TSE confirma: Alagoas perde uma vaga de deputado federal este ano
Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral confirmou que o estado de Alagoas vai perder uma vaga na Câmara Federal já nas eleições deste ano: passará de nove para oito integrantes a bancada alagoana (sem contar os três senadores).
Como consequência, a Assembleia Legislativa também terá uma redução de três cadeiras em disputa no pleito de outubro – restarão 24 em disputa.
A decisão do TSE havia sido tomada no passado, com base no cálculo do número de eleitores de vários estados, incluindo Alagoas. Mas o Congresso Nacional conseguiu sustar seus efeitos para o pleito de 2014.
Ao que parece, não por muito tempo: a confirmação da perda da vaga se deu pelo voto dos sete ministros que participaram do julgamento de uma “questão de ordem” – administrativa – do próprio Tribunal.
É possível modificar a decisão?
Segundo explicou ao blog a advogada Maria Cláudia Bucchianeri, que acompanhou o julgamento, só o STF pode alterar a decisão, se considerar inconstitucional a resolução.
“O problema é o pouco tempo até as convenções, quando o número de vagas em disputa – e de candidatos também – precisa estar definido, de acordo com a legislação eleitoral”.
Há chances?
“Sim, mas são remotas”, afirmou a experiente advogada, especializada em Direito Eleitoral.
Ou seja: muita gente vai perder o sono hoje.
ô povo burro
Se gritar pega ladrão….
Ricardo
Graças a Deus, menos 4 corruptos, menos 4 mensalinhos, menos 4 nefastos, menos 4, com seus grupos de 200, que não vão mamar nas custas da população e não venha com conversa que “perde representatividade”, não fazem nada mesmo!! Contabilizando, umas 800 pessoas ou mais, direta ou indiretamente, vão deixar de mamar no dinheiro público e vão ter que trabalhar!! Que coisa boa!! Agradeço ao TSE, tomara que o STF não acabe com a minha alegria!!
Zé Roberto
O correto seria 7 (sete) federais e 21 (vinte e estaduais), só servem para fazer negociatas, bem como 15 (quinze) vereadores em Maceió, e as cidades pequenas 6 (seis) vereadores já estaria de bom tamanho. O dinheiro empregaria em saúde e educação.
bebeto
Eu acho que ainda tem muito deputado, haja vista que sao verdadeiros enganadores.
Sandro
Fazia muito tempo que não lia uma boa notícia. Agora nos eleitores devemos fazer nossa parte, mudança total.
Zé Roberto
O correto seria 7 (sete) federais e 21 (vinte e estaduais), só servem para fazer negociatas, bem como 15 (quinze)vereadores em Maceió, e as cidades pequenas 6 (seis) vereadores já estaria de bom tamanho. O dinheiro empregaria em saúde e educação.
ALAGOANO
Só falta tirar os outros 8, aí sim tava bom…
Qualquer verba que venha direto pra onde quer que seja, seria melhor do que passar por estes aí…
Vamos trabalhar STF e ratificar essa jóia de decisão.
Edivaldo Barboza Leão
Com uma bancada pífia como a de Alagoas, tanto na Câmara Federal, como na Estadual, quem sai ganhando com isso, é a população alagoana, porquanto é menos dinheiro saindo pelo ralo.
Cicero Manoel da Silva
O TSE fez um bem ao Estado, pobre e quase falido, de Alagoas. Só há impasse: o número de deputados estaduais fica em 24 (número par). O que será que deve acontecer quando um projeto tiver a seguinte situação 11 votos a favor e 12 votos contra, sabendo que o presidente deverá votar?
Márcio
De vez em quando, uma pequena alegria para alma sofrida dos que querem uma Alagoas melhor…
MARCELO de Delmiro Gouveia
Que beleza! Bom seria se acabasse todas as vagas.Quem compra mandato nunca me representou.Nojo “delles”!
Eduardo Cardoso
Como fica a corrida para a Câmara Federal?
Turma do Renan Filho: faz 5
Governo: faz 1 ou 2 (Pedro Vilela e JHC)
PRTB: 1 ou nenhum (depende das alianças e de Almeida)
Turma do Biu: faz 1 (Artur). Faria mais um se fossem 9 vagas.
