A cidade não parou, o mundo não acabou e, aos poucos, os motoristas vão se adaptando à faixa azul da Fernandes Lima (os oportunistas e espertinhos de sempre só vão se adequar quando entrar em operação a “indústria das multas”).

O fato é que o tema praticamente saiu do noticiário. E os relatos de usuários de transporte coletivo urbano são cada vez mais favoráveis à iniciativa – ao contrário da anunciada “hecatombe”.

Qualquer mudança urbana provoca transtornos, mesmo as obras que vão melhorar a cidade quando concluídas.

No caso específico, muda-se um conceito: a prioridade deve ser o transporte de massa – não o individual.

Falta muito para melhorar o caos que é o trânsito na cidade de Maceió. Como em todo o país, com raríssimas exceções.

No caso da Fernandes Lima, deixo algumas sugestões:

– A sincronização dos semáforos, retirando alguns que parecem excessivos.

– A agilização da perícia e a presença de um guincho que retire o veículo que quebra no meio da pista (a SMTT tem grana para isto).

– Acelerar o processo de “construção” de vias alternativas: no Exército e no Cepa, por exemplo.

A experiência de agora mostra que se pode avançar no tema com medidas simples, sem investimentos milionários.

Principalmente priorizando a maioria da população.

A dúvida e a dívida de Judson Cabral
Depois do 'biquini', Vilela teve dez minutos a sós com Dilma
  • Tutmés Toledo

    Caro Ricardo,
    Concordo plenamente com suas observações, inclusive, com a necessidade de priorizar e garantir maior agilidade ao transporte coletivo.
    Um grande problema na Fernandes Lima é a presença de caminhões, carretas e até tratores, trafegando em horário de pico. Mesmo depois da implantação da faixa azul, durante toda semana postei, através do Facebook, varias fotos com a presença desses veículos trafegando pela Av. Fernandes Lima, inclusive, pela faixa da esquerda.
    Acredito que com a portaria que foi publicada hoje, que proíbe a circulação de veículos pesados, aliada a uma fiscalização eficiente, o trânsito deve melhorar para todos nós.

  • Maherval Chaves

    Esse Ricardo Mota é mesmo brilhante, imparcial e só contribui com a nossa cidade. Parabéns pelo artigo.

  • Nado

    QUANDO COMEÇAR A MULTAR DE VERDADE VOCES VÃO VER. O CAOS SERA REALIDADE E ESSE PREFEITO MAU ASSESSORADO JAMAIS GANHARÁ ELEIÇÃO ALGUMA. NA VERDADE COMEÇA 10 DE MARÇO.

  • mario daniel

    Parabéns a prefeitura pela pela iniciativa, devemos pensar sim no transporte de massa e avançar nas mudanças para melhorar o trânsito caótico da cidade de Maceió.

  • OBSERVADOR

    TAMBÉM SERIA NECESSÁRIO, POR UM BOM PERÍODO, QUE A SMTT ESCALASSE DOIS MOTOQUEIROS PARA FICAR PATRULHANDO TODA A EXTENSÃO DA FERNANDES LIMA, PARA ABORDAR E DEPOIS MULTAR AQUELE MOTORISTAS QUE TEIMAM EM ANDAR DEVAGAR PELA MÃO ESQUERDA. ISTO TAMBÉM É UM DOS GRANDES MOTIVOS PARA O ENGARRAFAMENTO DA AVENIDA, TENHO CERTEZA.

  • hernandes

    E o pedestre onde fica, as passarelas, faixas de pedestre tudo para o simples mortal que não tem $$ para se quer pagar a passagem de ônibus? ,,, com a palavra a PMMA

  • carlos

    Se o prefeito for ouvir,só a opinião dos contra nunca vai há lugar nenhum!Tem que ousar,para chegar em algum lugar!Deixar como estava era e é um grande erro e covardia de não correr risco!Acho e não sou taxista,se disciplinar tem espaço para o taxista ocupar esta faixa e com esta medida às outras faixas só para carros comuns,fica um pouco mais livre é só no futuro tentar,como experiência alertando estes profissionais,que vai depender muito deles próprios seguirem às regras estabelecidas em documento..

  • Fábio

    Só uma pergunta à SMTT: As vans e ônibus de transporte alternativo possuem concessão do serviço publico de transporte dada pelo estado e municípios, possuem autorização do município para trafegar na Durval de Góes Monteiro e na Fernandes Lima, portanto são participantes do sistema de transporte público e coletivo de passageiros. PORQUE ESSAS VANS E ÔNIBUS NÃO PODEM TRAFEGAR PELA FAIXA EXCLUSIVA?

