Agora à tarde, o blog recebeu as seguintes notas das assessorias dos senadores Biu de Lira e Fernando Collor sobre as denúncias de Veja e de outras publicações nacionais (no caso do ex-presidente) que tratam das supostas relações de ambos com o doleiro Alberto Youssef.

Publico-as, na íntegra, abaixo:

(Do senador Biu de Lira)

NOTA DE RESPOSTA

Os adversários políticos já estão trabalhando.

Neste fim de semana, fui alvo de um ataque sórdido com informações inteiramente falsas.

O colunista Lauro Jardim, publicou uma suposição de que eu teria feito a indicação do Presidente da CBTU, supostamente ligado a doleiros.

Isso é inteiramente falso, pois sempre pautei as indicações para cargos administrativos, por critérios técnicos e o compromisso de realizar o bem.

A informação falsa foi repetida e distorcida em outras publicações, tentando claramente atingir a minha pré-candidatura ao Governo do Estado.

Aqueles que se utilizaram dessa suposição nefasta para tentarem me atingir, estando a serviço dos adversários políticos e responderão na Justiça pelas inverdades publicadas.

Em 52 anos de vida política, desde vereador até o Senado Federal nunca fui processado. Este é o meu patrimônio e legado pessoal e político. Nunca tive, nem tenho, nenhum comprometimento com o malfeito.

(Do senador Fernando Collor)

Collor quer informações da PF sobre supostos depósitos em sua conta

Senador diz que não conhece e nunca teve qualquer relação com Alberto Youssef

“Tudo precisa ser bem esclarecido, no seu devido tempo e no seu devido lugar”. Com essas palavras, o senador Fernando Collor (PTB-AL) comunicou, em pronunciamento feito na tarde desta segunda-feira, na tribuna do Senado, que está providenciando consulta oficial à Polícia Federal, ao juiz Sérgio Moro – da 13ª Vara Federal de Curitiba – e ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, para ter acesso a documentos e informações relacionados às notícias de supostos depósitos efetuados em contas de sua titularidade, atribuídos a um dos envolvidos na Operação Lava-Jato.

Collor afirmou, categoricamente, que não conhece e jamais manteve qualquer relação pessoal ou política com Alberto Youssef e nem com o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, principais investigados no esquema de desvio de recursos. Apenas confirmou relação “de amizade e respeito” mantida há mais de 30 anos com Pedro Paulo Leoni Ramos, que foi ministro do seu governo, quando presidente da República.

O senador qualificou notícias veiculadas como “mais uma desmesurada tentativa de criminalização de quem não cometeu crime algum”. E referindo-se à Revista Veja, disse que toda essa “rasteira manobra midiática”, tem como pano de fundo “o inconformismo, a revolta e a sordidez de um veículo de comunicação, que se diz responsável, mas que não se conforma em ouvir a verdade, em aceitar a realidade de uma história que tem que ser reescrita e, menos ainda, em perder processos na justiça”.

Segundo o senador, a Veja não se conforma em ter sido condenada pela Justiça, em março passado, a lhe pagar uma indenização superior a R$ 1 milhão – “a maior indenização já paga por um meio, por crime de calúnia e difamação” -, destacou Collor. E disse que, mais foi julgado precocemente e condenado antecipadamente pela revista.

Segundo o senador as informações sobre os depósitos foram manipuladas, usando “a velha tática de transformar o fato isolado em principal, e o principal, de maior relevância, em mero detalhe”, e disse que desde a primeira reportagem sobre o assunto – publicada em abril, com informações que ele questiona se foram adquiridas dentro de critérios legais – já ficou clara a intenção da tentativa de vincular seu nome à chamada operação Lava Jato da Polícia Federal. “Como sempre, levantaram suspeitas, camuflaram informações, emitiram insinuações e, pior, fizeram acusações”.

Collor questionou, por exemplo, o fato de não ter sido dado o devido destaque à declaração do juiz Sérgio Moro (que se debruçou sobre os processos e encaminhou a informação sobre os depósitos ao ministro do Supremo), segundo o qual, “não há qualquer indício do envolvimento do referido parlamentar” (referindo-se a Collor), nos crimes que já foram objeto das oito ações penais propostas”.

“Por que o destaque da notícia como um todo não foi exatamente a prova de que não tenho nada a ver com aquele suposto esquema, se era essa a dúvida levantada pelos meios?. Se, antes, a suspeita era exatamente esta, por que agora não desmentem com o mesmo destaque. Afinal, foi o juiz Sérgio Moro quem se debruçou sobre os autos. É ele quem mais conhece os fatos, os inquéritos, as investigações e tudo o que se descobriu desse suposto esquema”.

