãe e estar acompanhada da filha, que levaria à comiseração ou atenuação ou mesmo repulsão à uníssona REAÇÃO ou “recado” do povo, pois a ELITE também faz parte do povo sim, ainda que não queiram alguns apedeutas e outros “filósofos”, aqui o indago, Peninha:
    A “coitadinha” tem se portado, comportado e se IMPORTADO ou se PRECOCUPADO com o brasileiro ou a brasileira, que estão SEM tudo ou SEM nada daquilo que prometeram antes de subirem, com suas hostes, ao Poder?
    Amigo, culto, urbano e admirado literato, sinceramente, numa sociedade civilizada, urbanizada, culta, educada e politizada ela e seus súcias matulas estariam atrás das grades, no mínimo. Noutros países ou mesmo em Cuba, Irã, China e outras ditaduras auxiliadas, apoiadas e aliadas dos ditos vaiados, estariam no El Paredon ou dependurados, pelo pescoço, diante de tantos DESVIOS ou DOAÇÕES daquilo que é do povo: ERÁRIO. Daí, concluo; vaias, apupos, ovações e xingamentos ainda são muito pouco pelos danos causados ao Brasil.
    Abr
    JG

  • suely sarmento

    Espero que Lula não tenha pedido desculpas ao Itamar, pois ele era mesmo um ….. .. …! E FHC pediu desculpas ao chamar os aposentados de VAGABUNDOS!!Claro que não ele pode é rico, tem mestrado, doutorado, tudo pode!! Só não vai nunca mais governar nosso PAIS!! PSDB NUNCA MAIS

  • Antonio Neto

    Prezado Ricardo toda ação corresponde a uma reação. Cada vez que a “cumpanherada” junta-se em bando para jogar no lixo a ética, a cedência e a honestidade, esta mandando a todos nós brasileiros que trabalhamos e pagamos uma carga tributária aviltante, a tomar na mesma denominação anatômica a que a “presidenta” foi “convidada” a tomar.

  • MARCÍLIO T. DA GUA

    A mídia, ainda que sutilmente, tenta legalizar um ato vil e covarde vindo de pessoas que ali não estavam fisicamente, mas sim politicamente. Essas pessoas, usadas, pela campanha do ÓDIO, mal conhecem o BRASIL que LULA pegou em 2002.

    OS CÃES LADRAM E A CARRUAGEM PASSA, mas os cães que ladram não o fazem por vontade própria, nem por conhecimento de causa e sim por crer que dessa forma afrontariam a PRESIDENTE DILMA e o que conseguiram foi mostrar ao mundo e ás crianças, famílias Brasileiras a “INTOLERÂNCIA”, marca registrada de alguns organizações que se intitulam: SENHORES DA VERDADE, PALADINOS DO BEM, E JUSTICEIROS. DOS BURGUESES.

    Muitas razões temos para protestar não é mentira, a grande verdade é que tal ofensa não representa nenhum protesto e sim a tentativa de desmoralizar um governo de DOZE ANOS, que jamais será superado em obras, direitos sociais, ações sociais, visão estratégica, dentro e fora do PAÍS, pensando não só no BRASIL, mas sim em todo o continente sul-americano e nos outros Países aliados.

    O xingamento do Presidente LULA ao Sr, ITAMAR FRANCO, não foi SERMÃO COMPRADO e nem na frente de crianças, jovens e senhores, não foi em rede nacional, portanto a mídia mais uma vez distorce a verdade, e, com certeza não vai publicar esse meu comentário, mas isso não diminui nem aumenta nada em minha vida, outros jornais publicarão esse texto, pois a verdade sempre aparece. ( VIVA MENDONÇA NETO, JORNALISTA INDEPENDENTE E INTELECTUAL).

  • Kleyton

    TENHO DENTRO DE MIM QUE NÃO DEVEMOS PAGAR O MAL COM O MAL, E SIM COM O BEM, PORÉM, POR MAIS QUE ALI ESTIVESSE UMA AVÓ E MÃE ACOMPANHADA DA FILHA, ACREDITO SER GRANDE A POSSIBILIDADE DE QUALQUER UM QUE ESTIVESSE NAQUELAS ARQUIBANCADAS NAQUELE MOMENTO, SABEDOR QUE É DA SITUAÇÃO EM QUE O PAÍS SE ENCONTRA E DO QUANTO FOI INVESTIDO (PARA NÃO DIZER DESPERDIÇADO) NESSA COPA, ACOMPANHASSE O ‘BRADO RETUMBANTE’ E SOLTASSE O GRITO COM VAIAS… INCLUSIVE AQUELAS MÃES QUE VÊEM SEUS FILHOS CRESCEREM SEM A DEVIDA EDUCAÇÃO POR PARTE DO GOVERNO, AQUELAS AVÓS QUE PAGAM PLANOS DE SAÚDE CARÍSSIMOS POR NÃO TEREM ACESSO À SAÚDE, AQUELAS MULHERES QUE JÁ TIVERAM SUAS BOLSAS LEVADAS POR LADRÕES, POR NÃO TEREM AMBIENTES SEGUROS PARA TRAFEGAS, NEM PARA REPOUSAR, AFINAL, A PRÓPRIA CASA HOJE NÃO É MAIS SEGURA…

