O deputado JHC demonstra que sabe usar os instrumentos oferecidos para a propaganda eleitoral.

Você deve ter visto por aí um outdoor com a pergunta: “O que você faria com R$ 3,5 milhões?”

É o que se chama teaser em publicidade. Você cria uma expectativa, provoca o espectador ou ouvinte, para depois apresentar a “explicação”.

Pois bem: no caso específico, ela vai aparecer amanhã (ainda que não responda a pergunta).

No novo outdoor, que mantém o fundo verde e amarelo, uma foto do deputado com a frase: “JHC devolveu e economizou R$ 3,5 milhões dos cofres públicos”.

Seria este o montante que o jovem deputado terá devolvido até o final do mandato. Dinheiro da tal GDE – a gratificação que já nasceu contaminada.

A busca, está claro, é pelo eleitorado formador de opinião e que protesta contra os abusos do Legislativo.

O problema é que o protesto, tantas vezes, fica só na mesa de bar, no ambiente familiar e ponto final.

Na hora em que a bola divide, o furor cívico vira pó (sem trocadilho).

TSE confirma: Alagoas perde uma vaga de deputado federal este ano
Os administradores da massa falida e mais um embate no Grupo JL
  • Artur Marinho

    É mais do mesmo, como leio sempre por aqui. Como justificar a aliança de João Henrique Caldas com Arthur Lira, que é um dos maiores beneficiados com os desvios da ALE. É a falta de ideologia e o velho egocentrismo político.

  • Eduardo

    O que se chama de memória curta, pode ser ignorância mesmo ou comodismo. De qualquer forma só comprova os desmandos que essa turma pratica.

  • fred

    Mais que coisa linda, dinheiro público, cumbiça de muita , e minha também , isso é dinheiro limpo. Pois o nobre deputado deveria investir em um abrigo para velhinho em Maceió.

  • Aflito

    JHC Jovem que nasceu para brilhar e tirar Alagoas desse sofrimento interminável. Esta por merecer o voto da familia Alagoana

  • Barbosa

    A minha pergunta é: Porque Judson Cabral, Ronaldo do INSS e Jéferson não fazem o mesmo? Estou citando messes três porque sempre querem aparecer como se fossem santos.

  • junior

    até agora um homem honesto, e corajoso, tem um futuro politico brilhante, espero que continue assim. e assim ele terá muitos votos.

  • Gladson

    Desmando da assembléia legislativa de Alagoas é deplorável mesmo diante das provas ofertadas pelo próprio dep. JHC as coisas estão cada vez mais apagadas. Fim de Alagoas…

  • Fernando Bezerra

    Isso nao passa de uma alto promocaopra se reeleger como deputado onesto.

  • João Bosco de Castro

    Ricardo, me desculpe, mas o tal eleitorado de JHC está a quilômetros do chamado formador de opinião.

    Formador de opinião não cai nessa esparrela, nesse embuste de “jovem corajoso e honesto”, não! Como dizia minha avó, e creio que a sua também: “quem não te conhece que te compre”.

    JHC tem “pedigree”. E o formador de opinião, que nunca caiu na conversa do pai, dificilmente cairá no conto do vigário do filho.

    JHC é um ator canastrão, dirigido por um diretor de filmes-B. Eu não tenho dúvida de que a interpretação comove muitos incautos – o que seria dos sabidos se não fossem os bestas, né? – mas essa máscara logo, logo, cairá.

    Aí alguém diz: mas foi JHC que escancarou a sujeira da Assembleia! E eu digo: mentira! Todo mundo sempre soube do que se passava naquela casa do espanto desde, pelo menos, a Taturana. Se a PF e o MP pouco fizeram, isso é outra história.

    Uma coisa é certa: bem orientado por quem conhece a Assembleia melhor do que ninguém, JHC demonstrou ser mais midiático e oportunista do que Judson Cabral e soube fazer a “sua hora”.

    Provavelmente não ser bom para Alagoas, mas quem dessa gente será?