Collor afirmou que primeiro quer saber, por meio de consultas oficiais já encaminhadas aos órgãos competentes, a exata descrição de como, por quem e em que condições foram achados os comprovantes de depósitos em seu nome. E disse que, somente em posse de dados mais concretos, falará detalhadamente sobre o assunto.

A título de esclarecimento aos leitores deste blog:

Os dois senadores são detentores de mandato e, portanto, de foro privilegiado. Ou seja: eles só poderão ser investigados por determinação do Supremo Tribunal Federal, o que não aconteceu até agora. Isso, aliás, ficou claro na comunicação do juiz Sérgio Moro ao ministro Teori Zavascki, quando ele tornou pública a existência dos recibos encontrados pela PF no escritório do “doleiro” Youssef.

(Ver matéria abaixo sobre as supostas relações de Youssef com políticos locais.

 

la

 

Vilela e a diáspora de um povo que nunca existiu
Justiça adia mais uma vez leilão de fazenda de João Lyra
  • Barbosa

    Achei a nota do Senador Collor muito calma, se bem conhecemos o homem eu esperava chumbo grosso, mas como ele diz que solicitou informações da PF vamos aguardar, se ficar comprovado que os depósitos foram feitos, deve ter sido alguém para incriminar o senador.

  • Fábio Simplício

    O Benedito diz que não tem compromisso com o mal feito. Pelo jeito quem manda no grupo do PP é Arthur, por isso vc Biu aprova todos os mal feitos.

  • farol 33

    O nosso nobre e honrado senador Collor não tem controle de suas contas a ponto de pedir esclarecimentos a PF sobre depósitos realizados em sua conta.
    Afinal é a PF que cuida da parte financeira do senador?
    Bastaria o senador dizer se os depósitos são verdadeiro ou falsos.
    Mas isso ele não fará, irá usar sua inteligência para mais uma vez sair como inocente.

  • Jorge

    Mais uma munhecada no espinhaco do senador collor.

  • Frederico Farias

    Cabe, primeiro, uma pergunta: se se trata de “mais uma desmesurada tentativa de criminalização de quem não cometeu crime algum”, por que elle, o príncipe-filhote, não volta a processar a revista Veja para, mais uma vez, anabolizar sua conta bancária???
    Outra coisa, após ler e reler à exaustão a nota collorida, peço licença a um certo jornalista, e indago: ‘ao fim e ao cabo’, o que diabos elle chama de “fato isolado” e “principal”??
    Com a palavra, elle.

  • cris elis

    Fala sério, nesse filme só tem mocinho!

  • Luiz Castro

    Ricardo, até que se prove o contrario todo mundo é inocente, porém a sociedade Alagoana precisa que o senador Collor explique qual a negociação que o mesmo fez com o doleiro para que estes depositos tenham sido feitos na sua conta, se os mesmos não foram feitos venha de público apresentar o extrato de sua conta para que possamos saber se o credito foi feito.O problema é explicar o que está na cara, pois a veja apresentou os comprovantes de depositos.Explique senador qual foi a transação que permitiu estes depositos, só não venha fazer como o Lula que sempre dizia que não sabia de nada.

  • Josivaldo

    E quer que a gente acredite Collor e Biu?

  • Primo Yousseff

    Em Alagoas, quem mais indiciou nomeados para a Petrobrás foi Renan. Por que será que a CPI da Petrobras no Senado foi feita para nada acontecer e ainda atrapalhar a CPI Mista do Congresso? Porque quando perfurarem aquele poço sem fundo da Petrobras, não vai jorrar petróleo, mais uma outra substância acondicionada em fossas subterrâneas…

  • sabidinho

    Biu, bilu, bilu… vai dá o que falar essa denûncia

  • fred

    É meu caro, todo mundo diz agora que não conhece essa pessoa, isso é bom demais, espero que apareçam ,ais envolvidos.

  • Ricardo Soares

    Será que Renan Boi de Ouro tem coragem de retirar Collor do Chapão?? kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • REGINALDO

    UMA PERGUNTA AO SENADOR: COMO ENTÃO SE EXPLICAR ESSE DEPÓSITO DE 50 MIL REAIS EM SUA CONTA ? ALGUMA COISA EXISTE, PORQUANTO NINGUÉM ANDA DEPOSITANDO DINHEIRO GRACIOSAMENTE NAS CONTAS DAS PESSOAS. PELO MENOS NA MINHA DO BANCO DO BRASIL NÃO ENTROU NADA, EXCETO MEU SÁLARIO E UM EMPRÉSTIMO QUE TIREI DE 12 MIL E QUE PAGO ATRAVÉS DE DÉBITO EM MINHA CONTA NO VALOR DE MIL E OITOCENTOS REAIS. OITOCENTOS E POUCOS REAIS.