  • Ermelino

    Nos dias de hoje, certas expressões antes consideradas “pesadas” são apenas desabafos, e todo mundo sabe disso. Todos continuam levando namoradas, esposas e crianças aos estádios, e quando alguma torcida considera que o juiz errou o coro é automático: “ei, juiz, vá tomar…” Virou um susbtitutivo do “filha da p.” que se dizia em coro, sem causar “falsos pudores” ou o “falso moralismo” . Qualquer um sabe que ninguém quis ofender a mãe ou vovó ou mulher Dilma, até porque ninguém a conhece, A manifestação foi contra o Estado, personalizado pela presidenta. Estado corrupto em alto nível ultimamente, e ineficaz do mesmo modo de sempre. Vamos deixar de balela. Lula sempre foi contundente e “boca suja” contra seus adversários, e nunca respeitou as mulheres, pois confessou à Playboy que armava estratégia sórdida no sindicato para “papar” as mulheres viúvas que chegavam lá em busca de apoio e orientação, e encontravam um Dom Juan desqualificado, pronto a fingir compaixão para satisfazer seus instintos sexuais, tratando-as como objetos (quer maior desrespeito do que tratar uma mulher frágil e sofrida como se fosse uma boneca inflável ?). Vamos deixar disso. Que o que houve no Itaquerão não é bom, não é. Mas uma mulher tipo Dilma, que trata assessores debaixo dos pés, e Lula, com o passado que tem, não possuem condições para se fazerem de vítimas, como espertamente estão tentando fazer.

  • JOBSON, DO SINDIMETAL

    Ricardo, a Dilma está pagando o “pato” pelas vaias e ataques que pessoas do PT também deram em adversários.

    No entanto, não justifica a presidenta ter sido vaiada logo por aqueles que foram assistir o jogo da Copa no estádio “padrão FIFA” construído no governo dela.

    É como se dissesem: Presidenta!, estamos lhe vaiando e lehe dizendo palavrão porque fizemos questão de participar e usufruir do ambiente de luxo que a senhora nos proporciona!

    Os que se dizem contra a Copa, deveriam ter protestado logo quando se anunciou que o Brasil iria sediá-la.

    Se estão contra os gastos, também deveriam ter protestado antes que as respectivas obras fossem iniciadas.

    Se existem superfaturamento e roubalheira, que façam manifestação pedido que a PF apure os fatos e leve o caso à justiça.

    O que não podemos é sujar a imagem do nosso país perante o mundo, porque isso causa perda de investimentos internacionais, que acarreta à volta do perverso regime de recessão, que há cerca de 15 anos já nos causou muito arrocho salarial e altíssimo desemprego.

    Para curar a vaca, não podemos fazer com que ela deixe de produzir leite. Remédio se dar para curar a doença, e não para piorar ou matar o doente.

  • Carlos

    Todos usam dois discursos: Um da boca pra fora enganando o povo tolo do brasil, prometendo tudo, xingando seus comparsas; Outro para as negociatas dos gabinetes, que sem nenhum pudor tramam o roubo do dinheiro da saúde, da
    educação, da segurança do brasileiro. Agora seja! Eleitor brasileiro.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    😮 Fui CENSURADO, meu caro Peninha?

  • Ruslan Queiroz

    PTZADA, XIITAS e OUTROS BICHOS!
    .
    Militantes mais ferrenhos, tem de debatido com a VERDADE por trás do “ SEM MEDO DE FELIZ”, e anunciado “LULINHA PAZ E AMOR”, tudo MIGUÉ pra se chegar ao PODER, LULA e o NUCLEO DURO, são expert e desculpas e culpar mesmo que após 13 anos, FHC até pelo DÓLAR NA CUECA, MENSALÃO, PASSADENA, eles nunca admitem, mesmo com este tempo todo esta JUSTIFICATIVA não COLA mais.
    .
    Xiita é só convocada no período de eleição, em atacar o INIMIGO imaginário quando deveria questionar o Próprio PT por condutas “POLITICAMENTE INCORRETAS”.
    .
    Uma possível vitória de Aécio colocaria em XEQUE, as GREVES INTERMINÁVEIS, a palavra ÉTICA seria inócua vindo de um PTISTA.
    .
    Lula e FALA o que pensa e ciente disso, seu foco junto com Franklin Martins é a imprensa livre, acham que podem fazer aqui o que a Cristina Kirchner fez com o GRUPO CLARIN, aqui não vai dar certo, lamento.
    .
    OS PTISTAS QUE “JUSTIFICAM E MINIMIZAM LULA” ERRAM IGUAIS OU PIOR QUE ELE, FALAM QUE JÁ PASSOU É OUTRA PEGADINHA, FALAR DE FHC É NO MÍNIMO ALGO PSICÓTICO E ULTRAPASSADO.
    .
    PTZADA, preciso se definir, e mudar o adágio: “QUEM TA FORA QUER ENTRAR, QUEM TÁ DENTRO, NÃO QUER SAIR”
    .
    Fecho com este[ desculpe o texto, mas…]
    “DISCUTIR COM PETISTA É COMO JOGAR XADREZ COM POMBO.ELE VAI DERRUBAR AS PEÇAS,CAGAR NO TABULEIRO E SAIR DE PEITO ESTUFADO CANTANDO VITÓRIA.”