  • pedro de melo neto

    Concordo plenamente com o comentário do jornalista esta é uma das poucas vezes que concordo com Ricardo Mota, mais tenho que dizer, o que muda ou melhora os centros urbanos são boas ideias e não milhões em dinheiro, pois este ultimo só beneficia os nossos corruptos e nunca a população.

  • Fábio

    Só uma pergunta a SMTT: Se as vans e ônibus do transporte complementar possuem concessão para efetuar o serviço público de transporte coletivo de passageiros, se possuem autorização para efetuar este transporte nas avenidas Durval de Gois Monteiro e Fernandes Lima, Porque ficarem impedidos de utilizarem a faixa exclusiva? Ou será que os passageiros que utilizam este tipo de transporte não fazem parte da “maioria” apregoada pela prefeitura?

  • silvio

    Ninguém matou, ninguém morreu agora aguarde quando a Indústria de multa começar em São Paulo uma multa a cada 3 segundo no Rio de Janeiro a cada 8 segundo

  • jorge eduardo medeiros

    E na Via expressa, continuara na mesma?

  • Evelyn

    Acredito que a faixa azul foi ótima para quem anda de ônibus, porém para quem está em seu carro o trânsito ficou caótico, quem saia de casa às 6:30h agora tem que sair as 6:00h, porque caso contrário só consegue chegar no trabalho atrasado….Filas imensas, trânsito lento, carros andando por locais inadequados para poder chegar em seu horário no trabalho.Muitos condutores de veiculos ainda andando pela linha azul, e a certeza que a partir do dia 10 de março quando começarem a surgir as multas, ai sim quando os carros particulares deixarem de usar a tal linha azul, com certeza o transito para. boa tarde….

  • Carlos Amorim

    Pelo visto o nobre reporte não anda lendo a indignação e revolta nas redes sociais… lamentável! Sem comentários!

  • Antonio Carlos

    Tá muito cedo para falar que não houve acidente. Já houve sim, por falta de perícia e atenção do motorista de um veículo Ka com um ônibus. A convergência passando pela faixa da direita para deixar ou entrar na grande avenida, é perigosa e fere de morta, qualquer manual de trânsito que se prese em preservar vidas. Não tem contestação, a faixa dos ônibus para segurança de todos tem que ser na faixa da esquerda, jamais da direta. Infelizmente, acidentes graves e fatais estarão para acontecer. A velocidade dos ônibus na faixa exclusiva é grande, na convergência de entrada e saída da grande avenida, os acidentes serão fatais, pois a perícia e atenção dos motoristas da faixa do meio, nem todos mais se adequam às mudanças, principalmente preocupação do dia a dia, estresse, idade e assim vai. Vamos aguardar. Será mais uma dura realidade em nome da mobilidade urbana, mal executada, vamos dizer de forma equivocada, pois a faixa para segurança de todos, tem que ser implantada na faixa da esquerda da grande avenida.

  • PRADO

    Acho que o nobre jornalísta se precipitou. Quem viver verá…

  • Ugo Neiva

    Sugiro também que se estude a retirada de diversos semáforos que são usados apenas para ajudar a passagem do pedestre e no lugar se construam passarelas. Tem diversos sinais nestas condições, como praça centenario, palato, em frente a eletrobras e muitos outros que não são de cruzamento. É só estudar essa opção que vai melhorar muito.

  • João paulo

    Seus comentários a respeito da faixa azul são vergonhosos, defesa nítida! Está mais do que óbvio que foi uma iniciativa desastrosa, sem planejamento, acabando por prejudicar um número maior de pessoas. A cidade literalmente está parando nos horários de pico.
    Não sou contra medidas que venham melhorar o trânsito mais que caótico da nossa cidade, desde que sejam planejadas e visando sempre o conforto da maioria.

  • FELIX

    Até então, acredito que melhore sim o transito. O problema está quando você vem de outras ruas e avenidas paralelas a avenida Fernandes Lima/Goes Monteiro, pois para entrar na mesma, a principio você terá que trafegar em certos momento na faixa azul, até esperar o momento certo de entrar na faixa normal. Mas os motorista mal educados e sem bom senso não dão a vez. E aí, vc vai parar até alguém da vez? Não pode pq o transito para. E se continuar e trafegar por longos mt/km, será multado? A SMTT, além não ter bom senso, pois os mesmo dizem que usam a legislação, são mal preparados. Vamos ter que perder tempo defesas administrativas…..pensem nisso!!

  • Romao

    Ricardo, muito pertinente suas colocações. A Faixa-Azul é tudo de bom, principalmente para quem mora na parte alta. Homem, melhorou demais! Eu levava quase duas horas para chegar no meu local de trabalho! Agora, com o trânsito fluindo, ficou bem melhor. sabe quantos sinais de trânsito são do local que pego o ônibus até chegar ao meu destino de trabalho? 47. Quarenta e sete sinais… Diga aí se não é uma verdadeira travessia, rsrsrsrsrs!? Realmente, suas idéias corroboram com as minhas. E o prefeito Rui Palmeira e sua turma estão de muitíssimo parabéns!