  • O que fazer???

    Como esses CARAS já são políticos há tanto tempo sem melhorar o Estado e, vez por outra estão “com indícios”, vamos deixar eles de fora dessa eleição, enquanto as “coisas” são esclarecidas.
    Essa medida deve ser estendida aos demais políticos que teve mandato e tem deixado o Estado “afundar”.

  • Flavia

    Estou com você, senador Collor! Conte com minha família. Sabemos que isso é mais uma perseguição política.

  • Luiz Silva

    É muito simples. Quem não deve não teme. Por que esses políticos não liberam à Justiça seus sigilos bancários, telefônico e fiscal? Afinal, homens públicos devem satisfações a seus eleitores, e devem ser exemplos, e não deixarem dúvidas.

  • Eduardo

    O que mais me espanta é a revista ter acesso a esses depósitos antes mesmo do fato ser comunicado pelo Juiz. Aí tem coisa, só me resta a pensar que essa revista Veja, olha ou coisa parecida está querendo levar é outra condenação dessa vez agora por vazar supostas provas sigilosas. Collor Alagoas está e confia em vc.

  • Maneco

    Quem manda na CBTU é o Dep. Arthur Lira mais o Senador Benedito de Lira!!!´são eles quem coloca quem eles quiserem!!! eles mandam em tudo la!!!!

  • MANIFESTAM E A CHURUPOCA PIA.

    Agora, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. o senador carioca FERNANDO COLLOR que se diz inocente, fez a coisa certa, pediu as devidas providências ao STF para PROVAR a dúvida de ser ou não ser, de ser inocente ou de ser culpado, a mesma coisa o senador BENEDITO DE LIRA tem de fazer, solicitar ao STF as providências cabíveis e de imediato um processo contra quem divulgou tais mentiras, se assim provar. Uma coisa é certa ou o Lauro Jardim do senador alagoano BENEDITO DE LIRA vira um “Jardim de Grama Morta”, ou para os nobres senadores chegou a hora da CHURUPOCA PIAR, pois Alagoas´precisa ter a certeza em quem vai votar, se na seriedade ou na mentira.
    P/Arabutan

  • Eleitor

    Quem não deve não teme! Senador Alagoas confia, acredita e vota no senhor. Manda investigar o homem mais investigado do Brasil e quando tiver o resultado mostra a todo mundo o homem honesto que Collor é.

  • Raquel

    Ricardo, agora todo o estado de Alagoas está vendo o porque do Teo lançar o candidato Eduardo Tavares, esses outros dois grupos só tem personagens que envergonham o nosso estado, de um lado Biu e Artur Lira, do outro Renan e Collor, será possivel que o povo é tão idiota que não abre os olhos e muda de uma vez por todas o destino do nosso estado, pois ninguem mais aguenta tanta podridão destes homens. Obrigada pelo espaço..

  • Carlos

    Há décadas, o Brasil se transforma em um amontoado de “LIXO POLÍTICO”, é o lixo das esquerdas(os novos ricos), os do centro e os da direita. Todos iguais no “Modus Operandi”, não de haver “ATERRO SANITÁRIO” que acabe com o todo esse lixo.

  • ricardo

    Esta revista tar doida para levar outro processo, porque o parlamentar não tem nenhuma ligação com esta pessoa que dizem ter feitos deposito,.

  • Miral

    Quer dizer que o nobre Senador Collor de Mello tem R$ 50.000,00 depositados em sua conta e não sabe do que se trata!!!???
    Então tah….

  • Antonio P. Costa

    É MUITO SIMPLES SENADOR MOSTRE O EXTRATO DA EPOCA DOS DEPOSITOS NA SUA CONTA SE NÃO ESTIVEREM LÁ O SENHOR ESTÁ LIMPO E SE ESTIVER COMO FICA?

  • Luciano Peixoto

    Flávia, Eduardo, Ricardo e Eleitor, não falem por outras pessoas!
    Os que são minimamente esclarecidos não estão com Collor.
    Elle, Renan e quase todos os outros políticos daqui são um câncer que precisam ser extirpados!

  • MUNHECAÇO DA POUPANÇA

    Vamos fazer o seguinte para acabar com as dúvidas.

    O inocente Collor deposita 10 % (R$ 5.000,00) na minha conta e estamos conversados.

    Vou fazer uns comentários de “dúvidas” e de “apoio”, como alguns colloridos acima.

    Vai ser uma cana arretada.

    Estou esperando a charge do independente comunista, vai ser um show.

    Belezal gente, NÃO ME DEIXE SÓ.

    e TOME munhecaço.

  • Antônio Garyfalos

    Na vida existe causas e consequências.