Impossível esconder o gato com o rabo de fora.

O corte acintoso do orçamento do Ministério Público Estadual – pela maioria de hoje na Assembleia – é um ato de pura e torpe vingança. Algo que vai além da instituição que se tornou vítima da insanidade.

Uma atitude covarde de quem quer se fazer respeitável pela capacidade que carrega de operar o mal.  

O MP Estadual não conseguiu superar, é verdade, a fragilidade das instituições brasileiras. Mas, inegavelmente, tem se esforçado para cumprir seu papel constitucional, ainda que com muitos desacertos.

Ao contrário da Casa de Tavares Bastos, que se esmera em abater até mesmo os homens honrados que por lá militam.

A vingança atinge a toda sociedade alagoana, já cansada do escárnio e do desrespeito com a coisa pública.

Para que serve a Assembleia?

Ela é imprescindível na democracia, desde que assim se apresente, com ações e não com subtrações.

À boca miúda, alguns integrantes do Legislativo Estadual reclamam da falta de diálogo por parte do Ministério Público.

O diálogo que cabe nessa relação é o republicano: cada um cumprindo o seu papel de acordo com a Constituição.

O que se pretende, não há como negar, é o silêncio cúmplice do malfeito.

E isso custaria muito mais do que os R$ 16 milhões desviados.

É o que nos mostra a história recente da Casa de Tavares Bastos.  

Esses adoráveis estúpidos
O blog retorna neste sábado
  • Aníbal José

    Tem algo muito errado na política, na forma de fazer política no Brasil, o ministério público é o primeiro passo para a correção punitiva, mas no entanto, é sabido que a punição não é o modo mais eficaz de combater erros, desmandos. Temos que mexer na concepção, na educação, no modelo. Punir é importante, combater a causa do erro, mais importante ainda. E quais as causas do erro? Bom aí teríamos que convocar um encontro dos maiores gênios da política mundial de todos os tempos, para talvez, chegar a algumas conclusões!!! Sobre o caso Assembleia X MP??? Bom pra mim é Criança com raiva da babá pelas palmadas…

  • Sérgio

    Bem vindo de retorno.

    Na verdade os deputados não gostam de nada público que eles não possam transformar em privado.

  • fred

    Parabens, pela volta, essa é demais, pois vem mostra que a nossa classe politica não tem respeito próprio, pois essa atitude mostra sua perseguição pequena.

  • JEu

    Muito bom dia Ricardo, é um prazer enorme tê-lo de volta ao trabalho após suas bem merecidas férias.
    Realmente, é uma imensa covardia o que a maioria dos parlamentares da ALE fizeram ao MPE. E agiram como sempre fazem: na surdina, na calada da noite, na tentativa de esconder o sol com uma peneira… Infelizmente, essa é a marca da maioria dos atuais integrantes da casa de Tavares Bastos… E o povo continua sendo só um detalhe…

  • sergio

    Ainda bem que temos um governador republicano: o corte de 16 milhões do MP foi vetado. E os deputados? Ficaram mal na fita.

  • jobson

    Quase todas as notícias sobre essa Assembleia são sobre absurdos, quando teremos 100% de pessoas honradas ocupando o cargo?

  • LIRIA DA SILVA

    Porque o ser humano só olha pra barriga? Porque o rateio do Fundeb não abranger os aposentados, logo eles que tanto precisam que deram a maior parte de vida vida ao magistério, porque ninguém defende, será que os que estão na ativa hoje não vão se aposentar? JUSTIÇA.

  • Paulo

    Estava sentindo falta de seus textos sempre concisos, objetivos, lúcidos, independentes e isentos. Esperamos que essa novela da redução do duodécimo do MP seja revertida, caso contrário quem perde é a sociedade, quem perde é o Estado Democrático de Direito! Bom retorno e vamos à luta! Abraços.

  • Josivaldo

    Isso é desastroso, enquanto a segurança toda tem 600 mil de custeio por mês, esses outros poderes ficam exigindo aumento. Deveria todos cuidarem em cortar despesas pra repassar pra segura publica.

  • antonio xavier

    E o impostometro já passou dos 200 bi em janeiro.A quebradeira institucional vai seguindo a cartilha de Antonio Gramsci.Como se denomina isto?

  • Jeconias Justino

    Não entendo porque tanta raiva da Assembleias contra o MP, pois não vejo tanta coisa assim que o MP tenha feito contra a Assembleia, ninguém estar preso, e dessa vez o trabalho do MP foi menos eficiente que na Operação Taturana. O problema do MP não deve ser tanto a falta de dinheiro.

  • A.S.Marques

    Primeiramente quero externar que seu Blog faz muita falta aos Alagoanos que querem informações atualizadas constantemente e um bom retorno. Também quero dizer que infelizmente os doutores procuradores e alguns juízes não sabem ainda com quem estão lidando e por isso mesmo o MP ALAGOANO vai ficar na PENÚRIA EM 2014.