  • sergio

    As redes sociais? As do “povão” estão apoiando o prefeito. Isso sim, é política pública, que a esquerda tanto fala mas nunca fez.
    Agora se quem anda sozinho de carro, pensa que é melhor do que o trabalhador, que anda em um coletivo que carrega junto com ele mais de 100, paciência.
    Essa política pública não prioriza o carro de passeio, que como o próprio nome diz, o americano o usa em finais de semana. Na semana é bicicleta, transporte de massa e automóvel solidário.
    O pior é que quem tem um carro financiado, pensa que é melhor que o trabalhador que uma forma ou de outra paga a passagem à vista.
    Ontem seis horas da noite, os ônibus passavam literalmente “voando”, mesmo com os carros de passeios, que em certos momentos, utilizam a faixa azul, sem qualquer problema. A “massa” está feliz!
    Vou só lembrar de três estorinhas que conto sempre, sobre mobilidade urbana.
    A PRIMEIRA. O prefeito de Estocolmo, vetou a construção de um shopping center, em virtude do investidor, “um latino”, ao apresentar o projeto disse que o shopping teria 1200 vagas. A prefeitura vetou o projeto. O investidor perguntou se era pouco. O prefeito respondeu: é muito, requalifique as vagas para 150 apenas, e dessas, 80 serão para idosos e especiais. Terei a concessão? O prefeito disse: claro, basta que você projete na área de estacionamento uma estação para receber embarcar passageiros, e nós providenciaremos as linhas de coletivos. Simples.
    A SEGUNDA: Se dois cidadãos ganham cada um 4 mil reais, e os dois utilizam veículos de passeio, o que utiliza menos o veículo de passeio é mais rico. E o que não tem veículo de passeio, corre o risco de ficar milionário, em 20 anos.
    A TERCEIRA: a Europa sempre anda na frente. Isso é incontestável. Dizem por lá que o carro de passeio como utilizamos hoje, é objeto em extinção.
    Os comentários democráticos, claro, dos homens-carro são incríveis!
    QUANTO A PERÍCIA, ELA PODE SER FEITA SEM OS CARROS NO LOCAL, QUANDO NÃO HÁ VÍTIMA. O ART. 178, DO CTB, PROÍBE TERMINANTEMENTE QUE VEÍCULOS ENVOLVIDOS EM ACIDENTE FIQUEM NA VIA. PENSO EU, QUE O SUPERINTENDENTE TÁCIO, SAIBA DISSO. E PORQUE AS VEZES OS PRÓPRIOS GUARDAS, DÃO COBERTURA A ISSO? ACHO QUE O SUPERINTENDENTE TÁCIO DA SMTT, NÃO EXPLICOU DIREITO.

  • JAILSON

    Eu tenho uma ideia para esse problema que atormenta a população desse pais.
    1º acabar com essa corrupção que vemos por aí, para que o dinheiro seja usado corretamente.
    2º os sinais as vezes contribui para o transito caótico.
    3º numa avenida muito extensiva que tenha muito sinal, minimiza o máximo de sinal. imagine ser numa avenida tenha 10 sinal, fazendo as contas de cada sinal o seu tempo for de 1 minuto daria 10minuto. é aí já pensou.

  • luan nobre

    Concordo com você Ricarco…Mas faltou lembrar dos pedestres e ciclistas.Grande parte dos comercios que margeiam ss avenidas Durval e Fernandes Lima , estão de forma irregular, ocupando espaço publico.Uma ciclovia poderia ser feita em sua extenção.

  • joelmar

    a faixa azul e bem vinda ,sugiro que o valor da passagem de ônibus seja reduzida pela metade,assim uma parte da população que usa seu carro para trabalhar deixaram seus carros na garagem, porque vão ver que e mais vantajoso andar de carro . As empresa poderão compensar a perca de arrecadação oferecendo ônibus articulado que carregam mais pessoas.

  • Anthony

    Quem não anda de ônibus e não conhece a rotina dos usuários do transporte publico fica com raiva de medidas que priorizam a maioria. Cada um só olha para o próprio umbigo!

