O senador Renan Calheiros está numa situação difícil, mas que pode tornar sua vida política mais fácil junto ao Palácio do Planalto.

O PMDB pede para que ele não recorra da decisão da ministra Rosa Weber, que determinou que seja instalada uma CPI exclusiva da Petrobras.

Mas o presidente do Senado não quer ceder.

Ele já sinalizou que vai pedir que o pleno do STF reveja a decisão monocrática para que possa ser instalada a CPI do Fim do Mundo.

Tudo que os petistas querem. Mas não só eles.

Calheiros também é um dos “donos” da Petrobras: Sérgio Machado, presidente da Transpetro, é um dos mais antigos no posto e tem o senador alagoano como “padrinho master”.

Se a CPI pode Machado?

Uma CPI pode chegar a qualquer lugar ou a lugar nenhum. Mas o melhor, ao que parece, é matá-la ainda na semente.

Os peemedebistas, entretanto, avaliam que quem vai pagar o pato na mídia é Calheiros. Mas ele já mostrou que tem couro grosso e que pouco está ligando para que acha o grande público.

Seu território é lá dentro, no Senado.

Lá, ele é mais do que amigo do rei.

Prefeitura de Maceió descumpre recomendação do MP do Trabalho
Os nomes do Ministério do Carimbão: Marco Fireman, Elionaldo e Roberto Fernandes
  • Silvana Maria

    Olá Ricardo, diante de matérias desta natureza agente tem a certeza que vergonha é o cenário político do país e a explicação de pagarmos tantos impostos e não recebemos retorno do nosso dinheiro. A solução é fechar câmara, senado e assembléias. Vamos desempregá-los.

  • Barbosa

    Gente, Isso é o maior absurdo, olha a que ponto chegamos, o presidente do Senado boicotando uma investigação para apurar roubo do dinheiro publico. Qualquer instituição séria e de respeito no mínimo iria contribuir para os esclarecimentos dos fatos, e não impedir. O que teme o senador nessa investigação? será que tem coisa pior que o escândalo dos bois de ouro?
    Esse é o homem que quer governar Alagoas, será que os alagoanos tem consciência do que significa essa atitude do senador? e por onde anda o tão combativo senador Fernando Collor que não se manifesta contra a esse respeito? Pobre povo das Alagoas, é por isso que os Taturanas continuam no poder e fazendo maus feitos.

  • roose

    Renan quer esconder do povo brasileiro, as mazelas que a CPI possa trazer a tona, mais uma atitude mesquinha e antinacionalista do sr. senador.

  • bel

    O PMDB é o maior CANCER da política Nacional.

  • Juventude SMM

    Quando leva-se em conta a governabilidade, a viabilização do crescimento e o avanço do Brasil não se monta um circo em pleno ano eleitoral para se tirar alguma vantagem. O Senador Renan não quer barganhar ou extorquir a Presidenta, mas quer os poderes harmônicos e independentes. Um estadista usa da sua habilidade para evitar o caos, não joga para plateia, não semeia a discórdia, nem aposta no quanto pior melhor. Ele cumpre o seu brilhante papel de Presidente do Senado Federal.

  • Amaro de Porto Calvo

    Ricardo e a nova taxa de iluminação pública, que passou de R$ 7,61 para mais de R$ de 30,00. Será que não vai ter uma ação contra este absurdo.

  • Bruno

    Renan precisa saber que o Brasil é do brasileiro, e não temos espaço pra tanta articulação maléfica.

  • Vania Costa

    Alagoas está vendo isso, se é bom para Renan é bom também para Renanzinho. Eles vão reinar à vontade e eu vou pegar o meu carro de boi pra ir embora pra Pássargada.

  • Há Lagoas

    E lá vamos nós outra vez!
    E como sempre, quem paga o pato somos nós alagoanos…
    Um prato cheio para a imprensa “sulista” criticar nossos representantes no congresso.
    Eita Alagoas, que coisa, a gente não muda nunca!

  • Rodrigo

    Olha só o carater desse rapaz, veja oq ele disse há alguns dias atrás:
    21 DE ABRIL DE 2014 ÀS 14:42

    247 – O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), fez questão de corrigir uma informação publicada hoje pelo 247, sobre eventual recurso que faria ao Supremo Tribunal Federal, caso a ministra Rosa Weber decida liminarmente e atenda ao pedido da oposição, que defende uma CPI exclusiva sobre a Petrobras. “Não vou recorrer”, diz Renan, com todas as letras.