  • paulo junior

    Procure se informar do acordo dos servidores do município com a prefeitura, os sindicatos fizeram uma manobra onde um escritório jurídico vai ganhar em torno de 19 milhões dos servidores, talvez ate seja legal , mas foi imoral. Porque não usaram o escritório jurídico que já tinha? pode representar quem não é filiado? se era uma acordo com a prefeitura porque o escritório cobrou o máximo de comissão? já que foi um acordo sugerido pela prefeitura. Ricardo, os servidores municipais esperam uma posição sua sobre isso.

  • Gregório de Matos

    Corroborando com o internauta Sérgio, ainda bem que temos um governador republicano e SÉRIO que não compactua com a SAFADEZA da assembléia. Como é bom saber que com o Téo vivemos um novo tempo. P.S.: Bem vindo meu caro guerreiro Ricardo Mota à labuta diária; sua ausência com suas opiniões imparciais e independêntes deixaram um vasio na imprensa alagoana. É triste vê que boa parte dos “profissionais” da imprensa de nosso estado estão hoje literalmente COMPRADOS pelos “senhores” Renan e Collor. Feliz retorno, e manda vê Peninha.

  • antonio miguel dos santos

    Caro Ricardo, está na cara que isso foi uma retaliação, porém veja com as coisas mudam quando se tem dinheiro envolvido, até jhc parou de falar depois que a ALE atrasou os salários dele e de seus assessores. Tudo gira em torno do dinheiro.

  • Luis Santos

    O ministério público, como prevê a constituição tem um trabalho muito importante para a sociedade, assim como as assembleias legislativas. Para mim a diferença entre um e outra é a quantidade de corruptos por m2. Acho que a densidade da assembleia é maior…

  • Frederico Farias

    Parabéns pelo retorno, pra variar, em grande estilo. Mas pra que serve mesmo a tal da assembleia? Para PN.

  • João Alves

    Seus textos fizeram muita falta nessa discussão toda do orçamento na ALE, e certamente, essa ausência de uma imprensa crítica e bem embasada contribuiu para os deputados fazerem o que bem queria na surdina. Não vi ninguém levantando esse tema durante a discussão na ALE. Só depois que a imprensa alagoana se deu conta do que estava acontecendo. Comeram mosca.
    De qualquer forma esperamos que agora a ALE mude de ideia e mantenha o orçamento do MPE do jeito que o governador mandou, com o orçamento completo e sem cortes.
    Peço que o nobre jornalista Ricardo cobre também do MPE pela contratação de novos promotores de justiça, pois tem um concurso em andamento no MPE desde 2011 andando a passos de tartaruga e até agora nada de chamar ninguém. O interior do estado pede socorro e precisa de mais fiscais da sociedade trabalhando.

  • junior

    É vergonhoso o comportamento da maioria dos “nossos” deputados. Não basta a vergonha do chefe do executivo esses déspotas colocam a autoestima do povo alagoano cada vez mais pra baixo. Espero que essa atitude do parlamento estadual sirva de estímulo ao “nosso” indispensável MP.

  • Lopes

    Caro jornalista, seja bem vindo novamente. Parabéns pela bela e mais completa abordagem sobre esse assunto do MPE. Muito lúcida.
    Se possível procure saber quando serão analisados os vetos do governador ao Orçamento pela ALE.
    Você acredita que será nesta terça-feira ?
    Precisamos ficar atentos para a ALE não esquecer que vivemos numa República desde 1889.

  • cristianomarinho

    Como é bom tê-lo de volta. Ficou uma lacuna impreenchível com sua ausência, pois somente você sabe fazer esse trocadilho perfeito na comunicação: Humor e Informação. Simbiose perfeita! Regado ainda de muito profissionalismo e sabedoria. Feliz retorno, ilustre profissional.

  • Valdeck

    O Brasil há 500 anos atrás era uma monarquia, onde o soberano ditava as ordens com um monte de apaniguados à sua volta, onde o sectarismo, o empreguismo e os subterfúgios eram os ditames. Desde 1889, nos tornamos uma República com os velhos vícios da monarquia. E se falei do Brasil, obviamente Alagoas não se furta à crítica, mais específicamente a relação Governo do Estado e Assembleia Legislativa, onde o “rei”, leia-se governador, tem essa relação muito próxima à Assembleia, “a corte”, que com os poderes conferidos, apenas legislam em causa própria. E de tanto fazerem para si mesmos, sentem-se no direito pétreo de burlar, transigir, transgredir as leis e aparecer na mídia com cara de esfíngie, crendo que a população está engolindo todo o engodo, todas as falcatruas e subterrâneos dessa Casa. Esses que “representam” a população alagoana tem saído muitíssimo cara para a sociedade alagoana. Que venham as eleições desse ano.