  • M. albert

    Trânsito é uma questão de consciência e educação. Infelizmente muitos brasileiros optam pela comodidade o famoso “jeitinho brasileiro”.
    Falando sobre o trânsito em Maceió, me incomodava o fato de ver os ônibus super lotados formando imensos engarrafamentos nas principais avenidas de Maceió e observar que muitos carros de passeio haviam apenas uma ou duas pessoas no carro. Imagine o quanto poderíamos ajudar a fazer um trânsito melhor se pudéssemos pensar um pouco mais no próximo, como o meu vizinho por exemplo e oferecer-lhes uma carona ao ir trabalhar? Seria menos quatro pessoas se digladiando no ônibus a procura de um espaço que não existe. Emfim, como disse trânsito é uma questão de consciência e educação. Por exemplo, será que precisa de um placa me avisando que não se pode para ou estacionar a 5m de um esquina quando sei que aquilo vai afetar o trânsito? Será que precisaria colocar agentes de trânsito em escolas quando eu sei que fazer fila dupla vai comprometer todo o trânsito naquela região?
    Interessante que tem se relatado que em alguns países europeus, as pessoas saem mesmo para trabalhar de busão e optam por usar os seus veículos particulares em dias de laser como feriados ou fim de semanas. É exatamente esse tipo de consciências que nós brasileiros deveríamos ter sobre veículos de passeio.
    Portanto, acho válido sim a iniciativa da SMTT de pelo menos tentar mudar a mentalidade das pessoas gradativamente, a começar dando prioridade a maioria daqueles que dependem de um meio de locomoção mais barato e de rápido acesso.
    Acho também que para que dê ainda mais certo, é preciso de um transporte público de qualidade e de um sistema de integração de ônibus eficiente.

  • Flavio

    O prefeito fez o que deve ser feito. Investir no transporte público.
    A diarista aqui do meu trabalho comentou ontem que do tabuleiro para a Ponta Verde ela demorava 2 horas para chegar de Ônibus. Ontem ela chegou em 40 minutos.
    É exatamente isso que tem de ser feito. Temos que parar ser individualistas e pensar na coletividade. Um transporte público rápido nos incentiva a deixar o carro em casa e ir para o trabalho de ônibus.

  • Tiago Fragosso

    Essa foi uma evidente comprovação de ação sem planejamento e estruturação realizada por PESSOAS sem experiência e preparo com interesse exclusivamente populista.

  • Fernando

    To aguardando a quebra de braço dos Taxistas, que querem utilizara a faixa azul. Se eles ganharem, meu próximo carro será um táxi. Vai ser o melhor transporte que existe, anda em todo canto inclusive, na faixa Azul. Já andei pesquisando o preço de uma praça, se eles forem liberados pra andar na FA, vai valer a pena.

  • AAraujosilva

    É mesmo meu caro Ricardo, entre mortos e
    feridos, salvaram-se todos … até agora!
    Quando a descarada “industria de multas”
    vadiar, indecorosamente, vai ser uma festa
    para os guardinhas e uma morte para os
    90% dos carros restantes imprensados nas
    duas faixas de rolamento à esquerda da
    ‘faixa nobre’. Para a “caixa” da F.Lima seria
    a solução correta???

  • Fernando

    2.000 Carros novos todo mês são vendidos em Maceió! E daí? Daí que são 24.000 por ano. Ainda não entendi? Se pensarmos que cada carro, um pelo outro, ocupa 4 metro quadrado da malha viária, então 2000 carros = 8000 metros quadrados de ocupação dessa mesma malha por mês, 24000 = 98.000 metros quadrados por ano da malha. Moral da história: O Trânsito nosso de cada dia, tem ano, mês, dia e hora pra travar. Como diz um certo jornalista: “Quem viver verá”

  • altermam rocha

    Tenho um parente que motorista de ônibus e que circula pela fernandes lima todos os dias, e segundo o mesmo, houve uma redução significativa no tempo de cada viagem, e com isso, houve significativa mudança seu comportamento, anda menos extressado, com mais tempo para repouso entre as viagens. Além disso, não vai mais com seu veículo até a garagem da empresa, e que, de ônibus esta sendo muito mais rápido do que de carro.

  • Alagoano

    Sou a favor de priorizar transporte público, mas com VLT e não com faixa azul.

    Só tenho duas perguntas a fazer,

    1) Se os benefícios da faixa exclusiva são a médio prazo e a curto prazo deveremos ter a implantação do VLT, então por quanto tempo será utilizada esta faixa?
    http://www.mobilize.org.br/noticias/5290/governador-autoriza-elaboracao-do-projeto-do-novo-vlt-de-maceio.html
    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/mercadoaberto/2013/11/1366854-alagoas-prepara-licitacao-para-vlt-de-r-15-bi.shtml

    2) Quando iniciar a obra do VLT terão que interditar no mínimo 1 faixa para a obra, vai ficar apenas 1 faixa para todos os demais veículos?

