Se for confirmada a CPI da Petrobras, até que ela venha a funcionar efetivamente haverá um longo caminho pela frente.

E quem pode, mais do que qualquer outro, dar o ritmo da comissão, ainda que mista, é o senador Renan Calheiros, presidente do Senado e, consequentemente, do Congresso Nacional.

Segundo a coluna Painel (Folha de São Paulo) de ontem, o Planalto teme muito esta possibilidade, cada vez mais factível.

Está entre os poderes do cargo ocupado por Calheiros atrasar, acelerar ou até dar uma parada brusca na CPI.

É claro que dificilmente o presidente do Senado chegará à posição extrema de impedir totalmente a investigação.

Ainda que eu ache que uma CPI em ano eleitoral já nasce contaminada, o que tem sido revelado em volume de cachoeira é impressionante.

Para Calheiros, o alvo precisa ser o equilíbrio: atender ao governo, esperando reciprocidade, mas não achincalhando ainda mais o Congresso Nacional.

Saindo-se bem, Dilma e entorno terão para com ele uma monumental dívida de gratidão. Que não deverá ser quitada com manifestações de afeto.

Augusto Farias pode suceder JL como candidato pelo PSD
Fernando Toledo recebe presidente da Associação Nacional do MP
  • zé

    A raposa tomando conta das galinhas, kkkkkk vai uma pizza ai

  • Frederico Farias

    “Se saindo bem, Dilma e entorno terão para com ele uma monumental dívida de gratidão. Que não deverá ser quitada com manifestações de afeto.”
    SEM AFETO, MAS COM MUITO AÇÚCAR.

  • “A CARA” MENTIROSA.

    Veja bem, estava dormindo e sonhando com o discurso de um Padre Humberto, que dizia:
    “Diante das desgraças de desgovernos petistas, que transformaram o poder público em um covil de bandidos, e o país em um paraíso de patifes impunes, o bando de Collor derrubado pela vontade da sociedade, VIROU BRINCADEIRA DE CRIANÇA LEVADA!
    As contundentes VAIAS e XINGAMENTOS, com luzes piscando na barra da Tijuca e em diversos locais do BRASIL, depois do discurso da “presidente”, são mais uma clara demonstração da rejeição social para com esse DESGOVERNO ESPÚRIO que luta com as formas mais desonestas possíveis para se manter no poder em 2014.
    Como uma “presidente” tem a coragem de declarar, por exemplo, em rede rede nacional, que os investimentos da construção dos estádios foram somente de origem privada?
    TODAS as obra foram financiadas generosamente pelo BNDES.
    Estádios PUBLICOS, construídos em áreas PÚBLICAS e com dinheiro PÚBLICO, vem sendo reformados com dinheiro PÚBLICO e porteriormente serão entregues a clubes e empresas privadas para daí tirem seu injustificável lucros.
    Isso não é papel de um lider de uma nação mas de alguém motivado por inconfessáveis motivações de um GOLPE PARA TRANSFORMAR O PAÍS EM UMA CUBA CONTINENTAL.
    Essa “senhora” no seu precário discernimento pensa que a sociedade, somente tem idiotas a serviço dessa classe política nojenta e de seus cúmplices canalhas…….”
    É quando me acordo e vejo que estava sonhando, se é verdade, gostaria de conhecer o tal do Padre Humberto, que em poucas palavras matou a charada de uma a TERRORISTA DILMA VARP PALMARES COLINA VPR LAMARCA ESTELA LUISA VANA ROUSSEFF CASTRO CUBA LINHARES SILVA é um grande MENTIROSA e no próximo comentário voltarei a dizer as inúmeras mentiras.
    P/Arabutan.

  • Ferro

    Este senador sem dúvida é um dos piores políticos que o Brasil já teve. Tenho pena de Alagoas e do Brasil. ter gente desta ESTIRPE como representante.

  • JOBSON, DO SINDIMETAL

    Ricardo, quem não tem “rabo de palha” não pode ter medo de fogo. Por isso, ainda que a oposição faça da CPI da Petrobras palanque eleitoral, minha opinião é que seja instalada e toda a investigação seja feita.

    Só não concordo que falsifiquem a verdade para incriminar inocentes, mas se houver prova de falcatrua, que os culpados sejam, devidamente, punidos.

  • Alfredo Massaranduba

    Como é que diabos um político, dantes tão inexpressivo, chega no patamar que o RC chegou? Sabido, o hômi é sabido demais. Só pra completar: inexpressivo e pobre, hoje expressivo e rico. Muito rico.

  • Constant Ramos

    Depois dessa Biu de Lira pode encomendar o terno da posse.