Quem dança? O Maurício Quintela que entrou “na rabeta” na última eleição graças aos muitos votos de Rosinha e Renan Filho.
Agora com 8 cadeiras ou corre pra os braços do Téo ou, certamente, estará desempregado em 2015.
Daniel
que noticia excelente. tem como tirar mais algumas vagas da ALE – AL ? ainda ta muito cheio.
edvaldo alves
Um por estado seria o suficiente. E também um senador. É pilantra demais no congresso, só pra assaltar os cofres da nação. A função desses caras não é legislar? Eles são o câncer deste país. Só roubam, comandam quadrilhas, tem assessores em excesso. O país está perdido com estas drogas nos roubando. E diminuir também o número de vereadores e deputados estaduais seria necessário. Outra coisa correta seria diminuir os ganhos desses pilantras.
manuel carlos neto
eu acho é tome…
Ferreira
Já que o STF sabiamente nos mostrou o caminho das águas, compete-nos enquanto cidadãos darmos continuidade a essa limpeza.
Carlos
Ótima notícia pra sociedade alagoana. Estou bastante feliz por saber que centenas de “faz nada” vão ter que se virar pra ganhar suas “mesadas”. Chega de mamar nas tetas do governo. Quanto menos melhor! Parabéns STF!
jota
o correto seria. 1 deputado federal eu 1 deputada estadual, minha esposa, 1 vereador, meu filho, prefeito. o galego do veneno.
Francisco de Assis Barbosa Lima
A MELHOR NOTÍCIA DO ANO!!!! VIVA SÃO JOÃO!!!
josé élio
Se depender de mim, não será eleito nenhum, não voto em ladrões e matadores, são todos nefastos, só que amaioria dos eleitores são burros…
Paulo
Podiam diminuir pra 18, pra que tanto deputado chupando dinheiro do Estado, enfiando um monte de assessor que sequer vai la trabalhar.
Graças a Deus tomaram uma medida mais do que certa e justa.
Deviam diminuir também o numero de vereadores.
Quanto menor a participacao do Estado melhor a sociedade ficará, vamos extinguir cargos, diminuir essas estatais que sao mero cabides de emprego, vamos vender os correios, as companhias de energia, acho que parte da petrobras tambem deveria ser privatizada.
Ferro
Ricardo, bom dia!
Mesmo ainda achando que tem deputado demais. Já é um boa notícia. Espero agora que os eleitores de Alagoas façam a parte deles. E elejam pessoas comprometidas pelo menos um pouco com o desenvolvimento do estado de Alagoas.
Só para ilustrar um pouco o quanto o estado de Alagoas é subdesenvolvido e os empresários não têm o menor apoio para instalar indústrias em nosso estado, seguem algumas observações:
– Alagoas é o único estado do Nordeste que não possui um Parque Eólico. Não se sabe por que. Sergipe e Pernambuco que são vizinhos já possuem há anos.
– Alagoas é o único estado que não tem uma Cervejaria. Todos os estados do Nordeste têm este tipo de Indústria. Menos o nosso querido estado. Por que será?
– Os principais estados do Nordeste possuem em seu Parque de Matriz Energética, Usinas Termelétricas. Alagoas pelo contrário fechou uma pequena usina Termelétrica que se instalou há mais de 10 anos. E as que tentaram se instalar, forma expulsas na época do então governador Ronaldo Lessa.
A única Termelétrica que temos se não me falha a memória é na Usina Coruripe. Mas praticamente o potencial gerado não é significativo frente ao consumo do estado.
É por essas e outras que Alagoas e o povo de nosso estado precisa acordar.
carlos
Que maravilha! menos ladrões com cargo público. Agora vai ter gente querendo matar para conseguir se eleger.
Antonio
A melhor notícia este ano no ramo da política, mas poderia ser melhor se fosse 1 estadual, 1 federal e 1 senador, ia sobrar bem muito dinheiro pra saúde, educação e segurança.
ricardo alexandre melo de amorim
QUE NOTÍCIA BOA! MENOS UMA “PARASITA” ALAGOANA SUGANDO E DEIXANDO DE ENCHER O SERVIÇO PÚBLICO COM SEUS “APADRINHADOS”!!
barakinalama
Só 3? e o resto? Mas, como diz o velho ditado, é de grão em grão que a galinha enche o papo…
Quem sabe depois mais 3 + 3 + 3… até fechar essa casa maldita que se chama “tavares bastos”!!!
