Uma coligação montada pela força política, articulação e profissionalismo do presidente do Senado.

Eis o retrato da maior aliança político-eleitoral já formada nos últimos tempos em Alagoas (só perde para aquela que levou Divaldo Suruagy ao governo, em 1994).

Em dobradinha com o também senador Collor, Calheiros nunca se dedicou tanto a montar um grupo para disputar um pleito no estado. Mais, até, do que quando ele próprio tentou ser governador, em 1990, ou montou uma rede de apoios para voltar à presidência do Senado.

Calheiros usou todo o conhecimento adquirido ao longo de trinta e cinco anos de atividade política profissional, mas o resultado já é visível.
Terá praticamente o dobro do tempo na propaganda do rádio e da televisão das outras coligações, além de uma força eleitoral que reúne prefeitos de todo o estado, deputados estaduais, vereadores e líderes políticos experientes de Norte a Sul.

Renan Filho e Luciano Barbosa formam uma chapa puro-sangue, é verdade, mas que traz para o embate a maioria dos partidos da base aliada do Palácio do Planalto e um inegável favoritismo.

Poucos profissionais do ramo no Brasil seriam tão eficientes quanto o presidente do Senado.

Maurício Tavares não disputará reeleição e o PTB fica menor na Assembleia
A fratura exposta na dividida entre Biu de Lira e Vilela
  • Abranches

    Isento blogueiro, Suruagy foi eleito naquela coligação quilométrica em 1994, não em 1996.

    Resposta

    Agradeço a correção.

  • carlo jorge

    A POLÍTICA ALAGOANA PERDE UM GRANDE REPRESENTANTE NA ASSEMBLEIA O DEPUTADO MAURICIO TAVARES DECIDE NÃO CONCORRE A REELEIÇÃO

  • Jugurta

    Huum, será que surgiu um novo amigo de infância, Ricardo ?

  • Erivânio

    “Profissionais do ramo” da política brasileira é um dos piores “elogios” que alguém pode receber. Águas turvas, ambiente fétido, interesses escusos, negociatas abjetas, patrimônios inexplicados, alcovas pagas, rejeição das pessoas de bem da sociedade, biografias impublicáveis. O mal, por si só, se acaba.

  • Bob Madeira

    Só falta combinar com o povo!!!

  • luan

    A política alagoana e muito nojenta, as pessoas reclamam, tanto de quem foi, de que voltou, que esquecem de eleger pessoas novas, dando assim uma oportunidade de crescimento, ou tentativa do mesmo.

  • Eduardo

    estou com pena do meu Estado. Em janeiro estará entregue as piores raposas velhas que existem em Alagoas. Eu n mereço e n siu representado por essa corja.

  • roose

    Essa dobradinha pode até ganhar para administrar o céu, mais não com meu voto.

  • marcos

    TENHO A CERTEZA QUE A POPULAÇÃO VAI DA A RESPOSTA NAS URNAS, PORQUE SE VOTAR NO CHAPÃO O ESTADO ACABA DE IR AO FUNDO DO POÇO.

  • Julio Paiva

    Seja em que for a profissão, profissionalismo muda o jogo literalmente.
    Renan já ganhou uma eleição. Em 90 foi eleito 3 vezes, mas… Passou!
    De lá pra cá fez de tudo, foi tudo. Situação e oposição. Ministro e Presidente do Congresso. Foi expulso e colocado de volta. Injustiçado e reordenado. Renan provou todos os sabores.
    Renan filho vem com as virtudes politicas, com aprendizado, com o tino pra coisa. Hoje na convenção mostrou e mulher e a mãe. É humano, tem emoção. Vai ser um grande governador porque o favoritismo vai se confirmar.
    Eu acredito que Renan Filho é a redenção de alagoas.

  • claudio

    Caro Ricardo, na eleiçao de Senador ele fechou praticamente o apoio da assembleia e quase todos os prefeitos e voce viu o resultado do Renan, resumindo ele é ruim de urna. Escandalo não falta em sua Biblografia. O POVO não gosta dele, ele quer enganar agora com seu filho. Será que consegue !

  • Julio Cardoso

    Tá de brincadeira não é carlo jorge? Grande representante? Difícil ate de comentar kkkkkk

  • Artur Marinho

    Renan Filho e Luciano Barbosa são o caminho de uma Alagoas eficiente, com políticas públicas fortes, valorização do interior do estado. Os dois são muito preparados, tem tudo para dar certo.

  • Wagner

    Essa união é o caminho para uma Alagoas esperançosa! Estou muito confiante nesse novo cenário político praticamente as esferas políticas vão trabalhar conjuntamente para resolver os problemas em Alagoas! Chega logo Eleicao

  • carlos

    Vai ter muita gente para ajuda o renanzinho mais por outro lado com o eleitor mais exigente um e com um debate politico bem articulador pelo outros dois principais candidatos principalmente ser levarem em consideração a situação da cidade de Murici a qual renanzinho foi prefeito não sei não vai terminar igual a Espanha muito alarde para pouco futebol.