  • REGINALDO

    SENHOR JORNALISTA RICARDO MOTA: SEJA BEM VINDO NA CERTEZA DE QUE TEREMOS GRANDES COMENTÁRIOS SÉRIOS E INTELIGENTES,PARA A APRECIAÇÃO DA NOSSA SOCIEDADE. QUANTO A ESSES DEPUTADOS, O POVO PRECISA DAR A VERDADEIRA RESPOSTA NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, DESDE QUE NÃO SE VENDAM POR 50 REAIS.

  • Barbosa

    Caro Ricardo, você faz muita falta, mas o seu descanso é merecido. Quanto a essa postura da AL não tem nada de espantoso, anormal seria se esses deputados fizessem algo em prol da sociedade. É uma pena que a moioria da população não tem conciencia e vai continuar elegendo esses.

  • Geraldo de Araújo Costa Filho

    Ricardo, gostaria de comentar esta situação, MAS como estamos em ano eleitoral, vou deixar meu comentário com os eleitores destes deputados estaduais da tão combalida ALAGOAS.

  • Diógenes Paes

    Caro jornalista Ricardo Mota. O M.Ps de todo o Brasil trava uma luta desigual com o Legislativo e Executivo, não é exclusividade de Alagoas, a concepção de subserviência de trocadilhos entre Legislativo e Executivo é tão promiscou, deprimente e aberrante, que é a mesma coisa de expulsar as cracolândias dos centros urbannos espalhados Brasil afora, espulsas pelo traficantes do pó e da eva. O que sobre o substrato para aqueles varejistas do vício, com pouco poder aquisitivo para consulmo mais sofisticados. O que seria sofisticado em tempo de amadurecimento das instituições repúblicas seria o controle externo das ações do Legislativo, com o chamamento da população para avaliar esses mediocres parlamentares, na sua grande maioria com raras exceções, seria um plebicito de avaliação do Legislativo, o SIM (fica) ou NÃO (sai), para esses “representantes” dos alagoanos, o NÃO seria muito pouco, mais perderia a imunidade, a arrogância da sua “representatividade”, as benésias, a ostenção, a alimentação dos parasitas familiares e assessores analfas e desqualificados. Porém o Executivo exercia o papel de EXECUTAR as políticas públicas já definidas no PPA. O MP faria realmente com mais eficiencia o guardiã da constituição, fazer respeitar as leis, instituições para o bem maior, a população. Mais sabemos também que as várias vertentes de pensamentos dentro do próprio órgão ministerial com dispultas políticas tendiciosamente aportadas por velhos caciques politicos da política alagoana, faz que alguns promotores e procuradores de justiça não tenha total autonomia pessoal e moral para lidar com essa advercidade da inicipiente democracia brasileira e de longe precisamente alagoana.

  • Jonas Cleiton

    O advento do PT ao governo é o responsavel pelo descaramento dos politicos e a sede incontrolavel por corrupçao pois eles se sentem impunes.Fora PT , Fora Foro de Sao Paulo , Fora comunistas cubanos travestidos de médicos no Brasil.

  • Paulo Marcos

    Caro Ricardo, o legislativo vai mudar quando nosso povo mudar.
    Quando um fernando toledo entrar em um restaurante e, ao invés do cidadão comum, se levantar pra falar com a “autoridade”, ele se levantar pra dar, em conjunto, uma sonora vaia.
    Isso sim vai ajudar a mudar.

  • carlos

    Nada de ruim,que vem deste poder é surpresa pela maneira que este são eleitos com a compra de voto,sendo que uns mais e outros menos!Todo anos os poderes tem os seus duodécimo aumentados!Já os servidores públicos que tem os seus salários achatados passam o sobre as sequelas da famigerada Lei e Responsabilidade Fiscal!O ministério Público e o gardião da lei,merece e deve sempre avançar!Falando nisso gostaria que este atuante órgão,fazesse cumprir o ART.X,DA CF,para fins reposição salarial,o governo do estado respeitasse.Tratamento diferenciado e discriminatório em relação ás demais categorias funcionais vedado na constituição federal,inconstitucionalidade por ação e omissão!!!

  • Alari Romariz Torres

    MEU AMIGO, ESSE EXPEDIENTE USADO PELO LEGISLATIVO É ANTIGO. DAÍ PORQUE OS OUTROS PODERES TEMEM O CONFRONTO COM A ALE. ESPERO QUE O MP NÃO PERCA A CORAGEM DE CONTINUAR INDICIANDO OS DEPUTADOS CULPADOS DE MIL ARBITRARIEDADES. DEUS NOS AJUDE.

  • Antonio Carlos

    Prezado Mota, toda a nossa alagoas, sentiu sua falta, no blog no doze e dez notícias, apesar das suas merecidas féria. É muito bom tê-lo de volta. A propósito, o tema em debate já é antigo, entretanto, nenhum jornalista tratou com tanta clareza e lucidez o tem como você o fez. Parabéns pelo texto.