    O presidente do Congresso esclarece que não toma parte nessa discussão e que, apenas, tentou conciliar as posições de governistas e oposicionistas no parlamento. Há pouco mais de uma semana, foram apresentados dois requerimentos. Um, da oposição, defendendo a CPI focada no caso Petrobras. Outro, dos governistas, propondo a CPI ampla, com espaço para investigar supostos casos de corrupção no metrô de São Paulo e no Porto de Suape, em Pernambuco.

    Renan entendeu que o segundo pedido poderia ser acolhido, mas, de forma prudente, enviou o caso à Comissão de Constituição de Justiça, do Senado, uma vez que se trata de uma discussão inédita na casa. A CCJ deu parecer favorável à posição de Renan, mas também entendeu ser prudente que o STF se manifeste. Portanto, da Suprema Corte, virá a posição definitiva sobre a instalação ou não de uma CPI exclusiva sobre a Petrobras.

    Só não se sabe se a posição final será da ministra Rosa Weber. Caso ela conceda a liminar, quem poderá recorrer, pedindo que o plenário se manifeste, são parlamentares da base governista. Mas Renan, como presidente do Congresso, não fará isso.

    Abaixo, informação publicada mais cedo pelo 247, antes da correção feita por Renan:

    A novela sobre uma CPI ampla ou restrita sobre a Petrobras não deverá terminar nesta terça-feira, quando a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, decidirá se concede ou não a liminar pedida por parlamentares da oposição, que querem investigar apenas negócios da estatal, enquanto oposicionistas pretendem apurar ainda questões sensíveis para o PSDB, como o caso Siemens-Alstom.

    Isso porque o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), deve apresentar recurso, caso Rosa Weber concede a liminar. O argumento será o de que essa decisão representaria uma interferência do Poder Judiciário no Legislativo. Renan defende a CPI ampla, incluindo também temas como a corrupção na venda de trens da Siemens e da Alstom a governos comandados pela oposição.

    VEJAM QUEM É O CHAPÃO DA OPOSIÇÃO – SÓ GENTE BOA

  • Ricardo Araujo

    Ricardo mota. Coloque meu comentário.
    Será que esta ação fortalece Renan ou enfraquece Renan?
    Sabemos que a politica é um jogo sujo jogado dentro de quatro paredes. É semelhante a outra coisa que se faz entre quatro paredes tambem.
    Política é assim, nunca mudará. Mas vale lembrar que o sentimento anti PT não mancha a imagem de Dilma, nem de Judson Cabral aqui em Alagoas. Renan faz o que é certo para ele(S) – governo, congresso e cia – e isso o torno o homem mais poderoso e forte do universo paralelo do brasil.
    Tô começando a acreditar que agora Alagoas sai do buraco, ele vem mandar muito recurso para o estado se o filho for governador.
    Esse cara é um estadista, não é ditador, ele não cala a imprensa. Mas de fato ele será o chefe da nação. Digno de HouseOfCards

  • Antonio Carlos

    Apesar de tentar salvar a própria pele, na CPI, o senador Renan Calheiros, vai cobrar uma fatura altíssima ao Palácio do Planalto, com o recurso para o pleno do STF. Mote excelente na próxima campanha para seus adversários.

  • Geraldo

    Juventude SMM
    Infelizmente você tem MUITO POUCA noção do que fala em politica. Para valorizar uma Democracia, as Instituições do País não podem e não devem ficar a margem de conchavos políticos. Se o Governo e os poderes acreditam na transparência das ações que tomaram e que estão tomando, PORQUE TER RECEIO DA CPI, INDEPENDENTEMENTE DE ANO ELEITORAL OU NÃO, DEIXA O POVO VER EM QUE LADO ESTA A VERDADE.

  • marcia lisboa

    EU ENTENDO QUE,PORQUE O TAL PARTIDO PSDB QUE TAMBÉM NÃO É NENHUM POUQUINHO HONESTO,JUSTAMENTE NO ANO ELEITORAL QUER CPI,PORQUE NÃO DEIXOU PARA DEPOIS?QUER GANHAR ELEIÇÃO LANÇANDO SUJEIRA NO VENTILADOR.EU PERGUNTO QUEM É ESSE CANDIDATO A PRESIDENTE DE MINAS,QUE NUNCA FEZ NADA POR ALAGOAS, AGORA FICA VINDO AQUI,ATRÁS DOS TROUXAS.