  • Marcelo de Delmiro Goveia

    “Nelles”? Nunca.Apesar da idade,ainda tenho memória.O Lessa foi absolvido daqueles processos que noticiavam quando ainda não compunha a base de bajulação “delles”? Ou a justiça só agiria se ousasse ser candidato contra “elles”?
    Que vergonha, Alagoas.

  • Luiz Henrique

    A cada aliado, mais implante de cabelo. Até a eleição o Renan Calheiros pai vai estar semelhante ao David Luiz da seleção brasileira.

  • Justiça !

    Que belo ”profissional”….Collor x Renan pai x Renan Filho, vamos botar pra correr essa desgraça para o bem de Alagoas !

  • João do Povo

    Muito profissionalismo, mas meu voto , minha família e amigos ele não tem, ou seja, não serve de nada e não é perfeito.

  • JAFET RODRIGUES

    NÃO ENTENDI O QUE DIZ CARLO JORGE, QUE PERDEMOS UM GRANDE POLÍTICO NA ASSEMBLÉIA, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ATÉ PARECE QUE TEMOS GRANDE POLÍTICOS NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE ALAGOAS, ESTAMOS É FERRADOS COM ESSES POLÍTICOS ALAGOANO, QUERIA O DEPUTADO ROMÁRIO AQUI PARA DAR NOME AOS RATOS.

  • josé augusto de omena

    JÁ PENSOU DEPOIS DE TUDO ISSO SURGIR UM E. T. NO CAMINHO E ATRAPALHAR ESTA CORRIDA.

  • Jugurta II

    Só aqui em Alagoas,faz uma pesquisa no Brasil dos políticos mais odiados e cite 10 nomes de políticos que certamente o dele figurará entre os 3,no ruim sai com uma medalha de bronze,pobre Alagoas!

  • Renata Omena

    Oxê, JL já está aí?! kkk Cadê o demônio que ele citou na convenção do outro candidato? KKk … Isso que é profissionalismo … kkk. Meu deus, que pena de Alagoas!!!

  • Silva

    O título “…lição de profissionalismo…” me fez lembrar uma frase de Rubem Alves: “De todas as VOCAÇÕES, a política é a mais nobre. De todas as PROFISSÕES, a profissão política é a mais vil”. In: Sobre política e Jardinagem

  • Silva

    É gente demais pra dividir o pobre cofre das Alagoas. Por isso, eu prefiro me juntar àquele que está “sozinho”, tem ética, tem história de gente normal e, sobretudo, é capaz de me representar e a todos os alagoanos. Eduardo Tavares é o novo da política Alagoana.

  • Silva

    E o pior de tudo isso: o povo vai deixar se enganar mais uma vez, com a mãozinha dos órgãos de imprensa etc. Agora, mudando de assunto, porque o blogueiro não faz uma análise da propaganda eleitoral antecipada e ilegal que os políticos daqui fazem. É só olhar os nomes estampados nos carros etc. O nome, só o nome é usado para disfarçar a propaganda antecipada; é o jeitinho brasileiro driblando a lei eleitoral.

  • cidadao

    Triste fim em Luciano Barbosa!
    Pobre da nossa Alagoas!
    Murici city da familia calheiros, tem os piores indices de todos os indicadores sociais do Brasil. Ai me vem o pensamento se não sabe administrar o quintal de casa, vai saber administrar o estado.

  • Benedito Carlos Monteiro

    Vendo essas noticias dos politiqueiros de Alagoas sou tomado por uma imensa tristeza onde quatro meses de meu TRABALHO e para pagar impostos paras esses usufluir, mas não adianta já está tudo consumado Alagoas é, e sempre sera uma capitania hereditária.

  • Yasmin Alves

    Meu caro eleitor o jovem deputado federal e candidato ao governo Renan filho e seu vice Luciano Barbosa tem mais respaldo e qualidades para governa Alagoas, do que o grupo de E.T e Biu.

  • JOBSON, DO SINDIMETAL

    Ricardo, faça mais uma matéria sobre quem travou continua travando a instalação do estaleiro, já que se trata de um empreendeimto para gerar 30 mil empregos em benefício dos trabalhadores e trabalhadoras de todas as categorias.

  • marcos costa

    Renan filho foico deputado q mais de gosto de se ver em Alagoas. Tenho certeza q vai inovar e ser o melhor governador desse estado.

  • ricardo

    PARABÉNS AO SENADOR CALHEIROS, QUE CONSEGUI UNIR AS LIDERANÇAS DE ALAGOAS, RENAN FILHO GOVERNADOR E FERNANDO COLLOR SENADOR. VAMOS A VITÓRIA.

  • Política é Sedução

    O que vejo e sinto é que esse profissionalismo declarado do Chapão, deixa os eleitores com vontade de dar o troco.
    É muito curral pra pouco gado e já tivemos esse já ganhou em outras eleições com essa turma, que no final descobriu que voto se conquista, não se impõe.
    Política é jogo de sedução, e como sabemos, para se sentir seduzido é preciso tocar o coração.

  • Carlos Emanuel

    “Os profissionais da política” realmente têm experiência de sobra: Renan Filho mostrou como se administra, quando prefeito de Murici; Luciano Barbosa idem em Arapiraca, Collor sem comentários e Renanzão o ícone dos desmandos em vários e diversos graus.

