“Assustador”. Assim definiu um velho – e respeitável – militante da esquerda local a situação envolvendo o deputado estadual pelo PT de São Paulo, Luiz Moura.

Não se trata, como diriam alguns dos seus companheiros, de uma reação “moralista” ou “lacerdista”.

O caso vai além do que foi e fez André Vargas, até há pouco tempo vice-presidente da Câmara Federal, representando o mesmo Partido dos Trabalhadores.

O histórico do deputado Luiz Moura é um alerta sobre o incômodo ponto a que chegaram os partidos políticos no Brasil: sem nenhum controle no processo de filiação, aceitando qualquer tipo que tenha voto – esta é a matéria prima que importa (a outra é grana, mesmo).

Ao caso “assustador”.

Na década de 1990, Luiz Moura foi preso por dois assaltos a mão armada, no Paraná e em Santa Catarina. Julgado, foi condenado a doze anos de prisão, mas conseguiu fugir da cadeia após cumprir um ano e meio de cadeia.

Sumiu no oco do mundo. Reapareceu mais de uma década depois, quando seu crime já estava prescrito. Estava regenerado, garantiu à Justiça.

Ainda jovem – pouco mais de quarenta anos -, Luiz Moura filiou-se ao PT, envolveu-se com transporte em São Paulo, virou milionário e, em 2010, elegeu-se deputado estadual. Queria ajudar o próximo – mas por que não fazê-lo em uma atividade menos tentadora para quem tinha o seu passado?

O principal financiador de sua campanha foi o também petista “histórico” Jilmar Tatto, atual secretário Municipal de Transporte de São Paulo (que doou cerca de R$ 200 mil).

Recentemente, a polícia paulista divulgou o conteúdo de um inquérito sobre a atuação do PCC na quebradeira de ônibus em São Paulo, no início de maio. Numa reunião com treze integrantes da organização criminosa, quem estava?

Pois é: o nobre deputado.

Ele disse que não sabia quem era quem ali.

Tudo bem. O problema é que os partidos já não ligam há muito tempo para saber quem é quem nos seus quadros.

A meteórica e esquisita trajetória deste personagem é a nota fúnebre sobre os partidos no Brasil: o cheiro que eles exalam é o de um cadáver insepulto.

A discussão vai mais além, exige outros elementos e argumentos, eu sei.

Mas creio que precisamos de novas formas de representação, para que possamos agir – povo brasileiro – coletivamente, encorporando a diversidade, com suas múltiplas reivindicações.

Mas não podemos nos sentir representados por quem acha que um prato de comida é a grande síntese do desejo humano.

Sem dúvidas, é o ponto de partida- mas não o de chegada.

Que venha o futuro.

(Deixo de comparecer ao sepultamento por motivo de força maior.)

Bem pra lá do fim do mundo
O veneno de Claudia Leite, a Claudinha (Osvaldo Epifânio, o Pife)
  • Ovídio José Souto Galvão

    Ricardo, mandei preparar uma coroa de flores, vermelhas, claro.

  • Bob Alagoas

    E o que dizer dos candidatos a deputado estadual aqui em alagoas, tem a turma da bala, assassinatos, corrupção etc.

  • TEM VOTO ?, FALTA VERGONHA,

    Mestre, como esperar nada diferente, num país que baderneiros de uma milícia chamada MST, tentam invadir o STF, ameaçam as pessoas, agridem e ferem 38 policiais militares, verdadeira tentativa de homicídio e …
    Lógico, lá vem a grande punição :
    A Presidente da República, pasmem, recebe os vândalos no seu Gabinete, com todas as honras.
    É simples :
    QUANDO OS DE CIMA PERDEM A V E R G O N H A,
    OS DE BAIXO PERDEM O R E S P E I T O.

  • José Adelfo Dantas Chaves

    Ricardo, ainda bem que temos o Sr. para ajudar a tornar público esta vergonha que envolve a nossa política(melhor dizer, politicagem) porém isso não é privilégio de São Paulo, porque se atentarmos para o histórico de alguns de nossos parlamentares, concluiremos que estamos na mesma miséria.