  • Luiz Silva

    Mais uma excelente atitude desse nobre Deputado.Agora, fico a me perguntar.Qual a razão de seus colegas não exporem também esse fato? ALAGOAS está cansada, exigimos o máximo de transparência.Esse valor é uma fortuna e merece uma posição dos outros Deputados.

  • Alexandre Aciolly

    Meu caro Ricardo, tenho acompanhado e aprovado a maioria das atitudes politicas de JHC.Penso que ele só deve ter cuidado com os laços firmados hoje para que no futuro não se arrependa.No mais, desejo-lhe sorte!

  • Alexandre Aciolly

    Acho que o João escorregou na interpretação do que é formador de opinião. O formador de opinião pode ou não ser coerente ou estar ou não de acordo com o meu ponto de vista, independentemente disso ele é capaz de captar uma informação e repassar de maneira influente a grupo gerando um conceito formado sobre determinado assunto. Deixa o JHC gritar, fiscalizar e denunciar esse é o papel do legislativo.

  • Fernando

    Ricardo, todo mundo sabe do comprometimento desse jovem com a nossa Alagoas. Diferentemente de outros deputados, ele exerce seu mandato de forma corajosa. E com criatividade e inteligência ele divulga seus atos e mostra a população o rombo da Assembléia Legislativa. E agora fica a pergunta: e se todos os outros deputados fizesse o mesmo?

  • Francisco

    Se não é louvável a atitude de JHC o que mais será? Nunca antes na história deste estado, de forma midiática ou não, um deputado se rebelou contra o status quo desse poder que deveria representar os melhores interesses da sociedade alagoana. Diferentemente de Rui Palmeira que apenas não aceitou participar das benesses da Taturana e por isso foi reconhecido pelos eleitores, JHC foi bem mais longe expondo os bastidores, as entranhas do setor financeiro da Casa de Tavares Bastos e tornando pública as evidências da malversação do dinheiro público. Se tem pedigree é o que menos importa, o fato concreto é que Ele deu combustível ao MP, que tendo à frente o Dr Sérgio Jucá não se furtará em proceder as devidas apurações. Se a Justiça agirá o futuro dirá! Então, o eleitor alagoano tem mais que apoiar JHC, independente de quem se faça acompanhar, afinal ele prestou um grande serviço à Alagoas e sozinho não se elegeria pra nenhum cargo por força do malfadado coeficiente eleitotral. Quem é contra a bandalheira vota em JHC!

  • João Bosco de Castro

    Aciolly, a sua definição de formador de opinião é a mesma que eu tenho. E embora não se possa exigir coerência ou ética de um formador de opinião, para está claro que o eleitor médio de JHC não tem esse perfil. Ao contrário, do mesmo modo que seu pai, o jovem deputado continuará investindo suas fichas no eleitor que é influenciado (embora por discurso pseudomoralizante) e não no que influencia.

  • Luiz Henrique

    Grande Ricardo, é impressionante este país em que vivemos. Quando se acha uma carteira e dovolve-a intacta é motivo de sair na televisão, como exemplo de honestidade. Quando não se fez mais que a obrigação, pois se não é nosso temos sim que devolver e pronto. JHC apenas denunciou o que realmente sabemos, e não é por este motivo que merece voto de ninguém. Tem que mostrar serviço, criar projetos e fiscalizar, foi para isso que foi eleito e recebe por isso. Agora se quer saber o que eu faria com essa grana, vou te responder: Construiria a biblioteca que o Sr. Fernando Toledo nunca construiu lá e foi motivo de chacota de um programa de humor que mais uma vez desmoralizou o nosso estado.