  • Netto

    Acredito que os chefes políticos ainda não caíram na real , parece que esqueceram que o povo em suas manifestações já estão cansados dessa desmoralização que virou o Brasil e sua classe politica! Esqueces-te que o povo ocupou boa parte do senado em suas manifestações? vai brincar de esconder o que desta vez? alowww … Alagoas – Brasil !!! vamos “@@@@@@@@”. Que cada um pague por seus atos. vamos acordar o gigante que a dentro de cada um! abraço meus diletos

  • MAILTON SOUZA

    Todos sabem que a situação da Petrobras é delicada, alguém precisa esclarecer o que houve e o povo tem que saber a verdade, quem são os culpados, seja com CPI ou. É vergonhoso a riqueza do Brasil tá na mãos de poucos, enquanto isso a maioria sofrendo com um salário de fome. A melhor maneira de mudarmos é nas URNAS. Chega dos políticos de carreira, que enriqueceram na política.

  • SILVA

    ELE QUER DINHEIRO, O POVO SE FERRE, ESSE E SEU PAPEL, SE ENTRAR PARA O GOVERNO, FIQUEM CERTOS, QUE A DESGRAÇA ESTÁ FEITA, ELEITORES PASSEM EM MURICI, LA NINGUEM FALA NADA COM MEDO, PIOR QUE OS USINEIROS, É CURRAL MESMO, PERSSEGUIÇAO E O FORTE DA FAMILIA, PELO AMOR QUE VOCES TEM AS SUAS FAMILIAS, NAO DEIXEM ISSO ACONTECER E BOA SORTE, NAO QUERO VOTAR, MAS COMO TEM UM NOVATO E FEZ UM BOM TRABALHO NO JUDICIARIO, POSSA SER QUE EU VOTE, SE DECEPCIONAR, JA ERA, MAS PELO MENOS AINDA NAO E PROFISSIONAL DA POLITICA.

  • Rodrigo Santos

    Vejam bem senhores e senhoras, diante disto tudo ainda será que o povo alagoano vai eleger este cidadão ou o filho dele para governador?

  • jobson

    Renan chegou ao extremo, ele parece não saber que tudo tem limite.

  • Daniel Cerqueira

    Certa vez assisti a um discurso inflamado do jovem deputado estadual Renan Calheiros, na Assembléia Legislativa de Alagoas, dizendo que o também Deputado Jota Duarte estava querendo transformar o legislativo na latrina da ditadura, por apresentar uma proposta de título de cidadania para Paulo Maluf. Hoje vemos o senador Renan Calheiros transformando literalmente o Congresso Nacional na latrina do executivo. Que triste biografia!

  • osmar sampaio de almeida

    Esse Renan quer arrumar briga com outro poder. Ele tem q aprender a adimplir a Lei, pq ninguém, nem a presidência da República está acima desta, O povo quer a CPI, estando ele eleito pelo povo, vai ter q aceitar essa vontade

  • viajante

    TODOS PELO FIM DO VOTO PROPORCIONAL

  • Josevaldo

    Renan tem sido mais maléfico do que benéfico pra Alagoas, a hora dele vai chegar. Hj ele encarna a figura do que é podre na política e hj o mundo é globalizado td mundo tem rede social. Vai sobrar pra Renanzinho vai perde a eleição pela rejeição de sei pai.

  • mario jorge

    só um cego não emxerga que essa cpi e politica eles não estão preocupados com a CPI e sim com a canidatura para presidente da republica isto e um jogo PSDB querendo derrubar dilma atraves dessa CPI eo PMDB e PT querendo se manter no poder e o eleitor preocupado com a CPI e eles com o poder e um jogo de empurra empurra.

  • José Carlos de Oliveira Simões

    Na verdade o que o Renan espera do plena do STF é apostar todas as fichas em Tofolli, Levandoviski, Barroso, Celso de Mélo e mais uns dois que me foge o nome no momento, ou seja, os petistas de carteirinha, contando com esse grupo de seis ministros ele aborta a CPI e ai sai como o grande herói do Planalto, ele sabe costurar bem isso ai, o homem se envolveu num escândalo que ninguém imaginava que ele saísse e feito um fênix ressurgiu das cinzas, não é atoa que é o articulador do chapão, e sabe o caminho das pedras. O povo é que tem de ficar atento na hora do voto, e analisar bem quem é a peça.

  • Reinaldo

    Ainda sim ,concordo com senador Renan Calheiros, deveria a CPI , ser pra todos os problemas que estão aparecendo na mídia.