  • Flaviano calaca

    Pois e,o camarada assalta os cofre públicos em prefeitura órgãos publico depois se elege senador,deputado e ainda e chamado de excelência,esta tudo errado.

  • Sou Feliz

    O que falta e vergonha na cara de muita gente, procurar trabalhar, viver do seu suor, tem muitosque só querem viver de bolsas, como e dai que saem os votos, dos muitos preguiçosos, hajam bolsas, vergonhoso.

  • Paulo Rostner de Olivença

    Caro Ricardo Mota, sinceramente, se for para falar em morte de partidos políticos nesse país, todos eles, sem exceção, estariam enterrados há muito tempo.
    Mas, vamos nos deter na “classe política” de Alagoas: quantos vereadores e deputados com mandatos ativos se envolveram em desvio de verba pública(furto), assaltos a banco e assassinatos?
    Fica difícil de imaginar que futuro teremos pela frente!
    A situação atual do país tem tudo para culminar no estilo do filme norte-americano histórico “Gangues de Nova York”, que retrata o submundo do criminalidade, pois temos imigrantes entrando no país sem controle, discriminação racial patrocinada pelo desgoverno do PT, tráfico de drogas e corrupção no poder.

  • Paulo Rostner de Olivença

    ACUSADO DE MATAR O ESTUDANTE DAVID HORA É ABSOLVIDO PELO JÚRI(Da Redação do TNH1)
    Caro Ricardo Mota, é inacreditável que um indivíduo que saiu de casa armado, tenha disparado um tiro, “acidentalmente”, mortal em alguém que ele acabara de conhecer, seja absolvido por um júri popular.
    Será que estamos perto de anunciar a morte do “poder judiciário” nesse país?

  • Andé Matos

    Assustador meu caro Ricardo Mota é ver esse partido que governa o país nos levar rumo aos caos com essa ideologia da morte que é o socialismo,estamos vivendo dias sombrios pois o que vem por aí é pavoroso basta ver as consequencias que esse nefasto sistema cousou nos paises aonde foi ou está instalado.Quanto ao deputado petista em questão aí, é Alagoano da cidade de Batalha.

  • nivaldo gomes guimaraes

    Todos os partidos,sem exceção, usam figuras sem as minimas condições de nos representar só porque têm votos.É muito lamentável o que vimos hoje em nosso País.
    Dignidade se prega com dignidade e não com oportunismo.

  • Adriel Batista Correia de Melo

    Maceió,31 de maio de 2014

    Senhores(as)

    Eu acho engraçado quando leio comentarios de que o governador alagoano é culpado da escalada da violência nes-
    te estadozinho de cocô,quando sabemos que são os juizes,
    promotores e as leis.Se houvesse fuzilamento semanal,haveria
    menos violência,pois demais ficaria com medo.Tragam o valo-
    roso Coronel Amaral que as coisas se resolve.Aqui há margi-
    nais até na elite.

    Adriel Batista Correia de Melo

  • João Bosco de Castro

    Ricardo, Jilmar Tatto – o protetor do deputado-bandido Luiz Moura – é da tropa de choque da ex-prefeita Marta Suplicy. Cresceu junto com seus irmãos à sombra da desastrosa administração da mãe de Supla, entre os anos de 2001 e 2005, com interesses especiais na Secretaria de Transportes. Tanto que hoje é secretário municipal da pasta, na cota que cabe à ex-prefeita na administração ainda mais desastrosa de Fernando Haddad.

    Pois bem, quem não se lembra do terror que o PCC tocou em maio de 2006 em São Paulo? Era vésperas das eleições presidenciais, com o Mensalão cobrando seu preço político e Alckmin em processo de afastamento do governo paulista para enfrentar Lula.

    Foi um Deus nos acuda quando alguém sugeriu, já naquela época, que havia interesse especial – ou até mesmo ação conjunta – dos bandidos do PCC com setores do PT paulista ligados ao Sindicato dos Perueiros para desgastar Alckmin.

    Taí o Luiz Mota, deputado estadual do PT, com um irmão vereador de São Paulo pelo PT, botando a cabeça de fora. Suspeita-se inclusive que o deputado – junto com esses nobres brasileiros do PCC – estejam por trás também do incêndio de mais de 300 ônibus na região metropolitana de São Paulo nos últimos meses.