    Hino de Alagoas

    “Esta terra que há que idolatre-a
    Mais que os filhos que filhos lhe são?”

  • filho

    o ET esta aos poucos chegando AGUARDE Q JA MAS ELES PODEM CANTAR DE GALO O POVO N E MAS BESTA NÃO

  • fred

    Meu grande Ricardo, é bom vê um profissional da politica, em que temos um estado de um povo sofrido, miseravel e acima de tudo usado, o que não temos saúde,educação e segurança, e vejo esse povo unido dizer *que vai mudar Alagoas*, é demais. O que vemos é essa raça cada um ficando mais rico de que o outro e para o nosso povo, que foi as ruas em 2013, e essas vozes não foram ouvidas.

  • Barbosa

    Gente, Renan pai tem 35 anos de politica, Biu de Lira já tem quase 50, isso significa na verdade que nenhum dos dois nunca trabalharam, sempre viveram as custas do dinheiro publico, Renan Filho vem no mesmo caminho, como Artur Lira, Marx Beltrão, Galba Neto, Chico neto, Dudu Holanda, JHC e muitos outros calouros da politica alagoana.
    Quanto ao Dr. Eduardo Tavares, estudou fez concurso, é professor e sempre trabalhou para seu sustento. A força do atraso é grande e vai fazer de tudo para tomar o estado, mas vamos torcer para que o povo abra os olhos e der o troco.

  • carlos

    A convenção do PMDB,uma grande festa onde reuniu diversas lideranças onde a populção tem muita admiracão pelo trabalho em prol da sociedade alagoana!Estavam presente Fernando Collor,Max Beltrão,Renan pai,Paulão e Judson Cabral,que abrilhantaram a convenção em nome da unidade para o bem do nosso Estado de Alagoas!Paulão e Judson Cabral,era só alegria entre os presentes confiante na votória de Renan Filho ao governo do estado e Fenando Collor, para o senado e nas suas candidaturas para estadual e federal,parabéns estes brilhantes deputados de PT,mostrando maturidade política,que as diferenças neste hora deve ser esquecidas em prol de um projeto maior tirar Alagoas do atraso do desenvolvimento!

  • Paulo Cesar

    Alagoas pode muito mais do que tem sido feito nesses últimos anos… Renan Filho e Luciano Barbosa atenderá as expectativas do povo alagoano, não tenho dúvidas que irão exercer um grande governo!

  • saulo mendes

    Em tempos de São João, nada mais apropriado.

  • Paulo Magalhães

    Juntou tudo que é de POLÍTICOS FISIOLOGISTAS em uma só coligação…..essa turma está no poder a décadas e ALAGOAS continua na pior……e MURICI….PIOR AINDA…..se não conseguem administrar bem uma cidade minúscula como MURICI….imagine administrar todo o Estado….

  • Costa

    Esse pessoal tão organizado, tão poderoso, tão, tão tudo… mandato de Senador a vários anos, ambos, Collor e Renan, o outro deputado federal, e aí, o que sobrou de bom para o nosso Estado? Demagogia pura, somente interesses próprios… Luciano seria uma excelente opção, se estivesse desligado desses oportunistas de plantão.

  • Alexandre Aciolly

    Cada um de nós foi responsável pela construção desse modelo político que ai está, somos também responsáveis pela desconstrução se quisermos. Essa é a hora de utilizarmos esse tema para discutirmos mais sobre política seja na internet, no sofá de casa,com os vizinhos ou com os colegas de trabalho.Acorda Alagoas!

  • Pedro Paulo

    Renan Filho é referência para o povo muriciense, foi um dos grandes gestores da cidade e tem trabalhado muito por ela, inclusive trouxe o IFAL, um dos grandes projetos realizados da cidade!

  • Henrique Moura

    Será governador no primeiro turno!

  • Luiz Silva

    E agora?O que resta a NÓS eleitores, já que todos estão juntos na defesa intransigente de seus interesses, como a décadas? O povo haverá de dar um basta, uma resposta a altura. O “herdeiro” foi Prefeito por duas gestões, e o que fez por Murici? Será que ele seria capas de citar pelo menos 3 obras de impacto?Queira DEUS que não faça o mesmo “por Alagoas”.

  • Alex Brandão

    Fico imaginando toda essa galera profissional querendo receber os seus “rendimentos”… Podre do pobre cofre Alagoano!
    Por isso que é melhor está só do que mal acompanhado! #somostodoset

  • jo

    todo esse comando impondo alianças vai perder de lambuja pois quem decide é Deus e o povo. BIU NELES MEU POVO

  • Manoel Dantas

    Não entendo de jogo político e pergunto: Pode um mesmo partido esta em duas coligações, ou sejam PSDC e PSL? (Coligação de Renan Filho é composta de quatorze partidos formam a Frente: PDT, PMDB, PTB, PV, PTdoB, PHS, PSD, PSDC, PSL, PT, PEN, PPL, PTN, Pros.; A do Benedito de Lyra (Biu) pelos partidos PSB, PP, PR, PPS, PRP, PSDC, PSL e Solidariedade?!