  • Josivaldo

    Ele tem tomar cuidado a opnião publica estará de olho e dependendo Da postura dele pode influir na eleição par governador de Alagoas.

  • Silva

    Ai que mora o perigo. Se não acha que é Presidente do País, ele tem certeza.
    O mal deste país é termos um Congresso que vive a extorquir o Executivo ao invés de realizar sua missão precípua: legislar.
    Mas acredito que, por vias tortas, a vez dele está chegando. Não foi com os boizinhos, mas será com a Febraban.

  • MANU DA ARIRANHAS

    COMO É DO FEITIO ELE VAI JOGAR O PT AOS LEÕES PARA SALVAR SUA PELE QUE JÁ ESTÁ MAIS DO QUE GASTA E ELE SABE COMO NINGUÉM QUE O FIM DO PT CHEGOU ASSIM COMO FOI O DE COLLOR. DE TOLO ELE NÃO TEM NADA…QUEM VIVER VERÁ.

  • marcos aguiar

    Independente de CPI e outras, já está sendo apurado, tanto é que tem dois peixes grandes presos no caso da petrobras.
    Renan no comando é a certeza do equilíbrio, principalmente em ano eleitoral. Já demostrou isso inclusive quando seu algoz, Demostes Torres (aquele que colocou o dedo no seu rosto), este no olho do furação.

  • Palmeirense dm

    Acredito no senador Renan Calheiros, e sei que ele cumprirá seu papel funcional no congresso.

  • REGINALDO

    NA MINHA OPINIÃO RENAN E O SENADOR DELCÍDIO AMARAL ESTÃO ENVOLVIDOS ATÉ O GOGÓ. RENAN HOJE ESTÁ NA LISTA DOS MAIS RICOS DESTE BRASIL, NÃO TENHO A MENOR DÚVIDA.

  • osmar sampaio de almeida

    Esse é o cara q irá entravar a CPI da Petrobrás e alguns desses´q assinaram a 1ª lista, por se tratar de ano eleitoral, irão retirá-los, evidentemente. O impoetante seria tirar o Renan desse esquema.

  • Junior debochado

    Não é bem assim, política é jogo de interesse se fosse o PSDB , faziam do mesmo jeito,agora por que o Renan tem opções de como agir em detrimento da lei ficam acusando ele de tudo.

  • MAIS UM alagoano indignado

    COM TANTO PODER EM BRASILIA E O ESTADO ONDE FOI ELEITO NESSA MISÉRIA ,VIOLÊNCIA,SEM EDUCAÇÃO,SEM SAÚDE. EITA POVO BURRO DO C….!

  • Zé bel

    Renan ! Eu como nordestino aqui da região sei do seu trabalho lá no Congresso, e por aqui, e esses políticos desgastado em final de governo estão querendo prejudicar a sua imagem , mas o povão conhece seu valor e estaremos juntos em outubro com Renanzinho pra governador.

  • mario jorge

    qualquer escandalo em ano eleitoral,se torna uma bola de neve,e o caso da petrobras quem sera o culpado.nos somos o culpado que botamos eles no poder,o PT chegou aõ fim basta de escandalos,corrupção ate o proprio pmdb pode dar uma reposta a população depende de RENAN lembre-se que o brasil tá lhe observando não der um passo emfalso.

  • roberio

    Em qual sentido uma CPI em ano eleitoral já nasce contaminada? Pelo interesse eleitoreiro da “oposição” ou pelo entrave que possíveis parlamentares ligados ao governo venham a assumir o comando da comissão? De qualquer modo, trata-se de um discurso pífio dos líderes do governo, quando tentam barrar a abertura de inquérito parlamentar alegando ano eleitoral. Parece até que neste ano deve haver anistia para os atos falhos do governo. Isso só demonstra uma coisa: Como um grupo político chega ao poder, tudo faz para continuar, até passar por cima da indignação popular, da ética e da transparência. E, do mesmo modo, enquanto um grupo que aspira chegar ao poder, esquecem de abrir a caixa preta que envolve a si mesmo (Mensalão tucano/CPI do metrô). Em suma, o sujo falando do mal lavado. E o povo, nós é que sofremos…

  • Justiça !

    Leia o requerimento e instale a CPI….Lavou a alma da maioria dos brasileiros….

  • merivaldo nicolau

    Amigos Ricardo lhe a muito tempo e sei que seus comentários repercute muito a firma BRA está sem pagar a dois meses ela prestar serviço a prefeitura com um comentário seu tudo será resolvido

  • Suzana

    Acredito que o senador Renan, fará o que for melhor e que será o melhor governador que Alagoas ja teve….

  • Fabio

    Sé o senador Renan Calheiros for indicado para propor a CPI é pq tem competência para faze La,não o senador que fica dançando por ai.