Alexandre Aciolly
Que notícia boa meu caro Ricardo, tomara que se sustente.Melhor ainda se fosse reduzido pela metade.
junior
só bastava 1 dep. federal, 1 dep. estadual e pronto!
antonio josé de melo neto
Foi boa a decisão do STF, mas ainda achei que deveria sair
mais gente.Alagoas não precisa de mais deputados, e sim
de segurança,saúde,educação.
estevao
que coisa maravilhosa por mim so teriam apenas 2 os politicos so disputam eleiçoeos pra sua propria riqueza mesmo. nao vai fazer falta nenhuma poderia ser tudo espero que nao voltem a traz que bom meu Deus
Eleitor Alagoano
Excelente notícia! Ninguém precisa de tantos parlamentares, todos com as mesmas ideias, os mesmos vícios, e até (infelizmente) a mesma ficha criminal. Alagoas não precisa de tantos deputados, nem os municípios de tantos vereadores. Alagoas precisa de mais professores, mais médicos, mais policiais. Não se pode aceitar que tenhamos uma das maiores taxas de analfabetismo do país. É preciso acordar! Se nosso estado não mudar por iniciativa dos homens e mulheres de bem da sociedade civil – que precisa ser – organizada, não mudará pela ação – ou falta dela – dos “senhores” parlamentares. Outubro vem aí. Nossa arma está nas urnas. Que tenhamos a mesma voracidade para eleger bons políticos (sim, eles existem, apesar de poucos), como a que temos para torcer pra uma seleção de futebol ou para agirmos como “justiceiros”. A verdadeira justiça se faz nas urnas.
Mário
Notícia extremamente agradável. Parabéns ao TSE pela sábia decisão.
Alagoano Satisfeito
Até que fim uma boa notícia, esses camaradas só servem para mandar matar os outros, não fazem projeto nenhum. Quando foi que nós vimos algum deputado federal de Alagoas nos telejornais do Brasil com algum projeto de sua autoria?
Luis Antonio
Serão 4 ladrões a menos para roubar os cofres publicos!!!!
alex alves dos santos
O correto seria o tse acabar com possibilidade do presidente apos reeleito voltar ser candidato novamente,seguir os parametros dos EUA.
JEu
Agora só falta cortar a vaga do Alí Babá e dos outros 37 ladrões… Finalmente uma notícia boa para o povo alagoano. Agora, na disputa das vagas restantes, só Deus sabe o que pode acontecer… que se lembrem do que aconteceu com a Ceci Cunha…
Evaldo Santos
Ouvi a alguns meses que o “gigante acordou” fiquei entusiasmado logo depois decepcionado pois o gigante é sonambulo… Mas agora politicos presos, intocaveis sendo tocados, deputados perdendo vaga(!) até empresas de onibus perdendo linha em maceio estou vendo, pensei q nao veria isso em vida… Será que dessa vez o “gigante” está ao menos bocejando?
paulo
vamos pra rua comemorar…. agora só falta diminuir o numero de governador em alagoas… ai ficava sem o.teo sem renan filho… ou seja ficariamos sem governo… alias ja estamos a um bom tempo…kkkkkk
Paulo Rostner de Olivença
Caro Ricardo Mota, chegamos ao fundo do poço, não é só os bandidos de colarinho branco que têm imunidade.
Ontem durante as manifestações contra Copa das Copas, junto com outros protestos, próximo ao estádio Mané Garrincha, em Brasília, um soldado da PM foi atingido na perna por uma flecha disparada por um índio.O autor do disparo foi conduzido à delegacia de polícia e liberado em seguida.
Moral da história: o arco e flecha deixou de ser uma arma perigosa e letal, e o índio(declarado inocente) estava apenas praticando tiro ao alvo, claro, sem a intenção de matar. Entendem?
Será que a solução encontrada pelo Governo Federal para evitar a superpopulação das cadeias é não prender?
ESTE É O PAÍS QUE TODOS NÓS ESTAMOS AJUDANDO A AFUNDAR NA MEDIDA EM QUE SOMOS OMISSOS!
