O blog recebeu a nota, abaixo, que publicamos na íntegra.  Em seguida, faço algumas considerações:

NOTA OFICIAL

Em virtude de notícias divulgadas pela imprensa, o GRUPO JOÃO LYRA vem de público desautorizar qualquer informação que trate de negócios da instituição, o que tem prejudicado o andamento do processo de recuperação e atrapalhado propostas que estão sendo analisadas com muita prudência e responsabilidade.

No momento oportuno o GRUPO JOÃO LYRA se pronunciará a respeito, sempre pautando sua atuação com transparência e submetendo todas suas as ações ao juízo competente da Comarca de Coruripe.

Qualquer notícia que envolva propostas e anuncie valores é mera especulação, o que traz desconforto para colaboradores e a população de uma forma geral.

JOÃO LYRA

Presidente

Respondo:

Embora compreendendo a preocupação do deputado-empresário João Lyra com a repercussão da notícia junto aos credores, o blog mantém o conteúdo da matéria aqui publicada.

Torço para que o desenrolar das negociações traga algum alento aos que mais padecem agora.

O ultimato do Chapão 2014 ao senador Renan
Militares: resistência maior ao acordo firmado está no Corpo de Bombeiros
  • Consigliere Alagoano

    ALAGOASSSSSSSSS
    .
    É SEGREDO de JUSTIÇA [ Quando Convém], SEGREDO Aqui ou ALI.
    .
    Quando se FALA de ALTA MONTA, não dá pra TER S E G R E D O, será q se ABERTO o VALOR vai CAIR na NEGOCIAÇÃO?
    .
    Creio que Não.
    .
    Vai um Adágio a J.L :
    “Quem confiou os seus segredos a outra pessoa, fez-se escravo dela…. de Baltasar Gracián y Morales”

  • Paulo Taegent

    É Ricardo , nesse caso, concordo com a empresa,após consumado a negociação, que seja publicada a notícia, mas por enquanto, pode mesmo atrapalhar a operação.

  • Luiz Paulo

    É caro Ricardo e demais leitores
    NOTICIA BOA MESMO É PAGAR PRA VER O JL ASSINAR UM PAPEL DE VENDA DE UMA DE SUAS EMPRESAS. RSRSRSR

  • Valdemir

    Ricardo! Ricardo Ricardo….você tome cuidado com esse homem. Ele não é brinquedo não menino.

  • Silva

    Analisando o perfil desta empresa em http://eurobrazil.lu/ leva-nos a suspeita de repatriamento de recursos remetidos para o exterior.
    Será ou estou sonhando????????????

  • Antonio Carlos

    Prezado Ricardo, é mais fácil colocar a culpa nos outros, do que assumir os erros. A responsabilidade do grupo JL não cabe discussão, os fatos falam por si. O processo de compra é muito complicado. Os credores tem que autorizarem a transação, pois está tudo penhorado. Caso seja concretizada a transação, quanto realmente será o valor pago? corresponderá ao divulgado? será que algumas pessoas poderosa levarão um troco? O valor pago irá para pagamento dos credores da recuperação judicial? os trabalhadores irão receber seus direitos sonegados? recolherá os valores atrasados do FGTS (08 anos) e do INSS? os acordos trabalhistas não cumpridos serão pagos? um extra será pago para gastar na próxima eleição do JL e seus amigos de infância da política? não sei…..não sei….e não sei, mas se souber direi. Cá pra nós Mota, somente acredito em venda da citada Usina, ou qualquer outro ativo do Grupo, após o fechamento do negócio. Este filme de terror é reprise da reprise.

  • Ricardo Lessa

    Acho muito estranho essa empresa,como é mesmo o nome dela? Euro o que?
    Deve ser a mesma que vendeu os projetos do Eike!

  • José Carlos

    Não precisa ser PHd para saber que esta venda tem algum cheiro de coisa estranha no ar. O grupo JL quando entrou em recuperação judicial propôs pagar na época a dívida de 800 milhões em 10 anos, acho que conseguiu pagar uma parcela, o resto ele não conseguiu pagar e só aumentou o passivo do grupo ao longo destes anos todo. Vamos analisar com um pouco de inteligência. O grupo JL não consegui saldar a dívida com 5 unidades(3 em Al e 2 em Mg), como eh que uma usina só (guaxuma) vai pagar 800 milhões em 10 anos, pois pelo que estou sabendo a venda da usina estah sendo negociada por 900 milhões, 100 milhões a vista e a empresa compradora assumirá 800 milhões da dívida do grupo para para em 10 anos. Vamos analisar um pouco mais profundo:
    A unidade Guaxuma tem um capacidade instalada por safra de +- 1.800.000 tons de cana, isto quer dizer que ela teria uma produção de +- 4.000.000 de sacos de açúcar e etanol, com o preco de açúcar hoje no mercado de +- 52,00 por sacos ela teria um faturamento bruto de R$ 208.000.000,00 anual. Este preco de 52,00 por sacos eh um pouco maior do custo total de produção. Então me pergunto? Como eh que o comprador poderá assumir para uma dívida de R$ 80.000.000,00 por ano se o faturamento eh quase tudo para pagar as despesas correntes da usina? Matemática continua sendo 1+1=2. E como todo mundo sabe o setor sucro alcooleiro no Brasil não anda bem e pior ainda no nordeste. Outra coisa, ninguém vai colocar dinheiro em qualquer negócio simplesmente porque ta pensando nos funcionários que estejam algum tempo sem receber seu salário ou porque acha bonito ter uma usina de açúcar, ele só coloca se achar que vai ganhar dinheiro, que não eh o caso deste negócio. Mais uma coisa, quem comprar a usina vai ter de investir inicialmente uma boa quantidade de dinheiro principalmente no campo da usina.
    Escrevi isto só para que a gente possa refletir neste negócio que para mim eh uma fábula.

  • Bertildes Maia

    Coitado do JL.

  • PhD

    O que for… deu.

  • joao da silva moura

    concordo plenamente, esta historia de venda da guaxuma é so para os coitados dos colaboradores que estao sem pagamento a tanto tempo voltar a trabalhar e mesmo sem pagamento fazer a moagem da guaxuma pq quando acaba a moagem nao paga mas a ningem; pq na vale do paranaiba até agora nao pagou o salario do mes de novembro nem o decimo 3salario! quem da uma explicaçao? eu tenho um ano e sei meses q sai da vale nunca me pagou minhas ferias nem acerto nenhum, uma pouca vergonha para o sr. joao lira isso sim…

  • LEONEL MARCOS COUTO

    ESTE TAL BANCO AI MAIS CONVERSA DO QUE COMPRA SO BALELA