    A obra do VLT está atrasada, era para iniciar em 2013 e concluir este ano e já existe até recursos para isso.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/VLT_de_Macei%C3%B3

    VLT (bilhete único, integração, etc.) vai de encontro aos interesses dos empresários de ônibus que são maiores financiadores de campanhas eleitorais em Maceió. O VLT é a única solução (infelizmente alegam falta de recursos para metrô), faixa azul foi feita apenas para beneficiar empresário de ônibus, que vai economizar diesel e desgaste dos ônibus.

    Enquanto o VLT é mais barato, mais rápido, mais limpo, mais organizado, mais seguro, ecologicamente correto, etc.

    Volto a perguntar:
    Quando iniciar a obra do VLT terão que interditar no mínimo 1 faixa para a oba, vai ficar apenas 1 faixa para os carros?

    Quem acha que Faixa Azul na Fernandes Lima é para beneficiar “transporte público”, “sociedade”, “coletividade” é porque é muito ingênuo.

    Faixa Azul tem que ser implantadas em outras áreas, na Fernandes Lima já está para sair o VLT, a não ser que o looby seja forte e tenham intenção que atrase ainda mais a obra, ficando sem previsão.

    Alagoanos, abram os olhos!

  • Paulo Rostner de Olivença

    Caro Ricardo Mota, é desejo de todos nós que a cidade seja beneficiada com a melhoria do transporte público, entretanto, gostaria de enfatizar, mais uma vez, que o projeto faixa azul não é adequado para Av. Fernandes Lima pelo alto índice de densidade de trafego(saturação das vias) que só seria viável em se mantendo 4 faixas de rolamento, sendo uma delas destinadas ao uso exclusivo de ônibus urbano.
    Veja as possíveis consequências negativas após a implantação da faixa exclusiva na Av. Fernnades Lima:
    – Defronte ao supermercado Palato e na praça Centenário houve um desvio da faixa, afastando-a da linha do meio-fio, ou seja, criando faixas de rolamento ociosas para o trânsito de automóveis;
    – A Av. Fernandes Lima não tem um número de passarelas de pedestres suficientes para evitar acidentes, e com o aumento da velocidade média dos coletivos na faixa exclusiva, o número de atropelamentos deverá aumentar infelizmente.
    Não se pode pensar em projeto de trânsito e transporte coletivo de forma pontual, pois o “efeito dominó” nas outras vias poderá ser ainda mais grave do era anteriormente.
    A única saída para resolver o colapso do trânsito de Maceió é a construção de vias alternativas, como viadutos, avenidas paralelas e um anel viário na parte alta da cidade.
    Desde a construção do primeiro viaduto de Maceió que os gestores não conseguem entender(negociar) que não existe projeto eficiente de trânsito e transporte coletivo sem que haja grandes desapropriações e grandes investimentos.
    O PENSAR PEQUENO FAZ PARTE DA POLÍTICA MESQUINHA DESTE ESTADO.

  • Tereza Cristina da Silva Barbosa

    Concordo com você Ricardo. Outra solução é a construção de um metrô, começando da antiga ladeira da rodoviária velha até o município de Messias, Seria mais ou menos uma reta só. A maioria das pessoas, deixariam o carro em casa para ir ao trabalho de metrô.Outra solução, é fazer uma outa via para quem vem da Fernades Lima e pretende entrar na Bomba do Gonzaga,poderia cortar por essa via,como fizeram no Macro. Melhoraria bastante.

  • jabniel tojal

    Não basta a faixa azul, queremos mais ônibus e de melhor qualidade.

  • Lima

    A prefeitura fala que o transporte público é prioritário, mas só se for pra quem anda pela Fernandes Lima, pois as pessoas que dependem de ônibus que tem como trajeto a Via Expressa, por exemplo, sofrem cada vez mais com o trânsito, já que é notório o aumento do número de veículos, que antes usavam a Fernandes Lima, e agora usam a Via Expressa, no sentido de fugir do trânsito. Logo, ao meu ver o problema não foi resolvido, pois a medida que em uma via a velocidade dos coletivos aumentam, e outra ela quase para.

  • Adriel Batista Correia de Melo

    Maceió,20/02/14

    Meus parabéns ao dinâmico e inteligente Prefeito Rui Palmei-
    ra,que será o maior e melhor Prefeito de Maceió.Sim,a modifi-
    cação nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro já estão dando certo.Avante !!!

    ADRIEL BATISTA CORREIA DE MELO

  • Adriel Batista Correia de Melo

    TUTMÉS TOLEDO.

    Você se esqueceu de dizer que também carroças trafegam na Av.Fernandes Lima..