RICARDO GOMES
CADEIRAS CERTAS: JOÃO BELTRÃO, ANTÔNIO ALBUQUERQUE E OLAVO CALHEIROS. O RESTO VAI TER QUE BRIGAR MUITO.
marcio da silva sousa
ainda foi pouco tem que cair pela metade.não fazem nada e ganham fortunas.
Miral
Menos um político alagoano para sugar os cofres públicos! Tem que reduzir também na Assembléia Legislativa.
Julio pereira Junior
O nosso Estado só tem tolinhos na bancada,é Mensaleiros,Taturanas e etc.Deveria também reduzir a bancada Estadual,no nosso Estado temos nove polos,um Deputado Estadual para cada polo,seria nove Deputado,quanto não renderia,uns Milhões em, mas somos os que mais pagamos impostos no pais,a bancada tem que ser grande mesmo,quem sofre é o povo.
MAURICIO
GRAÇAS A DEUS !!!!!!!!!!!
JÁ QUE O POVO DE ALAGOAS NÃO TEM CORAGEM DE SUBSTITUIR OS SEMI-DEUSES, QUE A SOLUÇÃO VENHA PELA JUSTIÇA MESMO QUÊ TARDIA.
VAMOS SER MENOS SURRUPIADOS, VAMOS VÊ MENOS PIROTECNIA, VAMOS MENOS LESADOS E VAI SOBRAR ALGUM DINHEIRO MAS NÃO SE SABE PARA ONDE VAI.
AGORA PENSANDO BEM, COMO VAI SER VIDA DELES AGORA PARA GANHAR SUAS ELEIÇÕES, SERÁ QUÊ: O QUÊ NÃO PRESTA VAI SE JUNTAR COM O QUÊ PRESTA OU SERÁ O BENEDITO ??????
DEPOIS DE MUITO TEMPO SOFRENDO COM ESTES MAUDITOS, VOU PODER ASSISTIR DE CAMAROTE COM TELA PLANA E 42 POLEGADAS ELES SE COMEREM PELAS ÚNICAS VAGAS QUÊ SOBRAREM !!!!!!!!!!!!! RSRSRSRSRSRSRSRSRS
Antonio Garyfalos
A justiça foi feita.
Momento de Reflexão
PROBLEMAS PESSOAIS
A fé viva não é patrimônio transferível. É conquista pessoal.
A felicidade legítima não é mercadoria que se empresta. É realização íntima.
A graça do céu não desce a esmo. Tem que ser merecida.
A melhor caridade não é a que se faz por substitutos. Cabe-nos executá-la por nós mesmos.
A fortaleza moral não é produto de rogos alheios. Provém do esforço da resistência para o bem.
A esperança fiel não se fixa no coração por contágio. É fruto de compreensão mais alta.
O verdadeiro amor não nasce das sombras do desejo. É fonte cristalina e inexaurível do espírito.
O conhecimento real não é construção de alguns dias. É obra do tempo.
O paraíso jamais será adquirido pela sagacidade da compra. É atingível pela nossa boa-vontade em fugir ao purgatório ou ao inferno da própria consciência.
A proteção do alto é inegável para todos nós que ainda nos movemos na sombra. Ai de nós, todavia, se não procurarmos as bênçãos da luz!…
.André Luiz / Médium Chico Xavier
Livro: Agenda Cristã (extrato) – Ed. FEB
Frederico Farias
Até que enfim uma excelente notícia: menos quatro gatunos.
Samuel Lisboa Santos Neto
Uma ótima noticia para os alagoanos menos quatro ratazanas, saqueando o dinheiro do povo; acorda Alagoas temos que renovar os lugares, o cheiro podre deixado pelos vermes que proliferam a miséria em nosso estado.
Sylvio De Bonis Almeida Simões
Muito Justo!
Ricardo henrique barbosa lira
ao meu ver deveria existir so um deputado federal ,um estadual aqui em alagoas ai vcs estavam dentro da normalidade para o tamanho do nosso estado.teriam que trabalhar e nao acordoes para enriquecer as custa do povo
Cara de Pau
Ganhei o dia..,época de eleição so aparece políticos trabalhadores,fora de eleição ninguém ve o primeiro.