  • Ricardinho Santa Ritta

    Uns falam de coragem, outros de bravura, alguns de ética, outros transparência.
    Prefiro dizer, e posso porque convivi com o mandato do JHC, que foi por uma nova anseio, por novos costumes, uma nova forma de fazer política. Chegou a época da transparência ser primeira prerrogativa na postura de um homem publico. Depois falo que a juventude tirou o medo, de voar, de cair, de acertar ou errar, JHC tem mais vontade de fazer certo que pensar no contrário.
    Eu não acho, eu tenho certeza, essa conduta é inerente dele em todos os seus passos. Basta Alagoas julgá-lo da forma que convir, que é permanecendo com JHC no cenário político, agora no cenário nacional, em Brasília.
    Alagoas teve vários heróis, mas JHC não é um deles, herói é aquele de homenagem póstuma e de alguém que lutou durante toda uma vida, é o vencedor da guerra.
    JHC venceu algumas batalhas, vencerá tantas quantas lhe forem cruzar seu caminho. O sentimento que impera nesse jovem deputado é a obstinação, atravessada pelo sonho de fazer de nosso lugar um pouco melhor e nosso povo bem mais feliz que hoje, ou que antigamente.
    Ricardo, torço e desejo que Alagoas aposte mais uma vez em JHC. Mas agora sabendo que ele tem história, que brevemente será um capítulo da biografia de Alagoas.

  • José Marques

    JHC é o que é. O conheço e sei da sua boa intenção e vontade de fazer a diferença. É o que precisamos, ser a diferença! JHC foi a diferença na ALE-AL e não tenho dúvidas que será a diferença em Brasília. Acredito nele e sei que o alagoano ainda terá muito orgulho do João Henrique! Siga em frente e seja sempre a diferença!
    JM

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Grande literata do noticiário caetés e tupiniquins e vetusto pintor das palavras e prezado Ricardo Mota, permita-me algumas modestas, simples e singelas observações sobre o inusitado feito tido como algo de grande valia – para quem? – ou serventia ou utilidade geral conquanto esperar colher frutos de tal atitude, a saber:
    a) infere-se, pois, do feito (omissão ou negação em auferir subsídios) conquanto comprovado que um parlamentar caetés não precisa de tal verba, pois ele sobreviveu sem ela; não? Mas, enquanto ele deixou de gastar ou de receber ou auferir, os outros não. Já os demais receberam e gastaram (26 X 3,5 = 91 MILHÕES/anuais, somente da referida verba, sem contar seus irrisórios, ínfimos e parcos subsídios – que já vão aumentar outra vez, mais uma vez e de novo), portanto, desperdiçaram mais do que este “economizou” – e nada ou nenhuma benesse ao povo ou ao eleitor. Ou não?
    b) Peninha está mais claro que a luz do astro-rei em dia de céu de brigadeiro, é hora de se reduzir o duodécimo desse podre Poder. Ou não?
    c) quantos e quais projetos em prol de ALAGOAS e de melhorias ao povo e comunidades e sociedade alagoano o dito é AUTOR ou projetou?
    d) onde está e esteve o dito e os demais da tal Casa Tavares Bastos e, também, os da chamada bancada federal, que não veem o odioso estado de calamidade pública em que vivemos em ALAGOAS em face dessa desenfreada, descontrolada e galopante ou recrudescente VIOLÊNCIA LETAL, mormente de assaltos a bancos, agência lotéricas e dos correios e outros estabelecimentos bancários e comerciais (com ou sem explosivos) e às pessoas, homens, mulheres, cidadãos e cidadãs, seja nas ruas ou em suas próprias residências, casas e lares, pois são vítimas de assaltos, roubos, furtos, estupros e DESAPARECIMENTOS DE PESSOAS de todas as idades: crianças; adolescentes; jovens; adultos e anciãos. O descaso, omissão ou desídia e incompetência são assustadores até porque não se podem conferir ou aferir, mensurar e computar os havidos até hoje, durante e nesse “governo” em ocaso.
    Enfim, se nos antolha mui pífia, tíbia e insípida atuação do “destacado” tribuno, o que eles têm feito para minimizar, reduzir ou evitar os péssimos IDH, IDEB e, sobretudo, do elementar, básico e fundamental saneamento básico e de efluentes e redes de tratamentos de águas e esgotos e galerias pluviais e de uma eficiente e ampla rede de hidrantes deficientes e ainda datam dos Séculos XIX e XX.
    Abr
    JG

  • Paulo

    Essa cruzada contra os ladroes da assembleia é uma epopéia que eu sinceramente nao consigo enxergar o seu final. A corrupcao ta enraizada nesse Estado e apenas uma revolucao pode mudar isso. O povo alagoano é pacato e provinciano, vemos os absurdos e nao fazemos protestos. A assembleia devia ser fechada pelo povo, o tribunal de contas devia ser fechado pelo povo e por fim o tribunal de justiça, que talvez seja pior do que a assembleia.
    Quem nao rouba nesse estado é taxado como idiota, imbecil.
    Esse estado elege gente como fernando toledo, marcelo victor e outros tantos marginais que continuam a andar impunemente pelas ruas sem que o povo sequer lhe dê uma sonora vaia quando o encontra.
    É triste, Alagoas é o fim do mundo.