    Adriel Batista Correia de Melo

  • Lion

    Concordo com o Paulo Rostner. Há bons projetos na SMTT para a solução do trânsito de Maceió, mas os nossos governantes só têm um olho. E com ele só enxergam o imediatismo, o efeito midiático de ano eleitoral. Vamos esperar por quanto tempo o carro andará à frente dos bois…

  • z

    A faixa, do lado direito, melhorou para os ônibus, não há dúvidas, mas piorou, e muito, o transito para os demais veículos, não só na Fernandes Lima, como nas vias secundárias. O que era ruim (o transito em Maceió) ficou, e ficará mais ainda, pior.
    Tomar como base apenas o resultado para os usuários dos ônibus (que merecem um transporte público de qualidade) é má fé.
    Além do mais, a prefeitura continua enchendo a cidade com os horríveis “gelos de baiano”.
    Está na hora de investir pra valer e parar com gambiarras…!

  • sergio

    Ricardo,
    Aqui no blog tem cada ideia esdrúxula, que dá gosto comentar:
    Vamos ver algumas?
    1. Criar um anel viário na parte alta da cidade.
    Anel viário é uma referência da engenharia de tráfego, que visa criar um anel (literalmente falando) de tráfego em mão única. Ou seja, um anel é um anel circular (como se pudesse ser de outra forma). Onde criar e qual a abrangência de um ANEL NA PARTE ALTA DA CIDADE, que tivesse o condão de resolver problemas?
    2. Grandes obras e grandes investimentos: porque será que isso não resolve o problema do Rio e São Paulo? O Rodoanel paulista, terá 54 quilômetros quando concluso e só facilitará o tráfego de caminhões, que não entrar no centro estendido de SP.
    3. Existe uma piada entre os especialistas, que um viaduto é uma pequena obra, para criar grandes problemas. Quando você inaugura uma viaduto, você inviabiliza vários cruzamentos a frente. Vejam o caso de RJ e SP, de novo.
    4. O projeto da Faixa Azul é pontual? Eu sou um curioso, mais sei que esta faixa da Fernandes Lima é só um começo.
    Está previsto, a transformação da Avenida Rotary, em mão única no sentido Fernandes Lima/Mangabeiras (novo shopping). Está previsto um BRT(ônibus rápido) na Via Expressa, que foi projetado para viajar na faixa da esquerda. Está previsto uma Faixa Azul, do Shopping Pátio até o Benedito Bentes. Está previsto uma grande modificação na orla nobre de Maceió, com implantação de várias avenidas com mão única, com o estacionamento em apenas em um dos lados (lembro que a proibição de estacionar veículos no lado da praia é um sucesso). A agilização do trânsito, com recapeamento de verdade nas avenidas Gustavo Paiva, Ladeira do Óleo, Juca Sampaio, Avenida Penedo, Rua Luiz Calheiros que liga o bairro do Farol até a Cambona.
    Parece que alguém está com mal vontade e não que revelar.
    Por fim deixo uma frase para refletirmos:
    “Trânsito não tem solução, e sim MITIGAÇÃO”
    Eu acho que entendi o recado da Prefeitura. A prioridade será a melhoria da mobilidade urbana, com foco na diminuição no tempo das viagens de coletivos, para trazer conforto a maioria da população sofrida.
    Agora andar sozinho de carro de passeio e reclamar é o “Ó”.
    Eu até ando, mas assumo que penso, que tenho que ARCAR COM AS CONSEQUÊNCIAS.
    Por fim, acho essa ideia de cuidar da travessia dos pedestres maravilhosa. Não precisa ser passarelas que ninguém usa. Basta ter uma solução como as da Praça do Centenário e do Bompreço Farol.

  • Ricardo

    É muito egoísmo de quem reclama.
    A media de pessoas por carro não passa de duas, e a média de espaço ocupado supera em muito 8m2, principalmente pelos carrões de maceio.
    Aí, quem ta no conforto do carro, na maioria das vezes com ar condicionado, ainda acha que o transporte coletivo não deve ser periodizado. Me poupe, mas um pouco de empatia e bom sendo resolve essa individualidade

  • Carlos Soares Novais

    Ricardo Mota, sem dúvidas a opção pelo transporte coletivo é correto, porém devemos cobrar a melhoria e aumento da frota de transporte coletivo e colocação de veículos com limite de pessoas indiferente de horário. A medida polemica trouxe as pessoas até pensar em mudar de hábitos e repensar nosso sistema de transporte, quanto ao acumulo de carros é simples, em Maceió são emplacados todos os meses média de 1200 carros zero quilometro de forma que rodizio de veículos será um fato apenas adiável, enquanto isso que tal dividirmos os assentos dos nossos veículos com os colegas de trabalho, estudantes, colegas que muitas vezes são nossos vizinhos, desta forma teremos um transito melhor e mais solidário, nem que seja para dividir despesas e benefícios. Com a palavra todos os interessados…

  • FUI!