    O mais interessante na prática dos incendiários é que nunca acenderam um fósforo perto de um veículo de transporte alternativo (setor ao qual é ligado o deputado-presidiário e os Tattos), só em carros das companhias de ônibus.

    Discordo, todavia, Ricardo, quando você anuncia a morte dos partidos. Os partidos são perenes e nenhuma democracia digna de nome se desenvolveu sem eles. Quem morre (politicamente, é claro…) são os políticos, seus dirigentes.

    A atual agonia do PT, com essa correlação de forças que controla o partido desde a década de 90 (o grupo de Lula, Dirceu, Genoíno…), se prolongará por muito tempo ainda. De todo modo, ainda que não seja uma morte política, essa gente está moralmente devastada. São um estorvo para o governo, para o Estado e para a nação. Resta torcer para perderem em outubro próximo. Seria um primeiro passo para apressar essa troca de comando.

    O PT não morreu, mas é um monturo putrefato sob o sol escaldante da política brasileira – que nunca foi grande coisa, vale dizer. As eleições desse ano, colocando-os de volta na oposição, poderiam ajudar nessa limpeza. Somente a gente de bem que ajudou a fundar o partido, que mesmo iludida foi às ruas, e que foi escanteada pelos “profissionais”, poderia salvá-lo de se tornar um novo PMDB, ou pior, uma nova ARENA com o sinal político trocado.

  • Antonio @@

    Ex-assaltante, deputado anuncia morte dos partidos.

    Espero que os integrantes dos novos(vivos) partidos
    incorporem as atitudes de chico xavier, padre cícero, Antonio Conselheiro,Graciliano Ramos e tantos outros – pelos menos sejam admirados pelo seu povo.

  • josé Carlos Milito

    Êsse é o retrato do pt

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    ERA SÓ O QUE FALTAVA . . . SÓ PODIA SER ALAGOANO . . . QUANTO AO CASO HORA , ESSE COSTUME DE ANDAR ARMADO , PRÁ QUALQUER LUGAR QUE FOR , É TRADICIONAL NESSA TERRA , E , EXCLUSIVO PARA AS FAMÍLIAS QUE COMPÕEM AS ELI-
    TES DESSA MÁFIA . É COMO BEBER E DIRIGIR . . .
    SEMPRE DÁ EM MERDA ! JUNTE-SE A ESSES INGRE-
    DIENTES , A NOTÓRIA IMPUNIDADE DESTE RINCÃO SEM
    LEI E SEM JUSTIÇA . QUASE TODOS OS DIAS , FALTA
    ENERGIA EM JACARECICA E IMEDIAÇÕES . HOJE , POR
    EXEMPLO , FALTOU ÀS 00:45 HS . DA MADRUGADA ; RE –
    TORNOU ÀS 06:00 HS. DA MANHÃ . POR VOLTA DAS
    09:15 HS. , QUANDO EU ASSISTIA OS MOMENTOS DECISIVOS DE UMA PARTIDA DO TORNEIO DE ROLAND
    GARROS ( TENIS ) , FALTOU , NOVAMENTE , ENERGIA . . .
    ÀS 09:35 HS. , A ENERGIA RETORNOU . PENSA QUE PAROU POR AÍ ? ÀS 10:20 HS. , A ENERGIA NOVAMENTE
    SE FOI . . . ÀS 10:55 HS., A ENERGIA , VOLTOU . . . Ô FU-
    LERAGEM ! . . . ÀS 14:55 HS. , QUANDO INICIEI ESTE COMENTÁRIO EM SEU BLOG , NOVAMENTE , CAIU A ENERGIA . . . ÀS 16:00HS. , RETORNOU A ENERGIA , PO-
    RÉM , ÀS 16: 11HS. , SUMIU DE NOVO , DESTA VEZ COM
    UM ESTAMPIDO OUVIDO AO LONGE . . . ÀS 16:41HS. , RE-
    TORNOU MAIS UMA VEZ A FULÊRA ENERGIA E SE
    MANTÉM ATÉ AGORA , 17:45HS., QUANDO FINALIZO ESTE
    COMENTÁRIO . DÁ PRÁ TU , MATÉRIA ?!

