Mais do que aquilo que foi dito, a importância do encontro do Chapão 2014 está naquilo que não foi dito à imprensa e aos presentes.

Eis que o recado principal foi dado diretamente ao senador Renan Calheiros, a estrela maior do grupo, mas que chegou ao almoço na última hora.

Em tese, os principais líderes do Chapão  aceitam até a candidatura de Renan Filho ao governo do Estado.

Entretanto, que fique claro: a indicação do candidato a vice-governador deve caber ao Partido dos Trabalhadores e a aliança também deve contemplar o senador Fernando Collor do PTB.

Fato concreto, de acordo com os “chapistas”, Calheiros queria (ou quer) também as vaga de vice e ao Senado – esta última ficando com Luciano Barbosa.

Mas não será fácil para Calheiros se livrar do ex-presidente. Collor tem grande influência sobre o PT local, principalmente depois da vitória do deputado Paulão sobre Judson Cabral, na disputa pela presidência regional do partido.

Aliás, Cabral é um dos nomes para a vaga de vice, numa possível composição com a família Calheiros. Ele prefere disputar um mandato parlamentar, abrindo a chance, por exemplo, para que Joaquim Brito – ex-presidente do PT de Alagoas – forme mais uma vez na composição majoritária do Chapão.

Plano B

Mas caso Calheiros insista em não aceitar as condições impostas por Collor e Lessa, o Chapão tem um plano B.

Qual seria?

Ronaldo Lessa disputaria mais uma vez o governo do Estado, numa composição com PT e PTB.

Teríamos, então, o Chapão do B, deixando a aliança “planaltina” para um possível segundo turno.

É um ultimato, está claro, para o presidente do Senado.

Ele?

Seguramente vai deixar a definição para o momento que lhe for mais favorável.

Calheiros está careca de saber (metaforicamente, é claro), que o Chapão só tem chances de levantar voo (sem trocadilho, gente), se ele for o piloto do avião eleitoral (!!!).

O dia em que Carimbão vestiu a farda da PM
Uma nota oficial do Grupo JL /o blog responde
  • Artur Marinho

    Não acredito que Lessa dispute o Governo, mas seria um bom candidato. Essa composição “imposta” por PTB e PDT é a mais lógica, p/ pressionar Renan, Collor quer o apoio do Presidente do Senado. Mas fica a pergunta, Renan já deu seu ultimato ao chapao?

  • saulo mendes

    Paulão, que bela amizade colorida, hein? Quem te viu, quem te ver.
    Mais melancólico é a situação do CHAPÃO “federal”: O PDT de Ronaldo Lessa foi desfenestrado da Esplanada dos Ministérios por desvio de dinheiro público (podemos chamar de roubo?). Caiu o PDT do ministro fanfarrão. Perderam o emprego Lessa e Heth Cesar. O Collorido quando aparece em solenidades é um “deus nos acuda” para assessoria de Dilma. Os principais petistas não sentam nas proximidades (todos se sentem muito mais confortáveis com Vilela). Paulão, suplente dos Beltrão, que tanto criticou, é uma espécie de baixo clero neófito. Resta Cícero Almeida, que por uma questão lógica, dificilmente aparece ou dorme em casa. O MP está na espreita.
    Quem tem força nessa Chapa Quente? Renan, que já perdeu 4 eleições majoritárias (ou concorrendo ou comandando), e por isso mesmo toma caldo de galinha de hora em hora.

  • Há Lagoas

    Em pensar que a mudança, ansiosamente “desejada” depende de figuras políticas tão ilibadas…
    Continuo afirmando, Vilela não é o governador de nossos sonhos, conduto, não desejo participar de um pesadelo!

  • rubens carvalho

    Esse chapao esta cada vez mas fraco. Sao os mete bronca, ja perderam 2010, perderam 2012 e vao perder 2014 nao tenho duvidas. Renan, ,collor,lessa e o ciço dos milhões estão perdidos.

  • Francisco Acioly

    O Renan sabá mais do que ninguém conduzir o bastidor. Renan Filho, nas ruas, tem se mostrado um grande candidato. Simpático, preparado, ganhou meu voto. Alagoas precisa sair da inércia. Votei em Téo, hj elenco conta mais com meu apoio. O governo está afundando!!!