    Ê povinho este daqui, egoistas, egocêntricos, eu, eu, eu…

  • Vivo

    Mota,

    Na verdade ha uns anos atras, comentei que deveria haver um monotrilho sobre a F. Lima e D. Gois Monteiro, indo ate o aeroporto. Meu comentario foi motivo de risos e galhofas: eu era um visionario e sonhador; isso era coisa de Nova York e que “nao pegava” em Maceió.

    Na verdade o que nao pega em Maceió e essa visao tacanha e miuda; a cidade tem que crescer e para isso algumas medidas tem que ser agressivas sim, audaciosas, caso contrario ficamos na mesmice.

    Nao sou advogado de defesa do Prefeito, mas a nossa cidade hoje e reflexo da falta de visao do passado. Pensou-se ainda com Divaldo Suruagy que a Via Expressa era o the best em termos de mobilidade e ponto final; e esqueceu-se do resto durante pelo menos 20 longos anos… resultado: caos urbano.

    Tem que se comecar de alguma forma e se a faixa azul e um comeco, que se pense de forma coletiva. Mas o transporte publico tem que melhorar e muito e esse e um problema nacional…

    Quem nao esta gostando da faixa azul, ofereca sua sugestao pratica e exequivel a Prefeitura e se nao tem, se acostume com as mudancas.

  • observardor

    OS AGENTES DE TRÂNSITO DA SMTT PRECISAM CONHECER A RESOLUÇÃO DO DENATRAN DE QUE VEÍCULOS ENVOLVIDOS EM COLISÃO SEM VÍTIMA, OS CARROS DEVEM SER RETIRADOS DO LOCAL, EVIDENTEMENTE QUE APÓS SEREM FOTOGRAFADOS, PARA DESOBSTRUIR O FLUXO DO TRÂNSITO. ISTO FACILITARIA A VIDA DE TODOS. ACORDEM AGENTES DE TRÂNSITO

  • A.S.Marques

    Por um motivo muito simples meu caro Mota, PORQUE NÃO ESTÃO MULTANDO AINDA ,QUANDO COMEÇAREM A MULTAR A COISA MUDARÁ DE FIGURA.Agora se anda mesmo no período de adaptação na faixa dos ônibus,ou seja, não temos ainda a verdadeira noção do trânsito sem as faixas dos ônibus……..veremos depois.

  • Jerry wendel

    Sou eu que sou um gênio ou todos da SMTT e Prefeitura que são burros?
    Queremos passarelas, viadutos e fim de 80% dos semáforos.
    Com isso o trânsito anda e é claro fazer o que prometem e não cumprem.. Novas rodovias e metrô.

  • Andréia Ventura

    Concordo em gênero, número e grau, tanto com Ricardo Motta, quanto com Sérgio que comentou e foi muito feliz em suas palavras. Pra quem ainda não entendeu, a faixa ou linha azul, como preferir, veio para melhorar o percursso do transporte coletivo, que é o que leva a maioria dos trabalhadores do centro de Maceió e adjacências, que são os que mais SOFREM com os reflexos deste trânsito caótico. É muito fácil reinvidicar e brigar quando se está no conforto do seu carro, no ar condicionado ouvindo seu sonzinho, sem “transtorno coletivo” sem empurra empurra… Agora experimentem essas pessoas pegarem um ônibus 06:00 hr da manhã passar por todo o estresse diário de um utilizador de transporte público e chegar no trabalho duas horas depois e ainda repetir a viagem de volta pra casa. Bom refletir um pouco nisso reivindicadores!!!!

  • Rosa

    Li 90% dos comentários, inclusive o do Sr. Sérgio, que cita inúmeras mudanças no trânsito de Maceió. Me vem a pergunta: os bairros de Santa Amélia, Bebedouro e adjacências, pertencem a Maceió ou estão inseridos em outro município? Aqui o caos está instalado há anos. A ladeira Oswaldo Cruz é, simplesmente, INTRAFEGÁVEL. As construtoras descobriram a Santa Amélia, são inúmeras casas e condomínios com entrega prevista para 2014. Não faço ideia de onde iremos parar em breve, ou melhor, se vamos a algum lugar, porque parados, já estamos há bastante tempo.

  • Loureiro

    Concordo com a faixa azul mais antes de ser implantado deveria-se ter feito novas licitações de Ônibus e reduzir o valor das passagens, pois, o maior beneficiado até então está sendo os empresários.
    Reflitam, se os ônibus estão gastando menos tempo nos percursos consequentemente estão consumindo bem menos combustível, como também, fazendo pegando mais passageiros.
    É impressionante sempre os que tem mais são os mais beneficiados .

  • Eduardo Jr.