  • Constant Ramos

    Velha raposa política de cinco mandatos em Brasília disse aqui, em Alagoas, que o congresso nacional é uma casa de loucos. Lá tem de tudo. Só não tem honestos porque em política honestidade é substantivo abstrato. Luiz tá pronto para ir pra Câmara Federal. E nós vamos mandar quantos deputados-bandidos pra lá?

  • ze

    Esses partidos só querem mamar, nada para os descamisados, só r$50,00 por voto

  • Francisco

    Ricardo, o atual estágio dos partidos políticos do Brasil se mantém perene no período pós redemocratização até o momento, onde o modus operandi San Franciscano prepondera: é dando que se recebe. A grande indignação surge com a mudança de discurso e de hábitos de partidos antes combativos e defensores da moral e da ética na política. É o caso da revolta com o PT, que tem estimulado as mais diversas reações, algumas justas outras deploráveis e beirando a insanidade. Pra diminuir o sentimento odiesco e de revolta, que fazem mal à saúde é preciso entender o fenômeno social que ocorre no Brasil, onde o Sistema Político instalado é muito forte e envolve interesses de toda ordem, sociais, corporativistas,judiciários,empresariais, sindicais, religiosos, internacionais e porque não dizer, individuais e familiares. O PT simplesmente foi “engolido por este Sistema”, deixando de lado suas bandeiras de luta. Mas se assim não fosse não governaria nem um minuto siquer… Teve que capitular… Será assim com qualquer outro partido que vier a ganhar as próximas eleições e quiçá não seja com piores resultados. O remédio pra isso: uma nova constituinte com o foco em dois temas principiais, Reforma política e do Judiciário, esta a mais importante. Se há vontade política pra isso a curto prazo, não há! Então, pra nós simples viventes continuemos seguindo o velho ditado, tanto aqui, Alagoas, como alhures, Brasil, escolhamos sempre o menos pior, o menos deletério para a sociedade: “..dos males, o menor”. Saudações democráticas.

  • Emerson Marinho

    Perfeito meu caro Mota. Cada dia te admiro mais ,não temos nem o que acrescentar .um abraço e bom Domingo.

  • Eduardo Veigas

    O Paulo Rostner de Olivença está certíssimo, pois é notório o abandono das nossas fronteiras por parte do governo federal, seja para coibir a entrada de imigrantes, seja para coibir a entrada de drogas e de armas, as fronteiras estão abertas para tudo, é só ver que nos últimos 10 anos o trafico de drogas ficou mais forte no Brasil todo, porque será?

  • Ednaldo Marinho de Andrade

    Caro Ricardo Mota, eu não costumo votar nas pessoas por partido político e acho que voto de legenda deveria acabar, porque a vontade do povo nem sempre é respeitada por causa dos coeficientes, mas uma coisa eu digo jamais irei votar em alguém que seja do PT, porque nunca vi tanta sujeira, tanta coisa errada como os representantes desse partido com algumas exceções. Fora PT, fora Dilma, Brasil chega de corrupção.

  • Iron Lima de Souza Iório

    Caro Ricardo, enquanto neste Pais o voto for obrigatório,analfabeto votar, garoto de 16 anos, que não responde por seus atos, eleger senadores, e presidentes, este Pais será sempre essa vergonha.

  • Aparício Macedo

    Tenha paciência, dizer que o PT é um partido de corruptos, eu pergunto , e os demais?
    Se levantarmos os números da justiça eleitoral, o PT perde para PSDB, DEM, PMDB, etc. Acontece é que a imprensa atende aos interesses dos seus donos quando enfatiza o que é do seu interesse. Vejam o exemplo do mensalão do PT, é pinto comparado ao mensalão tucano e ao trensalão de São Paulo, também do PSDB.

  • josef

    Há quem defenda o PT (partido da Traição) ! São os companheiros sindicalistas quem mamam com um dia de trabalho dado pelos trabalhadores. As bolsas (família, casa, presidiário, etc) e os maiores ratos da república. Francamente é para ter nojo do PT. O País virou uma zona !