RCesar
O certo seria 03 estaduais, 03 federais,.02 senadores. E basta de tanta roubalheira.
carlos
Perde os picaretas e ganha o povo de Alagoas!Em,parte!Já na Assembleia Legislativa de Alagoas,quem vai ganhar são os futuros eleitos e reeleitos!Lá,vai a explicação o bulo duodécimo o objeto de desejo dos candidatos vai ficar mais atraente na divisão menos três,dos 27,ficam 24,aí a farra será maior!Gentem,o problema não é a contidade e sim a qualidade e com certeza a renovação será quase nada!Nesta atual,assembleia só teve um que salvou a bandeira foi JHC!
Paulo Rostner de Olivença
Caro Ricardo Mota, já que estamos falando que foi justa a decisão do TSE.
Quando teremos uma solução para o problema do transporte público em Maceió? – Cadê a licitação?
A cidade vê a cada dia aumentando o número de mototaxistas, com o aval de vereadores corruptos que incentivaram o uso deste transporte clandestino e perigoso, e o número de vítimas fatais no trânsito sem que a SMTT e o MP tomem nenhuma providência.
Os “mototaxistas” têm passe livre para roubar, invadir passeios e o sinal vermelho.
ATÉ QUANDO VAMOS SUPORTAR MAIS ESSE DESCASO DA PREFEITURA DE MACEIÓ E DO MP-AL?
roose
Apesar da notícia vir ao encontro do que deseja a sociedade, acho que os critérios para definição do número de parlamentares representante de cada estado, quer na esfera federal ou estadual, deveria passar por profundas modificações visando a redução maior do número desses come e dorme e com a economia nos gastos com eles, aplicar mais na educação e saúde, Tenho esse SONHO.
barakinalama
Essa vaga de deputado federal já deixou de existir desde 2010 quando o joão lira foi eleito. Assisto com freqüencia a TV câmara e nunca ví esse moço na tribuna fazendo algum discurso e ainda por cima tá dando trambique aqui em alagoas falindo suas empresas para não pagar ninguém!
JOSÉ
Acho que a quantidade pode e deve ser diminuída, mas o que realmente tem que ser feito é analisar os salários e benefícios, o absurdo esta no valor que eles recebem, por que não ter um salário fixo de R$ 10.000,00? Meus amigos eles são funcionários públicos e não a elite de um país, não produzem riqueza. Os impostos que pagamos estão sendo direcionados para enriquecê-los. PARA BRASIL! A quantidade que cada parlamentar recebe com as gratificações de todo o tipo são abusivas para o meu bolso, um senador e deputado federal deveria receber apenas 01 passagem ao mês para ir a Brasília e pronto! Uma salário de 10.000,00 está bom para quem quer servir ao país. RESPEITEM MEU DINHEIRO
Observador
Menos um parasita. Mas ainda é pouco. Congresso, as Assembleias Legislativas, Tribunais de Contas, etc, só servem para oficializar os roubos.
Joseval
Ótimo. Só falta acabar essa questão de coligação. Quem tiver mais voto objetivamente deveria ganhar.
valdir alves
..E o duodécimo também vai ter o seu valor reduzido, para os proximos sugadores do erário.
Amém!!!
Menos 4 corruptos de carteirinha.
Obrigado senhor!!! Deus é mais.
Erivânio
A estrutura boa para o Brasil, poderia ser com 2 senadores para cada estado e 2 deputados federais para estados pequenos, 3 estados médios e 4 estados grandes. Na nossa ALE, uns 10 estaduais e pronto. E talvez ainda fosse muito. A questão é de qualidade, moral e intelectual, e de inteligência e criatividade para a produção de boas leis. E isso, está provado, não é essa quantidade absurda de mensaleiros, sanguessugas e taturanas quem traz. Muito ao contrário. E o número de assessores ? Outra indecência.
JP
Aos poucos o STF vêm mostrando atitude e dando o rumo certo em algumas acoes,visto que, os nossos representantes #politiquinhoss# são todos uma corja de lobos faminto… Cabe a STF ratificar em definitivo e está atento as novas proposituras. Nós vamos procurar votar e mudar por outros nomes, nem que seja do Juquinha kkk.
Brenda
Parabens TSE. Poderia ter acabado com 10 e nao faria falta a populacao.
Jorge
Aumentou o desespero de quem precisa se reeleger. Legal.