  • nilson antonio dos santos

    no meu ponto de vista as vaias no estádio só reforçam a minha tese, o Brasil caminha para um caminho sem volta, meu Deus, não somos obrigados a onviver mais 04 anos com um governo mentiroso em todos os sentidos como esse PT, e arquitetado por este tal de LULA, o maior ladrão que já vi, eles junto provocam a alienação da mente dos menos favorecidos, acorda povo brasileiro, esta chegando um momento histórico, a miséria em um pais que poderia está avançando e agora só regride.

  • Laert

    Não só falta educação.
    Falta saúde, transporte, segurança, cadeia para corruptos, etc…

  • Frederico Farias

    Confesso que, se estivesse nas arquibancadas daquele aterro sanitário de quinta categoria, quando da abertura do evento, eu não hesitaria um só segundo em, também, fazer coro com a chamada “elite branca” ali presente, manifestando-me, portanto, de “forma estúpida” – como assim vaticina o ilustre jornalista.
    Por partes.
    Para início de conversa, quem criou as condições para afugentar o brasileiro dos estádios brasileiros, ou seja, a maioria negra e mulata despossuída, arianizando a torcida presente nas arquibancadas das chamadas ‘arenas’, foi o pt que, a soldo da fifa, passou a cobrar ingressos incompatíveis com o poder aquisitivo da massa, em valores que variam de R$ 400 a R$ 7.000 – dependendo da importância da partida –, enquanto torrava R$ 30 bilhões em dinheiro público oriundos do BNDES.
    Quanto ao caráter da ‘ovação’ e a quem ela se destinou de forma direta, eu pergunto: como pode alguém, cujo (des)governo apresenta índices estratosféricos de rejeição em todos os itens pesquisados – portanto rejeitada pela maioria – , exigir respeito à sua pessoa ou – ainda que o seja – ao cargo que, de forma incompetente e irresponsável, ora ocupa?
    Em terceiro lugar, gostaria de destacar que ninguém, no pt, tem, na atualidade, condições morais de se utilizar do roto discurso da “elite branca”; logo eles, petistas, que, hoje, compõem a neo-elite brasileira, corsária e predatória, detentora de fortunas amealhadas da noite para dia às custas do erário, portanto da desfortuna de parcela significativa do nosso povo , bem podendo integrar a famosa ‘ALA DOS BARÕES FAMINTOS’ de que nos fala Chico Buarque de Hollanda em “Vai Passar”.
    Afirmo, ainda, que a justíssima homenagem prestada naquele aterro sanitário não foi dirigida, única e exclusivamente, à presidente. O ‘aplauso’ foi ‘ampla, geral e irrestritamente’ extensivo. Eu diria, muito bem socializado. Portanto, considerem-se, também, homenageados, com o veemente apelo, os três poderes da república (com ‘r’ minúsculo mesmo), todos os políticos (renans pai, filho e espírito santo; collor – o príncipe-filhote – , biu, lessinha, paulão…. além de lulla et caterva) e, por extensão, claro, o conjunto dos partidos políticos em atividade no Brasil.
    Concluindo, quanto ao “fdp” de lulla sobre Itamar Franco, sugiro que o epíteto em questão ‘cairia como uma luva’, desde que dirigido a quem pretendeu desqualificar o falecido ex-Presidente da República, único atlântico registrado baiano, famoso pelo topete.
    Frederico Joaquim Teles de Farias

  • José Carlos Milito

    Êsse lula só diz bobagem.Continua ignorante como(não burro) sempre.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Ao ensejo, é imperioso reconhecer que o leitor FREDERICO disse tudo e mais um pouco sobre os feitos havidos e aqui escritos e descritos, pelo que deve ser destacada sua lúcida, procedente e muito bem fundamentada observação, que é digna de merecido encômio.
    Enfim, amigo leitor aceite aos meus humildes, simples e singelos, porém sinceros parabéns!
    Abr
    JG
    Ao Frederico Joaquim Teles de Farias!