  • Paulo

    João Bosco, Alagoas ta tao carente de heróis, que basta um JHC fazer o que simplesmente todos deviam fazer, pra ser ovacionado.
    Ele simplesmente fez o que tem que ser feito, e ele tem que jogar ora torcida mesmo, politico vive de voto.
    JHC, voce tem meu voto. O congresso precisa de gente como voce. Pena que a Assembleia vai ficar orfã.

  • Neto

    Já pensou si os outros 26 deputados, também tivessem devolvido essa quantia, o que poderia ser feito para o nosso estado na área da Saúde, Segurança, Educação e outros, mas não eles pensaram no seu bolso e não no povo, já o jovem deputado pensou na população e no nosso estado, Parabéns mas uma vez Depuatdo JHC pela sua atitude e que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando os seus passos e suas caminhaas e tenho certeza que em outubro o povo de Alagoas vai da a vitória a sua pessoa pôs você merece e o nosso estado merece ter um representante a sua altura, por isso que eu voto em JHC e lá em Brasília você vai ser a diferencia, Parabéns pelo seu trabalho e fé em Deus sempre…

  • Gabriel Grigório Silva Goveia

    Ao senhor João Bosco de Castro resta apenas o meu sinto muito. Sinto pela tão deprimente tentativa de desconstruir e atacar a imagem do deputado, ora senhor João como você mesmo escreveu: ” mentira! Todo mundo sempre soube do que se passava naquela casa do espanto desde, pelo menos, a Taturana”. Todo mundo sempre soube, mas nunca houve alguém que quisesse se “expor” politicamente e fazer tais denúncias, e enquanto ao questionamento acerca do MP e PF feitos também pelo senhor que deve ser algum cientista político:”Se a PF e o MP pouco fizeram, isso é outra história.” Só pra lembrar, que o papel de inquérito policial da PF foi sim realizado e a função do MP está sendo desenvolvida, basta pesquisar o andamento do processo. Portanto embase melhor os seus comentários, se temos que dar mérito a quem merece, esqueçamos por alguns instantes o nosso orgulho político e façamos justiça em nossas palavras.

  • Vivo

    Mota, bom dia!

    Fez, ótimo. – Apenas reitero a pergunta feita em algum dos comentários:é licito, mas por que Judson não devolveu também …

    Pode ser sim, jogo de cena … claro. O ET antes de ter sua candidatura anunciada, mandou uma nota ao seu blog afirmando que não tinha interesses políticos, para em seguida ser confirmado pelo TV como candidato do palácio.

    Enfim, em política vemos de tudo um pouco; ogros e elfos também, mas a atitude foi interessante, fiquemos atentos com o resto … inclusive as alianças ..

    Abraço.

  • carlos

    João Bosco de Castro,foi atitude do JHC,pseudomoralizante foi o discurso por muito tempo do seu dep.e na prática nada vezes nada,só requerimento de H!JHC,teve coragem e foi buscar na justiça os documentos que é a prova robustas dos desmandos!Barbosa,tem uma linha de visão coerente,quando cobra dos chamados dep.moralistas Ronaldo INSS,Judson e Jéferson Morais,que é da escola do Cristiano Mathaus,primeiro os meus,segundo os meus,terceiros os meus e se sobrar mais alguns este há de ser meus!Bosco,você parece o tipo do cara que é contra tudo e por tudo!Castro os dep.querem vê,JHC pelas costas e estã torcendo que este deixe assembleia e vá para Brasilia ou melhor perca a aleição para cantarem de galo que a honestidade não compensa e sim o crime!