    Acho q a faixa azul só deveria ser exclusiva para os ônibus em horários de pico, qual a necessidade de deixar uma faixa durante todo o dia se nao temos uma linha de transporte publico eficiente(horários) correta. O motorista de carros particulares nao poderia usar a faixa azul de 5hrs da manha as 8:30hrs e das 17hrs as 19:30hrs. Quer dizer que na madrugada,onde nao ha ônibus,se eu trafegar pela faixa azul irei levar uma multa por ser exclusiva?

  • Paulo Rostner de Olivença

    Caro Sérgio, a julgar pelos seus comentários, me parece que você é funcionário pago pela PMM, pois, você como curioso deveria saber que para se desenvolver um projeto de engenharia de tráfego de forma responsável é necessário a coleta de dados, sem a qual nada se pode fazer.Portanto, criar uma faixa azul numa avenida como a Fernandes Lima é o mesmo que receitar uma aspirina a quem só deve tomar morfina.
    Essa ação da SMTT é imediatista e eleitoreira e só serve para retardar ainda mais a licitação de transporte público desta cidade.
    Saiba você que o “buraco” na SMTT é bem mais profundo que você imagina, pois o trânsito de Maceió está sucateado, veja os semáforos, muitos sem condição de visualização(lentes), sem nenhuma manutenção, não temos agentes suficientes para cobrir a cidade.
    Maceió não tem engenharia de tráfego, tem pintores de pista de rolamento e pedreiros para implantar prismas de concreto que muitos “técnicos” acham que são refletivos à noite.
    Será que alguém tem alguma dúvida do resultado negativo da faixa azul: levei 1 h(7:00h – 8:00h) para chegar na Praça Centenário, vindo do Supermercado Hiper Bompreço, na Gruta.

  • Christiano

    Aplaudo a iniciativa da prefeitura, embora também esteja sentindo o reflexo dos transtornos causados pela diminuição do espaço reservado pelos condutores de transporte individual. Então, prefeitura, que tal ir além? Agilizem essa licitação dos transportes coletivos, destronem esses burgueses que só pensam em lucrar e tratar os passageiros como carga! O dia em que o transporte de massa tratar a sociedade como cliente, respeitá-lo e valorizá-lo, eu serei o primeiro a trocar meu veículo por um transporte coletivo.

  • Jacinto Vadalcutambem

    Não concordo vão tambem

  • sergio

    Caro ROSTNER, não sou servidor da PMM (sei lá o que é isso!), mas com certeza não sou egoísta e tenho senso de responsabilidade. A prioridade é o transporte de massa e Alagoas tem dois engenheiros de tráfego que estão entre os melhores do Nordeste.Também não me arriscaria de falar de um assunto tão complexo, desqualificando tanta gente boa e esforçada. As tais “coletas de dados” que você tanto cobra estão disponíveis na SMTT. Elas respondem pelo nome de “contagem volumétrica”, “pesquisa origem-destino de veículos e passageiros”, “cronometragem de viagens”, “pesquisa de ocupação de veículos”, antes e depois do tratamento. Não seria os servidores da SMTT tão irresponsáveis, em não fazê-las. Como sei? Pesquiso antes de “malhar o pau”, por interesses mesmo contrariados. Também não sou burro! Se tivesse que fazer uma viagem entre o Hiper da Gruta e Praça do Centenário eu usaria o transporte coletivo, assim não gastaria UMA HORA.
    Quanto a licitação até os “anjinhos” aqui de casa, sabem que ela está na mão da justiça, Não da SMTT, que se problemas tem de corrupção ou outra coisa que você queira insinuar com “buraco mais embaixo”, são bem problemas bem velhinhos, incluso a gestão passada..
    Morfina para a Fernandes Lima? Ela precisa mesmo é de Aspirina, receitada para a cabeça de alguns, que acham que por ter um carro de passeio, são mais importantes do que 100 trabalhadores enlatados para serem cozidos demoradamente.
    Ainda bem que o seu comentário não é o da maioria. Que bom.

  • Antônio Carlos.

    Infelizmente, no dia de hoje (21/02) novo acidente na Avenida Fernandes Lima, por causa da faixa de ônibus no lado direito, envolvendo um ônibus e um gol, devido a conversão abrupta e sem atenção do motorista do gol. A partir do dia 10/03, ficará muito pior, pois o estresse vai aumentar com o maior engarrafamento, levando os motoristas a cometerem muitos discuidos e falta de atenção. A faixa exclusiva tem que ser no lado esquerdo, jamais na faixa da direita, que existe para conversão.

  • Clecio lourenço da costa

    Gostaria de saber se esta regra e valida por 24 horas, ou seja se o veiculo for pego no horário de menos movimento vai ser multado, das 20 horas as 5 da manhã ?
    Aguardo resposta!

  • clemilson dias ramos

    vc ricardo daria pra ser candidato a prefeito de maceio com ideias rarissimas nossa cidade iria pra frente boas opinioes