Daniel Carvalho
E nas pequenas cidades do interior onde os vereadores se reúnem 1 vez por semana e ganham excelentes salários? Na Barra de São Miguel são 7 vereadores ganhando cerca de R$ 6.000,00. ABSURDO.
Antonio @@
Maravilhaaaaa!!!! Uuuuuhhh!
vereador, deputado, e senador deveriam ser como Conselheiro Escolar, sem remuneração.
Ahh, não vou gastar as minhas letras maiscúlas nesses nomes RODÍCULOS!
FOI POUCO
ESSA ASSMBLÉIA E O CANCER DO ESTADO DE ALAGOAS,ESTAMOS CANSADO DE DÁ MORDOMIAS A ESSA POLITICAGEM,ONDE SÓ QUEM SE BENEFICIA SÃO ELES PRÓPRIOS COM ESSE DUODÉCIMO ABSURDO E OS DESVIOS E ROUBOS COMO OS MAIS DE 300MILHÕES E OUTROS QUE ESTÃO SENDO INVESTIGADOS PELO MP.DEVERIA TER SOMENTE 10 “DEPUTADOS“ OU MELHOR NEM UM.MCCE! JUSTIÇA E CADEIA NELLES ! O POVO ALAGOANO NÃO MERECE ESSE TIPO DE GENTE.
Marcos Mesquita Jr.
Noves fora zero.
Nove deputados, zero para os alagoanos.
Joilson Gouveia Bel&Cel RR
Sem maiores delongas sobre o tema abordado pelo literato do noticiário caetés e tupiniquins e vetusto poeta Ricardo Mota, gostaria tão somente de transcrever alguns posts editados nos matutinos da rede mundial, bem por isso, a despeito da redução do número de um parlamentar na órbita federal e de três na esfera estadual, retrato o que foi postado sobre o tema, nos webjornais caetés, quando se cogitou e até se projetou majoração do quantitativo de edis da Câmara, no município de Maceió, a saber:
“Ora, faça-se a VONTADE do povo, que manifestou REPULSA ao aumento de vereadores, haja vista ter “poderes” para ANULAR – aquilo que ele acha lícito: a votação -, e retire de PAUTA tal descalabro, que afronta à MORALIDADE, infensa ao clamor social, ou se o consulte, em PLEBISCITO, sobre a ODIOSA majoração de EDIL.”
“Depreende-se, dos comentários postados nos webbjornais locais, que a imensa maioria da sociedade é CONTRA a insensata, incoerente, absurda, desprezível ideia de majoração para 31 EDIS, e, se tem PODERES – o todo-poderoso presidente– para ANULAR uma “votação lícita”, como o diz, o TEM p/ RETIRAR tal proposta. Ou não?”
“Maceió CARECE de saneamento básico, iluminação, pavimentação, sinalização, postos de saúde, escolas, médicos, dentistas, hospitais, segurança nas escolas públicas e nas ruas, praças e logradouros e NÃO de mais VEREADORES!”
“Serão mais 10 X 27 mil reais/mês, afora outras verbas “secretas”. VETE-SE TAL LEI! Serão mais 10 TETAS para uns bestinhas mamarem, isso se a população CALAR, CONSENTIR, SILENCIAR e AQUIETAR! Se NÃO HOUVER MOBILIZAÇÃO teremos mais 10 PÁRIAS a mais que os existentes, com raríssimas exceções! Cadê o MPM, a OAB, o MPE, a mídia e a IMPRENSA em geral?
Vamos dizer NÃO, já!”
Bem por isso se nota a manifesta alegria dos mais diversos comentários postados aqui ao saber da REDUÇÃO referida e citada pelo literato jornalista, poeta, compositor, cantor e brilhante comentarista e não somente em política.
Pelo serviço que prestam ao Estado, ao País e ao Povo dez deputados e dois senadores por estado-membro ainda é muito e, nas Assembleias Legislativas e Câmaras, proporcionais aos números de leitores, devendo somente considerar município se houver mais que CEM MIL habitantes no município ou comarca – convenhamos há municípios que o são que não seriam nem um bairro ou povoado. Ou não?
Abr
JG
P.S.: Façamos o mesmo quem sabe não reduzam mais ainda!