  • Humberto Araújo

    quem diria Collor,chamava Lula de sapo barbado, Ronaldo de….,e Renan chamava Collor de Príncipe e traiu Collor no impitimam e Paulão e sua turma do PT falava da Elite Alagoana.kkkkk

  • Jose Ferreira

    Não foi a Dilma que disse? : “Em Alagoas o meu candidato é o candidato do Renan.” E muito improvavelmente ELA não venha a Alagoas pedir voto para Renan, seja pai ou filho. Aqui é o estado do Presidente do Congresso, ou melhor, Presidente do Poder Legislativo Federal, que além de ser isso tudo ainda é o maior aliado da Presidente do Brasil. Além disso, o Renan é O articulador do Planalto no Congresso, seja Câmara ou Senado. Dilma vem pedir voto pros Calheiros, o Renan.
    Portanto, Renan pode contar com apoio do PT local queira ou não o Paulão, Adelmo dos Santos, Judson, Joaquim ?Brito, Ronaldo INSS ou Marquinhos Madeira. LULA pode vir tambem, ta com saudade de fazer polityica, talvez queira “dourar as pernas brancas na pajuçara”.
    A chapa PMDB = PT mais uns outros 5 partidos que não abrem de Renan (PRTB, PCdoB,PTdoB,PSD, ENTRE OUTROS) DÃO A CHAPA UNS 13 MINUTOS. Equivalem a 50% dos 25 minutos do guia eleitoral de TV e Radio. Daí, Renan Filho e Luciano Barbosa podem ficar a vontade pra vender seu peixe enquanto Biu de Lira, Collor e Ronaldo dividem-se em seu tempo na outra metade.
    Renan precisa que julho chegue. Independente do cenário é ele quem manda nessa eleição.

  • ricardo .

    Vcs acham que o dos Fios (ops) Renan vai pra esse chapão eterno perdedor ? Vai já….Renan é careca mais né besta não !!!

  • Palmeirense dm

    Quem não pode com o pote, não segura na rodilha, todos sabem que sem o Renan a frente do chapão , a eleição a majoritária esta perdida. Então vamos esperar porque o senador Renan sabe a hora certa de colocar o time em campo.

  • Leandro

    As alfinetadas sao as melhores. Mas é a realidade NÉ.

  • Distancia da política

    Que feijoada é esse Chapão! COLLOR,LESSA,ALMEIDA,PAULÃO,ETC No passado um dizia que o outro não prestava. Agora, estão juntinhos e todos são bons. O povo pode ser analfabetos , mas não pode ser burro! trata-se de farinha ( de araripina!) do mesmo saco.

  • Rosivaldo

    Nessa composição do chapão, seria mais viável ser o Cícero Almeida fosse o candidato a governador, Collor a senador, Lessa a deputado federal e deixaria Renan para escanteio.

  • Isaac

    Estou acompanhado o deputado Renan Filho no facebook e vejo que ele está percorrendo todo o estado de Alagoas, olhando de perto todos os problemas dos municípios. Com certeza o melhor nome para governador!

  • REGINALDO

    ESSE RAPAZ RENAN FILHO, ACABOU COM A CIDADE DELE QUANDO PREFEITO, MURICÍ E SEUS FAMILIARES QUANDO PASSARAM PELA PREFEITURA. A CIDADE NÃO TEM NADA. FALTA TUDO. MUITO LIXO, RUAS SUJAS, CALÇADAS QUEBRADAS, ESCOLAS EM PETIÇÃO DE MISÉRIA, FALTA MERENDA EM ALGUNS GRUPOS ESCOLARES E COMO ESSA RAPAZ TERÁ COMPETÊNCIA PARA ADMINISTRAR O ESTADO DE ALAGOAS ? POBRE DOS ALAGOANOS. JAMAIS VOTARIA NESSES CALHEIROS. SÓ MESMO QUEM NÃO ENXERGA.

  • MARCELO

    Parabéns Saulo Mendes. Fez em poucas palavras uma bela explicação. Noutros meios de comunicação, deles denominados de ” TROMBETA DA DESGRAÇA” os comentários não são publicados quando se refere ao verdadeiro sentimento do povo alagoano,Acredito que elles acompanham e sabem o quanto são queridos e respeitados por maioria dos alagoanos, apenas insistem em dizer que esta tudo bem postando na força de figuras ilustres que ainda acham dignos cabos eleitorais como:C.Ferro,AA,Marcos Santos,J.Beltrão,Cabeleira,Xepa(ficha suja),C.Luis,Chico tenório etc.Precisa mais referência para explicar a derrota?